Buscar

Apol Historia da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Apol Historia da educação 
1-Leia o excerto abaixo:
“A Era Vargas foi palco das primeiras investidas dos novos métodos de ensino, preconizando a centralidade na criança e na sua iniciativa no processo de aquisição do conhecimento. Mesmo que inicialmente restrito, porque atendendo a uma camada da população, esse ensino renovado se sedimentou, atingindo amplos setores educacionais”. 
O autoritarismo do governo Varguista coexistiu com a discussão no campo educacional dos intelectuais e novas perspectivas pedagógicas. Considerando esses elementos e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta:
A- Em 1932, intelectuais brasileiros lançaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova com princípios liberais e um amplo programa educacional.
B O governo de Getúlio Vargas com seu caráter centralizador extinguiu as discussões educacionais, enfatizando um ensino dialógico ligado à iniciativa privada.
C- As instituições escolares no governo varguista romperam com as orientações cívicas e patrióticas da Primeira República.
D-Em 1930, Getúlio Vargas e o ministro Francisco Campos extinguem o Ministério da Educação e Saúde, relegando suas funções à iniciativa privada.
E-Gustavo Capanema, ministro da Educação e Saúde, retirou os investimentos estatais do ensino técnico-profissionalizante, pois este era contrário às intenções governamentais.
2-Leia o trecho do livro:
“O fim do regime militar e a institucionalização do processo de democratização alastraram-se pelo país como suporte ideológico, atingindo também os setores educacionais, que conclamavam uma nova educação, e, portanto, uma nova LDB”. 
No período da redemocratização brasileira em diante, tivemos significativas mudanças na legislação e campo educacionais. Sobre esses elementos, de acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta:
	A As discussões sobre a Educação durante a Constituinte (1987) abordavam vários temas, porém havia um consenso sobre a necessidade da extinção do ensino público.
	B A Constituição de 1988 considerou a Educação como direito de todos, mas eximiu o Estado do dever de ofertá-la e promovê-la, deixando a cargo das famílias.
	C Em 1996 é aprovada a Lei 9.394, a LDBEN, após oito anos de tramitação. Um dos seus pontos centrais é a organização do sistema de ensino em educação básica e em ensino superior.
	D Com a aprovação da Lei 9.394/1996, a LDBEN, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) foram extintos e se passou a enfatizar uma maior centralização e cerceamento da autonomia pedagógica. 
	E	A Assembleia Constituinte (1987) contou com pouca participação da sociedade civil, acadêmicos e técnicos, pois a temática da Educação foi pouco discutida nesse âmbito.
3-Leia o trecho a seguir: 
“Um outro elemento-chave a ser observado no projeto da escola primária republicana diz respeito ao papel assumido por essa instituição na formação do caráter e no desenvolvimento de virtudes morais, de sentimentos patrióticos e da disciplina na criança. Mensagens de caráter moralizante e cívico for am amplamente propagadas pela escola pública primária. ” 
O início do período republicano trouxe mudanças para o cenário educacional. Considerando esses elementos e o livro- base, assinale a alternativa correta: 
 
A Um dos fatos importantes do campo educacional na Primeira República foi a desestruturação dos grupos escolares, principalmente de São Paulo, e a extinção do ensino simultâneo. 
B O governo republicano despreocupou-se da construção de edifícios e instalações para o ambiente escolar, pois já havia excedente dos mesmos desde o período imperial. 
C As instituições escolares na Primeira República desvencilharam-se das noções eugenistas e racialistas oriundas dos períodos colonial e imperial e encerraram os preconceitos raciais existentes. 
D No início do século XX houve uma homogeneidade no campo das ideias educacionais com o domínio da orientação jesuítica para a organização do sistema de ensino nacional. 
E A escola na Primeira República influenciada pela lógica positivista do período se esforçava para moralizar e civilizar a população e estabelecer uma ordem social necessária para o progresso.
4-Leia o trecho a seguir:
“A partir do século XVI, a direção do ensino público português desloca-se da Universidade de Coimbra para a Companhia de Jesus, que se responsabiliza pelo controle do ensino público em Portugal e, posteriormente, no Brasil. Praticamente, foram dois séculos de domínio do método educacional jesuítico, que termina no século XVIII, com a Reforma de Pombal, quando o ensino passa a ser responsabilidade da Coroa Portuguesa”. 
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, a reforma educacional pombalina foi um importante marco na história da educação brasileira. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
D	A reforma pombalina na Educação foi influenciada pelo Iluminismo buscando a modernização; estabeleceu o sistema de aulas régias e visava que os súditos legitimassem as leis e costumes do Estado.
5-“O grande projeto político a ser materializado no Estado Novo, iniciado com a Revolução de 1930, tinha como núcleo central a construção da nacionalidade e a valorização da brasilidade, o que vale dizer, a afirmação da identidade nacional brasileira. [...] Estava em questão a identidade do trabalhador, a construção de um homem novo para um Estado que se pretendia novo, e incluía-se igualmente nesta pauta a delimitação do que seria aceito como nacional e, por contraste, o que seria considerado estrangeiro, estranho, ameaçador”. 
A partir de seus estudos da disciplina e tendo como referência o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, pode-se verificar que, durante o governo getulista, principalmente no período do Estado Novo (1937–1945), a política educacional tinha como principal referência:
I – Um modelo civilizatório e autoritário. III – Práticas eugenistas e higienistas que se estendiam à escola.
IV – Exaltação do espírito nacional a partir de disciplinas como Moral e cívica e educação física. 
Letra D , I,III,IV 
6-“Somente com a redemocratização do Estado e com as políticas neoliberais no início da década de 1990 foi que as diretrizes do ensino de história voltaram para a formação crítica dos indivíduos. As novas diretrizes para o ensino de história, da década de 1990, trazem na problemática o que ensinar em história, quais são os temas que devem ser abordados”. 
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, sobre o panorama quantitativo da educação no Brasil, entre 1991 e 2007, analise as afirmativas a seguir: 
I – Ocorre, nesse período um aumento de vagas para a educação infantil, tanto para creches quanto para pré-escolas.
II – No ensino fundamental começou a haver, ao final do período, uma diminuição no número de estabelecimentos e de matrículas.
III – A educação de jovens e adultos, nesse período, teve uma ampliação no número de matrículas, decorrente do aumento da taxa de analfabetos no país.
IV – Houve um aumento de mais de 100% no número de estabelecimentos e de matrículas para o ensino superior, entre 1991 e 2007.
São corretas as afirmativas:
	A	I e II apenas.
	B	II e III apenas.
	C	) III e IV apenas.
	D	) I, II e IV apenas.
	E	II, III e IV apenas.
7-“As duas últimas décadas do século XX representaram um grande momento para os debates e elaboração das propostas curriculares, assim como novos materiais didáticos e práticas de ensino”. 
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, sobre o panorama educacional no século XIX e início do século XX, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas. 
( ) No âmbito educacional, nem sempre mudanças políticas levaram a novos rumos para a escolarização.
( ) A partir da República, em 1889, houve princípios que visavam à civilização, à moralidade e à modernidade,do país e de sua população.
( ) Houve uma intensa discussão intelectual sobre a educação, que, apesar de heterogênea, considerava a escola como instituição fundamental.
( ) A educação, nesse período, era considerada homogênea, e a escola era considerava como instituição seletiva.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	A	V – V – V – F
	B	F – V – V – V
	C	V – V – F – V
	D	F – V – F – F
	E	V – F – V – V
8-“Com a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil, a preocupação fundamental do governo, no que se refere à educação, passou a ser a formação das elites dirigentes do país. Ao invés de procurar montar um sistema nacional de ensino, integrado em todos os seus graus e modalidades, as autoridades preocupavam-se mais em criar algumas escolas superiores e em regulamentar as vias de acesso a seus cursos”. 
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, sobre a vinda da família real e suas influências na educação, leia as afirmativas a seguir :
I – Houve a criação de cátedras e instituições culturais e educacionais, com ênfase no ensino superior.
II – As iniciativas da educação primária foram praticamente nulas, limitadas às escolas de ler e escrever e às aulas régias.
III – O humanismo começou a ter influência mais significativa nas propostas pedagógicas.
IV – O subsídio literário acabou trazendo a volta ao método escolástico. 
 São corretas as afirmativas:
	A	I, II e III apenas.
	B	I, II e IV apenas.
	C	I, III e IV apenas.
	D	I e II apenas.
	E	II e III apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina