Buscar

ATIVIDADE 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As diferenças entre o pensamento sistêmico e linear consistem no fato de que, no pensamento linear a preocupação é direcionada para uma tarefa específica; já o pensamento sistêmico, por sua vez, permite analisar e administrar situações complexas, compostas de inúmeros elementos e variáveis visíveis ou não, mas que mantém relações entre si.
 
Com base no trecho apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. (   ) A partir do pensamento sistêmico, pode-se dizer que o administrador necessita saber trabalhar com variáveis visíveis e invisíveis, mas que são interligadas.
II. (  ) O pensamento sistêmico trabalha a ideia de que as organizações são sistemas fechados, o que permite ao administrador resolver problemas complexos.
III. (  ) O pensamento sistêmico consiste em compreender os componentes do todo, a interdependência das causas e em criar soluções para os problemas complexos.
IV. (   ) No pensamento sistêmico, as variáveis visíveis correspondem aos recursos humanos e materiais, enquanto que as invisíveis correspondem às crenças, aos valores e às motivações.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O pensamento sistêmico requer do administrador capacidade de trabalhar com os fatores visíveis, que correspondem a recursos humanos, materiais e às influências das outras organizações; e também com os fatores invisíveis, que correspondem a crenças, valores e motivações nas organizações. A partir disso, é necessária a compreensão acerca dos componentes do todo e da análise da interdependência entre as causas, criando soluções para os problemas complexos que surgem.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A Teoria Comportamental ou Behaviorista, segundo Chiavenato (2014), pode ser considerada um desmembramento da Teoria das Relações Humanas, pois, assim como a TRH, a mesma apresenta ênfase no comportamento humano. A mesma surge a partir de uma oposição ferrenha à Teoria Clássica, mas sem o viés __________________, característico da Escola das Relações humanas. Em síntese, a Teoria Comportamental foi uma teoria que visava as organizações formais, porém com ênfase no indivíduo.
 
CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração: Abordagens descritivas e explicativas, v. 2. 7.ed. Barueri: Manole, 2014.
 
Com base no trecho apresentado, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Ingênuo.
	Resposta Correta:
	 
Ingênuo.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A Teoria Comportamental surge da Escola das Relações Humanas que, por sua vez, decorre de uma profunda crítica à Escola Clássica, principalmente à Teoria Clássica, de Taylor. Contudo, a Teoria Comportamental busca uma síntese das organizações por um viés formal, porém tendo como foco os indivíduos e as questões comportamentais, abandonando o viés ingênuo acerca dos indivíduos.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com a proposta de Thompson, parte-se do princípio de que todas as organizações, desde a mais básica até a mais desenvolvida, dependem da tecnologia para atingir seus objetivos, sendo a tecnologia, então, uma variável independente com impacto nas atividades das organizações. Thompson apresenta três tipos de tecnologia: a de Elos em sequência, a Mediadora e a Intensiva.
 
Com base nas tipologias de tecnologias propostas por Thompson, associe-as às suas características.
 
(1)  Elos em sequência.
(2)  Mediadora.
(3)  Intensiva.
 
(   ) Tecnologia utilizada para envolver clientes ou compradores múltiplos, com características de padronização das tarefas que são distribuídas em diversos locais, com ênfase nos clientes separados, mas interdependentes e no uso de tecnologia fixa e estável.
(   ) Tecnologia desenvolvida por etapas e em série, com características de produção em série e a ênfase no produto, dotada de tecnologia fixa e estável, em que o processo produtivo é executado de forma repetitiva e cíclica.
(   ) Tecnologia em que as organizações utilizam diversas habilidades e especializações sobre um único cliente, com características que envolvem a ênfase no cliente, tarefas variadas e que são convergentes em um mesmo cliente e no uso de tecnologia flexível.
 
A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
2, 1, 3.
	Resposta Correta:
	 
2, 1, 3.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A tecnologia utilizada para envolver clientes ou compradores múltiplos, com características de padronização das tarefas, que são distribuídas em diversos locais, com ênfase nos clientes separados, mas interdependentes e no uso de tecnologia fixa e estável = Mediadora. Já a tecnologia desenvolvida por etapas e em série, com características de produção em série e a ênfase no produto, dotada de tecnologia fixa e estável, em que o processo produtivo é executado de forma repetitiva e cíclica = Elos em sequência. Por fim, a tecnologia em que as organizações utilizam diversas habilidades e especializações sobre um único cliente, com características que envolvem a ênfase no cliente, tarefas variadas e que são convergentes em um mesmo cliente e no uso tecnologia flexível = Intensiva.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As organizações, compreendidas como sistemas abertos, têm como característica o intercâmbio de informações para com o meio externo, extraindo dele recursos que serão transformados e posteriormente devolvidos ao meio ambiente como forma de produtos ou serviços. Dessa forma, fica evidenciada a sua interação com a sociedade, uma vez que as organizações podem ser consideradas partes menores de uma sociedade.
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. As organizações estão inseridas dentro de um nível maior de organização, a sociedade.
POIS
II. São influenciadas por forças como sindicatos, o governo, a comunidade e o meio ambiente.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Ambas as asserções estão corretas e a II é uma justificativa correta da I, já que a concepção sistêmica acredita na ideia dos sistemas interligados em vários níveis, sendo as organizações consideradas como níveis menores da sociedade. Dessa forma, as organizações são influenciadas e estão subordinadas às forças da organização social, ou seja, do governo, das leis, dos sindicatos e do meio ambiente.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	No início do desenvolvimento dos estudos organizacionais, as organizações eram consideradas como entidades que não mantinham relações nem eram interdependentes do meio em que existiam. Em função disso, as abordagens administrativas eram consideradas mecanicistas e prescritivas, uma vez que as variáveis ambientais ou externas eram desconsideradas no processo de tomada de decisão. Mais adiante, uma abordagem trouxe a ideia de que as organizações intercambiavam informações com o meio ambiente em que se inseriam, influenciando e sendo influenciadas por ele.
 
Com base no questionamento apresentado sobre a qual abordagem o texto se refere, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Sistêmica.
	Resposta Correta:
	 
Sistêmica.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A abordagem sistêmica, ou seja, a abordagem que considerava as organizações como sistemas, compreendia que elas não
eram isoladas da sociedade, ou seja, do meio em que existiam, sendo influenciadas por ele e ao mesmo tempo, influenciando-o. A abordagem sistêmica não só considerou as organizações como sistemas abertos, como também considerou a abordagem clássica das organizações como sendo sistemas fechados.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A pirâmide das necessidades de Maslow possui uma diferenciação entre as características das necessidades de acordo com seu nível. Como necessidades primárias estão as necessidades de sobrevivência e de segurança. Já as necessidades consideradas secundárias estão relacionadas aos fatores emocionais e de estima, e somente são satisfeitas a partir da satisfação das necessidades primárias (CHIAVENATO, 2014).
 
CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração: Abordagens descritivas e explicativas, v. 2. 7. ed. Barueri: Manole, 2014.
 
A partir do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Todos os indivíduos chegam ao topo da pirâmide das necessidades.
POIS
II. Ninguém se dá por satisfeito estando em níveis inferiores, estacionados nas necessidades primárias.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições falsas.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições falsas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. As afirmações de que todos os indivíduos chegam ao topo da pirâmide e a de que ninguém se dá por satisfeito em níveis inferiores são falsas. Muitos indivíduos não conseguem alcançar as necessidades de autorrealização, que estão no topo da pirâmide, pois se sentem confortáveis em níveis inferiores ou simplesmente não conseguem satisfazer completamente as necessidades primárias.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As mudanças organizacionais voltadas para o desenvolvimento na Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) e segundo o autor Edgard Schein, envolvem alterações na filosofia e na cultura da empresa, que pode ser traduzida como sendo o conjunto de hábitos, crenças e valores estabelecidos na organização. A cultura representa a maneira tradicional de se fazer as coisas dentro da organização, sendo reproduzida por todos os membros da mesma. Na visão de Schein, os três pilares da cultura organizacional são: os artefatos visíveis, os valores compartilhados e os pressupostos básicos.
 
SCHEIN, E. H. How Culture Forms, Develops and Changes. In: KILMANN R.; SAXTON, M. J.; SERPA, R. Gaining Control of the Corporate Culture. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1985.
 
 
Com base nos pilares da cultura organizacional propostos por Edgard Schein, associe-os às suas características.
 
(1)  Artefatos visíveis.
(2)  Valores compartilhados.
(3)  Pressupostos básicos.
 
(   ) Nível de cultura organizacional como razão motivadora do comportamento geral das pessoas no contexto organizacional.
(  ) Nível de cultura organizacional que determina como os membros da organização percebem, pensam e sentem, ocorrendo geralmente de forma inconsciente.
(    ) Nível de cultura organizacional voltado às questões externas dos indivíduos, tais como o comportamento, o vestuário e as crenças expressas por meio de registros e documentos.
 
