Buscar

Organização de Espaços e Materiais na Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS – UNIGRAN NET 
FACULDADE DE EDUCAÇÃO 
CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA
Curso: Pedagogia Semestre: 4º 
Disciplina: Princípios e Métodos do Cuidar e Educar
Professora: Maria Dolores Bortolança
Polo: Lisboa 
Acadêmica: Maria Ricardo Ferreira RGM: 053.17170
Orientação para realização das atividades das Aulas 3 e 4 (em um mesmo arquivo) para o Portfólio 2:
· Salve este arquivo no seu computador e resolva as atividades aqui mesmo para me enviar no Portfólio 2.
· Você pode responder cada Aula em no máximo duas (02) laudas (páginas).
· Texto de acordo com as normas da ABNT.
· Não se deve fazer cópia do material das aulas e nem copiar de materiais da internet ou livros, o texto deve ser escrito por você, ou seja, com suas palavras.
· Não esqueça: Este arquivo contém duas atividades (Aula 3 e Aula 4)!
· Data de entrega: 10/05/2019
· Valor: 0,00 a 5,00 pontos
Vamos ao trabalho!
AULA 03 
Leia com atenção o fragmento abaixo que complementa a nossa Aula 03:
Tendo como pano de fundo o entendimento da educação infantil como um produto histórico e do educador infantil como um sujeito que tem a sua produção de saberes e de práticas mediada e condicionada pela maneira como o Estado enfrenta, no plano ídeo-político, os desafios postos pelas desigualdades, podemos agora refletir sobre a educação infantil como um acontecimento político. Entendemos que a educação infantil é um campo múltiplo de ideias que têm suas raízes nas práticas cotidianas e em lugares sociais diferenciados e relacionados a estruturas e concepções de poder. (NUNES, p. 91. 2009).
Nesta perspectiva, explique como devem estar organizados os espaços, mobiliários e materiais nas Instituições de Educação Infantil do Brasil? Explique cada um deles. Escreva com suas palavras.
Sugestão: Utilize como suporte para elaborar sua resposta o material os Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil, disponível em: 
< http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/indic_qualit_educ_infantil.pdf >
 (Valor da questão: 2,50)
Os espaços devem refletir uma concepção de educação e cuidado respeitando as necessidades de desenvolvimento das crianças, em todos seus aspectos: físico, afetivo, cognitivo, criativo. Espaços internos limpos, bem iluminados e arejados, com visão ampla do exterior, seguros e aconchegantes; espaços externos bem cuidados, com jardim e áreas para brincadeiras e jogos, indicam a atenção ao contato com a natureza e à necessidade das crianças de correr, pular, jogar bola, brincar com areia e água, entre outras atividades.
Os materiais para se trabalhar com as crianças são brinquedos que faça com que a criança crie algo, livros com muitos desenhos coloridos que chame a atenção da criança, muito papel para que a criança solte sua imaginação, instrumentos musicais para a criança ouvir sons diferentes, todos os materiais didáticos com tamanho, formas e muitas cores, compatíveis a idade da criança. Todos os materiais e o ambiente deve estar disposto para que a criança possa fazer escolhas, desenvolvendo atividades individual e em grupo. O pedagogo deve incentivar a busca da autonomia, interagindo e apoiando nesse processo, porque toda criança tem capacidade para criar algo e se desenvolver. Deve-se planejar atividade variadas, disponibilizando os espaços e os materiais necessários, diferentes brincadeiras, de aprendizagens, exploração, conhecimentos e interações. Para que a criança adquira autonomia para a realização dos cuidados diários (alcançar objetos, tirar as sandálias, lavar as mãos, usar o sanitário, mobiliário etc.) é preciso que tudo esteja adaptado a cada faixa etária da criança, para não haver nenhuma dificuldade na realização das tarefas. 
O mobiliário deve ser planejado para o tamanho de bebês e de crianças pequenas: é preciso que os adultos reflitam sobre a altura da visão das crianças, sobre sua capacidade de alcançar e usar os diversos materiais, arrumando os espaços de forma a incentivar a autonomia infantil. Os aspectos de segurança e higiene são muito importantes, mas a preocupação com eles não deve impedir as explorações e iniciativas infantis. A instituição de educação infantil deve favorecer e valorizar a autonomia da criança. 
A Criança, deve se sentir atraída pela escola, ela deve gostar da escola, tem que sentir prazer em ir à escola. Temos que pensar em algo que chame a atenção dos pequeninos, como cores das paredes, tamanho dos móveis e sua disposição, banheiros adequados às crianças, com muitas brincadeiras, cantigas, folclore, comemorações, nada que não motive os pequeninos, nada que não os deixe desinteressados, cada dia uma coisa nova, para motiva-los cada vez mais. A criança deve sentir vontade de ir à escola de criar, de participar de se inovar e gostar também do seu professor que está disposto a tudo, pelo bem da criança.
AULA 04 
A partir da leitura do trecho abaixo e as informações trazidas na nossa última aula, a Aula 04, responda o que se segue:
Como um colecionador, a criança caça, procura. As crianças, em sua tentativa de descobrir e conhecer o mundo, atuam sobre os objetos e os libertam de sua obrigação de ser úteis. Na ação infantil, vai se expressando, assim, uma experiência cultural na qual ela atribui significados diversos às coisas, fatos e artefatos. Como um colecionador, a criança busca, perde e encontra, separa os objetos de seus contextos, vai juntando figurinhas, chapinhas, ponteiras, pedaços de lápis, borrachas antigas, pedaços de brinquedos, lembranças, presentes, fotografias. (KRAMER. In: BRASIL, p 16. 2006)
Como podemos perceber na afirmação de Kramer (2006) a criança cria, inventa, reaproveita, enfim, tudo pode se tornar um brinquedo ou uma brincadeira. Diante disso, como podemos assegurar que o brincar seja utilizado como um instrumento de mediação do conhecimento e não apenas como um passatempo nas Instituições de Educação Infantil? Explique com suas palavras. (Valor 2.50)
A criança aprende a brincar como aprende a se comunicar e a expressar seus desejos e vontades. Como o brincar é prazeroso para a criança, ela irá aprender mais rápido por gostar do que está fazendo. O brincar ajuda a criança a ter uma identidade autônoma, desenvolve o cognitivo e o físico da criança, aprende a ser cooperativa e criativa. Através da brincadeira a criança aprende a interagir, às vezes até brigam uma com a outra por causa de algum brinquedo, mas também, fazem amigos. No brincar, também há regras, para que a criança aprender também que há limites, não só na escola, mas também em casa. O pedagogo deve estar sempre atualizado, levando sempre brincadeiras novas, para que a criança sinta prazer em estar na escola. A brincadeira para a criança é algo muito cério, é pela brincadeira que ela expressa seus sentimentos e se comunica. Brincar é aprender.

Outros materiais