Logo Passei Direto
Buscar

Provas Presenciais modulo 1B

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sabemos que ao se ensinar certo grau de descontextualização, faz-se necessário no ensino, já que os saberes e as práticas produzidos nos âmbitos de referência do currículo não podem ser ensinados tal como funcionam em seu contexto de origem. Todavia, precisamos estar atentos para o risco de perda de sentido dos conhecimentos, possível de acontecer se trabalharmos com uma forte descontextualização.
Com base nesta afirmação, marque verdadeiro (V) ou falso (F), nas questões que seguem:
( ) Conhecimentos totalmente descontextualizados não admitem que se comprove como os saberes e as práticas envolvem questões de identidade social, interesses, relações de poder e conflitos interpessoais.
( ) Conhecimentos completamente descontextualizados perdem suas inevitáveis conexões com o mundo social em que são construídos e funcionam.
( ) Conhecimentos inteiramente descontextualizados desfavorecem um ensino mais reflexivo e uma aprendizagem mais significativa.
a ) F - F - F
b ) V - F - V
c ) F - V - V
d ) V - V - V
e ) V - V - F

Muitas das vivências educativas de grupos sociais específicos são descartadas desrespeitando a multiplicidade cultural existente em um país como o Brasil. Embora historicamente a escola tenha se constituído em um espaço homogeneizador, atualmente ela necessita de atitudes educativas que andem em direção a tendências inovadoras que possibilitem a criação de currículos diferenciados que expresse e dê sentido à diversidade cultural presente na escola.
Diante desta colocação, é correto afirmar que:
a ) O currículo é um simples delimitador de métodos, disciplinas e conteúdos a ser trabalhado.
b ) Não deve haver nenhum tipo de padronização na construção curricular.
c ) Os conhecimentos que constituem o currículo da educação escolar são selecionados no interior da cultura e a partir dos interesses dos grupos que detêm maior poder.
d ) Os conhecimentos selecionados no currículo devem ser necessariamente aqueles que formam os alunos para o mundo do trabalho.
e ) O currículo não necessita de uma releitura que atenda às necessidades sociais.

Sacristán (2000) afirma que o currículo é a forma de ter ingresso ao conhecimento, não podendo acabar com seu significado em algo estático, mas por meio das condições em que se realiza e se converte em uma forma particular de entrar em contato com a cultura.
Assim podemos afirmar que:
a ) O currículo é um elemento transcendente e atemporal.
b ) Não há uma relação direta entre concepção de currículo e concepção mundo, sociedade e conhecimento.
c ) O currículo é um documento pronto que vem determinado pelo MEC.
d ) O currículo deve ser um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada de conhecimento social.
e ) A concepção de currículo é flexível, adaptável, mutável e infinita.

Ao se considerar que a história humana é mutável e, da mesma forma, as concepções de sociedade mudam constantemente, marque a asserção correta em relação às adequações curriculares:
Analisando as asserções podemos afirmar que:
I. o currículo escolar está baseado em uma concepção específica de sociedade a construção da identidade dos alunos necessita considerar a individualidade de cada um e seu contexto social.
II. A visão de mundo e sociedade, individualidade de cada um e intencionalidade educativa devem estar esclarecidos no currículo escolar de cada instituição de ensino.
III. O currículo deve determinar como o ensino se dará e os alunos e professores precisam seguir rigorosamente estes preceitos.
a ) Somente a II está correta.
b ) Somente a I e III estão corretas.
c ) Somente a I está correta.
d ) Somente a I e II estão corretas.
e ) Somente a II e III estão corretas.

A dimensão espaço/tempo de aprendizagem passa a ser essencialmente a de interação do(s) sujeito(s) com as diferentes formas de comunicação e de aproximação com a realidade e com o conhecimento.
É correto apenas o que se afirma em:
I. Importa mais a presença física do aluno na sala de aula ou em qualquer outro ambiente físico por determinado tempo.
II. Importa que se garanta o acesso dos estudantes às diversas formas de apropriação e socialização significativa da informação e do conhecimento.
III. A espacialidade e a temporalidade dos processos de aprendizagem diferem da espacialidade e da temporalidade formal e cronológica que orienta e define o ritmo da sociedade e da natureza.
IV. Os tempos e os espaços da aprendizagem têm mais a ver com os ritmos lineares da subjetividade e com os significados das experiências humanas do que com a adequação aos padrões formal e previamente determinados.
a ) II e IV.
b ) II e III.
c ) I e III.
d ) III e IV.
e ) I e II.

Os Conselhos Escolares são concebidos como órgão de máximo de deliberação dentro das escolas. Em sua composição existem representações das diferentes esferas da escola: o diretor da escola e a representação dos alunos, dos pais ou responsáveis pelos alunos, dos professores, dos trabalhadores em educação não docentes e da comunidade local. O diretor pode, ou não, ser membro nato do conselho, assim como ser o seu presidente.
Qual é o papel do diretor em uma escola democrática?
a ) Figurativo
b ) Não necessário
c ) Autoritário
d ) Emancipador
e ) Fiscalizador

As teorias dos currículos podem ser separadas em três grandes grupos: as tradicionais, as críticas e as pós-críticas.
Relacione as colunas corretamente:
a ) 1 - 3 - 2
b ) 1 - 2 - 3
c ) 3 - 2 - 1
d ) 3 - 1 - 2
e ) 2 - 1 - 3

Quando o currículo é estruturado com base em competências e habilidades, contemplando as áreas do conhecimento por meio de projetos, módulos de aprendizagem e oficinas, um dos objetivos é:
a ) Fazer com que os conteúdos sejam o centro do processo.
b ) Fazer o professor o centro do processo.
c ) Fazer com que o estudante e o professor não sejam centro do processo.
d ) Fazer com o estudante seja o sujeito ativo do processo.
e ) Fazer com que o estudante não seja o sujeito ativo do processo.

Frente às permanentes mudanças na sociedade, é necessário um currículo flexível que possa acompanhar os diferentes trajetos e distintas pessoas que buscam a educação. Além disso, temos também, a necessidade de atender a diversidade presente na composição de nossos alunos e, por fim, todo este processo precisa ter uma base comum mesmo em diferentes contextos. Tais elementos inspiraram a proposição de diferentes organizações curriculares, uma delas o currículo por competências.
Estão corretas as seguintes asserções:
I. Competências são as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer.
II. As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do 'saber fazer'. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências.
III. As habilidades são as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer.
IV. Competências decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do 'saber fazer'. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências.
a ) II e III, apenas.
b ) I e II, apenas.
c ) II e IV, apenas.
d ) III e IV, apenas.
e ) I e IV, apenas.

Essa afirmação pode ser associada aos modos de constituição do conceito de infância, de criança e de escola relacionada à
a ) pós-modernidade.
b ) pré-modernidade e à modernidade.
c ) modernidade.
d ) pré-modernidade.

Sobre essa afirmação, assinale o que for correto.
a ) No desenvolvimento de uma prática de pesquisa é muito importante o roteiro e o planejamento, pois os mesmos permitirão que o professor não se desvie da estratégia previamente determinada.
b ) O desenvolvimento de uma pesquisa pode ser repensado e até modificado no decorrer de sua execução, pois o planejamento do mesmo é flexível.
c ) É possível desenvolver pesquisas de sala de aula elegendo apenas os conteúdos da área de Ciências da Natureza, pois os mesmos favorecem a realização de experiências.
d ) A pesquisa surge em sala de aula como uma proposta de trabalho do professor, não cabendo a participação do aluno.

O parecer acima explicita que
a ) a professora compreende o processo avaliativo como: contínuo, global e formativo.
b ) a professora utiliza-se de linguagem técnico-científica; termos neutros; categorização, qualidades e habilidades associadas à natureza/gênero.
c ) a professora utiliza-se de uma linguagem técnico-científica; termos neutros; categorização.
d ) preocupa-se em julgar globalmente o processo de ensino e aprendizagem.

De acordo com os Estudos Culturais, essa questão nos possibilita afirmar que
a ) a partir das vozes dos governantes, que constroem e produzem um único discurso com vistas a manter uma única visão, calcada em um modo de agir e de pensar sobre o mundo.
b ) a partir de inúmeras vozes, que concorrem entre si para construir e posicionar os sujeitos, produzindo diferentes efeitos em cada um de nós.
c ) por nenhum sujeito, na realidade os discursos são reproduzidos pelos sujeitos, apenas, estando presentes há várias décadas.
d ) a partir de inúmeras vozes, porém a voz dos governantes se sobressai às vozes dos oprimidos.

A avaliação será formativa quando
a ) preocupar-se com os conteúdos que o professor deve trabalhar em sala de aula.
b ) concebida como um meio pedagógico para ajudar o aluno em seu processo educativo.
c ) classificar os alunos por notas.
d ) apenas relacionar os conteúdos científicos às experiências dos sujeitos.

O trabalho do professor ao desenvolver uma prática centrada em forma de projeto de trabalho, de forma geral, deve levar em conta que a mesma se constitui em uma atividade pedagógica que envolve três momentos importantes. São eles, em uma ordem coerente quanto a sua realização:
a ) a execução da atividade, a avaliação e o planejamento. b ) o planejamento, a realização da prática e a avaliação. c ) a avaliação, a direção de ensino e o planejamento. d ) o planejamento, a avaliação e a organização de materiais didáticos.

