Buscar

APOL 1 Estudo das Relações Étnico-Raciais 80%

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“De um lado encontram-se os defensores das cotas que argumentam a favor de políticas de ação afirmativa, dizendo que cotas são medidas corretivas e provisórias de inclusão social. [...] De outro, temos os contrários que elencam diversos fatores, dentre eles que as cotas corrompem o princípio do mérito acadêmico requisito para ingresso na universidade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DE MENEZES, Paula Dutra Leão. Reflexões sobre o sistema de cotas no Brasil. Revista Lugares de Educação. v. 5, n. 11, p. 147-160, 2015. p. 155. (Adaptado) 
Tendo em vista o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia em relação ao acesso dos negros ao ensino superior, é correto afirmar que:
	
	A
	esta é uma questão resolvida pela política de cotas no ensino superior, que conseguiu dar igualdade de acesso aos negros a esse nível de ensino.
	
	B
	a política de cotas para acesso ao ensino superior criou mais dificuldades ao acesso de não brancos a este nível de ensino.
	
	C
	em que pese a política de cotas raciais, o acesso ao ensino superior ainda é muito desigual entre brancos e não brancos.
	
	D
	as universidades sempre foram espaços democráticos de acesso, baseadas no mérito, e a política de cotas criou injustiças no seu sistema de acesso.
	
	E
	com as cotas, o ensino superior deixou de ser um meio de acesso da população à elite do país.
Questão 2/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Desde o fim do século XVIII, a natureza feminina era associada gradativamente aos órgãos reprodutivos. Essa associação referendava o discurso médico e de autoridades acerca das limitações dos papéis das mulheres”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Tonia et al. Naturalização e medicalização do corpo feminino: O controle social por meio da reprodução. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v. 10, n. 20, p. 363-380, 2006. p. 368.
A mulher sempre teve seu lugar no mundo marcado pela maternidade e pela reprodução. As mudanças nessa área significaram também uma mudança no lugar da mulher na sociedade. Considerando a citação acima e conforme os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre a relação entre o avanço tecnológico no campo da reprodução e contracepção e a questão de gênero, é correto afirmar que:
	
	A
	As tecnologias de contracepção tiraram o poder da mulher de comandar seu próprio corpo.
	
	B
	As tecnologias de contracepção contribuíram para a submissão das mulheres aos homens.
	
	C
	Mesmo com as tecnologias, a atividade sexual ainda é insubstituível, ao menos para a reprodução humana.
	
	D
	Deram à mulher a opção da gravidez, ao passo que as técnicas reprodutivas possibilitaram a gravidez sem o intercurso sexual.
	
	E
	As técnicas para ter e/ou para evitar filhos diminuíram o papel da mulher na sociedade.
Questão 3/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Se pensássemos nos costumeiros apelidos que circulam nos lábios infantis: ´rolha de poço`, ´azeitona no palito`, ´pau-de-sebo`, ´nanico`, ´crioulo doido`, ´quatro olhos`, ´surdinho`", ´ladinho`, ´cegueta`, ´mula manca`[...] estaríamos muito perto da resposta: a presença de preconceitos e a decorrente discriminação vivida, ainda com mais intensidade, pelos significativamente diferentes, impedindo-os [...] de vivenciarem não só seus direitos de cidadãos, mas de vivenciar plenamente sua própria infância”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMARAL, Lígia Assumpção. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. In:____ Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, p. 11-30, 1998. p 1. 
Tomando como referência o extrato de texto acima e o livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, assinale a alternativa que explica corretamente a diferença entre preconceito e discriminação:
	
	A
	Discriminação pressupõe violência, enquanto preconceito não.
	
	B
	Preconceito é uma atitude, enquanto discriminação é um juízo de valor.
	
	C
	Discriminação é ter ideias antecipadas sobre alguma coisa ou alguém, enquanto preconceito é colocar estas ideias em prática
	
	D
	Preconceito é um juízo de valor, enquanto discriminação é uma atitude.
	
	E
	Discriminação implica o conhecimento do objeto discriminado, enquanto preconceito independe do conhecimento que se tenha desse objeto.
Questão 4/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere a seguinte citação: 
“ Frequentemente, estudos que utilizam populações são questionados quanto à homogeneidade de suas amostras em relação à raça e etnia. Esses questionamentos procedem, pois a heterogeneidade amostral pode aumentar a variabilidade dos resultados e mascará-los. Esses dois conceitos (raça e etnia) são confundidos inúmeras vezes, mas existem diferenças sutis entre ambos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em <http://www.scielo.br/pdf/dpjo/v15n3/15.pdf>. Acesso em 13 jan. 2019. 
Conforme a citação acima e os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre a relação entre etnicidade e raça, leia as afirmativas a seguir.
I. É por meio da raça de um grupo que os indivíduos se identificam etnicamente.
II. Raça é um dos elementos possíveis para a formação da identidade étnica.
III. Em conjugação com o conceito de etnia, a ideia de raça passa a ser ressignificada, não sendo mais legitimador de superioridade ou inferioridade. 
Está correto o que se afirma em:
	
	A
	e II apenas.
	
	B
	II e III apenas
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	III apenas.
	
	E
	II apenas.
Questão 5/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A Administração de Donald Trump quer que as escolas e universidades dos Estados Unidos deixem de praticar sistemas de discriminação positiva com o critério da raça em suas admissões, o que significa reverter as diretrizes da era de Barack Obama, que encorajavam as instituições educacionais a fomentar a incorporação de minorias raciais para garantir a diversidade, de acordo com o The Wall Street Journal”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/07/03/internacional/1530644027_487437.html>. Acesso em: 14 já. 2019. 
De acordo com o livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, sobre raça, etnia e etnicidade, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características: 
1. Etnia
2. Raça
3. Etnicidade
4. Desigualdade social 
(  ) É formada por características culturais flexíveis, existe interação entre as pessoas.
(  ) Refere-se a um grupo social em que a identidade é definida por meio do compartilhamento de uma língua, cultura, tradições e territórios.
(  ) É um fenótipo, geneticamente determinado, responsável pelas características físicas humanas.
(  ) Situa os indivíduos pela relação com a distribuição de renda existente entre eles. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	I, II, III e IV
	
	B
	III, I, II e IV
	
	C
	II, I, III e IV
	
	D
	III, II, IV e I
	
	E
	IV, II, III e I

Continue navegando