Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A História Regional é uma forma de delimitar fatos a serem estudados sobre o passado. Esta é uma maneira de interpretá-la, mas existem outras. Assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A História Regional oferece a possibilidade de comparação entre diferentes situações históricas, contribuindo para a produção de uma síntese, em nível macroespacial.
( ) História Regional é um recorte e não um método de escrever a História.
( ) A História Regional é uma opção de recorte espacial do componente estudado, ou seja, é uma forma de delimitar algo a ser estudado sobre o passado.
( ) A História Regional oferece a possibilidade de comparação entre diferentes situações históricas.
a) V - V - V - V.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - V.
d) V - F - V - F.

A História Local é parte integrante da História Regional e tem como enfoque a história de atores sociais e acontecimentos que foram esquecidos no tempo e na memória. Nesta abordagem, o homem comum é entendido como sujeito da história e de transformação social. Com relação à importância do estudo da História Local na Educação Básica, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O estudo da História Local permite uma maior compreensão do aluno sobre o seu entorno e o instiga a fazer conexões com problemas significativos da história do tempo presente.
II- O estudo da História Local permite ao aluno incorporar o espírito do regionalismo e se tornar um sujeito crítico que se movimenta em defesa de uma identidade regional.
III- O estudo da História Local possibilita ao aluno conhecer o passado que está próximo dos seus espaços, entre os quais a escola, o bairro, cidade, assim como de outras regiões.
IV- O estudo da História local possibilita ao aluno conhecer a história da sua cidade, com objetivo de fortalecer a sua identidade a partir da região, contribuindo assim para que desenvolva o patriotismo regional.
V- O estudo sob o recorte da História Local coloca o aluno em contato direto com dados empíricos de pesquisa e fatos concretos, reais, possibilitando o aprendizado significativo e de maior interesse.
A As sentenças I, IV e V estão corretas.
B As sentenças I, III e V estão corretas.
C As sentenças I, II e V estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

Assim como muitos conceitos na modernidade, o conceito de região também não é consenso para os vários autores que discutem o tema. Várias correntes de pensamento influenciaram na constituição desse campo teórico, sendo a Escola Marxista uma influência importante para a constituição do conceito de região. Para a linha marxista de pensamento, a região seria:
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Um conceito abstrato somente de ordem jurídica.
b) Algo que não existe de fato e não pode ser estudado.
c) Algo incomum e bem fundamentado no passado.
d) O espaço onde se constrói a reprodução do capital.

A historiografia nacional ressalta as semelhanças entre os diferentes locais e regiões. Já a História Regional opera com as diferenças e a multiplicidade de identidades. Nesse sentido, a História Regional pode abordar questões temáticas fundamentais da história global, a partir do ângulo do particular.
Sobre a História Regional, assinale a alternativa CORRETA:
a) A delimitação de uma região, do ponto de vista histórico, deve desconsiderar fatores políticos e sociais e levar em conta somente aspectos jurídicos e administrativos.
b) A identidade cultural é fruto da coerência das instâncias administrativas e jurídicas de um determinado estado nacional, pois o conjunto de leis e as diferentes instâncias administrativas fazem diferentes grupos se identificarem com a nação.
c) O regionalismo é importante para amenizar preconceitos, contribuindo para superarmos desigualdades de classe e de gênero em determinadas regiões.
d) A ideia de região está relacionada à noção de identidade cultural, pois o espaço onde vive um grupo é fundamental para a composição de um código de significações que pode gerar um sentido de pertencimento a uma comunidade.

Alguns autores consideram a História Regional uma metodologia, uma estratégia operacional. O pesquisador Marcos A. Silva (1990), que se dedicou a explicar os fundamentos da História Regional, não concorda com esta concepção e entende o regional como um recorte e não uma forma de escrever a história. Partindo da concepção do autor acerca da História Regional, examine o conceito de região e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Na concepção de Siva (1990), região é um universo de práticas vivenciadas pelos diversos grupos humanos que nela se inserem e engloba desde o relevo, as relações humanas, a família, as condições de sobrevivência, aspectos culturais, a comunidade, entre outros.
( ) De acordo com Silva (1990), a definição de região não extrapola os limites e as fronteiras de ordem administrativa e política.
( ) No entendimento de Silva (1990), a região representa um espaço delimitado que se limita às fronteiras de dois entes federados: Estado e município.
( ) Para Silva (1990), a região engloba apenas três aspectos: território, relevo e administração.
A F - V - V - V.
B V - V - V - F.
C V - F - F - F.
D F - F - V - V.

A história local, sendo parte da história regional, é muito interessante para que o professor de história consiga fazer com que seu aluno se perceba como sujeito histórico. Essa percepção é possível de ser construída quando o estudante, investigando o seu bairro ou sua escola, por exemplo, passa a conhecer o passado de seus espaços de convívio. Levando em conta a aproximação entre história local e história regional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A história nacional é o somatório de todas as histórias locais investigadas.
( ) A história local é mais ampla do que a história regional, pois seu recorte é o mesmo utilizado na história nacional.
( ) A história local possibilita estabelecer relações entre a micro e a macro-história, pois ajuda na complementação entre o geral e o particular.
( ) A história local e a história regional trabalham com as diferenças, enquanto a história generalizante trabalha com as semelhanças.
a) F - F - V - V.
b) V - F - F - V.
c) V - V - F - F.
d) F - F - F - V.

O termo região é bastante antigo. A designação de região remonta aos tempos do Império Romano, quando o termo "regione" era usado para indicar espaços, independentes ou não, que estavam subordinados ao domínio do Império. A ideia de região sofreu alterações desde seu surgimento até a história contemporânea.
Sobre o conceito de região, assinale a alternativa CORRETA:
a) Na Revolução Francesa, houve uma ruptura com a centralização do Estado, favorecendo as iniciativas regionalistas.
b) Na Idade Média, houve um processo de descentralização regional, favorecendo os territórios autônomos.
c) Na Idade Contemporânea, a ideia de região praticamente deixa de existir em função do neocolonialismo.
d) Na Idade Média, a Igreja Católica não se valeu de unidades regionais para exercer sua hierarquia administrativa.

Um dos objetivos da História Regional é possibilitar a comparação entre diferentes situações/recortes históricos, contribuindo, nesse sentido, para a produção de um resumo de nível macroespacial, já que cada região não pode ser vista deslocada do todo em que se encontra inserida. Sobre a História Regional, podemos afirmar que:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A História Regional não se constitui como um método, muito menos possui um corpo teórico próprio.
II- É uma opção de recorte espacial do tema estudado, ou seja, é uma forma de delimitar algo a ser estudado unicamente sobre o presente.
III- A História Regional teve seu advento coincidindo com a influência da Escola dos Annales, estabelecendo uma fronteira interdisciplinar muito próxima com a Geografia.
IV- Em nosso país os estudos regionais de História proliferaram, sobretudo, a partir das décadas de 1970 e 1980.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

No estudo da História Regional, o historiador se depara com a temática referente ao regionalismo. O regionalismo refere-se ao conjunto de características socioculturais de um dado espaço geográfico.
De que outras maneiras podemos relacionar o termo “regionalismo”?
I- O regionalismo é um movimento de defesa da identidade regional.
II- As lutas regionais, por se pautarem na questão da identidade, adquirem expressiva força mobilizadora.
III- O regionalismo não tem relação direta e conceitual com o conceito de região.
IV- O poder que sustenta a divisão regional cria estigmas que alimentam preconceitos relativos a habitantes e moradores de determinados locais.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Na visão de Pierre Bordieu (1989), o termo região é uma ilusão bem fundamentada, uma construção arbitrária dos geógrafos para delimitar algo a ser estudado.
Por que o autor critica essa ideia de região construída pelos geógrafos?
I- Porque a divisão regional não existe de fato, pois esta mesma realidade é a representação que dela fazemos.
II- Porque a delimitação regional é estabelecida por quem nela vive e passa a compor o imaginário daqueles que a ela se referem.
III- Porque a identidade regional é um produto da construção humana.
IV- Porque os geógrafos não possuem os conhecimentos da história regional.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A História Regional é uma forma de delimitar fatos a serem estudados sobre o passado. Esta é uma maneira de interpretá-la, mas existem outras. Assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A História Regional oferece a possibilidade de comparação entre diferentes situações históricas, contribuindo para a produção de uma síntese, em nível macroespacial.
( ) História Regional é um recorte e não um método de escrever a História.
( ) A História Regional é uma opção de recorte espacial do componente estudado, ou seja, é uma forma de delimitar algo a ser estudado sobre o passado.
( ) A História Regional oferece a possibilidade de comparação entre diferentes situações históricas.
a) V - V - V - V.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - V.
d) V - F - V - F.