Na fase do princípio prático do planejamento de aula, pode-se afirmar que
a ) o objetivo principal do planejamento era organizar o ensino de maneira que o aluno adquirisse o conhecimento com o menor número de insucessos. Desse modo, os conteúdos e suas especificações estruturavam-se de maneira analítica, partindo-se do simples para o complexo.
b ) um dos princípios básicos de sua estruturação é a construção do planejamento calcado nos princípios de reflexão-ação-reflexão, ou seja, a teoria constitui-se a partir da discussão, ação e reflexão dos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem.
c ) o planejamento era estruturado sem grande preocupação com a perspectiva formal, sendo basicamente circunstancial, ou seja, os objetivos eram difusos e as tarefas desassociadas destes.
d ) o planejamento era estruturado através de uma perspectiva formal, sendo basicamente problematizador, ou seja, os objetivos eram vinculados às tarefas e estas associadas ao todo desenvolvido em sala de aula.

Esse fato se deu porque
a ) a Coroa Portuguesa decidiu explorar o interior do país.
b ) a Conferência de Berlim obrigou Portugal a mudar a política de ocupação do território de Moçambique.
c ) os diversos conflitos na região demandavam a ocupação imediata do território.
d ) Portugal precisava encontrar mais riquezas no interior da nação.

Deste modo, é corrente o entendimento de que este é a manifestação jurídica da Bioética.
I - a Bioética e o Biodireito são termos sinônimos.
II - a Bioética deu origem ao Biodireito.
a ) Os itens I e II estão corretos.
b ) Somente o item II está correto.
c ) Nenhum item está correto.
d ) Os itens I e II estão incorretos.
e ) Somente o item I está correto.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Sabemos que ao se ensinar certo grau de descontextualização, faz-se necessário no ensino, já que os saberes e as práticas produzidos nos âmbitos de referência do currículo não podem ser ensinados tal como funcionam em seu contexto de origem. Todavia, precisamos estar atentos para o risco de perda de sentido dos conhecimentos, possível de acontecer se trabalharmos com uma forte descontextualização.
Com base nesta afirmação, marque verdadeiro (V) ou falso (F), nas questões que seguem:
( ) Conhecimentos totalmente descontextualizados não admitem que se comprove como os saberes e as práticas envolvem questões de identidade social, interesses, relações de poder e conflitos interpessoais.
( ) Conhecimentos completamente descontextualizados perdem suas inevitáveis conexões com o mundo social em que são construídos e funcionam.
( ) Conhecimentos inteiramente descontextualizados desfavorecem um ensino mais reflexivo e uma aprendizagem mais significativa.
a ) F - F - F
b ) V - F - V
c ) F - V - V
d ) V - V - V
e ) V - V - F

Muitas das vivências educativas de grupos sociais específicos são descartadas desrespeitando a multiplicidade cultural existente em um país como o Brasil. Embora historicamente a escola tenha se constituído em um espaço homogeneizador, atualmente ela necessita de atitudes educativas que andem em direção a tendências inovadoras que possibilitem a criação de currículos diferenciados que expresse e dê sentido à diversidade cultural presente na escola.
Diante desta colocação, é correto afirmar que:
a ) O currículo é um simples delimitador de métodos, disciplinas e conteúdos a ser trabalhado.
b ) Não deve haver nenhum tipo de padronização na construção curricular.
c ) Os conhecimentos que constituem o currículo da educação escolar são selecionados no interior da cultura e a partir dos interesses dos grupos que detêm maior poder.
d ) Os conhecimentos selecionados no currículo devem ser necessariamente aqueles que formam os alunos para o mundo do trabalho.
e ) O currículo não necessita de uma releitura que atenda às necessidades sociais.

Sacristán (2000) afirma que o currículo é a forma de ter ingresso ao conhecimento, não podendo acabar com seu significado em algo estático, mas por meio das condições em que se realiza e se converte em uma forma particular de entrar em contato com a cultura.
Assim podemos afirmar que:
a ) O currículo é um elemento transcendente e atemporal.
b ) Não há uma relação direta entre concepção de currículo e concepção mundo, sociedade e conhecimento.
c ) O currículo é um documento pronto que vem determinado pelo MEC.
d ) O currículo deve ser um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada de conhecimento social.
e ) A concepção de currículo é flexível, adaptável, mutável e infinita.

Ao se considerar que a história humana é mutável e, da mesma forma, as concepções de sociedade mudam constantemente, marque a asserção correta em relação às adequações curriculares:
Analisando as asserções podemos afirmar que:
I. o currículo escolar está baseado em uma concepção específica de sociedade a construção da identidade dos alunos necessita considerar a individualidade de cada um e seu contexto social.
II. A visão de mundo e sociedade, individualidade de cada um e intencionalidade educativa devem estar esclarecidos no currículo escolar de cada instituição de ensino.
III. O currículo deve determinar como o ensino se dará e os alunos e professores precisam seguir rigorosamente estes preceitos.
a ) Somente a II está correta.
b ) Somente a I e III estão corretas.
c ) Somente a I está correta.
d ) Somente a I e II estão corretas.
e ) Somente a II e III estão corretas.

A dimensão espaço/tempo de aprendizagem passa a ser essencialmente a de interação do(s) sujeito(s) com as diferentes formas de comunicação e de aproximação com a realidade e com o conhecimento.
É correto apenas o que se afirma em:
I. Importa mais a presença física do aluno na sala de aula ou em qualquer outro ambiente físico por determinado tempo.
II. Importa que se garanta o acesso dos estudantes às diversas formas de apropriação e socialização significativa da informação e do conhecimento.
III. A espacialidade e a temporalidade dos processos de aprendizagem diferem da espacialidade e da temporalidade formal e cronológica que orienta e define o ritmo da sociedade e da natureza.
IV. Os tempos e os espaços da aprendizagem têm mais a ver com os ritmos lineares da subjetividade e com os significados das experiências humanas do que com a adequação aos padrões formal e previamente determinados.
a ) II e IV.
b ) II e III.
c ) I e III.
d ) III e IV.
e ) I e II.

Os Conselhos Escolares são concebidos como órgão de máximo de deliberação dentro das escolas. Em sua composição existem representações das diferentes esferas da escola: o diretor da escola e a representação dos alunos, dos pais ou responsáveis pelos alunos, dos professores, dos trabalhadores em educação não docentes e da comunidade local. O diretor pode, ou não, ser membro nato do conselho, assim como ser o seu presidente.
Qual é o papel do diretor em uma escola democrática?
a ) Figurativo
b ) Não necessário
c ) Autoritário
d ) Emancipador
e ) Fiscalizador

As teorias dos currículos podem ser separadas em três grandes grupos: as tradicionais, as críticas e as pós-críticas.
Relacione as colunas corretamente:
a ) 1 - 3 - 2
b ) 1 - 2 - 3
c ) 3 - 2 - 1
d ) 3 - 1 - 2
e ) 2 - 1 - 3

Quando o currículo é estruturado com base em competências e habilidades, contemplando as áreas do conhecimento por meio de projetos, módulos de aprendizagem e oficinas, um dos objetivos é:
a ) Fazer com que os conteúdos sejam o centro do processo.
b ) Fazer o professor o centro do processo.
c ) Fazer com que o estudante e o professor não sejam centro do processo.
d ) Fazer com o estudante seja o sujeito ativo do processo.
e ) Fazer com que o estudante não seja o sujeito ativo do processo.

Frente às permanentes mudanças na sociedade, é necessário um currículo flexível que possa acompanhar os diferentes trajetos e distintas pessoas que buscam a educação. Além disso, temos também, a necessidade de atender a diversidade presente na composição de nossos alunos e, por fim, todo este processo precisa ter uma base comum mesmo em diferentes contextos. Tais elementos inspiraram a proposição de diferentes organizações curriculares, uma delas o currículo por competências.
Estão corretas as seguintes asserções:
I. Competências são as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer.
II. As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do 'saber fazer'. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências.
III. As habilidades são as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer.
IV. Competências decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do 'saber fazer'. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências.
a ) II e III, apenas.
b ) I e II, apenas.
c ) II e IV, apenas.
d ) III e IV, apenas.
e ) I e IV, apenas.

Essa afirmação pode ser associada aos modos de constituição do conceito de infância, de criança e de escola relacionada à
a ) pós-modernidade.
b ) pré-modernidade e à modernidade.
c ) modernidade.
d ) pré-modernidade.

Sobre essa afirmação, assinale o que for correto.
a ) No desenvolvimento de uma prática de pesquisa é muito importante o roteiro e o planejamento, pois os mesmos permitirão que o professor não se desvie da estratégia previamente determinada.
b ) O desenvolvimento de uma pesquisa pode ser repensado e até modificado no decorrer de sua execução, pois o planejamento do mesmo é flexível.
c ) É possível desenvolver pesquisas de sala de aula elegendo apenas os conteúdos da área de Ciências da Natureza, pois os mesmos favorecem a realização de experiências.
d ) A pesquisa surge em sala de aula como uma proposta de trabalho do professor, não cabendo a participação do aluno.

O parecer acima explicita que
a ) a professora compreende o processo avaliativo como: contínuo, global e formativo.
b ) a professora utiliza-se de linguagem técnico-científica; termos neutros; categorização, qualidades e habilidades associadas à natureza/gênero.
c ) a professora utiliza-se de uma linguagem técnico-científica; termos neutros; categorização.
d ) preocupa-se em julgar globalmente o processo de ensino e aprendizagem.

De acordo com os Estudos Culturais, essa questão nos possibilita afirmar que
a ) a partir das vozes dos governantes, que constroem e produzem um único discurso com vistas a manter uma única visão, calcada em um modo de agir e de pensar sobre o mundo.
b ) a partir de inúmeras vozes, que concorrem entre si para construir e posicionar os sujeitos, produzindo diferentes efeitos em cada um de nós.
c ) por nenhum sujeito, na realidade os discursos são reproduzidos pelos sujeitos, apenas, estando presentes há várias décadas.
d ) a partir de inúmeras vozes, porém a voz dos governantes se sobressai às vozes dos oprimidos.

A avaliação será formativa quando
a ) preocupar-se com os conteúdos que o professor deve trabalhar em sala de aula.
b ) concebida como um meio pedagógico para ajudar o aluno em seu processo educativo.
c ) classificar os alunos por notas.
d ) apenas relacionar os conteúdos científicos às experiências dos sujeitos.

O trabalho do professor ao desenvolver uma prática centrada em forma de projeto de trabalho, de forma geral, deve levar em conta que a mesma se constitui em uma atividade pedagógica que envolve três momentos importantes. São eles, em uma ordem coerente quanto a sua realização:
a ) a execução da atividade, a avaliação e o planejamento. b ) o planejamento, a realização da prática e a avaliação. c ) a avaliação, a direção de ensino e o planejamento. d ) o planejamento, a avaliação e a organização de materiais didáticos.

Na fase do princípio prático do planejamento de aula, pode-se afirmar que
a ) o objetivo principal do planejamento era organizar o ensino de maneira que o aluno adquirisse o conhecimento com o menor número de insucessos. Desse modo, os conteúdos e suas especificações estruturavam-se de maneira analítica, partindo-se do simples para o complexo.
b ) um dos princípios básicos de sua estruturação é a construção do planejamento calcado nos princípios de reflexão-ação-reflexão, ou seja, a teoria constitui-se a partir da discussão, ação e reflexão dos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem.
c ) o planejamento era estruturado sem grande preocupação com a perspectiva formal, sendo basicamente circunstancial, ou seja, os objetivos eram difusos e as tarefas desassociadas destes.
d ) o planejamento era estruturado através de uma perspectiva formal, sendo basicamente problematizador, ou seja, os objetivos eram vinculados às tarefas e estas associadas ao todo desenvolvido em sala de aula.

Esse fato se deu porque
a ) a Coroa Portuguesa decidiu explorar o interior do país.
b ) a Conferência de Berlim obrigou Portugal a mudar a política de ocupação do território de Moçambique.
c ) os diversos conflitos na região demandavam a ocupação imediata do território.
d ) Portugal precisava encontrar mais riquezas no interior da nação.

Deste modo, é corrente o entendimento de que este é a manifestação jurídica da Bioética.
I - a Bioética e o Biodireito são termos sinônimos.
II - a Bioética deu origem ao Biodireito.
a ) Os itens I e II estão corretos.
b ) Somente o item II está correto.
c ) Nenhum item está correto.
d ) Os itens I e II estão incorretos.
e ) Somente o item I está correto.

Prévia do material em texto

Disciplina: 100748 - TEORIAS DO CURRÍCULO 
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou: 
QUESTÃO 1 
A avaliação é utilizada como condição para o funcionamento da educação na iniciativa 
privada e para o ensino superior, ela é um indicativo de qualidade. Isto quer dizer que o 
processo avaliativo, não se restringe somente ao desempenho dos alunos, mas em relação 
às instituições de ensino. 
Está relacionada com esta ideia a seguinte afirmação: 
 
 
a ) 
 Efetuar transferências, quitações e tomar outras providências de ordem orçamentária. 
 
 
b ) 
 Progressão funcional baseada na titulação ou habilitação. 
 
 
c ) 
 O papel da avaliação de cursos do ENEM. 
 
 
d ) 
 O papel da avaliação de cursos do ensino superior em seu credenciamento. 
 
 
e ) 
 Melhoria na qualidade do ensino infantil. 
 
QUESTÃO 2 
Sabemos que ao se ensinar certo grau de descontextualização, faz-se necessário no ensino, 
já que os saberes e as práticas produzidos nos âmbitos de referência do currículo não 
podem ser ensinados tal como funcionam em seu contexto de origem. Todavia, precisamos 
estar atentos para o risco de perda de sentido dos conhecimentos, possível de acontecer se 
trabalharmos com uma forte descontextualização. 
Com base nesta afirmação, marque verdadeiro (V) ou falso (F), nas questões que seguem: 
( ) Conhecimentos totalmente descontextualizados não admitem que se comprove como os 
saberes e as práticas envolvem questões de identidade social, interesses, relações de poder 
e conflitos interpessoais. 
( ) Conhecimentos completamente descontextualizados perdem suas inevitáveis conexões 
com o mundo social em que são construídos e funcionam 
( ) Conhecimentos inteiramente descontextualizados desfavorecem um ensino mais reflexivo 
e uma aprendizagem mais significativa. 
A sequência correta é 
 
 
a ) 
F - V - V 
 
 
b ) 
V - V - V 
 
 
c ) 
F - F - F 
 
 
d ) 
V - F - V 
 
 
e ) 
V - V - F 
 
QUESTÃO 3 
Muitas das vivências educativas de grupos sociais específicos são descartadas 
desrespeitando a multiplicidade cultural existente em um país como o Brasil. Embora 
historicamente a escola tenha se constituído em um espaço homogeneizador, atualmente ela 
necessita de atitudes educativas que andem em direção a tendências inovadoras que 
possibilitem a criação de currículos diferenciados que expresse e dê sentido à diversidade 
cultural presente na escola. Diante desta colocação, é correto afirmar que: 
 
 
a ) 
Os conhecimentos que constituem o currículo da educação escolar são selecionados no interior da cultura e a 
partir dos interesses dos grupos que detêm maior poder 
 
 
 
b ) 
Não deve haver nenhum tipo de padronização na construção curricular 
 
 
c ) 
O currículo não necessita de uma releitura que atenda às necessidades sociais 
 
 
d ) 
O currículo é um simples delimitador de métodos, disciplinas e conteúdos a ser trabalhado 
 
 
e ) 
Os conhecimentos selecionados no currículo devem ser necessariamente aqueles que formam os alunos para o 
mundo do trabalho 
 
QUESTÃO 4 
Sacristán (2000) afirma que o currículo é a forma de ter ingresso ao conhecimento, não 
podendo acabar com seu significado em algo estático, mas por meio das condições em que 
se realiza e se converte em uma forma particular de entrar em contato com a cultura. Assim 
podemos afirmar que: 
 
 
a ) 
O currículo é um elemento transcendente e atemporal 
 
 
 
b ) 
 A concepção de currículo é flexível, adaptável, mutável e infinita 
 
 
c ) 
O currículo é um documento pronto que vem determinado pelo MEC 
 
 
 
d ) 
O currículo deve ser um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada de conhecimento social 
 
 
e ) 
Não há uma relação direta entre concepção de currículo e concepção mundo, sociedade e conhecimento 
 
QUESTÃO 5 
Ao se considerar que a história humana é mutável e, da mesma forma, as concepções de 
sociedade mudam constantemente, marque a asserção correta em relação às adequações 
curriculares: 
I.o currículo escolar está baseado em uma concepção específica de sociedade a construção 
da identidade dos alunos necessita considerar a individualidade de cada um e seu contexto 
social. 
II.A visão de mundo e sociedade, individualidade de cada um e intencionalidade educativa 
devem estar esclarecidos no currículo escolar de cada instituição de ensino. 
III.O currículo deve determinar como o ensino se dará e os alunos e professores precisam 
seguir rigorosamente estes preceitos. 
Analisando as asserções podemos afirmar que: 
 
 
a ) 
 Somente a II está correta. 
 
 
b ) 
 Somente a I e III estão corretas. 
 
 
c ) 
 Somente a I está correta. 
 
 
d ) 
 Somente a I e II estão corretas. 
 
 
e ) 
 Somente a II e III estão corretas. 
 
QUESTÃO 6 
A dimensão espaço/tempo de aprendizagem passa a ser essencialmente a de interação 
do(s) sujeito(s) com as diferentes formas de comunicação e de aproximação com a realidade 
e com o conhecimento. 
I.Importa mais a presença física do aluno na sala de aula ou em qualquer outro ambiente 
físico por determinado tempo. 
II.Importa que se garanta o acesso dos estudantes às diversas formas de apropriação e 
socialização significativa da informação e do conhecimento. 
III.A espacialidade e a temporalidade dos processos de aprendizagem diferem da 
espacialidade e da temporalidade formal e cronológica que orienta e define o ritmo da 
sociedade e da natureza. 
IV.Os tempos e os espaços da aprendizagem têm mais a ver com os ritmos lineares da 
subjetividade e com os significados das experiências humanas do que com a adequação aos 
padrões formal e previamente determinados. 
 
É correto apenas o que se afirma em: 
 
 
a ) 
 II e IV. 
 
 
b ) 
 II e III. 
 
 
c ) 
 I e III. 
 
 
d ) 
 III e IV. 
 
 
e ) 
 I e II. 
 
QUESTÃO 7 
Os Conselhos Escolares são concebidos como órgão de máximo de deliberação dentro das 
escolas. Em sua composição existem representações das diferentes esferas da escola: o 
diretor da escola e a representação dos alunos, dos pais ou responsáveis pelos alunos, dos 
professores, dos trabalhadores em educação não docentes e da comunidade local. O diretor 
pode, ou não, ser membro nato do conselho, assim como ser o seu presidente. Qual é o 
papel do diretor em uma escola democrática? 
 
 
a ) 
 Emancipador 
 
 
b ) 
 Autoritário 
 
 
c ) 
 Não necessário 
 
 
d ) 
 Figurativo 
 
 
e ) 
 Fiscalizador 
 
QUESTÃO 8 
As teorias dos currículos podem ser separadas em três grandes grupos: as tradicionais, 
as críticas e as pós-críticas. 
Relacione as colunas corretamente: 
 
 
 
A relação correta é: 
 
 
a ) 
3 - 1 - 2 
 
 
 
b ) 
2 - 1 - 3 
 
 
c ) 
1 - 3 - 2 
 
 
d ) 
 3 - 2 - 1 
 
 
e ) 
1 - 2 - 3 
 
QUESTÃO 9 
A educação, a práxis é a realização do processo ensino-aprendizagem por meio do uso dos 
métodos de ensino realizados com bases teóricas. O trabalho docente é ao mesmo tempo 
prática e ação, e estas com bases políticas e sociais. O fazer docente é formado pela prática 
que está sustentada por teorias educacionais. 
 
I.É necessário buscar conhecer as teorias que dão suportes às práticas utilizadas pelos 
professores. 
II.É necessário conhecer as melhores formas de utilizar a teoria elegidas pelos professores. 
III.Currículo apresenta os conteúdos e a metodologia eleitos para serem trabalhados, o que, 
por sua vez, também reflete uma teoria específica. 
 
Analisando as asserções podemos afirmar que: 
 
 
a ) 
 Estão corretas I, II e III. 
 
 
b ) 
 Somente a I e II estão corretas. 
 
 
c ) 
 Somente a II e III estão corretas. 
 
 
d ) 
 Somente a I está correta. 
 
 
e ) 
 Somente a I e III estão corretas. 
 
QUESTÃO 10 
Artigo 210 da Constituição Federal de 1988 determina como dever do Estado para com a 
educação fixar "conteúdo mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira a assegurar a 
formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais".Analise as asserções que se seguem e assinale a que se aproxima mais da definição de 
currículo escolar: 
 
 
a ) 
 Documento com dados de experiência profissional e trabalhos prestados. 
 
 
b ) 
 Documento que traz a organização de uma instituição de ensino desde o que, quando e como ensinar, até quando 
e como avaliar. 
 
 
c ) 
 Documento complexo e fortemente marcado pelas variáveis pedagógicas e sociais. 
 
 
d ) 
 Documento com dados pessoais apresentados quando se quer candidatar-se a um emprego. 
 
 
e ) 
 Documento que esgotar todas as possibilidades em uma única publicação 
 
QUESTÃO 11 
Quando o currículo é estruturado com base em competências e habilidades, contemplando 
as áreas do conhecimento por meio de projetos, módulos de aprendizagem e oficinas, um 
dos objetivos é: 
 
 
a ) 
 Fazer com que o estudante não seja o sujeito ativo do processo. 
 
 
b ) 
 Fazer com o estudante seja o sujeito ativo do processo. 
 
 
c ) 
 Fazer com que o estudante e o professor não sejam centro do processo. 
 
 
d ) 
 Fazer o professor o centro do processo. 
 
 
e ) 
 Fazer com que os conteúdos sejam o centro do processo. 
 
QUESTÃO 12 
Frente às permanentes mudanças na sociedade, é necessário um currículo flexível que 
possa acompanhar os diferentes trajetos e distintas pessoas que buscam a educação. Além 
disso, temos também, a necessidade de atender a diversidade presente na composição de 
nossos alunos e, por fim, todo este processo precisa ter uma base comum mesmo em 
diferentes contextos. Tais elementos inspiraram a proposição de diferentes organizações 
curriculares, uma delas o currículo por competências. 
 
I.Competências são as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e 
operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, 
fenômenos e pessoas que desejamos conhecer. 
II.As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do 
'saber fazer'. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-
se, possibilitando nova reorganização das competências. 
III.As habilidades são as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e 
operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, 
fenômenos e pessoas que desejamos conhecer. 
IV.Competências decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do 
'saber fazer'. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-
se, possibilitando nova reorganização das competências. 
Estão corretas as seguintes asserções: 
 
 
a ) 
 I e II, apenas. 
 
 
b ) 
 II e III, apenas. 
 
 
c ) 
 II e IV, apenas. 
 
 
d ) 
 III e IV, apenas. 
 
 
e ) 
 I e IV, apenas. 
 
Ver justificativa da resposta 
 
 
 
 
Disciplina: 100066 - DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou: 
QUESTÃO 1 
Luckesi destaca em seu trabalho algumas formas de planejamento: "O processo de 
abordagem racional e científica dos problemas de Educação, definindo prioridades e 
considerando a relação entre os diversos níveis do contexto educacional". Esse conceito é 
referente ao 
 
 
a ) 
 plano de aula. 
 
b ) 
 plano do ensino. 
 
c ) 
 planejamento educacional. 
 
d ) 
 planejamento curricular. 
QUESTÃO 2 
Para Phillipe Ariès, o sentimento de família, o sentimento de classe e o sentimento de raça 
surgem como manifestações de uma mesma preocupação, que é 
 
 
a ) 
 o respeito à diversidade. 
 
b ) 
 a fraternidade. 
 
c ) 
 o respeito às culturas. 
 
javascript:;
d ) 
 a uniformidade. 
QUESTÃO 3 
Partindo das diferentes dimensões de desenvolvimento da pessoa, propostas por Zabala, o 
texto abaixo está relacionado a qual dimensão? 
"Dispor dos conhecimentos e das habilidades que permitam às pessoas exercer uma tarefa 
profissional adequada às suas necessidades e capacidades." 
 
 
a ) 
 Interpessoal. 
 
b ) 
 Social. 
 
c ) 
 Pessoal. 
 
d ) 
 Profissional. 
QUESTÃO 4 
Os PCN buscam salientar que a escola é socialmente onipotente e que fracassa na sua 
missão educativa devido, exclusivamente, aos seus problemas 
 
 
a ) 
 com alunos. 
 
b ) 
 externos. 
 
c ) 
 internos e externos. 
 
d ) 
 internos. 
QUESTÃO 5 
"A criança foi separada do imaginário adulto e a escola assumiu o papel preponderante de 
educá-la, em um processo de enclausuramento, de segregação." Essa afirmação pode ser 
associada aos modos de constituição do conceito de infância, de criança e de escola 
relacionada à 
 
 
a ) 
 pós-modernidade. 
 
b ) 
 pré-modernidade e à modernidade. 
 
c ) 
 modernidade. 
 
d ) 
 pré-modernidade. 
QUESTÃO 6 
A prática da pesquisa pressupõe a problematização de temas vinculados à sala de aula. 
Sobre essa afirmação, assinale o que for correto. 
 
 
a ) 
No desenvolvimento de uma prática de pesquisa é muito importante o roteiro e o planejamento, pois os mesmos 
permitirão que o professor não se desvie da estratégia previamente determinada. 
 
 
b ) 
O desenvolvimento de uma pesquisa pode ser repensado e até modificado no decorrer de sua execução, pois o 
planejamento do mesmo é flexível. 
 
 
c ) 
É possível desenvolver pesquisas de sala de aula elegendo apenas os conteúdos da área de Ciências da 
Natureza, pois os mesmos favorecem a realização de experiências. 
 
 
d ) 
A pesquisa surge em sala de aula como uma proposta de trabalho do professor, não cabendo a participação do 
aluno. 
 
QUESTÃO 7 
Uma professora que atua na Educação Infantil com crianças de 3 - 4 anos, ao construir um 
parecer descritivo, evidenciou tais características de uma aluna: Maria é uma menina, meiga, 
esforçada que adora brincar com todos os colegas. Às vezes, porém, chora muito, quando 
os colegas não fazem o que ela deseja. [...] é uma boa aluna [...] recomenda-se que família e 
escola trabalhem conjuntamente regras disciplinares, bem como a construção da autonomia 
[...]. 
O parecer acima explicita que 
 
 
a ) 
 a professora compreende o processo avaliativo como: contínuo, global e formativo. 
 
b ) 
a professora utiliza-se de linguagem técnico-científica; termos neutros; categorização, qualidades e habilidades 
associadas à natureza/gênero. 
 
 
c ) 
 a professora utiliza-se de uma linguagem técnico-científica; termos neutros; categorização. 
 
d ) 
 preocupa-se em julgar globalmente o processo de ensino e aprendizagem. 
QUESTÃO 8 
Uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode trabalhar com atividades 
lúdicas no espaço institucional escolar porque este não possui espaço interno ou externo 
para atividades lúdicas e/ou recreativas. Desse modo, a professora leva seus alunos para a 
praça do bairro, ao lado da escola. De acordo com os Estudos Culturais, essa questão nos 
possibilita afirmar que 
 
 
a ) 
o espaço escolar educa, porém é um elemento neutro, ou seja, não chega a influenciar na construção da 
identidade dos sujeitos. 
 
 
b ) 
o espaço escolar educa, não é um elemento neutro. As edificações escolares salientam seus porquês, cumprindo 
com suas funções culturais e pedagógicas, instrumentalizando currículos ocultos e disciplinando corpos. 
 
 
c ) 
o espaço escolar não educa, é um elemento neutro, não possuindo relações com questões curriculares e de 
construção de identidade dos sujeitos. 
 
 
d ) 
as atividades realizadas na praça possibilitam a construção de relações multiculturais, deste modo, os alunos 
possuem benefícios maiores do que se realizassem as atividades na escola. 
 
QUESTÃO 9 
No processo de representação, para os Estudos Culturais, a construção discursiva faz-se 
necessária. Os discursos, deste modo, são constituídos 
 
 
a ) 
a partir das vozes dos governantes, que constroem e produzem um único discurso com vistas a manter uma única 
visão, calcada em um modo de agir e de pensar sobre o mundo. 
 
 
b ) 
a partir de inúmeras vozes, que concorrementre si para construir e posicionar os sujeitos, produzindo diferentes 
efeitos em cada um de nós. 
 
 
c ) 
por nenhum sujeito, na realidade os discursos são reproduzidos pelos sujeitos, apenas, estando presentes há 
várias décadas. 
 
 
d ) 
 a partir de inúmeras vozes, porém a voz dos governantes se sobressai às vozes dos oprimidos. 
QUESTÃO 10 
A avaliação será formativa quando 
 
 
a ) 
 preocupar-se com os conteúdos que o professor deve trabalhar em sala de aula. 
 
b ) 
 concebida como um meio pedagógico para ajudar o aluno em seu processo educativo. 
 
c ) 
 classificar os alunos por notas. 
 
d ) 
 apenas relacionar os conteúdos científicos às experiências dos sujeitos. 
QUESTÃO 11 
O trabalho do professor ao desenvolver uma prática centrada em forma de projeto de 
trabalho, de forma geral, deve levar em conta que a mesma se constitui em uma atividade 
pedagógica que envolve três momentos importantes. São eles, em uma ordem coerente 
quanto a sua realização: 
 
 
a ) 
 a execução da atividade, a avaliação e o planejamento. 
 
b ) 
 a avaliação, a direção de ensino e o planejamento. 
 
c ) 
 o planejamento, a realização da prática e a avaliação. 
 
d ) 
 o planejamento, a avaliação e a organização de materiais didáticos. 
QUESTÃO 12 
Na fase do princípio prático do planejamento de aula, pode-se afirmar que 
 
 
a ) 
o objetivo principal do planejamento era organizar o ensino de maneira que o aluno adquirisse o conhecimento 
com o menor número de insucessos. Desse modo, os conteúdos e suas especificações estruturavam-se de 
maneira analítica, partindo-se do simples para o complexo. 
 
 
b ) 
um dos princípios básicos de sua estruturação é a construção do planejamento calcado nos princípios de reflexão-
ação-reflexão, ou seja, a teoria constitui-se a partir da discussão, ação e reflexão dos sujeitos envolvidos no 
processo de aprendizagem. 
 
 
c ) 
o planejamento era estruturado sem grande preocupação com a perspectiva formal, sendo basicamente 
circunstancial, ou seja, os objetivos eram difusos e as tarefas desassociadas destes. 
 
 
d ) 
o planejamento era estruturado através de uma perspectiva formal, sendo basicamente problematizador, ou seja, 
os objetivos eram vinculados às tarefas e estas associadas ao todo desenvolvido em sala de aula. 
 
 
 
Disciplina: 100922 - DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou: 
QUESTÃO 1 
A Coroa Portuguesa preocupou-se em ocupar o território de Moçambique estabelecendo 
uma colônia de povoamento somente no século XIX. Esse fato se deu porque 
 
 
a ) 
 a Coroa Portuguesa decidiu explorar o interior do país. 
 
 
b ) 
 a Conferência de Berlim obrigou Portugal a mudar a política de ocupação do território de Moçambique. 
 
 
c ) 
 os diversos conflitos na região demandavam a ocupação imediata do território. 
 
 
d ) 
 Portugal precisava encontrar mais riquezas no interior da nação. 
 
QUESTÃO 2 
As mudanças científicas possibilitadas com a Biotecnologia levaram os profissionais das 
áreas biológicas e da saúde a pensar sobre seu agir e a buscar balizas éticas para conduzir 
seus estudos. Desta problematização é que surge um novo campo da Ética, denominado 
Bioética, que pode ser considerada uma fusão da "Ética com a Ciência da vida, como uma 
ética da vida, integrando a cultura humanística a técnico-científica das ciências naturais". 
Assim, indica o conjunto de pesquisas e práticas multidisciplinares, que tem por finalidade a 
resolução de conflitos éticos provocados pelos avanços biomédicos. [...] 
Os questionamentos apontados pela Bioética acabaram por basear, também, as discussões 
jurídicas acerca das tecnocientíficas. Vale dizer, servem de fundamento para a normatização 
ou juridicização das questões biomédicas. É a partir deste contexto que surge o Biodireito. 
Deste modo, é corrente o entendimento de que este é a manifestação jurídica da Bioética. 
Nesta linha de entendimento, pode-se afirmar que o Biodireito tem por objetivo regulamentar 
as consequências que os avanços técnocientíficos podem ocasionar ao homem e ao meio 
ambiente." 
(MYSZCZUK, Ana Paula; MEIRELLES, Jussara Maria Leal de. Bioética, Biodireito e 
Interpretação (Bio) Constitucional. Disponivel em: 
<www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/brasilia/03_107.pdf>. Acesso em 
10 abr. 2016). 
Pode-se afirmar que: 
I - a Bioética e o Biodireito são termos sinônimos. 
II - a Bioética deu origem ao Biodireito. 
 
 
 
 
 
a ) 
 Os itens I e II estão corretos. 
 
 
 
 
 
b ) 
 Somente o item II está correto. 
 
 
 
 
 
c ) 
http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/brasilia/03_107.pdf
 Nenhum item está correto. 
 
 
 
 
 
d ) 
 Os itens I e II estão incorretos. 
 
 
 
 
 
e ) 
 Somente o item I está correto. 
 
 
 
 
QUESTÃO 3 
O acesso dos indígenas ao Ensino Superior é um processo recente, porém significativo. 
Entre as iniciativas que algumas universidades têm desenvolvido para promover a formação 
superior dos povos indígenas, cabe destacar, por serem políticas e ações que estão se 
expandindo por todo o país, 
 
 
a ) 
a criação de cursos pré-vestibulares que melhoram o desempenho dos alunos indígenas no exame vestibular e 
sua capacidade para concorrer com os alunos não indígenas. 
 
 
b ) 
a implementação de reserva de vagas para alunos indígenas nos cursos tradicionais e a criação de licenciaturas 
específicas para a formação de professores indígenas. 
 
 
c ) 
 a criação de cursos de nível superior dentro das terras indígenas, de modo que os índios não precisem se 
deslocar para a cidade. 
 
 
d ) 
o outorgamento de bolsas de estudo que garantam a manutenção dos alunos indígenas enquanto estejam 
estudando, de modo a evitar uma evasão motivada por dificuldades financeiras. 
 
QUESTÃO 4 
A assinatura da Lei Áurea, em 1888, que aboliu a escravidão no Brasil, é resultante, entre 
outras coisas, 
 
 
a ) 
 dos acordos assinados entre o Brasil e Portugal. 
 
 
b ) 
 da vontade política da Princesa Isabel, do Brasil. 
 
 
c ) 
 do desejo da elite brasileira de se implementar o progresso no Brasil. 
 
 
d ) 
 da luta e organização dos negros ao longo dos séculos de escravidão no Brasil. 
 
QUESTÃO 5 
"A Lei 10.741, de 1.º de outubro de 2003, que institui o Estatuto do Idoso, dispõe sobre papel 
da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público de assegurar ao idoso, com 
absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à 
cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e 
à convivência familiar e comunitária" (SDH, 2016). 
Sobre o Estatuto do Idoso, assinale a alternativa correta. 
 
 
 
a ) 
O Estatuto do Idoso, em referência ao disposto na Lei 10.741/2003, autoriza a discriminação do idoso nos planos 
de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade. 
 
 
b ) 
A lei atribui ao Poder Público o dever de estimular e criar programas voltados para a profissionalização da pessoa 
idosa, aproveitando seus potenciais e habilidades para atividades regulares e remuneradas; estimular as empresas 
privadas para a admissão de pessoas idosas no trabalho e preparar os trabalhadores para a aposentadoria, com 
antecedência mínima de um ano. 
 
 
c ) 
A priorização do atendimento a idosos em órgãos públicos e privados prestadores de serviços, quando 
desabrigados e sem família, deverá respeitar as diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as 
contradições entre os meios rural e urbano, sendo, portanto, obrigatório o estabelecimento de um processo de 
triagem que impeça a permanência dos idosos oriundos do meio rural nos núcleos urbanos. 
 
 
d ) 
 Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra idosos serão obrigatoriamente comunicados pelos 
profissionais de saúde especificamente ao Conselho Nacionaldo Idoso. 
 
e ) 
A pessoa idosa, com idade igual ou superior a setenta anos, tem direito ao exercício de atividade profissional, 
respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas. 
 
 
 
 
QUESTÃO 6 
Em 1910, foi criada a primeira agência indigenista estatal - o Serviço de Proteção aos Índios 
- com a múltipla e ambígua finalidade de proteger e evitar o extermínio dos povos indígenas, 
resolver as situações de conflito existentes entre eles e os brancos e pacificar os "índios 
bravos", liberar terras para o avance das frentes de 
expansão agrícola, pastoris e madeireira e formar os indígenas como trabalhadores 
nacionais. A estratégia seguida para alcançar esses objetivos foi 
 
 
a ) 
 o estímulo ao estabelecimento de imigrantes estrangeiros e trabalhadores provindos de outras regiões do país 
entre os indígenas. 
 
 
b ) 
criação de postos indígenas dirigidos por representantes do SPI, que foram estruturados (1) conforme a fase de 
integração que se considerava que os índios estariam. 
 
 
c ) 
 a defesa das terras tradicionalmente ocupadas por indígenas e a expropriação das terras de posseiros e 
fazendeiros. 
 
 
d ) 
a criação de Postos Indígenas dirigidos por missionários, onde se reuniria indiferenciadamente povos indígenas em 
diversas situações de contato com a sociedade nacional. 
 
QUESTÃO 7 
O Governo Federal, ao lançar o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência 
(Viver sem Limite), por meio do Decreto 7.612, de 17 de novembro de 2011, ressalta o 
compromisso do Brasil com as prerrogativas da Convenção sobre os Direitos das Pessoas 
com Deficiência. A par disso, em 6 de janeiro de 2016, entrou em vigor o chamado Estatuto 
da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146/2015, que traz um extenso rol de direitos 
fundamentais. 
 
Sobre os direitos das pessoas com deficiência é possível afirmar: 
 
 
 
a ) 
 O Estatuto da Pessoa com Deficiência apenas consagra direitos civis, econômicos e culturais, não adentrando na 
questão dos direitos políticos. 
 
 
 
 
 
b ) 
 o programa do Governo Federal Viver sem Limite é um programa voltado à efetivação dos direitos das pessoas 
com deficiência, consistente num "conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: acesso à educação; 
inclusão social; atenção à Saúde e acessibilidade". 
 
 
 
 
 
c ) 
O Estatuto da Pessoa com Deficiência é a única legislação nacional que tem como um dos objetivos a proteção 
dos direitos das pessoas com deficiência, não havendo, até então, qualquer previsão legislativa que viesse a 
assegurar esses direitos. 
 
 
 
 
 
d ) 
contrariando a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o Estatuto da Pessoa com Deficiência 
adota um conceito biomédico de deficiência, excluindo a influência dos aspectos sociais na exclusão dessas 
pessoas. 
 
 
 
 
 
e ) 
o Estatuto da Pessoa com Deficiência preocupa-se, tão somente, em estabelecer um rol de direitos, sem adentrar 
em outras disposições como, por exemplo, na previsão de crimes relacionados à ofensa a esses direitos. 
 
 
 
 
QUESTÃO 8 
O Brasil tem obtido avanços em relação ao tratamento dados às denúncias relativas à 
violência contra a mulher com medidas como, por exemplo, a instituição da Lei 11.340/2006, 
a chamada Lei Maria da Penha. No entanto, existe um tipo de violência difícil de combater, 
que incide sobre a identidade social das mulheres, que é a violência simbólica, que 
 
 
 
a ) 
 impõe comportamentos e papéis sociais resultantes da lógica de dominação do masculino sobre o feminino em 
toda a esfera social. 
 
 
 
 
 
b ) 
 expõe a mulher de forma negativa por meio da calúnia, difamação ou injúria. 
 
 
 
 
 
c ) 
 causa dano emocional, diminui a autoestima, humilha, persegue, controla suas ações, manipula, compromete sua 
autodeterminação. 
 
 
 
 
 
d ) 
constrange a mulher mediante intimidação, ameaça ou uso da força, para induzi-la a exercer sua sexualidade ou a 
limitar seus direitos reprodutivos. 
 
 
 
 
 
e ) 
 retém ou destrói seus bens pessoais, recursos econômicos, objetos e documentos pessoais 
 
 
 
 
Disciplina: 100942 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM 
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou: 
QUESTÃO 1 
Sobre a autoavaliação, é correto afirmar que 
 
 
a ) 
 é uma forma de facilitar a aprovação dos alunos. 
 
 
b ) 
 é considerada atividade de desresponsabilização do professor, pois repassa sua tarefa aos alunos. 
 
 
c ) 
 é considerada uma atividade obrigatória, mas não tem muito sentido para os alunos devido à falta de maturidade 
que têm. 
 
 
d ) 
 é a nota que o próprio aluno atribui a si. 
 
 
e ) 
 é considerada uma apreciação do próprio percurso de aprendizagem e dos resultados alcançados ao longo do seu 
processo de aprendizagem. 
 
QUESTÃO 2 
(ENADE-2011) O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações 
didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem 
e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que 
convergem para a realização do ensino propriamente dito. 
(LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72.) 
Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, 
executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais 
afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor. 
I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-
los de modo contextualizado. 
II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem 
instrumentos quantitativos precisos e fidedignos. 
III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los 
conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes. 
IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a 
serem trabalhados durante o ano letivo. 
 
 
É correto apenas o que se afirma em 
 
 
a ) 
 II e III. 
 
 
b ) 
 III e IV. 
 
 
c ) 
 II e IV. 
 
 
d ) 
 I e III. 
 
 
e ) 
 I e II. 
 
QUESTÃO 3 
Sobre o SINAES, é correto afirmar que 
 
 
a ) 
 o Exame Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado mediante os anseios da sociedade 
para melhorar a oferta e a qualidade do ensino superior, e também para atender um movimento crescente de luta 
contra as universidades particulares. 
 
 
b ) 
 o Exame Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado como um mecanismo fiscalizador, de 
forma a atender aos anseios da sociedade para melhorar a oferta e a qualidade do ensino superior e, também, 
para atender um movimento crescente de instituições clandestinas. 
 
 
c ) 
 O Exame Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado mediante os anseios da sociedade 
para fiscalizar a oferta do ensino superior, visto que esta oferta estava abraçando um número muito grande de 
jovens, dificultando o ingresso no mercado de trabalho. 
 
 
d ) 
 o Exame Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado mediante os anseios da sociedade 
para melhorar a oferta e a qualidade do ensino superior, e também para atender um movimento crescente de luta 
para redução de vagas de alunos por turma nas universidade públicas. 
 
 
e ) 
 o Exame Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado mediante os anseios da sociedade 
para melhorar a oferta e a qualidade do ensino superior, e também para atender um movimento crescente de 
democratização. 
 
QUESTÃO 4 
(ENADE-2005) Dois coordenadores pedagógicos, recém-admitidos em uma escola pública, 
fazem um diagnóstico da instituição e identificam a necessidade de melhoria da gestão 
escolar e da qualidade do ensino. A proposta dos coordenadores pedagógicos é trabalhar 
com leitura de textos sobre o tema, entrevistas com professores,alunos, pais e funcionários, 
relatos de experiência de outras escolas, seminários e debates. Estes recursos devem 
garantir que a discussão tenha como foco um suporte teórico para a realização de ações que 
promovam uma gestão comprometida com a qualidade de ensino, a inclusão social e o 
sucesso escolar de seus alunos. Para alcançar o que pretendem, os coordenadores 
pedagógicos precisam conseguir 
 
 
a ) 
 a mobilização da comunidade escolar, para garantir auxílio à escola e à região. 
 
 
b ) 
 a decisão da comunidade escolar de implementar a gestão democrática, tendo clareza de seus desdobramentos. 
 
 
c ) 
 o aval dos pais, para garantir a participação deste segmento nas decisões da escola. 
 
 
d ) 
 o apoio dos políticos e do comércio da região, para equipar a escola com recursos tecnológicos. 
 
 
e ) 
 a aprovação do diretor da escola, para implantar uma gestão democrática. 
 
QUESTÃO 5 
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9.394, de 20 de janeiro de 1996) 
estabelece cinco critérios sobre a verificação do rendimento escolar. Assinale a alternativa 
correspondente a esses critérios. 
 
 
a ) 
 a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os 
qualitativos; 
b) possibilidade de aceleração de estudos para todos os alunos que demonstrarem intelecto superior aos demais; 
c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado para todos os alunos que 
detenham inteligência superior aos demais; 
d) aproveitamento de estudos concluídos com êxito para os alunos de inclusão; 
e) obrigatoriedade de estudos de recuperação para os alunos de inclusão. 
 
 
b ) 
a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os 
quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; 
b) impossibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar; 
c) impossibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado; 
d) não aceitação de nenhum tipo de aproveitamento de estudos concluídos com êxito; 
e) não obrigatoriedade de estudos de recuperação. 
 
 
c ) 
 a) avaliação com base no desempenho do aluno, por meio de avaliações bimestrais; 
b) possibilidade de aceleração de estudos para todos os alunos que tiverem interesse; 
c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado; 
d) não aceitação de nenhum tipo de aproveitamento de estudos concluídos com êxito; 
e) obrigatoriedade de estudos de recuperação,para os alunos de inclusão. 
 
 
d ) 
 a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os 
quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; 
b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar; 
c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado; 
d) aproveitamento de estudos concluídos com êxito; 
e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo 
rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos. 
 
 
e ) 
 a) avaliação final do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos; 
b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar, desde que demonstrem interesse pelos 
estudos; 
c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado; 
d) aproveitamento de estudos concluídos com êxito no exterior; 
e) não obrigatoriedade de estudos de recuperação. 
 
QUESTÃO 6 
(ENADE-2011) 
 
 
(QUINO. Toda a Mafalda. Trad. Andréa Stahel M. da Silva et al. São Paulo: Martins Fontes, 
1993, p. 71.) 
 
Muitas vezes, os próprios educadores, por incrível que pareça, também vítimas de uma 
formação alienante, não sabem o porquê daquilo que dão, não sabem o significado daquilo 
que ensinam e quando interrogados dão respostas evasivas: "é pré-requisito para as séries 
seguintes", "cai no vestibular", "hoje você não entende, mas daqui a dez anos vai entender". 
Muitos alunos acabam acreditando que aquilo que se aprende na escola não é para 
entender mesmo, que só entenderão quando forem adultos, ou seja, acabam se 
conformando com o ensino desprovido de sentido. 
(VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula. 13. ed. São 
Paulo: Libertad, 2002, p. 27-8.) 
Correlacionando a tirinha de Mafalda e o texto de Vasconcellos, avalie as afirmações a 
seguir. 
I. O processo de conhecimento deve ser refletido e encaminhado a partir da perspectiva de 
uma prática social. 
II. Saber qual conhecimento deve ser ensinado nas escolas continua sendo uma questão 
nuclear para o processo pedagógico. 
III. O processo de conhecimento deve possibilitar compreender, usufruir e transformar a 
realidade. 
IV. A escola deve ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular, mesmo que sejam 
desprovidos de significado e sentido para professores e alunos. 
V. Os projetos curriculares devem desconsiderar a influência do currículo oculto que ocorre 
na escola com caráter informal e sem planejamento. 
 
 
É correto apenas o que se afirma em 
 
 
a ) 
 II e IV. 
 
 
b ) 
 I e IV. 
 
 
c ) 
 I e III. 
 
 
d ) 
 I, II e III. 
 
 
e ) 
 II, III e IV. 
 
QUESTÃO 7 
(ENADE-2011) O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações 
didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem 
e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que 
convergem para a realização do ensino propriamente dito. 
(LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72.) 
Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, 
executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais 
afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor. 
I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-
los de modo contextualizado. 
II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem 
instrumentos quantitativos precisos e fidedignos. 
III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los 
conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes. 
IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a 
serem trabalhados durante o ano letivo. 
É correto apenas o que se afirma em 
 
 
a ) 
 II e IV. 
 
 
b ) 
 I e II. 
 
 
c ) 
 III e IV. 
 
 
d ) 
 I e III. 
 
 
e ) 
 II e III. 
 
QUESTÃO 8 
(ENADE-2011) A escola delimita espaços. Servindo-se de símbolos e códigos, ela afirma o 
que cada um pode (ou não pode) fazer. Ela separa e institui. Informa o "lugar" dos pequenos 
e dos grandes, dos meninos e das meninas. Através dos seus quadros, crucifixos, santas ou 
esculturas, aponta aqueles/as que deverão ser modelos e permite, também, que os sujeitos 
se reconheçam (ou não) nesses modelos [...] Currículos, normas, procedimentos de ensino, 
teorias, linguagem, materiais didáticos, processo de avaliação são, seguramente, loci das 
diferenças de gênero, sexualidade, etnia, classe - são constituídos por essas distinções e, ao 
mesmo tempo, seus produtores. Todas essas dimensões precisam, pois, ser colocadas em 
questão. É indispensável questionar não apenas o que ensinamos, mas o modo como 
ensinamos e que sentidos nossos/as alunos/as dão ao que aprendem. Atrevidamente é 
preciso, também, problematizar as teorias que orientam nosso trabalho (incluindo, aqui, até 
mesmo aquelas teorias consideradas "críticas"). Temos de estar atentas/os, sobretudo, para 
nossa linguagem, procurando perceber o sexismo, o racismo e o etnocentrismo que ela 
frequentementecarrega e institui. 
 
 
(LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 7. ed. 
Petrópolis: Vozes, 1997, p. 58 e 64.) 
 
Com base no texto acima, avalie as afirmações que se seguem. 
 
 
I. A escola define os espaços que cada um deve ocupar socialmente, visto que reproduz 
modelos e condiciona os alunos a segui-los. 
II. Os espaços delimitados pela escola representam a sala de aula em si, visto que é o 
ambiente predominante em que acontece o processo de aprendizagem. 
III. A delimitação de espaços pela escola só acontece no espaço escolar, visto que o(a) 
aluno(a) o ignora nos momentos em que não está inserido no contexto educacional. 
IV. Os espaços delimitados pela escola representam a rotulação e o estabelecimento de 
papéis e padrões de comportamento. 
É correto apenas o que se afirma em 
 
 
a ) 
 I e II. 
 
 
b ) 
 II, III e IV. 
 
 
c ) 
 I e IV. 
 
 
d ) 
 I, III e IV. 
 
 
e ) 
 II e III. 
 
QUESTÃO 9 
(ENADE-2011) O currículo, há muito tempo, deixou de ser apenas uma área meramente 
técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, técnicas e métodos. Já se pode 
falar agora em uma tradição crítica do currículo, guiada por questões sociológicas, políticas e 
epistemológicas. 
(MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (Org). Currículo, cultura e sociedade. 6. ed. Cortez, 
2002, p. 7-8. Adaptado.) 
Na perspectiva do texto acima, avalie as seguintes asserções. 
O currículo é considerado um artefato social e cultural. 
PORQUE 
O currículo não é um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada do 
conhecimento social, pois implica relações de poder, transmite visões sociais particulares e 
interessadas, não é um elemento transcendente e atemporal. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
 
 
a ) 
 A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. 
 
 
b ) 
 As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
 
 
c ) 
 A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. 
 
 
d ) 
 As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. 
 
 
e ) 
 Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas. 
 
QUESTÃO 10 
Diante de uma concepção de avaliação formativa, elaborar instrumentos que possam coletar, 
da forma mais próxima do real, dados da avaliação da aprendizagem dos alunos traduz uma 
preocupação com uma avaliação intencional e bem planejada. Desse modo, produzir bons 
instrumentos requer a análise de alguns aspectos importantes. Assinale a alternativa que 
contempla esses aspectos. 
 
 
a ) 
 Avaliações bem elaboradas, com questões de difícil compreensão; propostas desafiadoras, no sentido de dificultar 
o processo como forma de seleção; instrumentos que possam medir de forma precisa o conhecimento dos alunos. 
 
 
b ) 
 Atribuir conceitos precisos nas avaliações; estabelecer semana de provas; classificar os alunos por nível de 
conhecimento. 
 
 
c ) 
 Estabelecer quadros comparativos de aprendizagem dos alunos, fomentando a competição pelo melhor resultado; 
estabelecer determinadas punições para os alunos que obtiverem baixo rendimento. 
 
 
d ) 
 Propostas desafiadoras, contextualizadas e coerentes com as expectativas de aprendizagem; poder identificar os 
conhecimentos do aluno e as expectativas por ele formuladas; possibilitar a reflexão nos alunos, para que possam 
elaborar hipóteses e para que expressem seus pensamentos; permitir que os alunos aprendam com os erros e 
tenham clareza do que se pretende; explicitar com clareza o que e como se pretende avaliar. 
 
e ) 
 Propostas desafiadoras; questões objetivas; avaliações elaboradas pela gestão escolar de modo a tornar o 
processo o mais rígido possível. 
 
QUESTÃO 11 
(ENADE-2011) A avaliação da aprendizagem ganhou um espaço tão amplo nos processos 
de ensino que nossa prática educativa escolar passou a ser direcionada por uma "pedagogia 
do exame". 
PORQUE 
No processo de avaliação do ensino e da aprendizagem da maioria das escolas brasileiras, 
predomina a utilização da avaliação diagnóstica em detrimento da classificatória. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
 
 
a ) 
 As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
 
 
b ) 
 Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas. 
 
 
c ) 
 A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. 
 
 
d ) 
 A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. 
 
 
e ) 
 As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. 
 
QUESTÃO 12 
Outra forma de obter informações relevantes da aprendizagem dos alunos, possibilitando 
visualizar o caminho da aprendizagem, se dá por meio dos portfólios de avaliação, que 
podem contemplar tanto os pareceres quanto relatórios e fichas. Sobre portfólio, é correto 
afirmar que 
 
 
a ) 
 configura-se como uma construção do aluno, caracterizando-se como uma coleção de produções escolares, as 
quais representam evidências de sua aprendizagem. 
 
 
b ) 
 são pastas que contemplam algumas atividades elaboradas exclusivamente para compor o portfólio para 
apresentar aos pais. 
 
 
c ) 
 são pastas que acumulam todas as atividades dos alunos realizadas no ano em curso, não acompanhando o 
aluno na etapa seguinte. 
 
 
d ) 
 são pastas que contemplam todas as avaliações bimestrais, trimestrais e/ou semestrais realizadas durante o ano 
letivo. 
 
 
e ) 
 são atividades feitas em folhas soltas e, por isso, agrupadas em pasta, a qual tem o nome de portfólio. 
 
 
 
 
 
Disciplina: 491 - EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO 
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou: 
QUESTÃO 1 
Os conteúdos indicados para 3.a e 4.a série do Ensino Fundamental devem 
 
 
 
a ) 
 compor-se apenas de atividades lúdicas e coletivas, como futebol e queimada. 
 
 
 
b ) 
 respeitar o nível de maturidade dos alunos e saber que pode haver diferenças. 
 
 
 
c ) 
 respeitar o pensamento do professor, pois ele comanda os exercícios. 
 
 
 
d ) 
 principalmente respeitar as condições da escola e os projetos dos docentes. 
 
 
QUESTÃO 2 
A Educação Física Infantil tem como objetivo máximo "o desenvolvimento harmônico e 
_________ da criança pré-escolar." 
 
A palavra que preenche corretamente a lacuna é: 
 
 
a ) 
 mental. 
 
 
 
b ) 
 psicológico. 
 
 
 
c ) 
 biológico. 
 
 
 
d ) 
 integral. 
 
 
QUESTÃO 3 
Fazer rotação dos braços é um procedimento relacionado à categoria de movimento 
atividade 
 
 
 
a ) 
 manipulativa. 
 
 
 
b ) 
 locomotora. 
 
 
 
c ) 
 estática. 
 
 
 
d ) 
 não locomotora. 
 
 
QUESTÃO 4 
Sobre as aquisições neuromotoras que a criança possui por volta de 3 e 4 anos de idade até 
8 anos (segunda infância), todas as alternativas estão corretas, exceto: 
 
 
 
a ) 
 a mão é o instrumento da expressão gráfica e a escrita constitui-se num exercício psicomotor. 
 
 
 
b ) 
 estão vinculados à corporeidade todos os aspectos da relação dirigidos ao conhecimento. 
 
 
 
c ) 
 hábitos motores e psicomotores são essenciais nessa fase para que a criança consiga utilizar os meios de 
expressão gráfica. 
 
 
 
d ) 
 nessa fase, não há relação entre a evolução psicomotora e a aprendizagem da leitura e escrita. 
 
 
QUESTÃO 5 
Com relação ao planejamento de uma proposta destinada aos alunos, um bom professor 
deve 
 
 
 
a ) 
 rever o conteúdo teórico e planificar as aulas pensando no material. 
 
 
 
b ) 
 rever a prática, rever a sua aptidão física pessoal e controlar seus alunos. 
 
 
 
c ) 
 improvisar as aulas, controlar seus alunos e realizar avaliações em todos. 
 
 
 
d ) 
 rever o conteúdo teórico, analisar o nível dosalunos e pensar no material. 
 
 
QUESTÃO 6 
A música é um recurso interessante, pois 
 
 
 
a ) 
 possibilita que a criança trabalhe a coordenação motora fina. 
 
 
 
b ) 
 possibilita que a criança tenha contato com outros materiais e perceba a importância de ter cuidado com os 
objetos dos amigos. 
 
 
 
c ) 
 está relacionada a processos cognitivos. 
 
 
 
d ) 
 possibilita que a criança tenha contato com diversos ritmos, auxiliando dessa forma o desenvolvimento motor. 
 
 
QUESTÃO 7 
O período denominado de "volta à calma" deve ter 
 
 
 
a ) 
 de cinco a dez minutos. 
 
 
 
b ) 
 20 minutos. 
 
 
 
c ) 
 15 minutos. 
 
 
 
d ) 
 mais de dez minutos. 
 
 
QUESTÃO 8 
Uma atividade que envolve a representação de mímica refere-se: 
 
 
 
a ) 
 às qualidades físicas. 
 
 
 
b ) 
 ao esquema corporal. 
 
 
 
c ) 
 à expressão corporal. 
 
 
 
d ) 
 à orientação espaço temporal. 
 
 
QUESTÃO 9 
Escolha as atividades mais recomendadas para os alunos das primeiras séries do Ensino 
Fundamental. 
 
 
 
a ) 
 Jogos lúdicos e danças simples. 
 
 
 
b ) 
 Competições, estafetas e esportes. 
 
 
 
c ) 
 Lutas, esportes e danças simples. 
 
 
 
d ) 
 Jogos, danças e esportes coletivos. 
 
 
QUESTÃO 10 
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), a avaliação do 
aluno deve ser 
 
 
 
a ) 
 um conjunto de instrumentos aplicados todos os dias. 
 
 
 
b ) 
 um instrumento que serve somente para avaliar o professor. 
 
 
 
c ) 
 a única medida para verificar o aproveitamento do aluno. 
 
 
 
d ) 
 um instrumento único, com a prova ocorrendo em uma única data. 
 
 
QUESTÃO 11 
Na elaboração de uma aula de Educação Física Infantil, deve-se levar em conta a faixa 
etária das crianças. Para crianças com três anos de idade, a aula deve ter 
 
 
 
a ) 
 45 minutos. 
 
 
 
b ) 
 25 minutos. 
 
 
 
c ) 
 30 minutos. 
 
 
 
d ) 
 de 40 a 50 minutos. 
 
 
QUESTÃO 12 
A coordenação visual e motora é a coordenação de movimentos que se orientam pela visão. 
São exemplos de atividades visuais e motoras, exceto exercícios de: 
 
 
 
a ) 
 recepção. 
 
 
 
b ) 
 lançamento. 
 
 
 
c ) 
 recepção e lançamento. 
 
 
 
d ) 
 salto. 
 
 
 
 
Disciplina: 3 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou: 
QUESTÃO 1 
As cantigas de roda constituem-se como atividades de grande valor educativo e 
I. contribuem para o desenvolvimento das coordenações sensório-motoras. 
II. educam o senso de ritmo. 
III. perpetuam tradições folclóricas. 
De acordo com as afirmações, assinale a alternativa correta. 
 
 
a ) 
 Apenas as afirmativas II e III são corretas. 
 
b ) 
 Apenas as afirmativas I e II são corretas. 
 
c ) 
 Apenas as afirmativas I e III são corretas. 
 
d ) 
 As afirmativas I, II e III são corretas. 
QUESTÃO 2 
São eixos de trabalho do âmbito Conhecimento do Mundo, definidos pelo Referencial 
Curricular Nacional para a Educação Infantil: 
 
 
a ) 
 Movimento, Artes Visuais e Música, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita, Matemática. 
 
b ) 
 Autonomia, Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Identidade. 
 
c ) 
 Identidade, Natureza e Sociedade, Artes Visuais e Música, Autonomia. 
 
d ) 
 Matemática, Identidade, Autonomia, Natureza e Sociedade, Movimento. 
QUESTÃO 3 
Escolha a afirmativa que não corresponde à ideia expressa pela teoria da privação cultural e 
da educação compensatória. 
 
 
a ) 
O Estado deveria oferecer diferentes propostas culturais para todas as crianças de 0 a 6 anos de idade, 
independentemente da sua origem social. 
 
 
b ) 
 Só havia uma forma de ser criança e esse modelo era o da criança da classe média. 
 
c ) 
As instituições de Educação Infantil, em especial a pré-escola, eram as responsáveis pela mudança social do país. 
 
 
d ) 
A creche/pré-escola devia suprir as carências das crianças cujas famílias compunham as camadas sociais mais 
pobres do país. 
 
QUESTÃO 4 
A decoração da sala de aula é um aspecto importante na proposta educacional de uma 
creche/pré-escola. Portanto, pode-se afirmar que 
 
 
a ) 
 é preciso educar a sensibilidade estética das crianças. 
 
b ) 
 quanto maior a quantidade de enfeites na sala de aula, melhor será a acolhida da criança na instituição. 
 
c ) 
a reprodução de personagens de histórias infantis, gibis e desenhos animados é fundamental para que a criança 
desenvolva-se. 
 
 
d ) 
ao decorar a sala de aula, o professor deve levar em consideração os desenhos que predominam nos programas 
de televisão. 
 
QUESTÃO 5 
Para que a Educação Infantil tenha a sua própria identidade, é preciso que 
I. seja diferente da educação da família. 
II. seja diferente da educação oferecida pela escola de Ensino Fundamental. 
III. envolva tanto o educar quanto o cuidar. 
Conforme as afirmações acima, marque a alternativa correta. 
 
 
a ) 
 Apenas as afirmativas I e III são corretas. 
 
b ) 
 As afirmativas I, II e III são as corretas. 
 
c ) 
 Apenas as afirmativas II e III são corretas. 
 
d ) 
 Apenas as afirmativas I e II são corretas. 
QUESTÃO 6 
No Brasil, no início do século XX, existiram grupos de mulheres de classes sociais abastadas 
que, organizadas em associações religiosas ou filantrópicas, criaram várias creches. O 
pensamento que limitava a prática dessas senhoras era a ideia de que 
 
 
a ) 
 a creche, como educação coletiva, seria importante para o desenvolvimento das crianças. 
 
b ) 
 havia necessidade de mudanças radicais nas políticas públicas. 
 
c ) 
 as mães deviam organizar-se melhor e reivindicar mais creches. 
 
d ) 
 a creche seria um "mal necessário", um substitutivo inadequado para o cuidado materno. 
QUESTÃO 7 
Diversos estudos e pesquisas têm mostrado que o ambiente educacional das creches e pré-
escolas deve 
 
 
a ) 
 ser estruturado, tendo o adulto como centro das atividades realizadas pelas crianças. 
 
b ) 
 ser amplo, aberto e vazio. 
 
c ) 
dar ênfase à satisfação das necessidades físicas, não se interessando pelas relações afetivas, sociais e cognitivas. 
 
 
d ) 
prever a organização dos ambientes de forma a permitir que as crianças escolham as atividades que desejam. 
 
QUESTÃO 8 
Os conteúdos curriculares de uma proposta pedagógica precisam 
 
 
a ) 
 ser apresentados em forma de lista. 
 
b ) 
 trazer para a sala de aula as múltiplas manifestações culturais. 
 
c ) 
 conter informações que prioritariamente desenvolvam o raciocínio das crianças. 
 
d ) 
 ser neutros para evitar diferentes opiniões e troca de ideias. 
QUESTÃO 9 
As atividades de rotina nas instituições de Educação Infantil se destinam a 
 
 
a ) 
 auxiliar a criança a se situar no tempo e no espaço. 
 
b ) 
 tornar o trabalho do professor repetitivo, monótono e pouco participativo. 
 
c ) 
 aumentar a dependência das crianças em relação às orientações do adulto. 
 
d ) 
 adaptar a criança às atividades propostas e cercear os processos de desenvolvimento e aprendizagem. 
QUESTÃO 10 
A década de 1970, no Brasil, foi marcada pela existência de movimentos sociais: em São 
Paulo, foi oficializado o Movimento de Luta por Creches. Escolha a alternativa que retrata a 
realidade desse movimento. 
 
 
a ) 
 Foi organizado por professores da rede pública de educação. 
 
b ) 
 Surgiu de um grupo de senhoras católicas preocupadas com o grande número de crianças abandonadas. 
 
c ) 
 Reivindicava a participação do Estado na criação de uma rede de creches públicas. 
 
d ) 
 Exigia que a Secretaria de Saúde Pública criasse creches com atendimento médico. 
QUESTÃO 11 
Conteúdos atitudinais tratam de valores, normas e atitudes. Sobre esses conteúdos, é 
correto afirmar que 
I. conceber valores, normas e atitudes como conteúdos implica torná-los explícitos e 
compreendê-los como passíveis de serem planejados. 
II.a falta de coerência entre o discurso e a prática é um dos fatores que promovem o 
fracasso dos trabalhos com os valores. 
III. crianças podem aprender de forma incidental e não sistemática e consciente, o que 
aumenta a responsabilidade de cada um e de todos em relação aos valores e atitudes que 
cultivam. 
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta. 
 
 
a ) 
 As afirmativas I, II e III são corretas. 
 
b ) 
 Apenas as afirmativas II e III são corretas. 
 
c ) 
 Apenas as afirmativas I e II são corretas. 
 
d ) 
 Apenas as afirmativas I e III são corretas. 
QUESTÃO 12 
Nas instituições de Educação Infantil criadas por reivindicação da comunidade, observa-se 
que 
I. há participação ativa e abrangente da comunidade em todo o processo, que se inicia com 
a criação da pré-escola e segue com o acompanhamento do seu funcionamento. 
II. desconsidera-se a classe social da criança e se estabelece um padrão de classe 
dominante para a sua educação. 
III. não há valorização nem conhecimento das características culturais e étnicas dos 
diferentes grupos sociais que compõem nossa sociedade. 
Conforme as afirmações, marque a alternativa correta. 
 
 
a ) 
 Apenas a afirmativa III é correta. 
 
b ) 
 As afirmativas I e II são as corretas. 
 
c ) 
 Apenas a afirmativa I é correta. 
 
d ) 
 Apenas a afirmativa II é correta.

Mais conteúdos dessa disciplina