Buscar

Marketing Industrial e de Serviços Uniasselvi Flex Avaliação Final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	Com o intuito de obter informações importantes e fazer com que o profissional da área de marketing tenha subsídios suficientes para fundamentar sua tomada de decisões e fazê-la de maneira mais acertada, percebe-se que somente por meio de um controle mais eficaz será possível atingir os objetivos propostos pela organização. Sendo assim, o controle da eficiência e da eficácia pode ser feito com base em algumas medidas ilustrativas. Estas medidas ilustrativas são, portanto, estratégias relacionadas ao mix de marketing (quatro pês). Sobre os quatro pês, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Produto.
II- Preço.
III- Praça.
IV- Promoção.
(    ) Quantidade de solicitações de informações e visitas provenientes de cada veículo de comunicação escolhido para divulgar determinada marca ou produto.
(    ) Estrutura de descontos com relação ao volume de vendas.
(    ) Custos investidos na logística e em cada canal escolhido estrategicamente pela empresa.
(    ) Taxa de crescimento das vendas efetivadas pela empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II - IV.
	 b)
	IV - II - III - I.
	 c)
	IV - III - II - I.
	 d)
	III - II - IV - I.
	2.
	Conforme visto em nosso Caderno de Estudos, os serviços são bens imateriais que não podem ser tocados, sentidos ou provados. A qual característica dos serviços se refere a afirmação?
	 a)
	Intangibilidade.
	 b)
	Variabilidade.
	 c)
	Inseparabilidade.
	 d)
	Perecebilidade.
	3.
	O marketing evoluiu desde seu início. Com essa evolução houve uma mudança na orientação da atuação das organizações. Primeiramente elas trabalhavam totalmente voltadas ao escoamento da produção, neste caso o cliente não era prioridade para a organização. Após essa fase, a orientação de mercado passou a ser voltada para os produtos, em seguida para as vendas e, por fim, para o marketing. Com relação às orientações de mercado produtos, vendas e marketing, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na orientação estratégica voltada para os produtos, destaca-se que os clientes têm preferência por produtos que apresentam um desempenho acima do esperado, que se diferenciam dos demais.
(    ) A orientação estratégica de vendas tem como objetivo principal a entrega de valor para o cliente por meio das vendas. Essa orientação é adotada pelas empresas que tenham pouco volume de vendas.
(   ) A orientação para o marketing visa à utilização das estratégias de marketing que faça com que a entrega de valor para o cliente seja possível e percebida por eles. O foco neste caso é o cliente.
(    ) Na orientação de vendas, a preocupação da organização é o escoamento da produção. Nesta fase, a parceria entre fornecedor e cliente era muito importante para empresa, pois somente assim era possível a venda de tudo o que é produzido dentro da organização.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	Uma ferramenta muito utilizada em comunicação de marketing industrial trata-se das feiras comerciais, também conhecidas como "espaços do mercado", pois os mercados se tornaram mais individualizados e refinados devido à alta exigência por parte dos clientes. As feiras comerciais apresentam benefícios para as empresas. Sobre as características das feiras comerciais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Comunicação em massa do novo produto oferecido, atingindo índices altíssimos de audiência. 
(    ) Possibilidade de expor a mensagem de cunho comercial de uma só vez e direcionada a um público específico que tenha interesse na empresa.
(    ) Facilidade para prospectar novos clientes que visitam a feira.
(    ) Possibilidade de fortalecer a imagem da empresa e estimular o boca a boca por meio de um stand inovador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	5.
	A propaganda é uma forma paga de transmissão de uma mensagem dirigida a uma audiência maciça. O tipo de mídia escolhido pelo profissional de marketing e comunicação possibilita um certo controle do público atingido, ampliando a efetividade da ação. Sobre os pontos fortes de anúncios realizados no rádio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os anúncios em rádio utilizam dimensões visuais de fácil entendimento.
(    ) Os anúncios em rádio possuem alto prestígio.
(    ) Os anúncios em rádio têm um baixo custo absoluto.
(    ) Os anúncios em rádio atingem audiências seletivas.
(    ) Os anúncios em rádio são flexíveis e podem envolver seus ouvintes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - V - F.
	6.
	O profissional de marketing deve estar atento a todas as mudanças que acontecem no mercado, pois para melhor atender às necessidades do mercado onde a organização está atuando é preciso conhecê-lo de forma minuciosa. O conhecimento do mercado nos permite identificar diferença entre mercado, assim podemos afirmar que o mercado B2B é bastante diferente do B2C. Com relação às características destes dois mercados, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Mercado B2B.
II- Mercado B2C.
(    ) É caracterizado por apresentar um volume de compra muito superior aos demais. Normalmente, as compras nesse mercado são caracterizadas por compras no atacado.
(    ) O comprador neste mercado atua de forma emocional, adquire produtos que estão na moda, com design diferenciado, aqui o preço e a qualidade do produto são avaliados da mesma forma.
(    ) O comportamento do consumidor tende a se apresentar de forma racional, verificando a durabilidade do produto, bem como garantias do produto, condições de pagamento e preço.
(    ) Este mercado tem como características várias regulamentações, prazos a serem respeitados e padrões mínimos de qualidades exigidos pelos clientes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - II - II.
	 b)
	II - II - I - I.
	 c)
	I - II - I - I.
	 d)
	II - I - I - I.
	7.
	Uma das tarefas mais desafiadoras do marketing é sua atuação na área de serviços. As estratégias que deverão ser utilizadas para esse mercado devem ser específicas para o mercado. Isso acontece em função de os mercados se diferenciarem entre si. Para conquistar o cliente de serviços, é preciso que ele sinta confiança no prestador de serviços e isso é possível fazendo com que os serviços fiquem o mais tangível possível. Com relação a tornar os serviços tangíveis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os fatores ambientais são questões que pouco influenciam o cliente quando relacionados ao serviços.
(    ) O serviço pode se tornar mais tangível a partir do momento em que o cliente encontra segurança no ambiente onde vai solicitá-lo.
(    ) Para que o cliente possa sentir segurança nos serviços, a aparência dos funcionários é um diferencial, os funcionários devem estar devidamente uniformizados.
(    ) Para tornar os serviços mais tangíveis, o atendimento deve ocorrer de forma padronizada. Desta forma, o cliente se sente mais confortável e confiante com a empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	Um dos principais desafios dos profissionais de marketing de serviços é elevar a marca a uma nova categoria, a fim de que ela tenha um posicionamento único e se diferencie da concorrência. Sobre as formas de diferenciação para o posicionamento dessas marcas, analise as opções a seguir:
I- Produto, pessoal, imagem e serviço.
II- Imagem, serviço, preço e feira comercial.
III- Propaganda, imagem, promoção e pessoal.
IV- Pessoal, serviço, promoção e consultoria.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção IV está correta.
	 b)
	Somente a opção II está correta.
	 c)
	Somente a opção I está correta.
	 d)
	Somente a opção III está correta.
	9.
	Mercados Industriais possuem processos de compras diferenciados e que podem sofrer alterações de acordo com a situação de compra do produto em questão. Um comprador que realiza um pedido ao fornecedor de acordo com a cotação de preços fornecida, sem necessidade de alterar a descrição do produto, encontra-se em qual situação de compra?
	 a)
	Recompra Direta.
	 b)
	Compra Diferenciada.
	 c)
	Recompra Modificada.
	 d)
	Compra Nova.
	10.
	Os serviços possuem quatro características que influenciam na criação de estratégias de marketing. Uma característica apresenta que os serviços não podem ser armazenados para uso ou venda posterior. Esta afirmação corresponde a qual característica dos serviços?
	 a)
	Inseparabilidade.
	 b)
	Tangibilidade.
	 c)
	Variabilidade.
	 d)
	Perecibilidade.
	11.
	(ENADE, 2006) "A Iluminada" é uma empresa que produz luminárias. Ela atende a clientes individuais, vendendo desde luminárias para classes populares até produtos de luxo. A respeito das ofertas da empresa ao mercado, analise as afirmativas a seguir:
Ao adotar segmentação de mercado, a empresa pode fixar preços diferenciados de acordo com os segmentos considerados.
                                                    PORQUE
As características dos clientes em cada segmento de mercado afetam o valor que eles percebem para os produtos da empresa.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
	 a)
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	 b)
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	 c)
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	 d)
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	12.
	(ENADE, 2015) Uma empresa da área de seguros, em função de forte concorrência em seu setor, vem trabalhando para a melhoria de seus serviços, com o objetivo de reter e ampliar sua carteira de clientes. Com relação às necessidades desse mercado - entre elas, a rapidez no pagamento das indenizações dos carros roubados -, a empresa sabe que os clientes buscam por fatores diferenciais que eles possam perceber como importantes para a escolha da empresa de seguros a ser contratada. Por exemplo, no caso de ter seu carro roubado, os clientes desejam poder contar com um carro reserva até receber a indenização do seguro. Com base em situações como essa, buscando gerar valor para o seu negócio, a empresa da área de seguros realizou uma reunião que levantou sugestões para que esta pudesse trabalhar, de forma estratégica, o seu composto de serviços. Avalie as afirmações a seguir, no que se refere às sugestões levantadas na reunião para o composto de serviços:
I- Identificar os diferenciais mais relevantes na percepção dos clientes potenciais.
II- Otimizar os processos, buscando a redução de tempo gasto e agilizando os serviços oferecidos aos clientes.
III- Melhorar a aparência física das instalações de atendimento ao cliente e oferecer aos funcionários recursos para manterem uma apresentação adequada.
IV- Aprimorar o processo de recrutamento e seleção das pessoas que atenderão aos clientes, além de investir em treinamento.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	III e IV, apenas.
	 b)
	I e II, apenas.
	 c)
	I, II, III e IV.
	 d)
	II, III e IV, apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando