Buscar

Clima Organizacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CLIMA ORGANIZACIONAL
Nome: Samara Meira Gomes – RA: N5073D8
Curso: Gestão de Recursos Humanos
Turma: GH1P07
CHACARA SANTO ANTONIO
SÃO PAULO
	
2019
CONCEITO
Podemos entender o conceito de clima organizacional como a forma como um funcionário percebe a empresa para a qual trabalha. Desse modo, ele funciona também como um apanhado de conceitos e sentimentos que são difundidos pelos funcionários de uma determinada organização e que pode interferir na sua satisfação e motivação pelo que faz, positiva ou negativamente.
Nesse cenário, cada empresa tem um clima organizacional diferente, ou seja, cada uma tem características emocionais distintas. Isso porque consiste em diferentes ambientes, perspectivas, pessoas, aspirações e, principalmente, expectativas.
Um clima organizacional não é fácil de medir, pois é algo intangível e, por isso mesmo, muitas vezes, apenas podemos percebê-lo quando alcançou índices que causam bastante preocupação. Esse clima desfavorável pode ser de uma organização inteira, ou apenas uma das unidades da empresa, ou ao ambiente de um setor.
	COMO É ELABORADA A PESQUISA?
A pesquisa pode ser feita em diversos formatos, como múltipla escolha, perguntas abertas, notas para cada situação apresentada ou na forma de afirmativas. 
Em alguns casos, o colaborador deve ter a opção de se identificar ou não, visto que algumas pessoas só conseguirão responder verdadeiramente de forma anônima. No entanto, algumas especificações são necessárias, como o time e a área em que o colaborador atua, por exemplo.
Como dissemos no fim do tópico anterior, não só de queixas se faz o questionário de Clima Organizacional. Por isso, é importante sempre incluir questões com conotação positiva, dando espaço para que o colaborador reflita também sobre os pontos bons de si mesmo e da equipe como um todo.
Modelo:
Meu time se relaciona de forma harmoniosa e amigável.
Confio na postura de liderança do meu gestor.
Considero que a avaliação do meu desempenho profissional é adequada.
Gosto de trabalhar na empresa.
Acredito que meu trabalho contribui para os resultados do meu time.
COMO É APLICADA A PESQUISA?
Para uma boa aplicação da pesquisa de clima, é importante seguir alguns passos que vão ajudar a estruturar o processo. São eles:
Preparação: Você pode definir um problema específico para abordar durante a pesquisa ou decidir por uma avaliação geral. Outra abordagem interessante é fazer uma primeira pesquisa e depois alguns menores para acompanhamento, até fechar um ciclo pré-determinado para a solução daquela questão.
Planejamento e escolha da metodologia: Nessa fase, é escolhido o tipo de questionário e como ele será aplicado entre os funcionários.
Também são definidas como serão as respostas (múltipla escolha, escala etc.), como os resultados vão ser coletados e tratados e quais instrumentos serão usados durante a avaliação.
Determine também se a pesquisa vai ser aplicada online e o cronograma para aplicação ― quando será feita a distribuição do questionário, prazo para devolução, período para mensuração e data para divulgação dos resultados.
Execução: Nessa etapa é feita a aplicação da pesquisa. Faça um comunicado prévio explicando como e quais são os objetivos de sua realização. Deixe claro que o intuito é de melhorar as condições de trabalho e, por isso, as respostas devem ser honestas. Afirme aos colaboradores que a pesquisa é totalmente anônima, para que eles se sintam à vontade para participar sem temer represálias.
Publicação dos Resultados: Não deixe de publicar os resultados da pesquisa após o seu término. Os funcionários precisam saber quais foram as conclusões e entender o que vai ser feito com essas informações.
Você pode publicar os gráficos por meio de um comunicado interno ou afixá-los no mural de avisos. Essa prestação de contas é importante para garantir a participação das equipes em uma nova pesquisa.
Faça reuniões com RH e gestores para planejar as correções internas e transformar os dados da pesquisa em ações concretas de melhoria.
ESTRATÉGIA PARA MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL
Cuide de ambiente de trabalho: O ambiente de trabalho é fundamental para a gestão do conceito de clima organizacional. Não adianta os profissionais serem competentes se não puderem contar com um local limpo, organizado e adequado para realizarem as suas funções. Assim, tudo deve ser pensado para proporcionar um ambiente sadio aos colaboradores.
Estabeleça metas alcançáveis: Poucas coisas são tão desanimadoras quanto metas inalcançáveis dentro de uma empresa. Assim, ao estabelecê-las, os gestores das áreas precisam refletir se elas são possíveis de serem alcançadas. Para isso, é importante fazer uma boa análise da situação econômica do mercado de atuação da empresa e das possibilidades reais de alcance de objetivos.
Ofereça programa de benefícios: Recompensar os colaboradores que se destacam é uma ótima forma de motivá-los e também despertar o interesse da equipe. Nem sempre esse benefício precisa ser em dinheiro.
Pode ser um dia de folga no aniversário, a redução de expediente em determinados dias, ou mesmo ampliar o tempo de férias. O importante é desafiar os colaboradores a serem melhores a cada dia!
Flexibilize os horários das equipes: Um dos principais benefícios da tecnologia é poder acessar as pessoas de qualquer lugar. Então, por que as empresas continuam exigindo que seus funcionários batam cartão às 8h? Hoje, a principal tendência das organizações que buscam resultados fora da curva de produtividade (para cima, claro!), é apostar em horários mais flexíveis, com a adoção de home office. Se a sua empresa não tiver a necessidade de ter os funcionários alocados, reflita sobre essas tendências e torne possível que os colaboradores passem mais tempo com a família, por exemplo.
EXEMPLO PRÁTICO
GOOGLE: O Google é um dos exemplos de cultura organizacional mais fortalecida, servindo de referência para diversos startups.
Os Googlers, nome dado aos funcionários da empresa, trabalham em um ambiente informal e divertido.
Eles oferecem refeições gratuitas, viagens, festas, premiações, sala de jogos, sala de descanso e uma série de benefícios são reflexos de uma cultura centrada no bem-estar dos funcionários.
Tudo isso contribui para que os colaboradores sintam-se motivados a executar suas tarefas com qualidade e empenho, o que impacta diretamente nos resultados da empresa.
CONCLUSÃO
Para que uma organização alcance bons resultados, não basta dispor dos recursos necessários, é preciso que as pessoas que nela trabalham saibam geri-los, queiram e possam fazê-lo. O “querer fazer” pode revelar o grau de satisfação, e boa parte do sucesso ou fracasso das organizações.
O clima organizacional, ou seja, imagem da empresa, organização e condições de trabalho, relacionamento interpessoal, liderança, satisfação pessoal e motivação, processo decisório e comunicação. No caso da empresa Google, os resultados da pesquisa revelam um quadro bastante positivo, segundo a percepção de seus colaboradores, o índice de aprovação está bastante alto, o que mostra que o grau de satisfação elevado a toda equipe.
Pode-se inferir, pelos resultados encontrados, que existe um clima bastante favorável e propício ao desempenho profissional de seus colaboradores, bem como uma alta qualidade de vida.
Resumindo, a pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta poderosa e muito importante que se usada da maneira adequada poderá contribuir para um melhor desempenho, não só dos colaboradores e dos grupos de trabalho, mas sim como da organização como um todo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://www.xerpa.com.br/blog/pesquisa-de-clima-organizacional-como-fazer/
https://www.xerpa.com.br/blog/como-aplicar-uma-pesquisa-de-clima-organizacional/
http://www.kenoby.com/blog/conceito-de-clima-organizacional/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando