A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
TRABALHO AVA2 GESTÃO DE RISCOS E SEGUROS

Pré-visualização | Página 1 de 1

TRABALHO AVA 2 - GESTÃO DE RISCOS E SEGUROS
 ALUNA: 
1- Analise o perfil dos contratantes de Previdência Complementar Aberta PGBL e VGBL.
2- Indique e justifique qual o mais indicado para cada tipo de investidor. 
 Resposta:
1- Analise o perfil dos contratantes de Previdência Complementar Aberta PGBL e VGBL:
Segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada (Fenaprevi), homens, com mais de 50 anos e moradores do Sudeste representam o maior grupo do sistema de previdência complementar aberta. Na última década, os planos VGBL e PGBL tiveram expansão de aproximadamente 19% ao ano e os fechados 10%.
Os dados mostram que o aumento gradual da renda (mesmo que pequeno), que traz a possibilidade de poupar, tem levado à tomada de consciência de que a previdência social deve trazer um retorno cada vez menor. Nosso número ainda pode ser maior. Basta a economia crescer um pouco mais do que vem crescendo.
 A Idade média dos compradores de planos de previdência no Brasil também está em queda: caiu de 40 anos em 2008 para 35 anos em 2012, diz a Fenaprevi. Os investidores com mais de 50 anos são maioria no país, segundo a instituição: 28,67%. Em segundo lugar, vêm os poupadores de 30 a 40 anos, com 25,77%. Menores de 18 anos representam 7,58% dos planos. Em estudo desse ano, a BrasilPrev analisou o perfil de seu 1,2 milhão de clientes que têm planos PGBL e VGBL e descobriu que 61,1% deles hoje têm até 40 anos.
Na hora de investir em previdência, no entanto, o brasileiro ainda tem perfil conservador, segundo levantamento da SulAmérica Seguros em sua base de clientes mostra que hoje 46% dos que contratam planos de previdência (excluídos os segmentos de alta renda, de produtos voltados para menores e de planos não mais comercializados, os chamados tradicionais) investem em planos de previdência de renda fixa. Em 2011, eram 35%, o cliente com investimentos de longo prazo está até disposto a correr riscos. Quando o PGBL e o VGBL entraram no mercado, eram produtos de um público classe A. Hoje, temos planos em que se pode começar a contribuir a partir de R$ 50,00. 
2- Indique e justifique qual o mais indicado para cada tipo de investidor. 
Diferença entre VGBL e PGBL:
O primeiro (VGBL) é classificado como seguro de pessoa, enquanto o segundo (PGBL) é um plano de previdência complementar. 
A principal diferença entre os dois reside no tratamento tributário dispensado a um e outro. Em ambos os casos, o imposto de renda incide apenas no momento do resgate ou recebimento da renda.
PGBL:
É um plano de previdência que permite vantagens fiscais na declaração do Imposto de Renda. Essa é sua principal característica: dedução da contribuição do Imposto de Renda anual.
Assim, ele é ideal para quem é optante da declaração de ajuste anual com formulário completo.
O modelo completo de IR é recomendado para pessoas que têm mais despesas que o normal para deduzir, como gastos com plano de saúde, educação, dependentes e etc.
A conta resumida é: se a soma total das suas deduções passarem do limite de R$ 16.754,34 do modelo simplificado, então a melhor opção é fazer a declaração completa.
No final do período de acumulação, o imposto será recolhido sobre o montante total acumulado com o passar dos anos. Ou seja, as suas contribuições mais o rendimento.
A vantagem disso é que os seus rendimentos serão também sobre o valor que seria pago ao IR, aumentando sua rentabilidade até o fim do período.
Além disso, o PGBL é recomendado para pessoas que querem contribuir com até 12% de sua renda anual. Não sendo recomendado passar disso em PGBL.
VGBL:
 É indicado para quem permanece no modelo simplificado, ou seja, quem possui menos deduções a fazer do IR.
Diferente do PGBL, esse plano possui o recolhimento apenas sobre a rentabilidade do patrimônio, e não sobre o todo. Assim, essa incidência ocorre apenas uma vez, no momento do resgate do VGBL.
Além disso, no VGBL não existem limites sobre a sua contribuição. É possível ultrapassar o valor de 12% da sua renda e ter um benefício proporcional.
Fonte:
Sul América Seguros
Nacional de Previdência Privada- Fenaprevi
https://www.infomoney.com.br/onde-investir/pgbl-ou-vgbl-perfil-do-contribuinte-pode-determinar-escolha-da-previdencia-privada/
https://oglobo.globo.com/economia/pgbl-vgbl-sao-os-principais-produtos-de-previdencia-privada-4140016

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.