Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1.
	Em Sistemas de Gestão Integrados (SGI), ou qualquer tipo de certificação individual, são previstos processos de auditorias que objetivam avaliar as não conformidades do processo, verificar o desempenho do sistema de gestão e promover as respectivas melhorias. São previstos três tipos de auditorias, quais sejam: auditoria de primeira parte, auditoria de segunda parte e auditoria de terceira parte. Cite o que caracteriza cada uma destas três auditorias, seus objetivos e consequentemente as diferenças entre elas.
	Resposta Esperada:
A auditoria de primeira parte é feita pela própria organização, também conhecida como auditoria interna; objetiva avaliar o sistema de gestão implementado, muitas vezes, para verificar o sistema antes de uma auditoria externa, de certificação ou manutenção.
A auditoria de segunda parte é feita pela própria organização, nos seus fornecedores de produtos e serviços (também chamadas de empresas contratadas, ou tercerizados); objetiva verificar se essas empresas estão adequadas aos requisitos do sistema de certificação, que também serão avaliados em uma auditoria externa.
A auditoria de terceira parte é feita pelo organismo certificador externo (ou entidade credenciada por esta), é sempre uma empresa independente; objetiva avaliar se a organização está cumprindo os requisitos da certificação e se esta poderá receber o certificado ou mantê-lo.
	2.
	Segundo Carvalho e Paladini (2005), o engenheiro norte-americano William Edwards Deming, em sua convivência de quase 20 anos no Japão, aliou os seus conhecimentos estatísticos à cultura dos trabalhadores japoneses na busca de melhoria contínua, ajudando na reestruturação do país após a Segunda Guerra Mundial, o que deu origem ao que os japoneses chamam de Kaizen. Cite três princípios que norteiam a melhoria de processos através do Kaisen, e disserte sobre a importância da sua aplicação na atuação do tecnólogo em Segurança do Trabalho.
FONTE: CARVALHO, Marly Monteiro de; PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teorias e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
	Resposta Esperada:
Princípios: rapidez; trabalho em equipe; foco estratégico; resultados imediatos; aprender fazendo; redução do desperdício; quebra de paradigma; novo sistema de administrar; e criatividade.
A importância da aplicação na atuação do tecnólogo é que pode-se aplicar esses princípios para: envolver os demais setores da empresa no tema segurança do trabalho; promover o cumprimento da legislação de segurança do trabalho nas corporações; justificar ações de segurança do trabalho para a direção da empresa; e aplicar ferramentas de segurança do trabalho.

Mais conteúdos dessa disciplina