Buscar

1B- ELETIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANO COMPLETO DA ELETIVA - 1B
	Título 
	A VIDA É UMA FESTA
	Professor 
	Rosana Ribeiro
	Ementa 
	 O Projeto seguirá diretrizes de analise textual, criativa e dinâmica. Tendo em vista a necessidade de inserir ao cotidiano escolar, novas matérias, este trabalho possibilitará atender as decorrências de sala, como a falta de comunicação, argumentação e sociabilidade entre os alunos.
	Justificativa
	Construir valores para uma cultura de Direitos Humanos e Geração da Paz, como condição para o desenvolvimento das aptidões necessárias para vivência e convivência cotidiana das pessoas/escolas/comunidades;
Refletir sobre a construção da convivência e o exercício da cidadania;
Promover a cooperação e o protagonismo nas comunidades e nas famílias em prol da paz.
	Objetivos 
	A eletiva vai propagar aos alunos a capacidade de criar seus próprios conhecimentos e saberes, através de leituras, criação de poemas, brincadeiras, gincanas, dinâmicas pra promover o dinamismo social. oficinas de desenhos e confecções de maquetes, cartazes para os dias das comemorações escolares dentro da proposta pedagógica escolar vigente.
	Habilidades desenvolvidas 
	 BNCC- Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
	Eixos temáticos
	 ( ) Investigação científica ( ) Processos criativos 
 
	 ( x ) Mediação e intervenção sociocultural ( ) Empreendedorismo 
	Conteúdo programático 
	Apresentação inicial do Projeto: Trabalhar em conjunto, buscando informações das datas comemorativas, produzindo objetos, brinquedos para representar dia comemorado. Trabalhar com dedicação, historiar as comemorações de forma que traga para todos alunos da escola, uma nova visão social do ambiente local.
	Metodologia 
	O trabalho será desenvolvido, através das pesquisas dos alunos, para resgatar histórias, comemorações, brincadeiras antigas, com desenhos e dinâmicas que visem o bem social de todos, adaptando os conceitos do Projeto Inova.
	Recursos didáticos 
	Sala de aula, pátio, sala de leitura, sala de informática, lápis, tesouras, canetas, giz de cera, tintas, papelão, Eva, cola, canetinhas, cadernos de desenho, sulfites, etc.
	Culminância 
	No dia da culminância na Escola, os alunos irão apresentar todos objetos e desenhos confeccionados para a gestão escolar, funcionários e demais alunos da escola.
	Avaliação
	A avaliação será continua, mediante observação, considerando o processo até o produto final. Participação, envolvimento, comprometimento, responsabilidade, interação, registros, depoimentos e relatos individuais ou em grupos. Espera que os alunos tornem se cidadões autônomos, solidários e competentes.
	Cronograma semestral 
	INICIO DAS ATIVIDADES: 28.02.2020/ ENCERRAMENTO: 
· Pesquisar e relatar datas comemorativas
· Assistir filme: a vida é uma festa
· Ilustração, poemas e poesias
· Confecção de cartazes 
· Confecção de maquetes
· Construção de livros
· Enfeites escolares
· Gincanas, dinâmicas
· Relatos das ações
· Apresentação dos projetos
	Referências 
	Currículo Inova, BNCC, Currículo Paulista e pesquisa em redes de site da internet.

Outros materiais