Buscar

ATIVIDADE PRÁTICA 4 - Matemática Empresarial

Prévia do material em texto

(
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL 
 
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
)
	DISCIPLINA: Matemática Empresarial
PROFESSORES: Magda Leyser
	CRÉDITOS: 4	 UNIDADE/EAD: 1000
HORAS/AULA TOTAIS: 68
ANO/SEM.: 2019/1
	ATIVIDADE PRATICA Nº 4
	Esta Atividade Prática apresenta exercícios de aplicação dos conceitos trabalhados e desenvolvidos nos Capítulos 9 e 10 do Livro Texto. 
	As questões abaixo relacionadas versam sobre integral e suas aplicações na economia e vale observar que: 
 
	i. Você estudou também a função demanda e viu que ela relaciona o preço de um produto à quantidade comprada, demandada, pelo consumidor. Viu também que a função demanda é, geralmente, uma função decrescente, pois conforme o preço do produto aumenta a quantia demandada diminui. Observe abaixo o gráfico da função demanda de certo produto onde consideramos como ponto A(q0 ; p0) determinado por q0 (quantia demandada) quando o preço é o preço de mercado p0 (preço de equilíbrio de mercado). 
Lembre-se que os economistas denominam a área da região destacada no gráfico, que é limitada pelo gráfico da função demanda, pela reta horizontal p = po e pela reta vertical q=0, de excedente do consumidor. A área da região pode ser calculada pela integral definida ou por Podemos dizer que o excedente do consumidor é a diferença entre o que o consumidor está disposto a gastar e o que ele realmente gasta. 
ii. Conforme estudado no Capítulo 10 do Livro Texto, temos que os economistas denominam a área da região destacada no gráfico, que é limitada pelo gráfico da função oferta, pela reta horizontal p = po e pela reta vertical q=0, de excedente do produtor. A área da região pode ser calculada pela integral definida ou Podemos dizer que o excedente do produtor é a diferença entre o valor real obtido na venda do produto pelo produtor e o mínimo que o produtor está disposto a receber na venda do produto. Observe abaixo o gráfico da função oferta de certo produto onde consideramos como ponto determinado por (quantia ofertada) quando o preço é o preço de mercado (preço de equilíbrio de mercado). 
Questão 1 – As funções de oferta e demanda de um certo produto são modeladas por: e demanda , onde x representa quantidade e y1, y2 representam preços em unidades monetárias por 1000. Determine o excedente de consumo no(s) ponto(s) de equilíbrio(s). 
Questão 2 – Seja a função oferta para certo produto. Faça o que se pede em cada item.
a)Faça o gráfico da função oferta e assinale a área que representa o excedente do produtor quando o preço do produto é p=42. 
b) Determine o excedente do produtor para p= 42. 
Questão 3 – Um determinado produto possui a seguinte função de demanda: e sua função oferta dada pela seguinte expressão: . Com base nesses dados faça o que se pede em cada item. 
a) Construa o gráfico das duas funções no mesmo sistema de eixos. 
b) Determine o ponto de equilíbrio de mercado. 
c) Calcule o excedente do consumidor para o preço de equilíbrio. 
d) Calcule o excedente do produtor para o preço de equilíbrio.

Continue navegando