Buscar

Trabalho de Geriatria - Alzheimer

Prévia do material em texto

ALZHEIMER
INTRODUÇÃO
A doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa progressiva e irreversível, que afeta o funcionamento cognitivo e conduz a um declínio das habilidades funcionais e sociais.
 Em geral, o primeiro aspecto clínico é a deficiência da memória recente, enquanto as lembranças remotas são preservadas até um certo estágio da doença. 
Alzheimer é a acumulação de proteínas anormais chamadas de placas de beta-amiloide.
FISIOPATOLOGIA
A doença de Alzheimer caracteriza-se, histopatologicamente, pela maciça perda sináptica e pela morte neuronal observada nas regiões cerebrais responsáveis pelas funções cognitivas, incluindo o córtex cerebral, o hipocampo, o córtex entorrinal e o estriado ventral. 
Fonte: Google imagens
FISIOPATOLOGIA
A Doença de Alzheimer é caracterizada por uma série de alterações neuropatológicas que incluem:
Atrofia cerebral;
Placas cerebrais senis que contêm depósitos extracelulares de peptídeo β-amiloide;
Emaranhados neurofibrilares intracelulares que contêm proteína tau hiperfosforilada;
Perda de células neurais...
Fonte: Google imagens
SINAIS E SINTOMAS
Na DA os sintomas se dividem em três partes : 
Cognitivas
Não- cognitivos
Funcionais
Fonte: Google imagens
SINAIS E SINTOMAS
Comprometimento em adquiri novas informações;
Dificuldade de lidar com atividades complexas;
Comprometimento de habilidades visuoespaciais;
Comprometimento da linguagem;
Mudança de personalidade.
SINAIS E SINTOMAS
O quadro clínico é dividido em três fases:
1° fase- INICIAL: 
O individuo começa a apresentar um déficit de memória, como desorientação espacial e recordar acontecimentos recentes; 
Começa aparecer alterações na linguagem, como dificuldade de encontrar a palavra certa em um diálogo ou de entender oque lhe foi dito.
SINAIS E SINTOMAS
2° fase- INTERMEDIÁRIA : 
Os sintomas da primeira fase são acentuados. Apresenta dificuldade em executar funções como se vestir e na higiene pessoal;
 A memória é ainda mais comprometida e o paciente se demonstra desorientado em lugares conhecidos e não reconhece parentes;
Começa aparecer alterações na função motora.
SINAIS E SINTOMAS
3° fase- AVANÇADA : 
O indivíduo perde totalmente a capacidade de realizar atividades de vida diária e de se comunicar;
A função motora fica ainda mais comprometida e se evolui para uma hipertonia, não sendo capaz de realizar marcha;
Não reconhece os familiares e se encontram acamados.
TESTES E ESCALAS UTILIZADOS
Escala de Blessed
 Avalia o grau de dependência do paciente em relação a atividades diárias, mudança de hábitos e distúrbios comportamentais. 
Passível de ser realizada pelo próprio cuidador.
Uma avaliação mensal fornece informações fundamentais com respeito à evolução de demência e da resposta terapêutica.
TESTES E ESCALAS UTILIZADOS
Escala de Blessed
TESTES E ESCALAS UTILIZADOS
Escala de Blessed
TESTES E ESCALAS UTILIZADOS
Escala de Blessed
TESTES E ESCALAS UTILIZADOS
Escala de Blessed
TESTES E ESCALAS UTILIZADOS
TC6M
Foi adaptado do teste de corrida de 12 minutos, descrito originalmente por Cooper em 1968, para avaliar pessoas saudáveis. O indivíduo era estimulado há correr 12 minutos para que fosse determinada a relação entre aptidão física e VO2máx (Enright et al., 2003; SOARES et al., 2004).
 avaliar a capacidade física de pacientes com patologias cardíacas e pulmonares, bem como para avaliar a capacidade submáxima de exercício (Enright et al., 2003). 
A instrução desse teste é caminhar o mais rápido possível durante os seis minutos e o avaliado é quem determina a velocidade de caminhada. .
TESTES E ESCALAS UTILIZADOS
TC6M
TESTES E ESCALAS UTILIZADOS
Índice de Katz
O Índice de Katz (ou Katz Índex) avalia seis funções e atividades cotidianas, que são a alimentação, a continência, a transferência (locomoção), o toalete, o vestir e o banho. Sua contagem está baseada no desenvolvimento ontogenético de habilidade com cuidados pessoais.
A pontuação varia de 0 (ZERO) a 6 (SEIS) pontos, onde 0 (ZERO) indica total independência para desempenho das atividades e 6 (SEIS), dependência (total ou parcial) na realização de todas as atividades propostas. A pontuação intermediaria indica a dependência total ou parcial em quaisquer das atividades e deverá ser avaliada individualmente.
TESTES E ESCALAS UTILIZADOS
Escala de Equilíbrio de Berg
14 tarefas relacionadas ao dia-a-dia, que envolvem o equilíbrio estático e dinâmico;
 Aptidão á mudança de posição; 
A realização das tarefas é avaliada através da observação e a pontuação varia de 0 á 4 em cada tarefa, totalizando um máximo de 56 pontos.
TESTES E ESCALAS UTILIZADOS
Escala de Equilíbrio de Berg
TESTES E ESCALAS UTILIZADOS
Escala de Equilíbrio de Berg
TESTES E ESCALAS UTILIZADOS
Escala de Equilíbrio de Berg
De acordo com Shumway-Cook & Woollacott (2003), na amplitude de 56 a 54 pontos, cada ponto a menos é associado á um aumento de 3 a 4% abaixo no risco de quedas, de 54 a 46 a alteração de um ponto é associada a um aumento de 6 a 8% de chances, sendo que abaixo de 36 pontos o risco de quedas é de quase 100%.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MELLO, Marília Agua de.; DRIUSSO, Patrícia. Proposta Fisioterapêutica para os Cuidados de Portadores da Doença de Alzheimer. Envelhecimento de saúde, Universidade Metodista de São Paulo,2006. São Caetano do Sul/São Paulo. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Patricia_Driusso/publication/240617862_Proposta_Fisioterapeutica_para_os_cuidados_de_Portadores_da_Doenca_de_Alzheimer/links/53f54bdf0cf2888a7491bccd/Proposta-Fisioterapeutica-para-os-cuidados-de-Portadores-da-Doenca-de-Alzheimer.pdf . Acesso em 16 de junho de 2019.
MEDEIROS, I.M.P.J.; et al. A influência da Fisioterapia na cognição de idosos com Doença de Alzheimer. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa. Santos- São Paulo,2016. Disponível em: http://revista.lusiada.br/index.php/ruep/article/view/686. Acesso em 16 de junho de 2019.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SERENIKI, Adriana; VITAL, Maria Aparecida Barbato Frazão. A doença de Alzheimer: aspectos fisiopatológicos e farmacológicos. Rev Psiquiatr RS. 2008;30(1 Supl). Disponível em: </http://www.scielo.br/pdf/rprs/v30n1s0/v30n1a02s0.pdf/>. Acesso em: 16 de junho de 2019.
EDUCAÇÃO, Portal. Fisiopatologia da doença de Alzheimer. Disponível em: </https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/fisiopatologia-da-doenca-de-alzheimer/59760/>. Acesso em: 16 de junho de 2019.

Continue navegando