Buscar

PSICOMOTRICIDADE (2) OK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA 
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA
PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM
CORPO E MOVIMENTO: A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
BORGES, Ana Lucia da Costa ; CRUZ, Cinthya Raquel Lopes de Souza; FERREIRA, Ivanilda de Sousa; FREITAS, Tatiana Mascarenhas de; SANTOS, Abylene Pereira dos ; ZANELATI, Lanussy Alves Pinheiro. 
 
INTRODUÇÃO
Este trabalho discorre sobre a psicomotricidade, seus conceitos e a importância no desenvolvimento da criança ainda na educação infantil. A psicomotricidade se ocupa do corpo em movimento. No processo de ensino-aprendizagem, ela está articulada com o processo de desenvolvimento, propiciando uma evolução harmônica, um funcionamento psicomotor entre a criança e o meio. Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade considera de forma integrada as funções cognitivas, sócio emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.
OBJETIVOS
	Destacar que a psicomotricidade é a evolução das relações recíprocas, incessantes e permanentes dos fatores neurofisiológicos, psicológicos e sociais que intervêm na interação, elaboração e realização do movimento humano;
	Compreender as contribuições da psicomotricidade no processo de desenvolvimento da criança;
	Incentivar as praticas do movimento para a formação e estruturação do esquema corporal.
	Ressaltar a relação entre psicomotricidade e aprendizagem da criança na Educação Infantil.
DISCUSSÃO
A psicomotricidade em sua amplitude busca possibilitar oportunidades e desenvolver integrações sociais, educacionais, ambientais, econômicas e culturais, para que o educando possa atingir a maturidade de modo processual, consciente e integrado (FREITAS; ISRAEL, 2016).
Para Fonseca (1988) a psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Para Gallahue e Ozmun (2005) Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
CONS
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Dentre as atividades trabalhadas na escola aquelas que envolvem a psicomotricidade são consideradas de extrema importância, pois, auxilia no desenvolvimento motor da criança e cognitivo. Assim o educador como mediador precisa utilizar dessas praticas pois ela é um auxilio para o desenvolvimento do aluno.
Além da potencialização das habilidades motoras, a psicomotricidade melhora o intelecto que também se constrói a partir do movimento, o qual se reveste de importância para o desenvolvimento não só do corpo, mas também da mente e da emotividade. Nesse entendimento, sem o suporte psicomotor, o pensamento não poderá ter acesso aos símbolos e à abstração.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARRETO, Sidirley de Jesús. Psicomotricidade, educação e reeducação. 2ª ed. Blumenau: Livraria Acadêmica, 2000. 
FONSECA, Vitor. Psicomotricidade. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988. 
FREITAS, A. S.; ISRAEL, V. L. A Psicomotricidade no desenvolvimento do esquema corporal na aprendizagem de pessoas com deficiência (2016) Disponível em <http://www.cepae.faced.ufu.br/sites/cepae.faced.ufu.br/VSeminario/306_5_1.pdf> Acesso em 2 mai. 2019.
GALLAHUE, David L; OZMUN John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2005.
MOLINARI, Ângela Maria da Paz; SENS, Solange Mari. A educação física e sua relação com a psicomotricidade. Revista PEC, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 85-93, jul. 2002-jul. 2003. 
Fonte: https://www.google.com.br/search. Acessado em 2 de maio. 2019
CONS
De acordo com Molinari e Sens (2002) a educação pelo movimento permite à criança resolver mais facilmente os problemas atuais de sua escolaridade e a prepara, para afirmar percepções, desenvolver formas de atenção, explorar a inteligência. As conquistas favorecem novas percepções sensoriais e propiciam novas experiências.
O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcionalidade, da lateralidade e do ritmo (BARRETO, 2000).

Outros materiais