Buscar

Apol 1 Linguagem e Fenômeno Religioso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Linguagem e Fenômeno Religioso
Considere a citação: 
“Feuerbach operará, em sua crítica religiosa, a redução da teologia a antropologia. Este intuito redutor fica bem caracterizado pela frequência com que utiliza em sua obra, a expressão ‘nada mais que’. Tudo aquilo que parece ser divino nada mais é do que algo simplesmente humano.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, D. O ateísmo antropológico de Ludwig Feuerbach. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1993. p. 32.
Tendo em vista a citação e os conteúdos do texto-base Fenômeno religioso e suas linguagens sobre a definição de religião feita por Ludwig Feuerbach, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	Para Feuerbach, a religião é uma manifestação da natureza humana que busca no transcendente respostas às necessidades imanentes.
	
	B
	O ser humano é um ser espiritual, por isso, Feuerbach afirmava que a religião era a manifestação divina da natureza humana.
	
	C
	Feuerbach afirmava que a religião era a projeção do ser humano em uma divindade. Assim, a religião não revelava Deus, mas quem era o ser humano.
	
	D
	Por meio da tradição judaico-cristã, Feuerbach afirmava que a religião era uma realidade totalizante que definia os seres humanos em sua essência.
	
	E
	A realidade religiosa para Feuerbach é a manifestação de fé em um Deus que se revela ao ser humano.
Questão 2/5 - Linguagem e Fenômeno Religioso
Leia a passagem de texto:
“A religião supõe que a ordem humana é projetada na totalidade do ser. Ou por outra, a religião é a ousada tentativa de conceber o universo inteiro como humanamente significativo.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BERGER. P.  O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulinas, 2005, p. 41.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do artigo-base: Fenômeno religioso e suas linguagens sobre a concepção de Mircea Eliade acerca do fenômeno mágico-religioso, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	Para Eliade, o fenômeno mágico-religioso deve ser estudado com base nos princípios da ciência, a fim de ser considerado como verdade.
	
	B
	O fenômeno mágico-religioso tem como principal característica sua sacralidade, assim para Eliade ele não pode ser resumido pelas explicações das áreas do conhecimento científico.
	
	C
	Como um dos princípios da ciência da religião, o fenômeno mágico-religioso deve ser concebido como um conceito experimental do qual as várias ciências compartilham.
	
	D
	Para Eliade, o fenômeno mágico-religioso é a fonte espiritual que pode ser apreendida e estudada pela ciência.
	
	E
	A manifestação do religioso é a essência do fenômeno mágico-religioso, que, para Eliade, expressa o sentido mais profundo da vida humana.
Questão 3/5 - Linguagem e Fenômeno Religioso
Leia o excerto de texto:
“É preciso ainda que as consciências estejam associadas e combinadas de determinada maneira; é desta combinação que resulta a vida social e, por conseguinte, é esta combinação que a explica”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014. p. 90.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto-base Fenômeno religioso e suas linguagens sobre a concepção de religião elaborada por Émile Durkheim, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	Para Durkheim a religião, antes de ser um princípio de fé ou moral, é fonte de força para que o fiel possa suportar e superar as adversidades da vida.
	
	B
	Em Durkheim a religião está relacionada com o surgimento da sociedade capitalista.
	
	C
	A religião é aquela que doa sentido para a existência e que, segundo Durkheim, é uma das possibilidades de superar o impulso suicida.
	
	D
	O pensamento de Durkheim é profundamente religioso; dessa forma, busca explicar a sociedade e as relações econômicas tendo como base princípios teológicos.
	
	E
	Entender a religião como ciência foi uma das propostas de Durkheim que afirmava que a fé pode ser comprovada cientificamente.
Questão 4/5 - Linguagem e Fenômeno Religioso
Leia o fragmento de texto: 
“Marx [...] não recebe sem crítica alguma as posições de Feuerbach. Exemplo disso são as famosas Teses sobre Feuerbach, nas quais critica a filosofia feuerbachiana. Entre elas, destaca-se [...]: 'Os filósofos se limitaram a interpretar o mundo diferentemente, cabe transformá-lo'.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, D. O ateísmo antropológico de Ludwig Feuerbach. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1993. p, 25.
Levando em consideração o fragmento do texto e os conteúdos do texto-base Fenômeno religioso e suas linguagens, sobre a crítica de Marx ao conceito de religião de Feuerbach, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	Para Marx, a religião não era uma realidade a ser aceita na sociedade, era uma projeção humana que deveria ser extirpada, pois somente fomentava devaneios existenciais.
	
	B
	Para Marx, Feuerbach cometeu apenas um equívoco em sua compreensão da religião: ela não era uma projeção humana, mas do inconsciente coletivo.
	
	C
	Feuerbach tinha uma visão negativa da religião; já para Marx a religião era algo positivo, pois condensava em si a identidade de um povo, constituindo fonte de libertação histórica.
	
	D
	Ao contrário de Feuerbach, Marx concebia o ser humano como um ser histórico; assim, a religião não pode ser uma projeção humana, mas a expressão do sofrimento produzido pela exploração humana.
	
	E
	Apesar de serem contemporâneos Feuerbach e Marx têm visões diferentes a respeito da religião. Para o primeiro, a religião é fonte de alienação; para o segundo, a religião é uma projeção de sonhos humanos. 
Questão 5/5 - Linguagem e Fenômeno Religioso
Leia o excerto de texto: 
“Por sagrado entende-se aqui uma qualidade de poder misterioso e temeroso, distinto do homem e todavia relacionado a ele, que se acredita residir em certos objetos da experiência.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BERGER. P.  O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulinas, 2005, p. 39.
Levando em consideração o fragmento do texto dado e os conteúdos do texto-base Fenômeno religioso e suas linguagens, sobre a oposição do sagrado e do profano no pensamento de Mircea Eliade, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	Sagrado e profano são realidades opostas, mas, para Eliade, complementam-se formando um todo homogêneo.
	
	B
	Para Eliade, as categorias de sagrado e profano são utilizadas para explicar os motivos pelos quais o sagrado pode ser estudado pela ciência.
	
	C
	Para Eliade, o estudo do sagrado e profano como realidades complementares é um desafio para a ciência da religião.
	
	D
	O sagrado e o profano são elementos que fazem parte do cotidiano das pessoas, mas, para Eliade, não têm conexão com o religioso.
	
	E
	Para Eliade, sagrado e profano estão constituídos em realidades opostas, por isso a realidade do ser humano religioso não é homogênea.

Outros materiais