Buscar

Metodologia e Conteúdos Basicos da Alfabetização e Letramento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa e Matemática (FPP01)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:454697) ( peso.:3,00)
	Prova:
	13841160
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O desenvolvimento da matemática foi ocorrendo de forma gradual. Aprender não é simplesmente decorar um conteúdo, mas construir novos significados. Quanto às metodologias para o ensino-aprendizagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para a construção de um significado matemático, é necessário que as atividades sejam mecanizadas e repetidas para sua compreensão.
(    ) É importante elaborar atividades contextualizadas que despertem a curiosidade em compreendê-la.
(    ) É importante que a metodologia didática utilizada seja articulada com os outros saberes.
(    ) O ensino da matemática deve ser um instrumento motivador durante as aulas, para proporcionar uma melhor compreensão da trajetória dos conceitos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	2.
	As escolas da rede pública brasileira, a cada três anos, passam pelo mesmo ritual: a seleção das publicações que vão complementar os estudos dos alunos e ajudar o professor a ensinar. Esse processo faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e é organizado por segmento. Quando da escolha do livro didático, é pertinente considerar alguns aspectos. Sobre esses aspectos, analise as seguintes afirmativas: 
I- Há que se considerar que os livros didáticos podem conter erros conceituais, deficiências quanto à organização metodológica, presença de estereótipos, suporte de informação equivocada e veículo de ideologias e valores culturais. 
II- É interessante que contenham ilustrações coloridas, recortes de revistas e jornais, charges, textos jornalísticos, fotografias, gráficos, uma vez que a formatação, decorrente de recursos gráficos midiáticos envolve textos e atividades atrativas para os estudantes acostumados aos apelos consumistas. 
III- Necessário se faz que a linguagem utilizada no livro didático tenha por objetivo mediar relações com o estudante, contribuindo, assim, para efetivar uma proposta, cuja pretensão é aproximar o material à realidade dos jovens. Além disso, observar que este contempla os diferentes gêneros discursivos. 
IV- A reflexão epilinguística é um fator secundário, pois apenas conduz o estudante a refletir sobre o uso da língua no dia a dia. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	3.
	Para que haja comunicação, uma habilidade é fundamental para que a mensagem seja efetivada. Estamos falando da habilidade de escuta. A escuta se relaciona com a comunicação interpessoal, pois enquanto quem emite a mensagem fala, quem recebe a mensagem se concentra para compreendê-la. No ato de comunicação, a mensagem precisa ser clara e completa, para que haja entendimento. Sobre a prática do processo de escuta de textos orais, segundo os PCN (BRASIL, 2001, p. 49), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Reconheça a contribuição complementar de elementos não verbais, como gestos, expressões faciais e postura corporal.  
(    ) Utilize a linguagem escrita, quando for necessário, como apoio para registro, documentação e análise.  
(    ) Amplie a capacidade de reconhecer as intenções do enunciador, sendo capaz de aderir ou recusar as posições ideológicas sustentadas em seu discurso. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2001.
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	4.
	Assim como a Geometria, o estudo sobre as grandezas e medidas devem ser desenvolvidas durante todo o ano letivo. Propor atividades que envolvam medidas desde a Educação Infantil permite à criança construir significados que fazem parte do seu dia a dia. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As crianças desenvolvem o pensamento geométrico por meio da exploração dos objetos e da resolução dos problemas.
II- A geometria ensinada na Educação Infantil ocorre por meio das experiências vividas pelas crianças quando em contato com a realidade de seu dia a dia.
III- Atividades relacionadas com a geometria não são adequadas para as crianças da Educação Infantil, pois elas ainda não conseguem resolver situações que envolvam o espaço.
IV- As atividades que envolvem grandezas e medidas possibilitam que as crianças organizam mentalmente as relações espaciais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	5.
	É um documento digital composto de textos interconectados através de links ou palavras-chave destacadas que, quando clicadas, levam para o assunto desejado, mesmo que esteja em outro arquivo. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a este conceito:
	 a)
	Virtual.
	 b)
	Suporte.
	 c)
	Fórum.
	 d)
	Hipertexto.
	6.
	O texto é uma unidade linguística de extensão superior à da frase. A partir desse entendimento, faz-se necessário conhecer a tipologia textual. Dentre essa tipologia, encontra-se a narração, que é um tipo de texto real ou ficcional, em que se conta uma história, um acontecimento ou um ato. A narrativa, por sua vez, é constituída por vários elementos, e um desses faz menção à fala das personagens. Quanto à fala, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A fala nas narrativas poderá ser marcada pelo discurso direto, ou seja, reprodução direta das falas das personagens.
(    ) Quando a narrativa é permeada pela intervenção do narrador e pela fala das personagens, dizemos que ela foi elaborada a partir do discurso indireto livre. 
(    ) O discurso indireto ocorre quando ao narrador cabe a tarefa de contar os fatos que se sucedem com as personagens. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	7.
	O material concreto para o ensino da matemática é visto como facilitador do ensino dessa disciplina. O objetivo da utilização desse material durante as aulas, além de proporcionar a aprendizagem, é torná-las mais dinâmicas e participativas. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para a escolha do material concreto, não precisamos observar a idade do aluno, nem seu nível de entendimento.
	 b)
	O material concreto, como os jogos, é utilizado para adicionar mais conteúdo ao aluno e colocá-lo numa situação de passividade durante a aprendizagem.
	 c)
	O ensino da matemática por meio do material concreto torna uma aula trabalhosa e desgastante para o professor.
	 d)
	O material concreto, além de possibilitar o desenvolvimento do raciocínio e da percepção, permite uma maior participação do aluno nas aulas.
	8.
	A crônica é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e, por muitas vezes, identifica-se com as ações tomadas pelas personagens. Sobre a crônica, analise as afirmativas a seguir:
I- Descreve fatos da vida cotidiana.
II- Pode ter caráter humorístico, crítico, satírico e/ou irônico.
III- Uso da norma culta sempre na fala das personagens.
IV- Segue
um tempo cronológico determinado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	9.
	O leitor crítico é aquele que vai além do título e da capa de um livro. Sempre lê a sinopse, porém é uma ou duas palavras que contém nela que lhe chama atenção. Ao folhear o livro, ele encontra trechos que o fazem pensar naquela leitura como um desafio que tem que superar. Quase sempre o leitor crítico não se prende ao nome do autor, é verdade que o título sempre vai dizer algo mais a ele. Sobre o leitor crítico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O leitor crítico objetiva emocionar-se com a leitura.
	 b)
	O leitor crítico lê por mero deleite.
	 c)
	O leitor crítico infere acerca das intenções do autor.
	 d)
	O leitor crítico apenas decodifica o que lê.
	10.
	A matemática está presente em quase todas as situações de nossa vida, podendo ser aplicada de forma interdisciplinar. Por isso, é necessário que o aluno a compreenda para que goste dessa disciplina. Quanto aos objetivos fundamentais elaborados pelos PCN para o ensino da matemática no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental, analise as seguintes sentenças:
I- Elaborar atividades que envolvam situações-problema relacionadas com contagens, medidas, comprimento e massa.
II- Utilizar a calculadora durante as atividades, pois os alunos não precisam compreender as operações numéricas, apenas descrever seus resultados.
III- Propor para as crianças atividades que permitem identificar suas semelhanças e diferenças.
IV- Utilizar uma aprendizagem por meio de gráficos e tabelas para que o aluno interprete suas informações.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais