Buscar

Deficiência Visual Fundamentos e Metodologias REDACAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Deficiência Visual: Fundamentos e Metodologias (LEE12)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:461721) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12662456
	Nota da Prova:
	9,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A história da Deficiência Visual traz visões diferenciadas no decorrer dos tempos, onde percebemos que a presença do cego na Antiguidade era nula. Escreva uma redação com o tema: COMO A DEFICIÊNCIA VISUAL ERA VISTA EM DIFERENTES ÉPOCAS.
	Resposta Esperada:
Na Antiguidade, as pessoas enfermas ou com deficiência eram mortas ou abandonadas, pois quando uma criança nascia cega, era comum o assassinato. Já as pessoas que desenvolviam a cegueira na vida adulta eram abandonadas, acreditavam que o cego era possuído por espíritos malignos, o que remetia as pessoas diretamente ao mal, acreditando que o nascer cego era um castigo, por algum pecado de algum ente da família. Durante a Idade Média, a cegueira foi utilizada como castigo ou vingança. Existem registros de que no século XI, em Constantinopla, o imperador Basílio II mandou retirar os olhos de quinze mil prisioneiros antes de devolvê-los à sua pátria.
Na Era Cristã - foi com o fortalecimento da era cristã que a situação da pessoa com deficiência visual começou a mudar - o cego, como todos os homens, passa a ser considerado filho de Deus. Por volta dos séculos XVIII e XIX, houve uma grande mudança e um avanço na história das pessoas cegas, a criação do Instituto Real de Jovens Cegos de Paris, inaugurado no ano de 1784, por Valentim Hauy. Este instituto foi a primeira escola do mundo destinada à educação de pessoas cegas, escola em que posteriormente estudou Louis Braille. A partir da criação desses institutos, a pessoa cega começa a dispor de atendimento especializado e, em 1978, através de um Congresso em Paris, o Sistema Braille, apresentado por Louis Braille em 1837, passa a ser adotado como método universal de ensino para pessoas cegas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando