Buscar

CASO CLINICO DAISY

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CASO CLINICO
Vera Lucia da Silva Cardoso, 63 anos, nascida no dia 05/01/1956, católica, cozinheira de fogão a lenha, casada, mãe de cinco filhas, residente da zona rural de Quixabeira em Governador Mangabeira- BA, chega acompanhada de uma das filhas ao consultório de fisioterapia, queixando-se de dor torácica, tosse seca seguida de dispneia, que segundo ela ja dura em torno de 5 meses, sendo recorrente a 2 anos. A mesma já teve pneumonia. Fumante, segundo sua filha, faz uso de um maço de cigarro por dia, há cerca de 30 anos e faz uso de bebidas alcoólicas em datas comemorativas. Na inspeção foi possível observar que D. Vera estava com edema em MMII, e usando a musculatura acessória para respirar. Na ausculta V. L. S. C apresentou MV diminuído. Na percussão foi observada som maciço e diminuição do fremito toracovocal.
RX: opacidade e hipotransparencia, deslocamento mediastino para o lado oposto e apagemento do seio costofrenicos e cardiofrenicos, rebaixamento da cúpula diafragmática.
Objetivos:
Aumentar a drenagem do líquido (paciente com dreno),
Aumentar a ventilação alveolar;
Incentivar a expansão pulmonar;
Melhorar mobilidade torácica;
Diminuir hipoventilação favorecendo a troca gasosa;
Remover secreção pulmonar;
Melhorar a função diafragmática;
Mudança de decubito p reexpandir os alveolos colapsados;
Evitar posturas antalgicas 
Tratamento fisioterapêutico: manobras de higiene bronquica, ventilação mecânica não invasiva, pressão expiratoria final (PEEP), reexpansão pulmonar após a drenagem do tórax com sustentação maxima inspirada, soluços inspiratórios, padrão respiratório associados com membros superiores, inspirometros de incentivo á volume e a fluxo.
Posicionamento: deitado de decubito lateral com torax acometido para baixo, auxilia na drenagem do líquido e para reexpansão pulmonar paciente em decúbito lateral com o torax acometido para cima.
Condutas:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando