Buscar

As Características Naturais do Território Brasileiro

Prévia do material em texto

As Características Naturais do Território Brasileiro
UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do 
UNIJUI-UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
 
 FÁTIMA MARLISE MARRONI ROSA LOPES
Docente
INTRODUÇÃO
Localizado no continente americano, o território brasileiro ocupa a parte centro-oriental da América do Sul. Com uma área de 8.514.876,599 km², configura-se como o maior país do continente sul-americano e o quinto maior do mundo, superado somente por Rússia, Canadá, China e Estados Unidos.
TERRITÓRIO 
Seus limites de fronteira totalizam 23.086 km, dos quais 15.719 km correspondem a linha divisória em relação a dez países da América do Sul, pois apenas o Chile e o Equador não fazem fronteira com o Brasil. Os outros 7.367 km de extensão correspondem a costa brasileira banhada pelo Oceano Atlântico numa linha costeira sem acidentes geográficos de expressão.
TERRITÓRIO
Em seu interior o território brasileiro apresenta grande diversidade de situações que podem ser visualizadas nos distintos biomas ou conjuntos de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação, apesar de existirem diversos tipos de vegetação num mesmo bioma.
BIOMAS
Biomas são grandes estruturas ecológicas com fisionomias distintas encontradas nos diferentes continentes, caracterizados principalmente pelos fatores climáticos (temperatura e umidade) e formações vegetais relacionados à latitude.
	O território brasileiro possui uma forma triangular, com sua base voltada para o norte e os pontos extremos, praticamente equidistantes, medem 4.394,7 km no sentido Norte-Sul e 4.319,4 km no sentido Leste-Oeste. Cerca de 90% de sua área territorial esta situada na faixa entre as linhas do Equador e do trópico de Capricórnio, nas latitudes mais baixas do globo, o que lhe confere as características de país tropical.
AMAZÔNIA
	É a maior floresta pluvial tropical do mundo, pois abrange grande parte da região Norte do Brasil e está presente nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins..
A Floresta Amazônica ocupa quase metade do território brasileiro, o que faz com que o Brasil seja um campeão de biodiversidade.
CLIMA /SOLOS
O bioma Amazônia se insere na zona climática tropical. Seu clima e quente e úmido, a temperatura média gira em torno de 25°C com chuvas torrenciais durante todo o ano. Grande parte dos solos da Amazônia (75%) são caracterizadas por altos níveis de acidez e baixa fertilidade.
ECOSSISTEMAS/VEGETAÇÃO
Os ecossistemas da Amazônia se dividem em ecossistemas aquáticas como várzeas e igapós e terrestres como terra firme. Sua vegetação se compõem de formações pioneiras, floresta ombrófila densa e aberta, savana, savana estépica e vegetação secundária.
MATA ATLÂNTICA
MATA ATLÂNTICA
EXTENSÃO
A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.
14
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA MATA ATLÂNTICA
- Presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa;
- Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais;
- As árvores de grande porte formam um microclima na mata, gerando sombra e umidade
- Fauna rica com presença de diversas espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis.
- Na região da Serra do Mar, forma-se na Mata Atlântica uma constante neblina.
CERRADO
	Podemos encontrar a vegetação de cerrado, principalmente, na região centro-oeste do Brasil, ou seja, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Está presente também nas seguintes regiões: oeste de Minas Gerais e sul do Maranhão e Piauí
CARACTERÍSTICAS 
- Presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte;
- As raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca);
- As cascas destas árvores são duras e grossas;
- As folhas são cobertas de pêlos;
- Presença de gramíneas e ciperáceas no estrado das árvores.
AS PRINCIPAIS ESPÉCIES DE ANIMAIS ENCONTRADAS NO CERRADO
Anta, cervo, onça-pintada, cachorro-vinagre, lobo-guará, lontra, tamanduá-bandeira, gambá, ariranha, gato-palheiro, veado-mateiro, cachorro-do-mato, macaco-prego, quati, queixada, porco-espinho, capivara, tapiti e preá.
CAATINGA
O único bioma exclusivamente brasileiro está localizado entre a floresta amazônica e a floresta atlântica, compreendendo quase 10% da área total do território brasileiro
Abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piauí e norte de Minas Gerais.
Possui um clima semiárido com temperaturas médias anuais entre 27ºC e 29ºC, e índices pluviométricos irregulares variando de 250 a 1000mm por ano, concentrando-se durante 3 a 5 meses. Na estação seca a temperatura do solo, que é raso, pedregoso pode chegar a 60ºC.
VISÃO DA CAATINGA EM ÉPOCA DE ESTIAGEM
VISÃO DA CAATINGA EM ÉPOCA DE CHUVA
 • A vegetação da caatinga é extremamente diversificada e possui espécies adaptadas às condições do ambiente (solo e clima).
 • As espécies arbóreas e arbustivas apresentam folhas pequenas (caducifólia) ou modificadas em espinhos, outras, com raízes superficiais para absorver o máximo de águas pluviais.
 • Algumas das espécies nativas da caatinga são: barriguda, amburana, aroeira, umbu, baraúna, maniçoba, macambira, mandacaru e juazeiro.
 MANDACARU
Os Campos da Região Sul do Brasil são denominados como “pampa”, termo de origem indígena para “região plana”, entretanto, esta denominação corresponde somente a um dos tipos de campo, encontrado mais ao sul do Rio Grande do Sul, atingindo o Uruguai e a Argentina.
O Pampa Gaúcho está situado no sul do Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul, na divisa com o Uruguai. O Pampa é uma região de clima temperado, com temperaturas médias de 18°C, formada por coxilhas onde se situam os campos de produção pecuária e as várzeas que se caracterizam por áreas baixas e úmidas.
O clima do Pampa é subtropical com as quatro estações do ano bem definidas e sua vegetação é marcada pela presença de gramíneas, plantas rasteiras, arbustos e árvores de pequeno porte.
 Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a vegetação do Bioma Pampa pode ser dividida em:
Estepe
Savana Estépica
Floresta Estacional Sem decídua
Floresta Estacional Decidual
Formações Pioneiras
Floresta Estacional
Espinilho
Campos abertos, característica do bioma pampa
BIOMA PANTANAL
 É o bioma onde fica mais evidente que a água é a base para toda a vida. A maior área continental periodicamente alagável do planeta, com cerca de 140.000 km², estende-se pelo território nacional, mas também pela Bolívia e Paraguai.
 Pantanal é um imenso reservatório de água, passagem obrigatória de grande parte do fluxo que percorre a Bacia do Prata. O lento ciclo das cheias e vazantes, conhecido como pulso de inundação, cria um variado mosaico de paisagens. Baías, assim denominadas as lagoas pantaneiras, são os elementos mais peculiares da região.
 O Pantanal é cercado por uma série de serras, é isso que o torna um reservatório de água a temperaturas quentes, uma concentração de vida, no entanto toda essa água chega ao Pantanal depois de transitar desde nascentes por toda a sua volta, especialmente as localizadas no Cerrado.
 -Perguntas.
1- Quais as principais características do bioma Amazônia? 
2- Em que bioma o pau brasil foi explorado?
3- Também conhecido como a savana brasileira, varia quanto a sua fisionomia em relação à cobertura arbórea, indo desde os campos limpos, nos quais só ocorrem gramíneas nativas. Que bioma o trecho acima corresponde?
4- Quais os três maioresbiomas presentes no território brasileiro?
 
-Respostas.
1- Possui 4 milhões de Km² onde vivem aproximadamente 2 milhões de espécies de animais e vegetais, 200 espécies diferentes de arvores por hectare e seu território corresponde a um terço das florestas vegetais do mundo, é o maior bioma em extensão territorial.
2- Ele foi explorado no bioma mata atlântica
3- Bioma cerrado
4- Amazônia, cerrado e mata atlântica.

Continue navegando