Buscar

História Urbana de Paris, Viena, Turim, Nápoles e Amsterdã

Prévia do material em texto

PARIS
Cité= ilha onde foi fundada a 1 aldeia gaulesa.
Université= na marquem esquerda onde era a colônia romana de Lutelia , ondem em 1210 Abelardo fundou a universidade.
Villé na margem direita onde residia as corporações comerciais e o governo municipal.
Cercadas pelos muros de Carlos V de 1370 (440h x 100k hab)
-Francisco I, em 1528 recontrui o castelo de Louvre na margem direita e se muda para paris (200k hab).
-Henrique IV, em 1589 a 1594, danificou gravemente a cidade, conquistando uma cidade arruinada e despovoada. Inicia um programa de obras publicas, dependendo de um balanço economia regular e repartições especializadas, Arquitetura Barroca.
Ampliação do muro na margem direita para incluir novos subúrbios até os Jardins das Tuileries.
Reorganizações de ruas e instalações, aquedutos e esgoto.
Novas praças de forma regular circundadas por casa de arquitetura uniforme:
Praça real, margem direita 1034, quadrada com simetria regularidade, elemento covoamento.
Place Dauphine, em cité 1035 1037 em forma triangular. 
Place France, semicircular não realizada.
Ampliação do paço de Louvre, ligação do castelo medieval ao palácio quinhentista das tulus, demolindo o bairro intermediário.
Construção de nova residência suburbana em Saint Germaim, castelo com jardim em patamares.
-Luis XIII, guerras não desenvolvendo o programa e a iniciativa privada passa a construir bairros inteiros na ilha de São Luís na margem esquerda.
- Novo Classisismo, residência de Vaux, arredores de paris 1656 a 1660, superintendente Mazzarino Fouquet. Jardim Italiana com simetria e regular na linha do horizonte, eixo de simetria do castelo até o vale com terraços alamedas, bosques , espelhos d’agua, riqueza de acabamentos e decorações.
Em 1661 Fouquet convida o rei e acorte a Vaux e 3 semanas depois é preso a mando do rei Luis XIV que usa seus arquitetos.
-Luis XIVo rei sol, seus meios não são suficientes, o estado sou eu, tratado de Vestfalia, guerra dos 30 monarca absolutismo.
Novo arranjo do Louvre (Benini), a place des victories, place vendôme, palácio dos invalides.
Antigas fortificações são derrubadas e no lugar longas avenidas urbanizadas os boulevards 500 hab. 
Abandona o Louvre e transporta a corte para Versailles que é aumentada até se tonar uma capital artificial
Versailles é um parque com os edifícios necessários para o funcionamento da corte no meio das colinas com cursos da agua.
O jardim (Le Nôtre) é uma planície pantanosa com um canal em forma de cruz no eixo do castelo, ligado por avenidas nas quais se desenvolve a cidade com as residências dos funcionários da corte.
O castelo, o pavilhão de caça é ampliado e se torna um ed de 500m com uma galeria de espelhos
VIENA
-Dinastia Halsburgos, a cidade velha fica dentro os muros medievais, cidade interna com uma faixa de 500m livre e depois vem a cidade nova (subúrbios e as residências de grandes dignatarios.
Belvedere, palácio de Schwargenberg, palácio Leichtenslein
- Seculo XVIII, constrói-se outro cinturão de muros vinculando se arredor da outra faixa de 200 livre (200k hab)
- O soberano reside na cidade velha, em 1690, controle-se uma residência suburbana semelhante a versailles o castelo de Schonbumm, com o parque na colina panorâmica e fora dos muros
-Novo paço do Hofburg, biblioteca e igreja de Calor Borromeu.
TURIM
- Capital dos duques de Sabóia, organismo romano em tabuleiros, acrescentado um cidade pentagonal. Conforme o estado se torna importante e a cidade amplia três vezes, com fortaleza exposta deve se defendida por um solido anel de muros.
1 ampliação 1620, Arq Carlos para o duque Calos Emanuel I 25k hab
2 ampliação 1673 Arq Amedeo para Emanuel II, castelo é isolado ao centro de uma grande praça, zona de comando. (40k hab)
3 ampliação 1714 Fillippo Juvara para Vitor Amadeu II 60k hab
- Os novos bairros seguem a orientação da cidade romana com uma serie de praças, fachadas iguais
Guarani: capela do sudário, Igreja de S. Lourenço e os palácios Carignano.
Jurava: Basilica de Superga, residência de caça de Supinigi.
NAPOLES
- Capital do Vice-rei Espanhol, sec XVII, mais populosa, centro medieval em traço de tabuleiro grego romano.
-Rei Carlos Bourbom (1734-1759) tenta um arranjo ordenado, 30k hab, moderniza o porto, novas ruas suburbanas, edifícios públicos.
Vila de Capodimonte 1743, villa de caserta vanvitelli com alameda de entrada, praça oval percurso monumental , mas a cidade permanece desordenada.
AMSTERDÃ
- Absolutismo, cidades- estados, burguesia mercantil, traçada uma serie de troncos reticlineo tornndo os lotes mais regulares, com largura uniforme e fachadas desiguais.
- canal com copas dos omos , diversão transversal até m. no final do sec XVII, 
200k hab.
Demonstra a vitalidade das regras urbanísticas medievais, poder publicoiniviativas particulares, absolutismo e progresso cientifico.
- cidade mais moderna na europa no sec XIX e XX.
LONDRES
- city que cobre a área da cidade romana é o centro comercial, a ponte de Londres transpões o rio e leva aos subúrbios meridionais.
-Do sec XVII, Londres crece como uma cidade alerta. ao redor da city forma-se uma coroa de subúrbios que segue a traçado das ruas dos campos.
- 1666 toda zona central e destruída por incêndio.
-Reconstrução seguindo um plano unitário, mas o governo só consegue alargar as ruas principais e fixa um regulamento das alturas, reconstrução das igrejas paroquiais de forma moderna por wren e por um grupo de colaboradores.
- Sec XVII é primeira cidade ocidental a chegar a 1b de hab.
- o desenvolvimento é feito por pequenas iniciativas, loteadas por nobres e burgueses, alternado com paços verdes, públicos e particulares.
- Algumas iniciativas com composições arquitetônicas elegante e equilibrada, ruas ou praças ordenadas por casas todas iguais com jardins comuns no centro. 
- essas repetições forma uma periferia gigantesca e inapreensível sem um limite definido.
- De fato Londres é a 1 cidade burguesa onde a forma urbana não depende do governo ou de uma restrita classe dominante, e sim de intervenções pequenas particulares.
- Sec XVIII, já estão presentes os problemas característicos das cidades contemporâneas que acentuou após a revolução industrial.
BARROCO
Mundo Cósmico= Ideia de Universo, mecanização, atomização
Mundo Artístico= a luz e a modelagem das formas, jogo de escadas, cenário.
Mundo Formas Arq. = Arq Urbana modesta, conceito de praça barroca, arq vegetal (alamedas decimonicas), escala monumental.
-Roma: com as indulgências( dízimos) as igrejas ganham poder, Berlini Montou o vaticano, extravagancia, ostentação é o barroco romano, colunas com diâmetro maior em baixo menor em cima com entablamento.
-Inglaterra: frio, discreto, pórticos de frontão, motivados por diversos ornamentos (coroa de descansando no canhão), jardim na frente estreitos afunilando o olhar em direção a fachada, mistura de barroco renascentista, 4 torres no canto, ostentar antenas, pórtico de frontão, com direr ornamento.
Catedral St Pauf, síntese das formas de renascença clássica e de dinamismo barroca, cúpula elevada, 32 pares de botaréu( pilares) que irradia de um elegante perfillo ( recinto rodeado de colunas)
Arquiteto Wren 16 anos
Nas demais construções de Wren, interiores claros, banco de madeira escura, uso de pináculos e cams-panarios, altura gótica com elementos clássicos, abóbodas naves colaterais , nau.
Pinted Hall, greenwick, altura gótica com elementos clássicos, bem iluminado.
-Italia: Vaticano, esfera oval, contornos renovam e se projetam, abóbodas forradas de afresco diluíam todas as fronteiras terrestres para alcançar o infinito, materiais ricos, iluminação dramática e indireta, ornamentação pesada, poder da igreja e Mônaco que governava pelo poder divino.
Basilica de São Pedro, enorme elipse moldadas por duas colunatras, baldaquin dentro da basílica ( tipo dossel sustentado por colunas), dourado.
Capela Cornaro, estatua de santa teresa, frontão triangular destruída curvo a frente.
San carlo allequattro tontame, eliminou os cantos, escavava golvas na pedra, intercolúniocôncaco (entre colunas= côncavo convecço), entablamento seccionado( pav superior)
- França: exagerado, extravagante, ordem e proporção, planos rigidamente geométricos( paisagismo), simetria do edifício
- Rococó (França): 1720 sec XVIII, curvas em C e S, as formas de coral concha e as folhas entalhadas em gesso, cores brancas e claras (tons pastel e dourado). Desenhos florais, algas arabescas (parede e teto).
Germain Bottand 1667 a 1754 maior arq, do estilo fraces.
Opera de Paris, ultima fase do barroco, praça adeeira, interior simétrico e luxuoso, aparência externa simples.
Hotel Souloise, máximo exagero na trança, aparência externa simples, gesso esculpido em grandes janelas e espelhos, interior luxuoso.
1. Definição de barroco?
Se expandiu no sec XVII e XVII,é um prolongamento em escala do renascimento, renegando sua rigidez, mas mantendo sua perspectiva como elemento primordial na concepção espacial e da valorização dos monumentos e ruas.
Mundo Cósmico= Ideia de Universo, mecanização, atomização
Mundo Artístico= a luz e a modelagem das formas, jogo de escadas, cenário.
Mundo Formas Arq. = Arq Urbana modesta, conceito de praça barroca, arq vegetal (alamedas decimonicas), escala monumental.
2. Características da arquitetura barroca?
Colocar elementos clássicos em movimento, Elementos ovais, Curvas como Colunas retorcidas semelhantes a um saca rolhas, Formas geométricas, racionalismo, Extravagancia, ostentação, entablamento, arcos e cúpulas da antg. Romana, frontões. 
3. Teatros?
Teatro a italiana
Teatro de La Scala, Milão
Opera, forma oval ou eclipse longitudinal plateia central devido a ótica e acústica.
Teatro a espanhola
Swan Theatre, Londres
Locais efêmeros, onde a cenografia bastava para transformar o local para a apresentação.
4. As principais intervenções urbanas do barroco
França= Reconstrução do castelo de Louvre que depois passa por Ampliação onde ele é ligado até o palácio quinhentista das tulus, demolindo o bairro intermediário. 
Versailles antigo castelo de caça é aumentado até se tonar uma capital artificial, um parque com os edifícios necessários para o funcionamento da corte e o jardim em uma planície pantanosa com canal em forma de cruz no eixo do castelo, ligado por avenidas nas quais se desenvolve a cidade com as residências dos funcionários da corte.
Turim
Conforme o estado se torna importante a a cidade amplia três vezes, com fortaleza exposta deve se defendida por um solido anel de muros. O castelo é isolado ao centro de uma grande praça, zona de comando. Os novos bairros seguem a orientação da cidade romana com uma serie de praças, fachadas iguais. capela do sudário, Igreja de S. Lourenço e os palácios Carignano. Basilica de Superga, residência de caça de Supinigi.
NAPOLES
Rei Carlos Bourbom tenta um arranjo ordenado, moderniza o porto, novas ruas suburbanas, edifícios públicos., villa de caserta vanvitelli com alameda de entrada, praça oval percurso monumental , mas a cidade permanece desordenada.
AMSTERDÃ
- traçada uma serie de troncos retilíneo tornando os lotes mais regulares, com largura uniforme e fachadas desiguais. canal com copas dos omos , dimensão transversal, Demonstra a vitalidade das regras urbanísticas medievais, poder publico e iniciativas particulares, absolutismo e progresso cientifico. Cidade mais moderna na europa no sec XIX e XX.
LONDRES
Após a zona central ser destruída por um incêndio a Reconstrução seguiu um plano unitário, mas o governo só consegue alargar as ruas principais, fixa um regulamento das alturas e reconstrói as igrejas paroquiais de forma moderna, o desenvolvimento é feito por pequenas iniciativas, loteadas por nobres e burgueses, alternado com paços verdes, públicos e particulares. iniciativas com composições arquitetônicas elegante e equilibrada, ruas ou praças ordenadas por casas todas iguais com jardins comuns no centro. 
5. Diferença do barroco inglês, francês e italiano 3 linhas?
O italiano tinha formas complexas, floreadas, extremamente ornadas, com apelo emocional e edifícios esculturais, já o da França e da Inglaterra é mais contido, exceto em tamanhos e efeitos espetaculares, com edifícios mais disciplinados e bidimensionais.

Continue navegando