Buscar

Concepções de Chomsky

Prévia do material em texto

Concepções de Chomsky, Luria, Leontiev e Vygotsky
Vygotsky, Chomsky, Luria e Leontiev contribuíram de forma significativa para o processo da linguagem como mediadora da aprendizagem e desenvolvimento, mas cada um com sua visão, já que em alguns pontos um se diferenciava do outro. A ótica de Chomsky é que o bebê nasce com todo o aparato e nada é aprendido no ambiente, é apenas disparado por ele. A criança vai se moldando as especificidades da sua língua. Vygotsky e seus colaboradores Luria, Leontiev, entre outros, apresentaram uma nova visão a respeito da criança, pois para eles a criança não é um adulto em miniatura, e sim é considerada uma criança como ela própria, com seus processos e nuanças.
Ao tentar definir linguagem podemos dizer que representa um sistema de signos (Saussure) que possibilita as relações sociais humanas de maneira tal que o homem a utiliza para realizar diferentes atividades, permitindo até transmitir informações  diversas dentro de sua prática social. Nos estudos psicolinguísticos em que se abordou a linguagem como elemento fundamental para o desenvolvimento do homem  por completo, destacam-se os comportamentais, os cognitivistas e os socioculturalistas, que sustentando opiniões ainda que divergentes, ampliam e enriquecem o conhecimento sobre os processos da linguagem humana.  
Para Vygotsky, o processo de aprendizagem deve ser olhado por uma ótica prospectiva, ou seja, não se deve focalizar o que a criança aprendeu, mas sim o que ela está aprendendo. As implicações desta relação entre ensino e aprendizagem para o ensino escolar estão no fato de que este ensino deve se concentrar no que a criança está aprendendo, e não no que já aprendeu. Vygotksy firma está hipótese no seu conceito de zona de firma está hipótese no seu conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP).

Continue navegando