Buscar

AD1 Projetos Turísticos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância 1
Disciplina: Projetos Turísticos
	CURSO: Licenciatura em Turismo
	COORDENAÇÃO: Telma Bassetti
	POLO: Angra dos Reis
	ALUNO: Diego Mariano dos Santos
	MATRÍCULA: 11215100156
	
	DATA: 22 / 08 / 2019
Faça uma definição da ideia de Turismo e da ideia de Desenvolvimento. Relacione as duas ideias destacando a importância do Turismo para o Desenvolvimento.
Podemos entender como Turismo as atividades das quais as pessoas realizam durante suas viagens e estadas em lugares diferentes ao seu habitual, por um período consecutivo inferior a um ano, possuindo a finalidade de lazer, negócios, saúde ou outros. Assim, o conceito de turismo foi intimamente relacionado ao conceito de lazer, às viagens espontâneas.
O Turismo é uma atividade econômica, assentada num sistema de mercado capitalista, obedecendo, de certa forma, as suas regras.
Também podemos dizer que o Turismo é uma pratica social que envolve o deslocamento de pessoas no tempo e no espaço. Significando assim que, sua prática, está assentada em um sistema de mercado que envolve deslocamento, uso do território e a presença do turista com relação ao espaço que usufrui.
Já o desenvolvimento pode ser definido como o crescimento econômico acompanhado da melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profundas das estruturas econômicas. Seu conceito é mais qualitativo, visto que busca melhorar os indicadores de bem-estar social e econômico. Portanto, entende-se que sua definição é uma combinação entre crescimento econômico e distribuição de renda. 
Portanto, é possível compreender que o Turismo, como atividade econômica, está envolvido com diversos ramos e setores da economia, bem como com aumento dos índices do PIB e PNB, também se ocupa em melhorias na qualidade de vida, distribuição de renda, preservação ambiental e crescimento econômico. As atividades relacionadas ao turismo nem sempre irão garantir que, essas distribuições de crescimento qualitativo sejam distribuídas igualmente. Contudo, através de um planejamento voltado para a melhoria da qualidade de vida da população residente, será possível, ao turista observar que os órgãos públicos e privados se empenham para a obtenção de qualidade, não apenas de lucros.
REFERÊNCIA:
ELICHER, M. J., SANTOS, T. B., CASTRO, C. Projetos Turísticos. v.1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais