Buscar

Disfunções Muscoesqueleticas - Artrose de Joelho

Prévia do material em texto

Disfunções Muscoesqueleticas
Artrose de Joelho:
A artrose é uma doença degenerativa e progressiva das articulações do corpo humano que ocorre devido ao desgaste de grande parte da cartilagem da articulação. Ocorre mais frequentemente em pessoas com mais 65 anos, porém pacientes mais jovens com alguma causa secundária também podem desenvolver a artrose.
Causas:
· Desgaste natural da articulação, que ocorre devido a idade;
· Estar muito acima do peso;
· Doença inflamatória associada ao uso indevido da articulação;
· Traumatismo direto, como cair de joelhos por exemplo. 
Diagnóstico:
O diagnóstico da artrose é feito através da avaliação clínica individualizada de cada paciente, além de exames como a radiografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassom. 
RADIOGRAFIA DA ESQUERDA DEMONSTRA UM JOELHO NORMAL. RADIOGRAFIA DA DIREITA MOSTRA UM JOELHO COM ARTROSE E PINÇAMENTO DO ESPAÇO ARTICULAR MEDIAL. 
Sinais e Sintomas:
· Dores;
· Ruídos;
· Inchaços articulares;
· Rigidez articular (principalmente matinal);
· Deformidades;
· Dificuldade da capacidade de movimentação da articulação;
· Alterações na marcha e no equilíbrio;
· Fraqueza muscular;
Tratamentos:
O tratamento é realizado através do uso de drogas analgésicas e anti-inflamatórias e fisioterapia.
O fisioterapeuta pode utilizar várias técnicas de tratamento, como o uso de eletrotermofototerapia, crioterapia, terapia manual, prescrição de exercícios terapêuticos em solo e água, assim como utilizar métodos mais abrangentes como a Reeducação Postural Global (RPG) e o Pilates, entre outros.
Eletroterapia
A eletroterapia é utilizada através de correntes de alta, média e curta frequência, como corrente interferencial, diatermia por ondas curtas, ultrassom, estimulação nervosa transcutânea, e outros.
Frio
Com as finalidades terapêuticas de reduzir o quadro álgico, promover um relaxamento muscular, reduzir o edema e promover a quebra do ciclo dor – espasmo – dor.
Calor
Existem muitas controvérsias sobre a utilização de calor em articulações inflamadas, mas é consensual que em casos com inflamação leve e com o envolvimento de estruturas periarticulares, o emprego de calor superficial é bem tolerado.
Hidroterapia
A hidroterapia é excelente para normalizar a marcha e iniciar os exercícios de equilíbrio, mobilidade e fortalecimento, afinal a flutuabilidade da água minimiza os efeitos do apoio do peso corporal. Assim as caminhadas, chutes, equilíbrio unipodal, e mini agachamentos são realizados facilmente na piscina. 
Órteses
Podem ser indicadas órteses para a melhora e auxílio na função do membro acometido. São indicadas goteiras elásticas para estabilização medial da patela, palmilhas anti-varo, entre outros.
O uso de suportes ou palmilhas, tem o objetivo de reduzir a dor, melhorar a função física e retardar a progressão da doença.

Continue navegando