Buscar

Atividade Reflexiva II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabriel Roza Altheman – RGM 21272867
Unidade II - Áreas de atuação da Gestão e Gestão Democrática
O projeto pedagógico não é somente uma carta de intenções, nem apenas uma exigência de ordem administrativa, pois deve expressar a reflexão e o trabalho realizado em conjunto por todos os profissionais da escola, no sentido de atender às diretrizes do sistema nacional de Educação, bem como às necessidades locais e específicas da clientela da escola; ele é a concretização da identidade da escola e do oferecimento de garantias para o ensino de qualidade.
Em pesquisas realizadas é visto que as práticas do gestor, estão mais relacionadas ao fazer, nas ações e nas atitudes da liderança desse gestor, e vemos que o gestor mais envolvido com metas e com o planejamento para sua escola ele tem um resultado melhor e se diferencia dos demais, uma outra questão é o envolvimento dos professores, o envolvimento da equipe pedagógica e o envolvimento da comunidade escolar nesse trabalho junto com a liderança para que seja um trabalho de transformação.
 A liderança deve saber delegar para as outras pessoas esse processo e não ser um centralizador, muitas vezes ele precisa que outras pessoas deem encaminhamento às ações que estão acontecendo na escola, portanto quanto maior o envolvimento e amplitude do trabalho desse gestor melhor é o resultado. 
Outra questão é que o gestor precisa ter uma afetividade, ter uma identidade com sua comunidade, com sua escola, se colocar disponível sempre e se colocar num processo de aprendizagem contínua, porque é preciso estudar sempre e isso também é necessário para o professor e para a equipe pedagógica.
A utilização de resultados de avaliações e índices de aprendizados, devem ser analisados e feito um plano de ação para alcançar melhorias e detectar problemas a serem resolvidos, para que os alunos atinjam resultados melhores. 
O processo colaborativo de passar para os outros suas experiencias e suas práticas que deram certo e suas conquistas de resultados positivos é muito importante e o gestor que promove essas práticas só tem a ganhar e acrescentar mais conhecimento e experiencia na sua vida profissional. Sempre trabalhando o conceito de aprendizado porque o que mais importa para os educadores e gestores é que seus alunos aprendam e aprendam com qualidade, esse tem que ser o maior objetivo escolar.
Referências Bibliográficas:
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96. Rio de Janeiro: 1998.
Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
GADOTTI, Moacir. Autonomia da escola: princípios e preposições. São Paulo: Cortez, 1997.
 
GADOTTI, Moacir e ROMÃO, José E. Autonomia da Escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2004. (Guia da escola cidadã; v.1)
Veiga, I. P. A. (1995). Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível. Campinas: Papirus (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

Outros materiais