Buscar

REDAÇÕES DE MÉTODOS QUANTITATIVOS-1

Prévia do material em texto

REDAÇÃO 1:
QUESTÃO:
No seu cotidiano, os administradores se utilizam da estatística – também conhecida como Métodos Quantitativos – para sistematizar informações necessárias à condução de seus negócios. Aumento ou redução no volume de vendas, variações na quantidade produzida, variações nas taxas de juros, pesquisas de satisfação dos clientes são apenas alguns exemplos do emprego da estatística no dia a dia das organizações empresariais. Contudo, para que estas informações possam ser utilizadas com segurança, faz-se necessária a utilização de um método que transforme dados em informações seguras: denominado de método estatístico. Escreva uma redação com o tema: AS ETAPAS (FASES) QUE COMPÕEM O MÉTODO ESTATÍSTICO, considerando a sequência lógica das etapas.
RESPOSTA ESPERADA:
O método estatístico segue uma sequência de etapas predefinidas, de forma lógica, para atingir seu objetivo de fornecer informações confiáveis para a tomada de decisões. As etapas deste método são em sequência:
ETAPA 1 – Definição do problema: O que queremos responder? Qual é a pergunta a responder? É necessário ter bem definido aquilo que se pretende pesquisar.
ETAPA 2 – Delimitar o problema: Quem será o público que fornecerá os dados?
ETAPA 3 – Planejar: Como obteremos os dados, isto é, quais serão os procedimentos necessários para ter acesso aos dados?
ETAPA 4 - Coleta de dados: Consiste em obter os dados que responderão à pergunta. Pode-se utilizar a coleta direta: obtida diretamente da fonte (aplicação de questionários) ou indireta: quando se utiliza dos elementos levantados pela coleta direta (materiais impressos: revistas, livros, periódicos). Por sua vez, os dados se classificam em dados primários: são os publicados pela própria pesquisa estatística; e secundários: são os publicados por outra pesquisa estatística anterior.
ETAPA - Critica dos dados: Tem por objetivo identificar possíveis equívocos (falhas), na fase anterior, para que erros grosseiros não afetem negativamente os resultados finais.
ETAPA 6 – Apuração dos dados: como os dados chegam de forma não organizada, consiste em agrupar e resumir (organizar) os dados utilizando contagem e agrupamento.
ETAPA 7 – Apresentação dos dados: disponibilizar os dados para análise, empregando ferramentas, como tabelas e gráficos.
ETAPA 8 – Análise dos dados: fase ligada ao cálculo de medidas que tem por objetivo descrever o fenômeno estudado.
ETAPA 9 – Interpretação dos dados: Consiste em formular algumas generalizações com base nos dados, apesar de certo grau de incerteza.
REDAÇÃO 2:
QUESTÃO:
A estatística, conhecida também como métodos quantitativos, é uma ferramenta indispensável para qualquer profissional que necessita analisar informações para sua tomada de decisões, seja no seu trabalho ou na sua vida pessoal. A utilização da estatística como suporte para a tomada de decisões é verificada não somente na atualidade, temos indícios de sua utilização antes de Cristo, mostrando assim um meio eficiente e eficaz para a análise de dados. Escreva uma redação com o tema: A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA E COMO ELA DÁ SUPORTE À ANÁLISE DE DADOS NO RAMO INDUSTRIAL.
RESPOSTA ESPERADA:
Nas últimas décadas, o crescimento do interesse pela pesquisa estatística e de outras abordagens quantitativas tem o intuito de melhorar não apenas a qualidade de produtos, serviços e processos, mas também aumentar o desempenho organizacional e o processo de tomada de decisão. A estatística no contexto da gestão da qualidade em indústrias pode ser utilizada independente do porte e tem o propósito de contribuir com ferramentas e técnicas para garantir e controlar a qualidade; avaliar a interdependência entre o sucesso da implementação de programas de qualidade e segurança; analisar estimativas do grau de relevância dos dados observados e de seus benefícios como ferramenta de melhoria da qualidade. Os resultados revelaram que a abordagem estatística cada vez mais é valorizada nas indústrias pela relevância de seus benefícios, assim como já ocorre em outros setores. Há evidências de que a implantação bem-sucedida de pesquisas estatísticas pode contribuir para a empresa encontrar possíveis falhas ou até mesmo identificar novas oportunidades.
REDAÇÃO 3:
QUESTÃO:
Uma determinada rede de lojas de departamentos de vestuário conta com 112 lojas distribuídas em todo o país e mais de 13 milhões de clientes. Seguindo uma tendência do mercado, esta varejista, que reportou receita líquida da ordem de quase R$ 2 bilhões em 2008, passou também a disponibilizar produtos financeiros aos consumidores como facilidades para o pagamento das compras e créditos ao consumidor como vendas financiadas, empréstimos pessoais, títulos de capitalização e seguros através de parcerias com outros setores. No quarto trimestre de 2008, o resultado da área de Serviços Financeiros foi de R$ 16,5 milhões, montante 342,9% maior do que o mesmo período do ano anterior.
Ela iniciou a utilização de um sistema em 2008. A implantação da ferramenta na empresa começou com uma análise geral do negócio, o sistema foi utilizado em cerca de 100 campanhas de marketing direto. Após a utilização, conseguiram desenvolver modelos produtivos que ajudaram a definir as campanhas de marketing, respondendo a questões como: para quem ofertar? por qual canal? O que ofertar? e como abordar? Entretanto, para chegar aos modelos desejados, o software analisa uma enorme quantidade de características dos clientes, atitudes, preferências e comportamentos.
Uma campanha de empréstimo pessoal leve um retorno de 4 pontos percentuais a mais para clientes selecionados por meio de modelagem estatística com relação a clientes apontados sem o recurso. Para uma campanha de vendas de seguros de empréstimo pessoal, foi realizado um teste com os 15 mil clientes mais propensos a responder positivamente. Comparando o teste com outra campanha realizada sem a utilização da modelagem estatística, o resultado foi 28% melhor. De acordo com o estudo de caso citado, escreva uma redação com o tema: COMO A ESTATÍSTICA PODE MELHORAR UMA REDE VAREJISTA.
FONTE: Adaptado de: . Acesso em: 18 jul. 2014.
RESPOSTA ESPERADA:
A estatística é uma ferramenta essencial para análise de mercado, podendo ser utilizada em diversos setores pela empresa, seja no administrativo, financeiro, logístico, marketing e até mesmo no desenvolvimento de seu planejamento estratégico. As pesquisas estatísticas podem ser direcionadas para a análise do mercado ou do negócio, podendo identificar possíveis clientes, ou nichos de mercado. Com relação ao produto, pode verificar quais os locais que o possível cliente pode vir adquirir o produto ou serviço, desde a faixa etária e classe social. Além de proporcionar uma visão mais detalhada do cenário estudado, a estatística oferece medidas de posição que podem esclarecer o tipo de investimento ou produto mais procurado, entre outras variáveis.
REDAÇÃO 4:
QUESTÃO:
A estatística é o método científico utilizado para realizar pesquisas e analisar os dados observados para a tomada de decisões em diversas esferas, seja no meio pessoal ou no ramo empresarial. Ao elaborar uma pesquisa estatística, é necessário identificar a população, realizar a pesquisa com um determinado número de amostras para a construção de tabelas e gráficos que darão suporte à tomada de decisões. No item referente às variáveis estatísticas, que representam as características que o pesquisador quer observar, elas se dividem em variáveis qualitativas e quantitativas. Escreva uma redação com o tema: A DIFERENÇA E A IMPORTÂNCIA DA CLASSIFICAÇÃO AS VARIÁVEIS.
RESPOSTA ESPERADA:
O acadêmico deverá apresentar na redação os seguintes pensamentos:
Com relação à importância das variáveis: Elas informam as maneiras mais eficientes de como tratá-las, apresentá-las e representá-las.
Com relação à diferença:
Variáveis qualitativas: são de natureza que tratam as qualidades dos dados observados.
Variáveis quantitativas: a natureza dos dados são dados através de números.
REDAÇÃO 5:QUESTÃO:
A estatística faz parte do nosso cotidiano, nossas decisões sejam elas pessoais ou profissionais são tomadas com base em dados e pesquisas, muitas delas informais. Vamos acompanhar um trecho da reportagem a seguir: “A tradicional família brasileira se reconfigurou nos últimos vinte anos e já não é aquela composta por um casal com filhos. Se, em 1995, esse modelo mais tradicional respondia por cerca de 58% das famílias, em 2015, esse percentual caiu ara 42%, tendo aumentado de maneira significativa o número de lares brasileiros com somente uma pessoa e também o percentual de casais sem filhos. É o que mostra o estudo Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O número de pessoas que vivem sozinhas passou de 7,9% para 14,5% em duas décadas. Já o de mulheres sem filhos passou de 2,4% para 3%.
A pesquisa, com base na Pesquisa Nacional por Amostra d Domicílios (Pnad), observou ainda que o número de mulheres chefiando famílias quase dobrou. Em 1995, 23% dos domicílios tinham mulheres como pessoas de referência. Vinte anos depois, esse número chegou a 40%. O que parece indicar mudanças no padrão de comportamento social, demonstrando maior aceitação de modelos menos tradicionalistas, segundo o estudo”. Escreva uma redação com o tema: AS CONCLUSÕES QUE AS EMPRESAS PODEM TIRAR PARA SUAS ESTRATEGIAS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A ESTATÍSTICA.
FONTE: MENDONÇA, Heloiza. A família do comercial de margarina não é mais maioria no Brasil. Disponível em: http://brasil.elpais.com.br/brasil/2017/03/06/politica/1488828400_402119.html. Acesso em: 7 mar. 2017.
RESPOSTA ESPERADA:
A estatística pode ser utilizada como estratégia, é através dos dados obtidos com as pesquisas e concatenados que a empresa trilha seu caminho, buscando se adequar com os novos modelos de sociedade, inovando-se para continuar progredindo e crescendo.
Acompanhar a evolução dos dados, e o comportamento deles é importante, como no exemplo da reportagem apresentada, as empresa se se adequarem ao novo padrão familiar existente no país em todos os setores, sejam ele alimentares, lazer, entre outros.
REDAÇÃO 6:
QUESTÃO:
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caiu pelo segundo ano seguido em 2016 e confirmou a pior recessão da história do país, segundo dados divulgados dia 7 de março de 2017 pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A retração foi de 3,6% em relação ao ano anterior. Em 2015, a economia já havia recuado 3,8%, conforme infográfico anexo. Essa sequência, de dois anos seguidos de baixa, só foi verificada no Brasil nos anos de 193,0 e 1931, quando os recuos foram de 2,1% e 3,3%, respectivamente. Como a retração nos anos de 2015 e 2016 superou a dos anos 1930, essa é a pior crise já registrada na economia brasileira. O IBGE e o Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) dispõem de dados sobre o PIB desde 1901. Pela primeira vez desde 1996, todos os setores da economia registraram taxas negativas. Escreva uma redação com o tema: COMO OS DADOS ESTATÍSTICOS PODEM SER UILIZADOS PARA VERIFICAR A EVOLUÇÃO ECONÔMICA DE UM PAÍS.
Fonte: Adaptado de: SILVEIRA, D.; CURY, A. PIB recua 3,6% em 2016, e Brasil tem pior recessão da história. G1 - Economia. Disponível em: http://g1.globo.com/economia/noticia/pib-brasileiro-recua-36-em-2016-e-tem-pior-recessao-da-historia.ghtml. Acesso em: 7 mar. 2017.
RESPOSTA ESPERADA:
A análise de dados de diversos setores da economia indicam se o país está crescendo ou decrescendo em relação à sua economia. É através dos indicadores que as empresas acompanham a situação financeira e econômica, traçando estratégias de investimentos para contribuir com o crescimento organizacional.
É através dos dados que podem chegar também a possíveis motivos de recessão ou crescimento, buscando manter ou melhorar tal situação.
REDAÇÃO 7:
QUESTÃO:
Todos os dados que são coletados em um estudo ou pesquisa são obrigatoriamente retirados de uma população. Mesmo que eles sejam inicialmente extraídos apenas de uma amostra, esta faz referência a uma população inicial em que os dados estão dispersos em seus indivíduos ou em suas variáveis. Assim, compreender o conceito de população e sua importância está vinculado à compreensão de como os dados e as amostras devem ser tratados e processados. Partindo deste contexto, escreva uma redação com o tema: A POPULAÇÃO NA ESTATÍSTICA.
RESPOSTA ESPERADA:
Para a estatística, uma população é considerada o conjunto de elementos que possuem ao menos uma característica em comum. A população pode ser finita ou não e deve obrigatoriamente ser definida antes do estudo pelo crivo do pesquisador. Para selecionar a população, é necessário selecionar primeiro a característica que será analisada. Dessa forma, limita-se a população e acabam sendo excluídos naturalmente os objetos ou os indivíduos que ao não se encaixarem nas demandas selecionadas permanecem fora da população estudada. Embora possam ser imaginadas de forma parecida, população biológica e população estatística são fundamentalmente diferentes; contudo, os princípios estatísticos poderão ser aplicados às populações biológicas sempre que uma análise for necessária.
REDAÇÃO 8:
QUESTÃO:
O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. No Brasil, o resultado negativo do ano de 2016 é reflexo da crise econômica, do aumento do desemprego e da taxa de inadimplência. Em relatório publicado no início de 2017, o Fundo Monetário Internacional (FMI) indicava que o PIB de 2016 teria caído 3,5%. O Brasil foi o país com um dos piores resultados do PIB em 2016.
De acordo com o infográfico anexo, responda:
Monte uma tabela contendo todos os elementos descritos na Unidade 1.
Qual o tipo de gráfico utilizado?
Descreva como a estatística está presente na nossa rotina diária.
FONTE: Adaptado de: SILVEIRA, D.; CURY, A. PIB recua 3,6% em 2016, e Brasil tem pior recessão da história. G1 – Economia. Disponível em: . Acesso em: 7 mar. 2017.
RESPOSTA ESPERADA:
a) 
b) O tipo de gráfico utilizado é o gráfico de colunas.
c) A estatística está presente no nosso cotidiano, desde uma notícia acompanhada pelos jornais até mesmo no nosso trabalho. É a partir dos dados estatísticos que são tomadas as decisões tanto estratégicas quanto de projeção para a empresa, podendo ainda ser incorporadas nas finanças pessoais e planejamento pessoal.
REDAÇÃO 9:
QUESTÃO:
Cerca de 1,8 milhão de empresas fecharam as portas no país durante o ano de 2015. Esse número engloba companhias de todos os tamanhos e setores da economia, inclusive dados de microempreendedores individuais. O resultado é mais que o triplo do que foi registrado no ano anterior e mostra o tamanho da recessão no âmbito empresarial. O total de empresas que encerrou atividades foi apurado pela Neoway, consultoria especializada em inteligência de mercado, a partir do cruzamento de dados reais de todas as juntas comerciais espalhadas pelo país e de informações obtidas no site da Receita Federal. As informações são monitoradas diariamente. "O dado é preocupante: a mortalidade das empresas aumentou mais de 300% entre 2014 e 2015", afirma Jaime de Paula, presidente da consultoria e responsável pelas estatísticas. Ele observa que a marca de 1,8 milhão de empresas desativadas em 2015 é a maior dos últimos cinco anos. O executivo pondera que essa marca pode estar subestimada, já que existe um custo para encerrar a atividade na junta comercial e há empresários que, acuados pela crise, não têm recursos disponíveis para isso. De acordo com o levantamento, em 2014 foram fechadas 572,9 mil companhias. Entre janeiro e abril de 2016, o total de empresas desativadas somou 266,7 mil. Analisando o cenário do qual as empresas brasileiras passaram durante o período estimado, escreva uma redação com o tema: COMO O ESTUDO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS PODERIA CONTRIBUIR PARA QUE ESSAS EMPRESAS PUDESSEM SE MANTER ATIVAS DURANTE A CRISE ECONÔMICA?
FONTE: Adaptadode: <http://fenacon.org.br/noticias/18-milhao-de-empresas-fecharam-em-2015-622/>. Acesso em 21 fev. 2017.
RESPOSTA ESPERADA:
A estatística na atualidade tem contribuído de forma significativa para o processo de tomada de decisão, pois grande parte do que se faz é baseado em métodos quantitativos, sendo a estatística uma dessas áreas. Na era da informação e do conhecimento, a estatística utiliza a matemática para dar apoio aos profissionais da iniciativa privada, do governo e pesquisadores. O grande volume de informações produzido pelo mundo moderno precisa ser analisado de forma consistente e fidedigna. Esse suporte ocorre por meio da estatística. Onde houver incerteza, essa ferramenta pode ser usada. Assim, todas as áreas do conhecimento humano a requerem como técnica de análise de dados. Desta forma, a estatística consiste no planejamento, coleta, consistência, tabulação, análise e interpretação de dados de pesquisas envolvendo censos ou levantamentos por amostragem.
A utilização de métodos quantitativos poderia contribuir para a identificação de novos nichos de mercado, bem como a evolução comportamental do consumidor, proporcionando aos gestores uma previsibilidade do mercado, preparando essas empresas para a crise que se instalou no país durante esse período.
REDAÇÃO 10:
QUESTÃO:
Leia atentamente as questões a seguir:
Obs.: Não se esqueça de apresentar todos os cálculos, pois isto é considerado na pontuação das questões.
1ª questão (4 pontos): Arredonde os seguintes valores de acordo com o que se pede:
a) Arredonde o valor 2,42 para inteiro.
b) Arredonde o valor 34,7500 para inteiro.
c) Arredonde o valor 39,99 para decimal.
d) Arredonde o valor 14,3453 para milésimo.
e) Arredonde o valor 12,9 para inteiro.
f) Arredonde o valor 3,502 para decimal.
g) Arredonde o valor 22,367 para centésimo.
h) Arredonde o valor 47,624 para centésimo.
i) Arredonde o valor 8,6351 para milésimo.
j) Arredonde o valor 22,25 para decimal.
2ª questão (6 pontos): Classifique as seguintes variáveis em: variável quantitativa discreta, variável quantitativa contínua, variável qualitativa nominal, variável qualitativa ordinal.
a) Local de nascimento.
b) Estágio da doença (inicial, intermediário, terminal).
c) Idade de uma pessoa.
d) Número de estudantes em uma turma.

Continue navegando