Buscar

Beatriz 948825 Versão Completa Paper (1)

Prévia do material em texto

5
Viajando na leitura
Acadêmico
Beatriz Marques Pontes
Professor Orientador
Ana Rufina de Araújo
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Ped. (FLEX0606)- Estágio
23/06/19
RESUMO
O trabalho cientifica tem como finalidade compreender o ensino, as aprendizagens da leitura no desenvolvimento das séries iniciais do Ensino Fundamental, destacando a importância da participação da família e da escola no processo de construção do hábito de ler e apresentam os diversos aspectos que essa atividade favorece em relação ao desenvolvimento da criança. Pois a leitura é um dos meios pelo qual se obtém conhecimento das mais diversas áreas, facilitando então, a argumentação e o vocabulário para a produção de um texto oral e também escrito. A escola tem grande parcela de responsabilidade para com o incentivo à leitura, pois podem desempenhar um papel significativo na formação de futuros leitores, que irão crescer sabendo que a leitura enriquece o conhecimento e da grande importância que ela exerce na vida do ser humano. A aprendizagem da leitura ainda é um dos principais desafios da instituição de ensino de nosso país, e talvez por isso tenha sido e continua sendo alvo de tantas pesquisas, debates e discursões em diverso segmento da sociedade, sempre com o intuito de comprovar, apresentar ou encontrar um melhor caminho para se obtiver bom êxito esse desafio. Este desafio se encontra na necessidade de busca de mecanismo que desperte o interesse pela leitura. Nessa perspectiva buscamos discutir a questão da leitura provocar reflexão sobre as metodologias hoje trabalhada nas escolas e propor sugestão para programar a leitura de forma dinâmica, criativa e principalmente democrática.
Palavras-chave: Incentivo a leitura. Infância. Relação família-escola.
O resumo do paper deve ter espaçamento entre linhas simples. É necessário que faças uma revisão gramatical pois há erros de concordância verbal e norminal.
1 INTRODUÇÃO esta fonte também deveria ser Times New Roman tamanho 12
O presente trabalho tem como temática a investigação da importância da leitura nos anos inicias do Ensino Fundamental que em meio a tanta tecnologia o hábito da leitura tem ficado em segundo plano na vida das pessoas, principalmente na pré- escola período em que se forma a base escolar de uma criança. Portanto usamos métodos e estratégias para que as crianças percebessem o quanto ler é prazeroso, sendo a leitura entendida como um processo de interação. Conforme Paulo Freire, praticando a leitura que se aprende ser um bom leitor, já que.
Se praticando que se aprende a nadar,
Se é praticando que se aprende a trabalhar,
É praticando também que se aprende a ler e a escrever.
Vamos praticar para entender
E aprender para praticar melhor. (FREIRE, 2008 p.47)
As citações diretas devem ter recuo de 4cm, espaçamento entre linhas simples (sem 10cm de distância entre uma linha e outra, como consta no seu trabalho). 
 Para o recuo na primeira linha você pode ir em Parágrafo – Recuo – Especial – Primeira Linha – 1,25cm
Podemos afirmar com razoável certeza que hoje é consenso que nos anos iniciais de escolarização das crianças, a família e os professores como docentes têm um papel fundamental no auxilio ao desenvolvimento do gosto pela leitura, entretanto sabemos que frequentemente pais e professores enfrentam dificuldade para exercer seu papel de formadores de futuros leitores. 
Muitas escolas, notadamente de rede pública, alegam falta de recursos, de preparação de professores e de interesses da família com barreiras difíceis de seres transpostas para o exercício de seu papel na estimulação da criança para a leitura. A questão mobilizadora do presente trabalho é a investigação das ações de incentivo á leitura colocada em prática por uma escola de rede pública municipal onde os alunos alcançam bons resultados nas avaliações de larga escala. 
Sabemos que não há aprendizado mais importante na vida que a leitura. Porém seu significado vai para além da decodificação do código linguístico, a leitura é base para qualquer outro conhecimento, é a porta pela qual recebemos significado e damos significados. Portanto preparamos esse projeto pedagógico voltado para a educação infantil, series inicial do Ensino Fundamental visando oferecer sujeitões para trabalhar o tema viajando na leitura que é fundamental para uma educação critica e cidadã. Esclarecer o quanto a importância de ler, aprendendo a interpretar e desenvolver essa capacidade.
Sendo que o estagio da docência dos anos inicias do ensino fundamental foi realizado na escola municipal Fernando Guiilhon em uma turma de 1º ao 5º ano. A escola atende em media 340 alunos do Ensino Fundamental distribuídos em tempo integral, matutino e vespentino. Nos turnos matutinos atende os alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental e vespentino atende os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. O corpo docente da escola é constituído por professores da própria cidade, possuem graduação e especialização em sua respectiva área de atuação, os demais estão em processo de graduação. Na medida do possível os mesmo estão buscando a aprimorar seus conhecimentos através de cursos, palestras entre outros.
O projeto de estágio está dividido em quatro partes. Inicialmente descreveremos a área de concentração e a fundamentação teórica, baseado com autores que estaremos dialogando. Em seguida mostraremos a nossa vivência no estágio e as observações e por fim, nossas impressões e considerações finais sobre o tema.
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA idem comentário sobre a fonte
No presente trabalho utilizamos leitura na perspectiva do hábito de ler, considerando ainda o prazer proporcionado pela leitura enquanto possibilidade de ampliar conhecimentos e estimular a imaginação.
O projeto viajando na leitura foi desenvolvido com a finalidade de estimular o gosto pela leitura das crianças no inicio escolar. Levando-o até a biblioteca, para que elas saiam da sala de aula, e vão para um local de leitura propício e agradável, onde é despertado na criança o lúdico.
Quando a criança ler e tem o contato com a leitura desde cedo, principalmente se for acompanhada dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela prende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Entendemos que a leitura é um dos meios mis importante para a construção dê novas aprendizagens.
Identifica a leitura como um processo mental de vários níveis, que muito contribui para o desenvolvimento do intelecto. É também uma forma exemplar de aprendizagem. É um dos meios mais eficazes de desenvolvimento sistemático da linguagem e da personalidade. (BAMBER, 1992, p.10) idem comentário acima sobre citações diretas
A temática da investigação sobre a importância da leitura nos anos inicia do Ensino Fundamental, percebe-se o quanto é importante o incentivos que venham da família e da escola, de modo que a criança se sinta motivada para a realização desta atividade. A leitura oferecida pelas duas instituições socializadoras primárias - família e escola - deve ser praticada de forma prazerosa para a criança, fazendo sentido para a mesma pela relação estabelecida entre o texto e o mundo infantil. O contato das crianças com os livros desde cedo, pois assim irão desenvolver sua imaginação, criatividade e autocritica.
O que deve ser introduzida na vida das crianças, como algo prazeroso. Todavia, o professor poderá proporcionar a elas um momento de lazer, fazendo uma cotação de historia, utilizando fantoches, aventais ou até mesmo uma encenação teatral, que ajude a despertar o gosto pela leitura. Pensando nisso nesse projeto foram desenvolvido formas de habito de leitura nos educandos, ampliando a concepção de mundo e o desenvolvimento do senso critica , discutindo a importância de se trabalhar a leitura em uma nova expectativa, desenvolvendo habilidades de leitura, melhorando o seu potencial expressivo e dramático.
A leitura infantil é um dos fatores para que a criança consiga buscar a sua realização, de maneira que o hábito de leitura sejarealizado desde os primeiros anos de idade, contribuindo em sua formação sob todos os aspectos. Em síntese Paulo Freire.
Alfabetizar uma criança é, entre outras coisas, ensina-la a ler, a confronta ou usar os textos escritos, compreendendo-os e situando-se melhor no mundo de acordo com os propósitos buscando nesses próprios textos (FREIRE, 2005). 
Desta forma, para esse autor, a prática de ler não está relacionada à leitura de um texto, no sentido tradicional, através da interpretação da linguagem e da escrita. Na sua perspectiva, essa atividade se manifesta de diversas formas de modo o que, mesmo antes de uma criança se alfabetizar ela já lê o mundo que a cerca.
Freire (Ano?) destaca que a participação dos pais no processo de formação do leitor é de suma importância, referindo-se a sua própria experiência ao relatar que foram seus pais que o inseriram no mundo da leitura, porém, ao chegar à escola, a educadora deu continuidade ao processo, relacionando a leitura de mundo com a das palavras. Mostrando como é fundamental o papel do professor nesse processo e a forma deste se posicionar perante o aluno, Freire (Ano?) diz que o posicionamento do educador/professor deve ser dinâmico no conhecimento dos seus alunos, deixando-os participar das atividades, tendo uma relação de troca e não os tornando somente memorizadores. A leitura, para Freire é constituída sempre de percepção crítica, interpretação e reescrita do lido.
3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO idem comentário sobre a fonte
O estágio supervisionado na Educação Infantil se consolida com uma rica oportunidade de relacionamento entre teoria e prática, de vivência do cotidiano escolar, de convivência com as crianças e de aprendizado. A escola em que se realizei o estagio foi a escola Municipal Fernando Guilhon de rede pública da cidade de Santa Isabel do Pará que atende crianças de 3 anos á 12 anos de idade em período integral, matutino e vespentino. Cada turma é composta por aproximadamente 30 alunos, com a faixa etária entre 3 a 12 anos.
No planejamento geral articula-se a Educação Infantil com o Ensino Fundamental, existem os projetos anuais, os projetos sociais, como natal solidário, projetos ambientais, odontologia, entre outros. O plano de formação continuada dos professores, plano de avaliação constitucional, calendário escolar. A proposta prever a organização do tempo e espaço de modo a possibilitar atividades criativas e enriquecedoras. 
Na observação participante houve muitos elementos que envolvem o cotidiano escolar e que puderam ser observados e avaliados. Pode-se perceber que durante as observações que predominantemente a relação professor e aluno eram de interação, respeito, afeto, amor e responsabilidade.
O projeto de leitura foi escolhido como instrumento para compor o corpus quando a palavra tem outro idioma de origem aplica-se o itálico. Neste caso, ficaria corpus da pesquisa, além de favorecer os fundamentos para um trabalho interdisciplinar, assim o projeto estabelece uma relação entre o ensino e a aprendizagem dos alunos de maneira dinâmica, lúdica, reflexiva e sistematizada, desenvolveu com as crianças atividades musicais, leituras e todas essas atividades sempre focadas no aluno, na sua aprendizagem, percepção, habilidade motora, na fantasia e imaginação da criança as atividades propostas aconteceram depois de uma sondagem da rotina das crianças. De acordo com Maria Carmem Barbosa: 
‘‘todo projeto é processo criativo dos alunos e professores, possibilitando o estabelecimento de rica relação entre o ensino e aprendizagem, que certamente não passa por superposição de atividades’’. (2008, p.53) idem comentário acima sobre citações diretas
Dessa forma, pode se compreender que ao trabalhar com projetos abre um leque de possibilidades que permitem que o professor explore diversas disciplinas e facilite o processo de aquisição do conhecimento dos alunos.
Durante a aplicação do projeto, foi possível acompanhar o processo de aprendizagem e de transformação cognitiva e afetiva pelo qual as crianças passam. Paralelo à aplicação do projeto, foi realizada as observações, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento cognitivo de cada criança após a realização de cada atividade do projeto e assim obter informações indispensável para o desenvolvimento da pesquisa.
4 IMPRESSÕES DO ESTÁGIO(considerações finais) idem comentário sobre a fonte
O estágio foi sem dúvida um momento muito significativo durante nossa formação. A prática do estágio teve significativas contribuições para o nosso saber, foi uma possibilidade de amadurecimento tanto pessoal, quanto profissional, pois nos relacionarmos com pessoas anteriormente desconhecida foi preciso colocar em prática a ética, o respeito e a interação com os demais profissionais para o bom desenvolvimento no ambiente de trabalho.
Num primeiro momento aconteceram as observações, que nos proporcionaram uma visão das dinâmicas presentes na escola. Em seguida as atividades desenvolvidas com as crianças foram momento de grande significação, de construção e reconstrução de conhecimento, pois ensinamos, mas também aprendemos. Pudemos de forma geral, desenvolver a proposta de trabalho elaborada e, simultaneamente, de refletimos sobre nossas ações e de termos a certeza que estamos no caminho certo.
As ações desenvolvidas foram positivas, buscando um leitor ativo capaz de ampliar seus conhecimentos de leitura de maneira prazerosa com coerência, a leitura é um grande instrumento facilitador da aprendizagem que precisa ganhar lugar de destaque nas escolas.
Esse artigo buscou mostrar possibilidades de incentivo à leitura nos anos iniciais de escolarização das crianças, em uma escola pública da rede Municipal. Destacamos como professores e gestores escolares podem desempenhar um papel fundamental no auxílio ao desenvolvimento do gosto pela leitura para crianças ao longo dos primeiros anos de escolarização.
O papel do estágio, desse modo, possibilitou–nos não somente na compreensão da teoria estudadas, mais principalmente no campo da análise e reflexão acerca da prática , de forma pelo processo de pensamento e de reflexão critica, possamos na qualidade de professora da infância, desenvolver as aprendizagens adquiridas durante a nossa formação, de forma a lidar com as diferentes situações que acontecem nos espaços educativos infantis.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: três artigos que se completam. 49 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, Paulo, A importância do ato de ler: três artigos que se completam. 49 ed. São Paulo: Cortez, 2005.
BAMBER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. 4ed. São Paulo: Ática, 1998.
GUERRA, Mirian Darlete Seade. Reflexões sobre um processo vivido em estágio supervisionado: Dos limites ás possibilidades. 1992.22 fls. Dissertação (Metrado em Educação)- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 1999. Esta autora não consta no corpo do texto
A fonte de todo o texto deve ser a mesma.
Prezadas, parabéns pelo trabalho. Atentem-se, nas suas produções futuras, para as normas ABNT, gramaticais e ortográficas. Vocês podem, também, fazer mais uso de referências na forma de paráfrases.

Continue navegando