Buscar

MÉTODO EXPOSITIVO

Prévia do material em texto

6
CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSIS GURGACZ
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EQUIPE – MÉTODO EXPOSITIVO
CASCAVEL
2019
CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSIS GURGACZ
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EQUIPE – MÉTODO EXPOSITIVO
Trabalho apresentado à disciplina de no Curso de Nutrição do Centro Universitário Assis Gurgacz.
Professor (a) Orientador (a): Adriana Hernandez
CASCAVEL
2019
1. INTRODUÇÃO
1.1 AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Relacionar é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo, é aceitar e fazer-se aceito, buscar ser entendido e entender o outro. A aceitação começa pela capacidade de escutar, colocar-se no lugar do próximo e estar preparado para aceitar o outro em seu meio (ROCHA 2010).
Além disso uma boa comunicação e a valorização do profissional permitem maior interação e mais cooperativismo entre o líder e os demais membros, por meio da troca de experiências e conhecimentos, possibilitando uma melhor expressão de suas competências e contribuindo para desenvolver as atividades da equipe de trabalho (SEBRAE, 2010)
Segundo Gomes (2010), as relações interpessoais fortalecem não apenas o desempenho do profissional, mas também traz à tona boas expectativas para que as equipes atinjam objetivos e superem metas que agreguem valor ao negócio.
Tendo em vista que os colaboradores são diferentes entre si e têm competências e habilidades que se complementam e são interdependentes, o que favorece que sejam atingidos os objetivos empresariais previamente definidos. Os mesmos são agregadores de valor e introduzem inteligência, conhecimento e talento que resultam em crescimento próprio e de cada organização.
2. LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES
· Amenizar causas de conflitos que se dão por preconceito, grosseria, teimosia, sensibilidade exagerada, diferença de percepções, diferença de valores, diferença de interesses, competição, distorções na comunicação e luta por status ou poder.
· Transmitir confiança e segurança aos funcionários
· Melhorar comunicação para execução das atividades sendo que para a excelência na comunicação haverá a necessidade de: compreender o comportamento do outro, ser sensível à comunicação não verbal, ser autêntico, sem magoar o outro, manter debates abertos, elucidar e desenvolver ideias, compartilhar informações.
3. DESENHO DO PROGRAMA DE TREINAMENTO
Tema: Treinamento para relacionamento interpessoal 
Objetivos: Amenizar conflitos internos entre a equipe de uma Unidade de Alimentação e Nutrição, melhorar o relacionamento interpessoal, evitar barreiras na comunicação, tornar um ambiente harmônico e saudável, proporcionar aos colaboradores saúde e bem-estar em todos os seus aspectos.
Conteúdo abordado: Ética Profissional, espírito de liderança, conceito de equipe, desenvolvimento do trabalho em equipe, como lidar com conflitos, causas de desmotivação no ambiente de trabalho. 
Recursos materiais: Apresentação em Power point no método expositivo, questionários. 
Metodologia Aplicada: 
Avaliação: Aplicação de questionário no início e no final do treinamento. 
5
REFERÊNCIAS

Continue navegando