Buscar

Organização de Espaços e Brincadeiras na Educação Infantil

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS – UNIGRAN NET 
FACULDADE DE EDUCAÇÃO 
CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA
Orientação para realização das atividades das Aulas 3 e 4 (em um mesmo arquivo) para o Portfólio 2:
· Salve este arquivo no seu computador e resolva as atividades aqui mesmo para me enviar no Portfólio 2.
· Você pode responder cada Aula em no máximo duas (02) laudas (páginas).
· Texto de acordo com as normas da ABNT.
· Não se deve fazer cópia do material das aulas e nem copiar de materiais da internet ou livros, o texto deve ser escrito por você, ou seja, com suas palavras.
· Não esqueça: Este arquivo contém duas atividades (Aula 3 e Aula 4)!
· Data de entrega: 01/11/2019
· Valor: 0,00 a 5,00 pontos
Vamos ao trabalho!
AULA 03 
Leia com atenção o fragmento abaixo que complementa a nossa Aula 03:
Tendo como pano de fundo o entendimento da educação infantil como um produto histórico e do educador infantil como um sujeito que tem a sua produção de saberes e de práticas mediada e condicionada pela maneira como o Estado enfrenta, no plano ídeo-político, os desafios postos pelas desigualdades, podemos agora refletir sobre a educação infantil como um acontecimento político. Entendemos que a educação infantil é um campo múltiplo de ideias que têm suas raízes nas práticas cotidianas e em lugares sociais diferenciados e relacionados a estruturas e concepções de poder. (NUNES, p. 91. 2009).
Nesta perspectiva, explique como devem estar organizados os espaços, mobiliários e materiais nas Instituições de Educação Infantil do Brasil? Explique cada um deles. Escreva com suas palavras.
Sugestão: Utilize como suporte para elaborar sua resposta o material os Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil, disponível em: 
< http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/indic_qualit_educ_infantil.pdf >
 (Valor da questão: 2,50)
As dimensões adequadas para os espaços de convívio infantil devem atender a alguns critérios. Os espaços devem estar organizados de maneira adequada para atender as necessidades das crianças, como um lugar arejado, bem iluminado, com higiene, lugar ideal para refeições, seguros, que possibilitam a autonomia da criança, banheiros adaptado para eles, bem como, espaços ideias para as brincadeiras como jardins, áreas para correr, pular, brincar. 
Enquanto que os mobiliários devem ser de acordo com o tamanho das crianças para proporcionar a elas atividades de práticas diárias que elas podem estar fazendo sozinhos, como levantar e sentar na cadeira, lavar as mãos em pias da altura delas, pegar objetos e brinquedos que queiram brincar, ou seja, tudo deve estar ao alcance das crianças para que ela seja incentivada a fazer as coisas sozinhas, sempre observados pelos professores, mas ao mesmo tempo elas ultrapassam seus limites e melhoram seu desenvolvimento.
Os materiais também devem ser de variados tipos para atender as necessidades das crianças e se desenvolverem de forma adequada, possibilitando inúmeras oportunidades de aprendizagens, materiais estes que podem ser livros de leituras, brinquedos pedagógicos, instrumentos musicais, papéis para desenhos, ou seja, diversos recursos para desenvolver todos os aspectos físico, afetivo, cognitivo e criativo da criança.
Portanto as três dimensões devem ser adequadas para o desenvolvimento integral da criança, sendo constante o trabalho do profissional para exercer com qualidade o cuidar e educar na educação infantil.
AULA 04 
A partir da leitura do trecho abaixo e as informações trazidas na nossa última aula, a Aula 04, responda o que se segue:
Como um colecionador, a criança caça, procura. As crianças, em sua tentativa de descobrir e conhecer o mundo, atuam sobre os objetos e os libertam de sua obrigação de ser úteis. Na ação infantil, vai se expressando, assim, uma experiência cultural na qual ela atribui significados diversos às coisas, fatos e artefatos. Como um colecionador, a criança busca, perde e encontra, separa os objetos de seus contextos, vai juntando figurinhas, chapinhas, ponteiras, pedaços de lápis, borrachas antigas, pedaços de brinquedos, lembranças, presentes, fotografias. (KRAMER. In: BRASIL, p 16. 2006)
Como podemos perceber na afirmação de Kramer (2006) a criança cria, inventa, reaproveita, enfim, tudo pode se tornar um brinquedo ou uma brincadeira. Diante disso, como podemos assegurar que o brincar seja utilizado como um instrumento de mediação do conhecimento e não apenas como um passatempo nas Instituições de Educação Infantil? Explique com suas palavras. (Valor 2.50)
O brincar é fundamental na vida das pessoas sejam elas crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. É direito de todos poder brincar e usufruir do pensamento imaginário para se ter uma vida melhor e com mais qualidade.
Para que o brincar desempenhe uma função importante no desenvolvimento da criança de forma lúdica, é necessário que o profissional das Instituições de Educação Infantil esteja qualificado para exercer atividades pedagógicas ideais para a faixa etária da criança, ou seja, antes de tudo é preciso planejar e organizar o brincar, as atividades, as brincadeiras para que elas não se tornem meras brincadeiras sem significados. 
É a partir do brincar que a criança desenvolve aspectos físicos, cognitivos, afetivos e criativos, que são fundamentais para a vida, pois qualquer objeto para a criança se torna um brinquedo, elas criam histórias, fazem de conta, inventam, usam a imaginação, impõe regras, desenvolvem relações sociais, e é a partir dessas brincadeiras que ela está aprendendo de forma lúdica, de maneira adequada. E todo esse processo faz com que a criança construa sua própria identidade, autonomia e responsabilidade.
Portanto todo o brincar é e deve ser um elemento fundamental na vida da criança. Para o desenvolvimento infantil o brincar eleva o aprendizado, ele dá sentido as ações realizadas pelas crianças, proporcionando sempre novas experiências e descobertas desenvolvendo assim competências e habilidades essenciais para a vida.

Continue navegando