A História Local é parte integrante da História Regional e tem como enfoque a história de atores sociais e acontecimentos que foram esquecidos no tempo e na memória. Nesta abordagem, o homem comum é entendido como sujeito da história e de transformação social. Com relação à importância do estudo da História Local na Educação Básica, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O estudo da História Local permite uma maior compreensão do aluno sobre o seu entorno e o instiga a fazer conexões com problemas significativos da história do tempo presente.
II- O estudo da História Local permite ao aluno incorporar o espírito do regionalismo e se tornar um sujeito crítico que se movimenta em defesa de uma identidade regional.
III- O estudo da História Local possibilita ao aluno conhecer o passado que está próximo dos seus espaços, entre os quais a escola, o bairro, cidade, assim como de outras regiões.
IV- O estudo da História local possibilita ao aluno conhecer a história da sua cidade, com objetivo de fortalecer a sua identidade a partir da região, contribuindo assim para que desenvolva o patriotismo regional.
V- O estudo sob o recorte da História Local coloca o aluno em contato direto com dados empíricos de pesquisa e fatos concretos, reais, possibilitando o aprendizado significativo e de maior interesse.
A As sentenças I, IV e V estão corretas.
B As sentenças I, III e V estão corretas.
C As sentenças I, II e V estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

Assim como muitos conceitos na modernidade, o conceito de região também não é consenso para os vários autores que discutem o tema. Várias correntes de pensamento influenciaram na constituição desse campo teórico, sendo a Escola Marxista uma influência importante para a constituição do conceito de região. Para a linha marxista de pensamento, a região seria:
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Um conceito abstrato somente de ordem jurídica.
b) Algo que não existe de fato e não pode ser estudado.
c) Algo incomum e bem fundamentado no passado.
d) O espaço onde se constrói a reprodução do capital.

A historiografia nacional ressalta as semelhanças entre os diferentes locais e regiões. Já a História Regional opera com as diferenças e a multiplicidade de identidades. Nesse sentido, a História Regional pode abordar questões temáticas fundamentais da história global, a partir do ângulo do particular.
Sobre a História Regional, assinale a alternativa CORRETA:
a) A delimitação de uma região, do ponto de vista histórico, deve desconsiderar fatores políticos e sociais e levar em conta somente aspectos jurídicos e administrativos.
b) A identidade cultural é fruto da coerência das instâncias administrativas e jurídicas de um determinado estado nacional, pois o conjunto de leis e as diferentes instâncias administrativas fazem diferentes grupos se identificarem com a nação.
c) O regionalismo é importante para amenizar preconceitos, contribuindo para superarmos desigualdades de classe e de gênero em determinadas regiões.
d) A ideia de região está relacionada à noção de identidade cultural, pois o espaço onde vive um grupo é fundamental para a composição de um código de significações que pode gerar um sentido de pertencimento a uma comunidade.

Alguns autores consideram a História Regional uma metodologia, uma estratégia operacional. O pesquisador Marcos A. Silva (1990), que se dedicou a explicar os fundamentos da História Regional, não concorda com esta concepção e entende o regional como um recorte e não uma forma de escrever a história. Partindo da concepção do autor acerca da História Regional, examine o conceito de região e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Na concepção de Siva (1990), região é um universo de práticas vivenciadas pelos diversos grupos humanos que nela se inserem e engloba desde o relevo, as relações humanas, a família, as condições de sobrevivência, aspectos culturais, a comunidade, entre outros.
( ) De acordo com Silva (1990), a definição de região não extrapola os limites e as fronteiras de ordem administrativa e política.
( ) No entendimento de Silva (1990), a região representa um espaço delimitado que se limita às fronteiras de dois entes federados: Estado e município.
( ) Para Silva (1990), a região engloba apenas três aspectos: território, relevo e administração.
A F - V - V - V.
B V - V - V - F.
C V - F - F - F.
D F - F - V - V.

