Buscar

ANATOMIA PALPATÓRIA SIMULADO AV1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201912803637)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Paciente com queixas de dor no ombro procurou o serviço de fisioterapia para avaliação. Quando o terapeuta palpou uma pequena depressão entre o tubérculo maior e o tubérculo menor do úmero o paciente relatou dor. De acordo com a região anatômica, qual estrutura é o provável foco de dor do paciente?
		
	 
	Tendão da cabeça longa do bíceps
	
	Tendão do músculo peitoral menor
	
	Tendão do músculo coracobraquial
	
	Tendão do músculo deltoide
	
	Tendão do músculo braquial
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201913102972)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Os ossos que formam o complexo do ombro são clavícula, escápula e úmero. Dentre eles encontramos diversas estruturas palpáveis. De acordo com a anatomia palpatória, quais dessas estruturas podemos palpar na escápula:
		
	 
	Ângulo inferior, borda lateral e acrômio.
	
	Ângulo medial, borda lateral e borda medial.
	
	Suco intertubercular, borda lateral e ângulo superior.
	
	Acrômio, Processo coracóide e olecrano.
	
	Tubérculo maior, espinha da escápula e ângulo inferior.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201912698307)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Antônio, 74 anos chegou no setor de fisioterapia apresentando muita tensão no peitoral maior. Na avaliação foi verificado anteriorização da cabeça do úmero, alteração no ritmo escapulo-umeral e fraqueza dos músculos do manguito rotador. Marque a alternativa que corresponde a palpação do peitoral maior.
		
	
	Paciente em DD, ou sentado com o antebraço apoiado. Fisioterapeuta em pé, de frente para o paciente. O terapeuta posiciona um de seus dedos sobre o processo coracóide e os outros nas costelas de 3 a 5, no sentido das fibras do peitoral menor e requisita o movimento de depressão da escápula, com isto sentirá um aumento de tensão sob seus dedos.
	
	Paciente em decúbito dorsal, braço em abdução, terapeuta em pé, de frente para o braço do paciente. O terapeuta posicionará as polpas dos dedos abaixo da porção curta do bíceps braquial que se situa sob o peitoral maior. Com a outra mão irá resistir a flexão e a adução horizontal do braço.
	
	Paciente sentado com o antebraço apoiado na coxa, de costas para o terapeuta ou em DD. O terapeuta localiza a borda vertebral da escápula, a nível do ângulo da raiz da espinha da escápula, 2 dedos acima deste ponto. Esta palpação é a de seu ponto de inserção escapular.
	
	Paciente em pé ou sentado de costas para o terapeuta. Fisioterapeuta pede ao paciente para elevar os braços simultaneamente, atingindo aproximadamente 100° de abdução da articulação do ombro e de forma concomitante deve realizar um esforço de adução escapular, os cotovelos deverão estar flexionados.
	 
	Paciente sentado ou em DD, com o braço flexionado a aproximadamente 90°. Fisioterapeuta de pé, de frente e ao lado do paciente, com uma das mãos sustentando o braço e impõe resistência ao movimento de adução horizontal.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201912074728)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Tânia, 47 anos de idade, relata dor durante a elevação do braço. Quais estruturas podem estar envolvidas?
		
	 
	bursa subacromial e o tendão do m. supraespinhal
	
	m. bíceps braquial cabeça longa e curta
	
	art. acromioclaviular e m. grande dorsal
	
	lig. esternoclavicular e tendão do m. infraespinhal
	
	m. trapézio fibra superior e deltóide
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201913102968)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Para a palpação do músculo romboide maior, a posição mais adequada para o paciente adotar em relação ao fisioterapeuta, a ação muscular pedida e o local de palpação respectivamente são:
		
	
	de costas / abdução escapular / borda medial da escapula
	
	de frente / rotação lateral do braço / borda lateral da escapula próximo ao ângulo inferior
	 
	de costas / adução escapular / borda medial da escapula próximo ao ângulo inferior
	
	de frente / rotação medial do braço / borda medial da escapula
	
	de costas / rotação medial do braço / borda lateral da escapula próximo ao ângulo superior
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201912685728)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A palpação dos músculos romboides maior e menor pode ser feita entre ___________________________________, solicitando a ação de __________________________.
		
	
	as margens laterias das escápulas.....abdução das escápulas.
	 
	as margens mediais das escápulas.....adução das escápulas.
	
	a margem lateral da escápula e as costelas ....... extensão de ombro.
	
	as costelas..... inspiração.
	
	as margens mediais das escápulas.....abdução das escápulas.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201912618165)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O fisioterapeuta em sua avaliação resolve palpar estruturas na escápula do paciente. Pode-se afirmar que ele conseguirá palpar:
		
	
	Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, espinha da escápula, cavidade glenóide.
	
	Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, fossa supraespinhal, acrômio e processo coracóide.
	
	Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, espinha da escápula, fossa subescapular.
	
	Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, fossa infra espinhal, acrômio e processo coracóide.
	 
	Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, espinha da escápula, acrômio e processo coracóide.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201913101862)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	De acordo com as afirmativas abaixo, marque a alternativa correta quanto a Palpação anterior dos processos transversos das vértebras de C2 a C7.
		
	
	Procedimento: O terapeuta afasta o músculo deltoide, e realiza uma pressão no sentido posterior até sentir a barreira óssea. Deve-se atentar a não pressionar a traquéia ou outras estruturas sensíveis desta região.
	 
	Procedimento: O terapeuta afasta o músculo esternocleidomastóideo, e realiza uma pressão no sentido posterior até sentir a barreira óssea. Deve-se atentar a não pressionar a traquéia ou outras estruturas sensíveis desta região.
	
	Procedimento: O terapeuta afasta o músculo supraespinhal, e realiza uma pressão no sentido posterior até sentir a barreira óssea. Deve-se atentar a não pressionar a traquéia ou outras estruturas sensíveis desta região.
	
	Procedimento: O terapeuta afasta o músculo infraespinhal, e realiza uma pressão no sentido posterior até sentir a barreira óssea. Deve-se atentar a não pressionar a traquéia ou outras estruturas sensíveis desta região.
	
	Procedimento: O terapeuta afasta o músculo esternocleidomastóideo, e realiza uma pressão no sentido lateral até sentir a barreira óssea no fêmur. Deve-se atentar a não pressionar a traquéia ou outras estruturas sensíveis desta região.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201912074808)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Para nos auxiliar na palpação de um músculo, devemos solicitar um movimento do tipo_______________ para melhor sensibilidade e identificação da estrutura.
		
	
	Isocinético
	
	passivo
	
	Isométrico concêntrico
	
	isotônico concêntrico
	 
	isométrico
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201912625542)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O músculo trapézio é dividido em três porções: ascendente, transverso e descendente. Quanto a origem/ inserção e ação muscular da sua porção descendente, afirma-se:
		
	
	origina-se nas vértebras torácicas e se insere na espinha da escápula; e age para elevar a escápula.
	
	origina-se nas vértebras lombares e se insere na espinha da escápula; e age para deprimir a escápula.
	 
	origina-se na linha nucal superior e tuberosidade occipital e se insere no acrômio e 1/3 lateral clavicular; e age para elevar a escápula.
	
	origina-se nas vértebras cervicais e se insere na espinha da escápula; e age para deprimir a escápula.
	
	origina-se nas vértebras torácicas e se insere na linha nucal superior; e age para deprimir a escápula.

Continue navegando

Outros materiais