Buscar

Administração da Produção (ADM64) - Avaliação Final (Discursiva) - FLEX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Henry Ford tinha um sonho, construir carros baratos para que todas as pessoas pudessem ter condições de locomoção. O processo de fabricação que Henry Ford implantou teve como consequência a diminuição dos custos, pois existia apenas um modelo de veículo com a mesma cor. Atualmente, o sistema fordismo ainda é usado, no entanto, a diversidade de modelos e cores é muito maior do que naquela época. No entanto, para mudar todo um sistema de produção, são necessários investimentos em novas plantas para poder fabricar essa variedade de modelos. Apresente quais são as regras que devem ser levadas em consideração quanto ao investimento para aumentar a capacidade de produção.
	Resposta Esperada:
Aproveitar espaços ociosos e diminuir o estoque que representa uma grande área interna da planta.
Atualizar tecnologicamente os maquinários.
Atualizar o layout da produção, alterando o ambiente físico.
	2.
	Muitas organizações têm como padrão produzir produtos de bens manufaturados, mas, em algum momento, é necessário buscar outras formas para produzi-los, em questões em que a empresa não deseja fazer investimentos muito altos, acreditando que o produto pode não surtir o efeito desejado na venda. No quesito serviços, os dois modelos também podem ser considerados interessantes para a organização, podendo sacrificar a qualidade dos serviços ou dos produtos. Para isso, criou-se o processo por terceirização e o processo por outsourcing, trazendo inúmeras vantagens para a organização. Analisando qual a melhor forma de produção, disserte sobre as diferenças entre a terceirização e o outsourcing.
	Resposta Esperada:
O outsourcing (out = fora e source = fonte) é o uso estratégico de recursos externos para as atividades que são o foco principal da empresa. É praticamente designar serviços a terceiros, sendo que este trabalho demanda equipamentos, know-how e mão de obra especializada. Esse modelo é muito utilizado nos Estados Unidos, onde o projeto é realizado e a produção é feita em outro país, como a China. No entanto, há o lado ruim do negócio: com o tempo, a contratada terá mais conhecimento do processo, dos problemas do produto fabricado, tornando-se uma concorrente da contratante.
A terceirização trata de serviços ligados ao trabalho braçal, como portaria, segurança e limpeza, que não requer conhecimentos técnicos específicos. Devido ao fato de esses trabalhadores não serem vinculados diretamente à organização, a qualidade final dos serviços pode ser comprometida. A terceirização também é usada na construção de bens, mas a diferença é que a contratante encaminha para a contratada quase todos os materiais apenas na montagem do produto final, somente utilizando a mão de obra, devolvendo o produto terminado.

Outros materiais