Buscar

Melanie Klein Seminário - apresentação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Melanie Klein
2
3
Contribuições para 
Psicanálise
Etapas primitivas do desenvolvimento psicossexual e fantasias inconscientes
Primeiras defesas contra a angústia 
Teoria das posições
Conceito sobre a formação do ego, superego e situação edipiana
Novo status dado ao objeto e as relações internas
BIOGRAFIA
Melanie Klein
4
Biografia
Melanie Klein foi uma das maiores psicanalistas da história.
Nasceu em 30 de março de 1882, em Viena.
Faleceu em 22 de setembro de 1960.
5
Conceitos sobre as etapas primitivas do desenvolvimento psicossexual
6
7
Ao falar de Klein, é importante entender que sua teoria tem grande embasamento na psicanalise de Freud, e que a maioria das contribuições por ela realizadas, eram ideias somatórias e não controvérsias as que o autor expôs em suas obras.
Para Klein, o termo fase é incorreto, pois acreditava que os estágios ou posições não tem tempo determinado nem idade na qual se sucedem, e sim funcionam de maneira dinâmica durante a vida inteira
8
Na teoria de Klein, em contrapartida da freudiana, as posições também não têm ordem certa para acontecer, como Freud propõe que primeiramente viria as fases oral, depois e anal e a fálica para finalmente atingir a libido sexual genital. Para ela, já no primeiro ano de vida, a criança alterna, em seu psiquismo, as posições esquizoparanóide e depressiva e essas não terminam, repetindo-se ao longo da vida constantemente.
9
De acordo com a teoria metapsicológica kleiniana, portanto, há que se considerar que cada criança nasce com um “dote pulsional”, um quantum de pulsão de vida e de morte, cujo equilíbrio se mantém quando o bebê está livre de tensões internas e/ou externas. Dessa forma, as experiências gratificadoras – como o carinho da mãe – reforçam a pulsão de vida e as experiências frustradoras – como a ausência da mãe – intensificam a pulsão de morte. No primeiro ano de vida, as vivências entre mãe e bebê são marcadas por uma modificação importante no que diz respeito às relações de objeto: a relação com o objeto parcial dá lugar à relação com o objeto total.
10
Enquanto Freud (1905/1996) admitia que a vida sexual da criança só era passível de ser observada em torno dos três ou quatro anos de idade, Klein teorizou o desenvolvimento libidinal em estágios psicossexuais desde o primeiro ano de vida, sendo a relação arcaica com a mãe o principal elemento de constituição do psiquismo. A organização da libido, do ponto de vista kleiniano, é dividida entre uma etapa pré-genital, com os estágios sádico-oral, sádico-uretral e sádico-anal, em que o sadismo predomina, e em uma etapa genital, quando a libido se sobrepõe ao sadismo.
11
No estágio sádico-oral descrito por Klein (1932/1997b), o bebê, inicialmente, apresenta um grande prazer em sugar o seio da mãe, mas, quando surge a impossibilidade de satisfação, o resultado é uma frustração interna e externa, já que o bebê almeja uma satisfação ilimitada. Mordendo, ele realiza o desejo sádico de destruir o objeto que gerou frustração.
As fantasias cruéis também são expressas por meio da urina, como acontece no estágio sádico-uretral. O sadismo uretral se manifesta por meio de fantasias de inundação e destruição em que a urina da criança, em grandes quantidades, atuaria como um veneno que encharcaria, afogaria e queimaria o seio da mãe.
No estágio sádico-anal, há um simbolismo por trás do ato de evacuar as fezes. Para o bebê, funciona como se ele estivesse expulsando o objeto incorporado, ato seguido por sentimentos hostis e cruéis e desejos de destruição.
Fantasias Inconscientes
12
Fantasia de satisfação de desejos
13
A natureza das fantasias estão relacionadas com a realidade externa.
A formação das fantasias e uma função do ego.
A Fantasia não é simplesmente uma fuga da realidade ,mas um constante e inevitável acompanhamento de experiencias reais ,com as quais esta em constante interação.
Fantasias inconscientes
14
As fantasias inconscientes para Klein seria o representante psíquico ou correlato mental dos instintos (para Freud instinto seria a fronteira entre o mental e o somático, representam o estímulo que se originam dentro do organismo e atingem a mente).
A primeira fome e o esforço instintual para satisfaze-la, vem acompanhada pela fantasia de um objeto capaz de sacia-la. 
Bebê que adormece chupando o dedo: fantasia que está incorporando o seio (fantasia que tem dentro de si o seio que dá o leite).
Exemplos de fantasias inconscientes
15
Primeiras defesas contra a angústia
16
17
Melanie Klein fundamentou sua teoria na observação do bebê em seu primeiro ano de vida.
O ego é obrigado a lidar com a angústia que advêm do excesso pulsional experimentado pelo bebê nos primeiros meses, tendo que dominá-la e para isso cria mecanismos defensivos. 
 A angústia para Klein é promotora de mecanismos defensivos.
Teoria das posições
18
Posição Paranoide-Esquizoide
19
Seio bom
Seio mal
Emoções Ambivalentes
Sentimentos paranoicos de perseguição
Clivagem
Posição Depressiva
20
O bom e o mau podem existir em um único objeto.
Posição Depressiva
21
Ansiedade
Culpa
Desejos de reparação
Sentimento de empatia
Conceito sobre a formação do ego, superego e situação edipiana.
22
23
Ego:
Freud x Klein 
Amamentação
Desenvolvimento ego 
Divisão do ego
Superego:
Visão Kleiniana
Analise crianças pequenas
Pulsão de Vida x Pulsão de Morte
Complexo de Édipo
24
Complexo de Édipo
25
Complexo de Édipo
26
Ambivalência
Tendências Orais
Incerteza da Escolha
Novo status dado ao objeto e as relações internas.
27
Objeto:
28
Freud: A relação de objeto, somente é estabelecida após a dissolução do Complexo de Édipo, quando um terceiro elemento se interpõe na relação entre o filho e a mãe e a criança pode se abrir ao contato com o mundo, até então povoado por uma relação narcísica.
 Melanie Klein: a criança estabelece relações de objeto desde o nascimento, em especial com os pais. O contato com o seio da mãe satisfaz suas necessidades e seus desejos libidinais. Nesse sentido, a criança, quando entra em contato com esse outro, entende-o de acordo com suas próprias expectativas e fantasias, que podem ou não corresponder ao objeto real. 
29
“O uso que Freud faz do termo ‘objeto’ é aqui um tanto diferente do uso que eu faço, pois ele está se referindo ao objeto de um alvo pulsional, ao passo que eu tenho em mente, além disso, uma relação de objeto que envolve as emoções, fantasias, ansiedades e defesas do bebê.”
M. Klein
Objetos parciais:
30
O primeiro objeto de desejo do bebê é parcial, na medida em concerne a seus aspectos isolados. Assim, logo após o nascimento, devido a premente necessidade de alimentação, a primeira relação objetal do bebê é em relação ao seio da mãe. 
Klein designou os objetos parciais como as primeiras experiências emocionais do bebê, gratificantes ou frustradoras – “boas” ou “más” respectivamente. Notamos aqui que “bom” e “mau” não possuem qualquer conotação no sentido moral, mas “prazer desprazer” que o bebê sente a partir de suas experimentações e conhecimentos inatos e adquiridos. 
31
O bebê relaciona com objetos externos de formas fantasiosas e real.
O primeiro objeto é o seio que alimenta, e posteriormente surge interesse pelo rosto e mãos que atendem suas necessidades e gratifica. 
Relações internas:
32
Por meio da fantasia é internalizados ou introjetam em sua estrutura psíquica esses objetos.
Não são apenas pensamentos sobre coisas que estão do lado de fora da criança, são fantasias ativas que os objetos de fato estão dentro dela própria, assim como as características desses objetos. 
Tem haver com levar para dentro algo que está de fora, apropriando de verdade, internalizando qualidades, sentimentos emoções e outras coisas que vêm de fora da pessoa.
33
Durante o processo de desenvolvimento vemos as crianças fazerem isso a partir dos pais, às vezes, pegando coisas positivas e fazendo suas, ou pegando más características e lidando com elas.
Essa noção de objetos
internalizados de M. Klein, guarda um certo parentesco com a noção de Superego de Freud, que é a internalização dos ideais e valores morais dos pais. 
Obrigado!
34

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando