Buscar

TIPOS DE PELE, ESTADO CUTÂNEO E FOTOTIPO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DERMATOLOGIA ESTÉTICA FACIAL
Aula: TIPOS DE PELE, ESTADO CUTÂNEO E FOTOTIPO
Tipos de pele
· pele normal (eudérmica) - Este tipo de pele pode ser caracterizado pela existência de um equilíbrio ideal entre a gordura e compostos aquosos na pele, conferindo-lhe firmeza, elasticidade, aspecto homogéneo sem variações de textura ou pigmentação, espessura normal e aspecto aveludado.
Característica: superfície lisa e flexível, equilíbrio hídrico e lipídico, cor rosada e não brilhosa. Geralmente é uma condição genética. O teor de hidratação e nutrição encontra-se equilibrado. Aparência de pele de criança.
Lupa: textura e granulação finas, sem brilho nem pontos negros, poros e folículos normais (sem dilatação).
Toque: macia, suave, elástica. Não é fina demais nem grossa. Secreção suor/sebo em equilíbrio.
· pele oleosa (lipídica) - ocorre quando as glândulas sebáceas (que produzem o sebo ou gordura) têm hiperatividade. Possui maior espessura epidérmica, ósteos dilatados, manto hidrolipídico abundante, superfície gordurosa e úmida, aspecto brilhante. Apresenta comedões e transpiração abundante. É irritável e observa-se certa alcalinização da pele. A pele oleosa poderá evoluir para uma pele seborreica a depender de fatores endógenos (hormonais, metabólicos, psíquicos) e exógenos (uso de produtos comedogênicos, clima quente e úmido, entre outros).
Leve (grau I): secreção sebácea levemente aumentada, localizando-se na zona T (mento, nariz e testa);
Moderada (grau II): secreção sebácea aumentada que se estende a toda face, couro cabeludo e, às vezes, tórax. Observam-se gotículas de gordura no nariz;
Intensa (grau III): secreção sebácea muito aumentada abrange toda a face, braços, parte anterior e posterior do tórax. Observam-se gotículas de gordura na superfície epidérmica. Geralmente evolui para acne.
Lupa: aspecto lustroso e brilhante, orifícios dilatados, comedões, cilindros comedônicos “saindo” do orifício. Aspecto casca de laranja.
Toque: gordurosa. As pontas dos dedos do examinador ficam impregnadas de gordura. Pele grossa e com relevos.
· pele seca (alípica) - a pele seca é um tipo de pele, embora também possa ser um estado transitório. A pele seca deve-se à fraca atividade das glândulas sebáceas e caracteriza-se principalmente pela perda de elasticidade, aspecto rugoso, descamação e poros foliculares pequenos, muitas vezes quase impossíveis de ver a olho nu, sensação de repuxamento. Este tipo de pele tem muita dificuldade em absorver produtos e tem facilmente fases em que está sensível, uma vez que tem uma ausência dos óleos protetores da pele.
Lupa: apresenta aspecto farinhoso. Não há dilatação de poros, nem comedões.
Toque: sensação de sequidão e fina rugosidade. Falta de leve untuosidade conferida pelo manto hidrolipídico. Pouco elástica e muito fina. A pele poderá estar seca por falta de água e/ou gordura.
· pele mista - este tipo de pele não é exatamente um tipo, mas sim uma conjugação dos dois tipos anteriormente citados. Geralmente quem tem este tipo de pele apresenta pele oleosa na zona T (testa, nariz e queixo) e pele seca no restante rosto.
Pele mista com tendência à oleosidade: na zona T apresenta-se brilhosa com características da pele oleosa e nas laterais tende à normalidade;
Pele mista com tendência à seca: na zona T apresenta-se com características da pele normal e nas laterais de pele seca.
Estados cutâneos
· pele desidratada - caracteriza-se pela diminuição da água (e não de gordura, como na pele seca) na pele, podendo manifestar-se em qualquer tipo de pele. Isto é, uma pessoa pode ter pele oleosa e desidratada, ou pele seca e desidratada. É caracterizada por absorver muito rapidamente toda a água colocada no rosto (absorve cremes muito rapidamente, a maquilhagem fica seca rapidamente no rosto, produtos cremosos ficam facilmente com ar de pó no rosto), a pele descama e pode dar sensação de repuxamento, bem como desenvolver linhas finas mais cedo. Este estado é muitas vezes provocado por fatores externos, como produtos de limpeza de rosto ou agressões do meio ambiente.
· pele sensível - Alguns autores incluem a pele alérgica na pele sensível (caracterizando-a como um subtipo), outros não (pois afirmam que a origem da reação é diferente das restantes que consideram dentro da pele sensível). De qualquer forma, é uma pele que tem tendência a apresentar vermelhidões, prurido, sensação de picadas, de queimadura ou de pele esticada, geralmente após contacto com novos produtos ou fatores externos como o frio e radiação solar, ou fatores internos.
· pele envelhecida - O envelhecimento da pele propriamente dito (porque desde que nascemos que a pele vai envelhecendo) é agravado por diversos fatores externos, mas é muito influenciado pela genética. A pele envelhecida começa a perder a elasticidade e a firmeza, apresentando aspecto irregular e quebras na continuidade da pele designadas por linhas de expressão ou rugas. A pele torna-se mais frágil e os vasos capilares começam a ser visíveis, havendo também muitas vezes o aparecimento de hiperpigmentações.
· acne - Caracteriza-se pela formação de comedões abertos (pontos negros) ou fechados (pontos brancos), acompanhados ou não de inflamação, associado a infecção bacteriana após hiperprodução de sebo.
· rosácea - as pessoas com rosácea apresentam uma pele hiperativa, sendo recorrentes a vermelhidão de certas zonas, sensação de calor e facilidade em corar, ocorrendo por vezes inflamação dos tecidos e dilatação dos capilares superficiais.
· hiperpigmentação - hiperprodução e consequente acumulação de melanina, levando à existência de zonas mais escuras na pele (sardas, melasmas, cloasma, cicatrizes de acne, etc). As causas também são variadas, sendo as mais comuns a exposição ao sol, cicatrizes e causas hormonais.
Fototipos cutâneos – Classificação de Fitzpatrick 
Fototipo 1: pele extremamente branca
sempre queima – nunca bronzeia – muito sensível ao sol;
Fototipo 2: pele branca
sempre queima – bronzeia muito pouco – sensível ao sol;
Fototipo 3: pele morena clara
 queima (moderadamente)– bronzeia (moderadamente) – sensibilidade normal ao sol;
Fototipo 4: pele média
queima (pouco) – sempre bronzeia – sensibilidade normal ao Sol;
Fototipo 5: pele morena escura
queima (raramente) – sempre bronzeia – pouco sensível ao sol;
Fototipo 6: pele negra
nunca queima – totalmente pigmentada – insensível ao sol.

Outros materiais