Buscar

Evolução do Marketing: 1.0, 2.0 e 3.0

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Marketing
A passagem do marketing por estágios como o marketing 1.0, 2.0 e 3.0, é resultado da necessidade das empresas se adaptarem as novas demandas do consumidor e do momento histórico da sociedade.  Esta continua adaptação dos conceitos de marketing a diferentes épocas da vida humana é o que o tornam tão interessantes.
Marketing 1.0- a era do produto
A era do marketing 1.0 ou era da produção, se caracteriza pelas empresas estarem voltadas para a produção e massificação dos produtos, era basicamente vender para quem quisesse comprar. As empresas não se preocupavam com a satisfação dos seus consumidores e nem precisavam, com a mecanização da produção e a transição de uma economia artesanal para uma economia de massas, a empresas começarem a ser mais produtivas e a população começava a desenvolver uma maior capacidade financeira.
Com isso, o cenário econômico era perfeito, se tinha uma população ávida por produtos em quantidades nunca antes vistas e as empresas tentando atender a esta nova demanda. O marketing era apenas uma das funções importantes de apoio à produção, a função principal do marketing então era gerar demanda destes produtos.
O marketing era apenas uma das funções importantes de apoio a produção, a função principal do marketing então era gerar demanda destes produtos.
Marketing 2.0 A era do cliente
O marketing 2.0 surge a partir da crise do petróleo da década de 1970, esta crise gerou   estagnação e incerteza na economia ocidental. Em tempos de crise os consumidores costumam ser muito mais precavidos, a lógica é simples, com menos dinheiro devo escolher melhor o que comprar. Nas décadas que se sucederam foi isto que aconteceu, muitos produtos, mas poucos interessados. O objetivo das empresas era atrair e reter os consumidores.
 A partir deste cenário o marketing teve que evoluir de um nível tático a um estratégico já que consumidor passou a ser o foco principal. Surge daí a gestão do cliente e introduzindo temáticas como segmentação de mercado e posicionamento.
REPORT THIS AD
 Marketing 3.0
O marketing 3.0 surge à medida que o ambiente de negócios muda novamente, com recessão, novas preocupações com o meio ambiente, influência das mídias sociais, empowerment do consumidor, provocam mudanças maciças nas práticas de marketing.
Hoje existe mais confiança nos relacionamentos horizontais que nos verticais, ou seja, os consumidores acreditam mais neles mesmos que nas grandes corporações.
A ascensão das mídias sociais é um reflexo desta migração da confiança dos consumidores das empresas para outros consumidores. Hoje os consumidores criam grupos para se relacionar e criar experiências de seus produtos comuns buscam nas marcas identidade que os represente, e marcas que transformem o mundo em um lugar melhor para se viver.
O marketing 3.0 trás três conceitos muito importantes derivados deste novo cenário: Cocriação, “comunização” e personalidade da marca.
Cocriação
Alguns clientes gostam tanto da marca que a ajudam a criar o produto. É o caso da Harley-Davidson e da Lego, por exemplo, que contam com a opinião de seus clientes para desenvolver novos itens.
Em uma primeira fase, o marketing estava focado na forma de fazer a venda; depois, passou a se preocupar em fazer o cliente voltar e comprar mais. Agora, passa a ser colaborativo e convida os consumidores a fazerem parte do desenvolvimento dos produtos e da comunicação das empresas.
REPORT THIS AD
É o acumulo das experiências individuais do consumidor que cria maior valor para o produto. Quando os consumidores experimentam esse produto personalizam a experiência de acordo com suas necessidades e desejos singulares.
 Comunização
A comunização está relacionada com a questão de tribalismo de marketing, em que os consumidores se organizam e comunidades de determinadas marcas pelo fato de estes consumidores desejarem estar conectados aos outros consumidores e não empresas. As empresas então deveriam ajudar estes consumidores a se conectarem dando-lhe espaço para isso.
 Personalidade da marca
Para estabelecer conexão com os seres humanos, as marcas precisam desenvolver um DNA autentico, esse DNA significa a missão pela qual a empresa se propõe para existir. A missão deve ser entendida com a razão pela qual a empresa existe, se no marketing 3.0 o objetivo é criar conexão com os seres humanos, as empresas precisam incorporar em sua missão a resolução dos dilemas que afligem estes seres humanos. As empresas precisam então ser autenticas e proporcionar experiências que reafirmem estas alegações, se não está empresa perderá credibilidade, e credibilidade em um mundo horizontal dos consumidores significa perder possíveis compradores.
Lego
 
Harley-Davidson
Marketing 2.0
	
Marketing 1.0
 
O Ford T pode ser comprado de qualquer cor, desde que seja preto!
 Henry Ford

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando