Buscar

O crime de homicídio

Prévia do material em texto

O crime de homicídio
(A) doloso é qualificado quando é cometido por motivo fútil e tem a sua pena aumentada quando praticado contra pessoa menor de 14 (quatorze) anos.
(B) culposo tem a sua pena aumentada quando o agente foge para evitar prisão em flagrante e tem a sua pena diminuída se as conseqüências atingirem o próprio agente.
(C) culposo será qualificado quando praticado mediante dissimulação e o doloso será qualificado quando cometido à traição.
(D) culposo do Código Penal é punido com a mesma pena do homicídio culposo do Código de Trânsito.
RESPOSTA / ALTERNATIVA: “A”
COMENTÁRIO / JUSTIFICATIVA: Segundo o artigo 121, § 2º, II teremos homicídio doloso qualificado por motivo fútil e segundo o § 4º do mesmo artigo teremos aumento de pena de 1/3 se o crime é praticado contra pessoa menor de 14 anos.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
https://docplayer.com.br/19173392-Caderno-de-questoes-direito-penal-serie-resumo-como-se-preparar-para-o-exame-de-ordem-1a-fase-autores-geovane-moraes-rodrigo-julio-capobianco.html
CADERNO DE QUESTÕES
Direito Penal – Série Resumo
Como se preparar para o exame de ordem – 1ª fase
Autores:
Geovane Moraes | Rodrigo Julio Capobianco
CAPÍTULO 2 – TEORIA GERAL DO CRIME (PARTE GERAL)
SEGUNDO O GABARITO, A RESPOSTA É A LETRA “B”):
25. (OAB/MS I 2005) Julimar, querendo matar sua mãe de 61 anos, ministra veneno em um suco que será servido a ela. Ocorre que a mãe de Julimar não toma a bebida, oferecendo a mesma a sua empregada Cunegundes, jovem de 20 anos. 
Assinale a afirmativa correta: 
a) Julimar responderá por homicídio qualificado pelo emprego de veneno, sem qualquer outra circunstância agravante; 
b) Julimar responderá por homicídio qualificado pelo emprego de veneno com as agravantes por crime praticado contra ascendente e contra maior de 60 anos, pois leva-se em consideração as características da vítima pretendida e não da vítima atingida; 
c) Ocorreu erro sobre a pessoa. Não se consideram, neste caso, as condições ou qualidades da vítima, senão as da pessoa contra quem o agente queria praticar o crime; 
d) Neste caso ocorreu erro na execução. Consideram-se as qualidades da vítima atingida e não as da pessoa contra quem o agente queria praticar o crime.

Continue navegando