A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
2, 3, 1.
	Resposta Correta:
	 
2, 3, 1.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Nível de cultura organizacional como razão motivadora do comportamento geral das pessoas no contexto organizacional = Valores compartilhados. Já o nível de cultura organizacional que determina como os membros da organização percebem, pensam e sentem, ocorrendo geralmente de forma inconsciente = Pressupostos básicos. Por fim, nível de cultura organizacional voltado às questões externas dos indivíduos, tais como o comportamento, o vestuário e as crenças expressas por meio de registros e documentos = Artefatos visíveis.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com Chiavenato (2014), Frederich Herzberg elaborou uma teoria para explicar o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, baseada em dois fatores: os fatores de satisfação e de não satisfação. Além disso, elencou fatores higiênicos e motivacionais que aumentam a satisfação e a não satisfação dos indivíduos.
 
CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração: Abordagens descritivas e explicativas, v. 2. 7. ed. Barueri: Manole, 2014.
 
A partir do exposto, assinale a alternativa correta no que diz respeito aos fatores motivacionais de Herzberg.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Os fatores higiênicos não estão sob o controle dos indivíduos e servem para elevar momentaneamente a qualidade do ambiente, mas se forem retirados, geram insatisfação.
	Resposta Correta:
	 
Os fatores higiênicos não estão sob o controle dos indivíduos e servem para elevar momentaneamente a qualidade do ambiente, mas se forem retirados, geram insatisfação.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Os fatores higiênicos, ou extrínsecos, são fatores que ajudam a evitar a insatisfação. Assim, ao serem melhorados, podem elevar a qualidade do ambiente, mas não a mantém por muito tempo. Por outro lado, quando são retirados ou precários geram insatisfação.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Um dos autores da Teoria Comportamental foi Abraham Maslow, pesquisador e estudioso das organizações que desenvolveu a pirâmide das necessidades, que consistia numa escala hierárquica das necessidades humanas, estando as mais básicas na base da pirâmide e as demais em níveis superiores que somente seriam satisfeitas caso estivessem satisfeitas as de níveis inferiores.
 
Com base nas características da pirâmide de Maslow, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. (   ) As necessidades sociais estão na base da pirâmide de Maslow, e estão relacionadas com questões comportamentais, em que os indivíduos buscam adquirir afeto, amizade e amor.
II. (   ) As necessidades de autorrealização estão no topo da pirâmide e estão relacionadas com o autodesenvolvimento contínuo e a realização potencial do indivíduo.
III. (   ) No quarto nível da pirâmide estão as necessidades de estima, que correspondem aos sentimentos de autoavaliação, autoconfiança, prestígio e status do indivíduo.
IV. (  ) As necessidades fisiológicas correspondem às necessidades de sobrevivência do indivíduo, tais como alimentação, sono e sede, e compõem a base da pirâmide de Maslow.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Na base da pirâmide estão as necessidades fisiológicas, que correspondem às necessidades de sobrevivência do indivíduo, tais como abrigo, alimentação, sono e sede. As necessidades de estima, por sua vez, correspondem ao quarto e penúltimo nível da pirâmide e estão relacionadas às necessidades de estima, que correspondem aos sentimentos de autoavaliação, autoconfiança, prestígio e status do indivíduo. Já as necessidades de autorrealização estão no topo da pirâmide e somente são alcançadas quando o indivíduo já satisfez os demais níveis inferiores. As necessidades de autorrealização estão relacionadas à realização potencial dos indivíduos e à melhoria contínua.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com Chiavenato (2014), os sistemas possuem diversas tipologias, com características que as distinguem das demais. De acordo com a complexidade do pensamento sistêmico, é necessário que o administrador saiba identificar os diferentes tipos de sistema em relação a sua constituição e natureza.
 
CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração: Abordagens descritivas e explicativas. Barueri:
Manole, 2014.
 
 
Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Sistemas abstratos ou conceituais são aqueles inerentes à filosofia da empresa, nas hipóteses, ideias e no pensamento das pessoas.
	Resposta Correta:
	 
Sistemas abstratos ou conceituais são aqueles inerentes à filosofia da empresa, nas hipóteses, ideias e no pensamento das pessoas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Considera-se sistemas abstratos ou conceituais aqueles que são inerentes à filosofia das organizações e não são concretos, ou seja, estão relacionados aos pensamentos e às ideias das pessoas. Diferentemente dos sistemas concretos, seu desempenho não pode ser mensurado por meio de objetos reais e nem a partir de quantidades, já que estão relacionados ao pensamento dos indivíduos na organização.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais