Buscar

Fármacos Antianginosos (betabloqueadores e antagonistas dos canais de cálcio) e Antiarrítmicos (Classes I, II, III e IV)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Antianginosos são fármacos que combatem crise de dor intensa em região cardíaca e agem dilatando os vasos, melhorando o fluxo sanguíneo no miocárdio e diminuindo as necessidades de oxigênio, na medida em que o fornecimento e o consumo de oxigênio pelas fibras cardíacas se equilibram. 
Os betabloqueadores são um classe de fármacos que tem a capacidade de bloquear os receptores β da noradrenalina. Diminuem a demanda de oxigênio do miocárdio reduzindo a frequência e a força de contração do coração, pois ele suprimem a ativação do coração bloqueando os receptores β1. Os betabloqueadores são os fármacos de escolha tratar a angina de esforço, diminuem a frequência e a gravidade dos ataques de angina. Exemplo de betabloqueadores: propranolol, metaprolol e atenolol. 
Antagonistas dos canais de cálcio  são um grupo de fármacos utilizado no tratamento de algumas doenças cardiovasculares como taquiarritmia, angina de Prinzmetal e hipertensão. Atuam como vasodilatadores, reduzem a frequência cardíaca e desaceleram a condução aurículo-ventricular (AV). 
Fármacos antiarrítmicos são usados para modificar, ou restabelecer, o ritmo cardíaco normal. Distúrbios da frequência e ritmo cardíacos são causados por diversas doenças e uso de certos fármacos. As arritmias cardíacas resultam de distúrbios da formação ou na condução do impulso elétrico através do miocárdio, ou por combinação de ambos os processos.
Classificação de fármacos antiarrítmicos: 
Classe I Bloqueadores do canal de sódio
Classe II Bloqueadores β-adrenérgicos
Classe III Fármacos com repolarização prolongada
Classe IV Bloqueadores seletivos do canal de cálcio
Referência bibliográfica
KOROLKOVAS, Andrejus; FRANÇA, Francisco. DTG - Dicionário Terapêutico Guanabara. São Paulo: GUANABARA KOOGAN, 2015.

Continue navegando