A história local, sendo parte da história regional, é muito interessante para que o professor de história consiga fazer com que seu aluno se perceba como sujeito histórico. Essa percepção é possível de ser construída quando o estudante, investigando o seu bairro ou sua escola, por exemplo, passa a conhecer o passado de seus espaços de convívio. Levando em conta a aproximação entre história local e história regional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A história nacional é o somatório de todas as histórias locais investigadas.
( ) A história local é mais ampla do que a história regional, pois seu recorte é o mesmo utilizado na história nacional.
( ) A história local possibilita estabelecer relações entre a micro e a macro-história, pois ajuda na complementação entre o geral e o particular.
( ) A história local e a história regional trabalham com as diferenças, enquanto a história generalizante trabalha com as semelhanças.
a) F - F - V - V.
b) V - F - F - V.
c) V - V - F - F.
d) F - F - F - V.

O termo região é bastante antigo. A designação de região remonta aos tempos do Império Romano, quando o termo "regione" era usado para indicar espaços, independentes ou não, que estavam subordinados ao domínio do Império. A ideia de região sofreu alterações desde seu surgimento até a história contemporânea.
Sobre o conceito de região, assinale a alternativa CORRETA:
a) Na Revolução Francesa, houve uma ruptura com a centralização do Estado, favorecendo as iniciativas regionalistas.
b) Na Idade Média, houve um processo de descentralização regional, favorecendo os territórios autônomos.
c) Na Idade Contemporânea, a ideia de região praticamente deixa de existir em função do neocolonialismo.
d) Na Idade Média, a Igreja Católica não se valeu de unidades regionais para exercer sua hierarquia administrativa.

Um dos objetivos da História Regional é possibilitar a comparação entre diferentes situações/recortes históricos, contribuindo, nesse sentido, para a produção de um resumo de nível macroespacial, já que cada região não pode ser vista deslocada do todo em que se encontra inserida. Sobre a História Regional, podemos afirmar que:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A História Regional não se constitui como um método, muito menos possui um corpo teórico próprio.
II- É uma opção de recorte espacial do tema estudado, ou seja, é uma forma de delimitar algo a ser estudado unicamente sobre o presente.
III- A História Regional teve seu advento coincidindo com a influência da Escola dos Annales, estabelecendo uma fronteira interdisciplinar muito próxima com a Geografia.
IV- Em nosso país os estudos regionais de História proliferaram, sobretudo, a partir das décadas de 1970 e 1980.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

No estudo da História Regional, o historiador se depara com a temática referente ao regionalismo. O regionalismo refere-se ao conjunto de características socioculturais de um dado espaço geográfico.
De que outras maneiras podemos relacionar o termo “regionalismo”?
I- O regionalismo é um movimento de defesa da identidade regional.
II- As lutas regionais, por se pautarem na questão da identidade, adquirem expressiva força mobilizadora.
III- O regionalismo não tem relação direta e conceitual com o conceito de região.
IV- O poder que sustenta a divisão regional cria estigmas que alimentam preconceitos relativos a habitantes e moradores de determinados locais.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Na visão de Pierre Bordieu (1989), o termo região é uma ilusão bem fundamentada, uma construção arbitrária dos geógrafos para delimitar algo a ser estudado.
Por que o autor critica essa ideia de região construída pelos geógrafos?
I- Porque a divisão regional não existe de fato, pois esta mesma realidade é a representação que dela fazemos.
II- Porque a delimitação regional é estabelecida por quem nela vive e passa a compor o imaginário daqueles que a ela se referem.
III- Porque a identidade regional é um produto da construção humana.
IV- Porque os geógrafos não possuem os conhecimentos da história regional.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Prévia do material em texto

