Buscar

Questionário História e Antropologia Juridica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário História e Antropologia Juridica
Professora: Ana Karolina
Aluna: Maria Luisa Souto Maior Sousa
Turno: Noturno
1.Como podemos explicar as conexões entre direito e antropologia?
-Essas conexões são evidentes visto que o ser humano constitui-se como objeto central dessas duas áreas de conhecimento, motivo pelo qual temas como igualdade e diferença são, ao mesmo tempo, jurídicos e antropológicos. Além disso, o direito constitui um dos aspectos da cultura sendo esta intimamente ligada a antropologia cultural.
2.Segundo o texto dois tipos de definições para o direito podem ser identificados.Quais são e quais as diferenças delas ?
-Uma definição inspirada nos jurisconsultos romanos expressa que o direito é a intenção de dar a cada um o que é seu, não lesar os outros e realizar a justiça. Já as definições restritivas esbarram em dificuldades insuperáveis, porque, em virtude de serem muito circunstanciadas, perdem sua pretendida universidalildade.A diferença acentuada entre essas definições é na primeira (definição genérica) predomina o enfoque zetetico, enquanto que na outra (definição restritiva) predomina um enfoque dogmático.
3.Diferencie o enfoque dogmático da Ciência do Direito do enfoque zetetico 
-O enfoque dogmático não questiona sua premissas(dogmas), predomina o sentido direto do discurso, visa, portanto ,dirigir o comportamento de uma pessoa, induzindo-a a adotar uma ação. Nesse caminho, a dogmática jurídica enfoca mais nas premissas técnicas(normas jurídicas) a sistematização e conceitos.Já o zetetico preocupa-se com o problema especulativo, predominando o sentido informativo(descrevendo o estado das coisas) enfatizando os aspectos antropológicos, filosóficos, históricos e sociológicos
4.Explique as consequências da positivação do direito
-Após a positivação do direito, passa a predominar no estudo jurídico o enfoque dogmático e a ciência jurídica passa a ser concebida como ciência dogmática. Essa ciência enxerga seu objeto, posto e dado previamente pelo Estado, como um conjunto compacto de normas que lhe compete sistematizar, classificar e interpretar, tendo em vista a decisão de possíveis conflitos
-Sob o império premissa, de que o direito virou uma produção destinada a atender as necessidades dos profissionais(juízes, advogados,promotor,etc) no desempenho imediato das suas funções , muitos desses profissionais alienados ao processo de construção do próprio direito positivo, não percebendo o direito como um instrumento de gestão social, ou como instrumento de mudança.
5.De que forma a antropologia jurídica pode contribuir para corrigir o desvirtuamento teórico causado pelo avanço da perspectiva dogmática?
-Essa tendência vai redirecionar o estudo do direito até como forma de evitar a alienação na qual a dogmática jurídica tende a colocar o profissional de direito. A tendência reconhece que o estudo do direito não se reduz a mera sistematização de normas, visto que, se as normas condicionam comportamento, os comportamentos condicionam as normas, sendo a antropologia jurídica a responsável por recuar do desvirtuamento teórico aproximando-se do pluralismo jurídico
6.O que é pluralismo jurídico e qual o seu papel na sociedade democrática?
- Pluralismo jurídico é decorrente da existência de dois ou mais sistemas jurídicos, dotados de eficácia, concomitantemente em um mesmo ambiente espacio-temporal. O pluralismo jurídico, apesar de ser uma alternativa que tende a minimizar os problemas cotidianos do homem, nem sempre alcança o seu objetivo(o de organizar comunidades seja através do discurso jurídico, seja pela criação do direito novo<como o visto no direito da favela>), sendo às vezes, um problema social que o próprio Estado necessita intervir.

Outros materiais