Nota da Prova:
10,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1.	A História Regional é uma forma de delimitar fatos a serem estudados sobre o passado. Esta é uma maneira de interpretá-la, mas existem outras. Assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A História Regional oferece a possibilidade de comparação entre diferentes situações históricas, contribuindo para a produção de uma síntese, em nível macroespacial.
( ) História Regional é um recorte e não um método de escrever a História.
( ) A História Regional é uma opção de recorte espacial do componente estudado, ou seja, é uma forma de delimitar algo a ser estudado sobre o passado.
( ) A História Regional oferece a possibilidade de comparação entre diferentes situações históricas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	V - V - V - V.
 b)	V - F - V - F.
 c)	F - F - V - V.
 d)	V - V - F - V.
2.	A História Local é parte integrante da História Regional e tem como enfoque a história de atores sociais e acontecimentos que foram esquecidos no tempo e na memória. Nesta abordagem, o homem comum é entendido como sujeito da história e de transformação social. Com relação à importância do estudo da História Local na Educação Básica, analise as sentenças a seguir: 
I- O estudo da História Local permite uma maior compreensão do aluno sobre o seu entorno e o instiga a fazer conexões com problemas significativos da história do tempo presente.
II- O estudo da História Local permite ao aluno incorporar o espírito do regionalismo e se tornar um sujeito crítico que se movimenta em defesa de uma identidade regional. 
III- O estudo da História Local possibilita ao aluno conhecer o passado que está próximo dos seus espaços, entre os quais a escola, o bairro, cidade, assim como de outras regiões.
IV- O estudo da História local possibilita ao aluno conhecer a história da sua cidade, com objetivo de fortalecer a sua identidade a partir da região, contribuindo assim para que desenvolva o patriotismo regional.
V- O estudo sob o recorte da História Local coloca o aluno em contato direto com dados empíricos de pesquisa e fatos concretos, reais, possibilitando o aprendizado significativo e de maior interesse.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As sentenças II, III e IV estão corretas.
 b)	As sentenças I, III e V estão corretas.
 c)	As sentenças I, II e V estão corretas.
 d)	As sentenças I, IV e V estão corretas.
3.	Assim como muitos conceitos na modernidade, o conceito de região também não é consenso para os vários autores que discutem o tema. Várias correntes de pensamento influenciaram na constituição desse campo teórico, sendo a Escola Marxista uma influência importante para a constituição do conceito de região. Para a linha marxista de pensamento, a região seria:
 a)	Um conceito abstrato somente de ordem jurídica.
 b)	Algo que não existe de fato e não pode ser estudado.
 c)	Algo incomum e bem fundamentado no passado.
 d)	O espaço onde se constrói a reprodução do capital.
4.	A historiografia nacional ressalta as semelhanças entre os diferentes locais e regiões. Já a História Regional opera com as diferenças e a multiplicidade de identidades. Nesse sentido, a História Regional pode abordar questões temáticas fundamentais da história global, a partir do ângulo do particular. Sobre a História Regional, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	A delimitação de uma região, do ponto de vista histórico, deve desconsiderar fatores políticos e sociais e levar em conta somente aspectos jurídicos e administrativos.
 b)	A identidade cultural é fruto da coerência das instâncias administrativas e jurídicas de um determinado estado nacional, pois o conjunto de leis e as diferentes instâncias administrativas fazem diferentes grupos se identificarem com a nação.
 c)	A ideia de região está relacionada à noção de identidade cultural, pois o espaço onde vive um grupo é fundamental para a composição de um código de significações que pode gerar um sentido de pertencimento a uma comunidade.
 d)	O regionalismo é importante para amenizar preconceitos, contribuindo para superarmos desigualdades de classe e de gênero em determinadas regiões.
5.	Alguns autores consideram a História Regional uma metodologia, uma estratégia operacional. O pesquisador Marcos A. Silva (1990), que se dedicou a explicar os fundamentos da História Regional, não concorda com esta concepção e entende o regional como um recorte e não uma forma de escrever a história. Partindo da concepção do autor acerca da História Regional, examine o conceito de região e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na concepção de Siva (1990), região é um universo de práticas vivenciadas pelos diversos grupos humanos que nela se inserem e engloba desde o relevo, as relações humanas, a família, as condições de sobrevivência, aspectos culturais, a comunidade, entre outros.
( ) De acordo com Silva (1990), a definição de região não extrapola os limites e as fronteiras de ordem administrativa e política.
( ) No entendimento de Silva (1990), a região representa um espaço delimitado que se limita às fronteiras de dois entes federados: Estado e município.
( ) Para Silva (1990), a região engloba apenas três aspectos: território, relevo e administração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SILVA, M. A. (Org.). República em migalhas: história regional e local. São Paulo: Marco Zero/Anpuh, 1990.
 a)	F - V - V - V.
 b)	V - F - F - F.
 c)	F - F - V - V.
 d)	V - V - V - F.
6.	A história local, sendo parte da história regional, é muito interessante para que o professor de história consiga fazer com que seu aluno se perceba como sujeito histórico. Essa percepção é possível de ser construída quando o estudante, investigando o seu bairro ou sua escola, por exemplo, passa a conhecer o passado de seus espaços de convívio. Levando em conta a aproximação entre história local e história regional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A história nacional é o somatório de todas as histórias locais investigadas.
( ) A história local é mais ampla do que a história regional, pois seu recorte é o mesmo utilizado na história nacional.
( ) A história local possibilita estabelecer relações entre a micro e a macro-história, pois ajuda na complementação entre o geral e o particular. 
( ) A história local e a história regional trabalham com as diferenças, enquanto a história generalizante trabalha com as semelhanças.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	F - F - F - V.
 b)	V - F - F - V.
 c)	F - F - V - V.
 d)	V - V - F - F.
7.	O termo região é bastante antigo. A designação de região remonta aos tempos do Império Romano, quando o termo "regione" era usado para indicar espaços, independentes ou não, que estavam subordinados ao domínio do Império. A ideia de região sofreu alterações desde seu surgimento até a história contemporânea. Sobre o conceito de região, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	Na Idade Contemporânea, a ideia de região praticamente deixa de existir em função do neocolonialismo.
 b)	Na Idade Média, a Igreja Católica não se valeu de unidades regionais para exercer sua hierarquia administrativa.
 c)	Na Idade Média, houve um processo de descentralização regional, favorecendo os territórios autônomos.
 d)	Na Revolução Francesa, houve uma ruptura com a centralização do Estado, favorecendo as iniciativas regionalistas.
8.	Um dos objetivos da História Regional é possibilitar a comparação entre diferentes situações/recortes históricos, contribuindo, nesse sentido, para a produção de um resumo de nível macroespacial, já que cada região não pode ser vista deslocada do todo em que se encontra inserida. Sobre a História Regional, podemos afirmar que:
I- A História Regional não se constitui como um método, muito menos possui um corpo teórico próprio.
II- É uma opção de recorte espacial do tema estudado, ou seja, é uma forma de delimitar algo a serestudado unicamente sobre o presente.
III- A História Regional teve seu advento coincidindo com a influência da Escola dos Annales, estabelecendo uma fronteira interdisciplinar muito próxima com a Geografia.
IV- Em nosso país os estudos regionais de História proliferaram, sobretudo, a partir das décadas de 1970 e 1980.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As sentenças III e IV estão corretas.
 b)	As sentenças I e II estão corretas.
 c)	As sentenças I, III e IV estão corretas.
 d)	As sentenças II, III e IV estão corretas.
9.	No estudo da História Regional, o historiador se depara com a temática referente ao regionalismo. O regionalismo refere-se ao conjunto de características socioculturais de um dado espaço geográfico. De que outras maneiras podemos relacionar o termo ?regionalismo??
I- O regionalismo é um movimento de defesa da identidade regional.
II- As lutas regionais, por se pautarem na questão da identidade, adquirem expressiva força mobilizadora.
III- O regionalismo não tem relação direta e conceitual com o conceito de região.
IV- O poder que sustenta a divisão regional cria estigmas que alimentam preconceitos relativos a habitantes e moradores de determinados locais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As sentenças I, II e IV estão corretas.
 b)	As sentenças III e IV estão corretas.
 c)	As sentenças I, II e III estão corretas.
 d)	As sentenças I, III e IV estão corretas.
10.	Na visão de Pierre Bordieu (1989), o termo região é uma ilusão bem fundamentada, uma construção arbitrária dos geógrafos para delimitar algo a ser estudado. Por que o autor critica essa ideia de região construída pelos geógrafos?
I- Porque a divisão regional não existe de fato, pois esta mesma realidade é a representação que dela fazemos.
II- Porque a delimitação regional é estabelecida por quem nela vive e passa a compor o imaginário daqueles que a ela se referem.
III- Porque a identidade regional é um produto da construção humana. 
IV- Porque os geógrafos não possuem os conhecimentos da história regional.
FONTE: BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa, Difel/Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1989.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As sentenças I, II e IV estão corretas.
 b)	As sentenças II e IV estão corretas.
 c)	As sentenças II, III e IV estão corretas.
 d)	As sentenças I, II e III estão corretas.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina