Buscar

AVALIAÇÃO FINAL ( OBJETIVA) EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Educação e Diversidade (EDU02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:442945) ( peso.:3,00)
	Prova:
	11060296
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O Iluminismo caracteriza-se por ser um movimento cultural surgido no século XVIII, que pregava a liberdade econômica e política. Este movimento foi responsável pela promoção de grandes mudanças políticas, econômicas e sociais, tomando como base os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. A filosofia iluminista desejava o afastamento das concepções religiosas, inclusive no que diz respeito ao sexo, o que permitiu que se construísse uma diferenciação científica entre homem e mulher. Acerca da concepção científica da diferenciação homem-mulher, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os iluministas concebiam os homens e as mulheres como perfeitos.
	 b)
	Os iluministas concebiam a ideia de que o dimorfismo sexual era algo mutável.
	 c)
	Na ideia iluminista, o tema homem-mulher é visto como algo desnaturalizado.
	 d)
	Na ideia dos iluministas, o dimorfismo sexual atendia a uma ordem da natureza, a qual era imutável.
	2.
	É necessário combater qualquer forma de descriminação e de arrogância, agindo solidariamente uns com os outros. Conforme a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, § 2º, "ficará sujeito às penas de multa e de prestação de serviços à comunidade, incluindo atividades de promoção da igualdade racial, quem, em anúncios ou qualquer outra forma de recrutamento de trabalhadores, exigir aspectos de aparência próprios de raça ou etnia para emprego cujas atividades não justifiquem essas exigências." Isto porque todo e qualquer sujeito está no mundo não apenas para continuar com a evolução de sua espécie, mas para ser útil e engajado democraticamente na sociedade. Sobre a discriminação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Diário Oficial [da União], Poder Lesgislativo, 6 jan. 1989, p. 3691. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7716.htm>. Acesso em: 3 fev. 2017.
	 a)
	A discriminação, o preconceito e a arrogância são atos impensados, por isso são parte da natureza humana, o que permite que se diga que o ser humano sempre tende a trabalhar pela perpetuação da desigualdade.
	 b)
	O ser humano é, por natureza, discriminador com relação ao outro, por isso os atos humanos sempre ocorrem de maneira discriminatória.
	 c)
	Nas atitudes humanizadas com relação ao outro que o ser humano pode romper os atos discriminatórios, contribuindo para uma sociedade mais solidária.
	 d)
	Nas atitudes do ser humano com relação ao outro, não podemos perceber a discriminação ou preconceito, somente em palavras.
	3.
	A diversidade tem suas garantias nos diferentes documentos legais, no campo concernente à educação. Tomem-se como exemplo a Constituição, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, além do Estatuto da Criança e do Adolescente, o qual preconiza que, nos ambientes da educação formal ? a escola ? sejam respeitados os valores culturais, artísticos e históricos, no que tange à criança e ao adolescente. Assim sendo, no que diz respeito à diversidade no Estatuto da Criança e do Adolescente, no espaço escolar, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ele se atém a garantir somente a liberdade da criança ou do adolescente.
	 b)
	Ele preconiza o respeito aos valores culturais, a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura.
	 c)
	Ele garante à criança e ao adolescente o acesso às fontes de cultura e à prática de esportes, gratuitamente.
	 d)
	Ele pede que se respeitem os valores religiosos e históricos da criança e do adolescente.
	4.
	Segundo Gomes (2008), para analisarmos diferentes culturas e como se constituem em uma sociedade, é necessário compreendermos o contexto ao qual esta coletividade se insere. Isto porque cada manifestação cultural apresenta um modo de agir que lhe é peculiar. E o modo de agir e de se manifestar pode ser melhor conhecido quando contextualizado, ou seja, manifestado no grupo, na interação com a comunidade, entendida esta como o ambiente escolar, o local de habitação, o ambiente profissional etc. A qual contexto o autor se refere?
FONTE: GOMES, R. Sexualidade masculina, gênero e saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008.
	 a)
	Contextos políticos, sociais e culturais.
	 b)
	Contextos democráticos, políticos e socioeconômicos.
	 c)
	Contextos econômicos, raciais e culturais.
	 d)
	Contextos históricos, socioeconômicos e políticos.
	5.
	O que estabelece as diferenças entre os indivíduos que constituem a sociedade são as relações de poder instaladas na mesma sociedade, bem como as disputas de poder que nela se estabelecem. Essas mesmas relações e disputas marginalizam e excluem o outro. Por isso, a sala de aula, a escola em si, é a aliada para a superação dessas diferenças, à medida que um trabalho voltado para a valorização das visões plurais e das diferentes identidades dos sujeitos, em convivência em um ambiente comum pode ser efetuado pelo professor. Tal trabalho poderia promover a desconstrução de estereótipos e rótulos já inseridos ao longo do tempo nos diferentes grupos sociais. Acerca das diferenças individuais e sua superação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para a superação das diferenças individuais, necessários são diferentes significados e identidades, além do convívio com as diferenças.
(    ) Na produção dos currículos, muitas vezes, prevalecem as relações de poder.
(    ) Os conteúdos trabalhados nas diferentes disciplinas deveriam contribuir para manter o mesmo pensamento europeu e cristão, sem criar confronto com outros modos de ver e compreender o mundo.
(    ) Importante seria confluir e encontrar as diversas vozes, desconstruir e reconstruir as representações das relações sociais e dos grupos culturais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	6.
	Ao tratarmos do assunto diversidade, nos deparamos com a complexidade que abarca este tema, que abrange muito mais que apenas as diferenças entre seres, envolve cultura, povos, e sua relação com o mundo e natureza. Gomes (2003) ressalta que esse entendimento é de suma importância para tornar o ambiente escolar um lugar de igualdade, com respeito aos direitos e deveres sem que haja qualquer distinção. Segundo o autor, quais são os pontos indispensáveis para essa compreensão?
FONTE: GOMES, Nilma Lino. Educação e diversidade étnico-cultural. In: BRASIL. Diversidade na Educação: reflexões e experiências. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2003.
	 a)
	Ter um saber crítico e político sobre as diferentes culturas.
	 b)
	Ter um olhar holístico sobre os diferentes saberes.
	 c)
	Ter um conhecimento histórico e geográfico da população.
	 d)
	Ter a compreensão das diferentes inteligências.
	7.
	Para que a discriminação social não se torne algo conflituoso, muito importante é que, na sala de aula, diferentes temas sejam discutidos, a exemplo de classe social, raça, gênero, habilidades físicas. Estas relações, dentro da sociedade, muitas vezes, são contraditórias e acarretam também discriminação, à medida que uns passam a receber maior atenção, quando não mais valorizados até. Exemplo disso é a relação de gênero, que muitas vezes se atém simplesmente à diferença homem/mulher, um considerado inferior e outro superior. A respeito do conceito de gênero, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A questão de gênero relaciona-se diretamente à anatomia do corpo da mulher em relação ao corpo do homem, à medida que cada um tem já definido seu sexo.
	 b)
	O gênero diz respeito ao homem (ser superior) e à mulher (socialmente considerada inferior).
	 c)
	Gênero diz respeito ao fato de mulheres e homens serem consideradosdiferentes, à medida que o homem possui maior força física que a mulher.
	 d)
	A questão do gênero diz respeito a que isso é um produto da realidade social e não uma decorrência da anatomia corporal do homem e da mulher.
	8.
	A distinção entre sexo e gênero é algo muito complexo, e, às vezes, até traz dificuldades para ser transportada para o dia a dia. Sabe-se, de uma maneira geral, que homens e mulheres distinguem-se por aspectos físicos. Assim, as características que diferenciam homem e mulher, muitas vezes, são adotadas como pretexto para a instauração de diferenças, resultando estas em preconceito, o que coloca a mulher em relação de inferioridade a respeito do homem. A respeito da questão ?sexo?, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O sexo é algo biológico e distingue masculino e feminino.
	 b)
	O sexo é a interpretação cultural e social do gênero.
	 c)
	O sexo é algo histórico e é variável e mutável.
	 d)
	O sexo e o gênero constituem a mesma coisa.
	9.
	A diversidade deve ser compreendida sob a ótica relacional, com ênfase nas distinções, nas qualidades ou nas formas ?idealizadas? pela cultura. Para entender o sujeito quanto ao grupo a que ele está inserido, precisamos abranger o lugar por ele ocupado na sociedade e a relação que sustenta entre si e com os outros. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A diversidade cultural varia de contexto para contexto.
(    ) A diversidade cultural, frente a nossa realidade racialmente miscigenada, exige um posicionamento crítico.
(    ) A diversidade cultural possui sempre a mesma interpretação nas diferentes sociedades.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	10.
	O Brasil é constituído pela pluralidade e diversidade. Vivemos rodeados de cores, formas, sons e seres diferentes, mas com o tempo já não enxergamos mais a beleza da diversidade. Quais são as características de uma sociedade que a tornam diversa? Analise as opções a seguir:
I- As semelhanças entre culturas e identidades manifestadas por um povo.
II- Os diferentes costumes e etnias.
III- As diferentes expressões artísticas, contidas nas esculturas, teatros, pinturas etc.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a opção II está correta.
	 c)
	As opções I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a opção I está correta.
	11.
	(ENADE, 2005) As ações terroristas cada vez mais se propagam pelo mundo, havendo ataques em várias cidades, em todos os continentes. Nesse contexto, analise a seguinte notícia:
No dia 10 de março de 2005, o Presidente de Governo da Espanha José Luis Rodriguez Zapatero em conferência sobre o terrorismo, ocorrida em Madri para lembrar os atentados do dia 11 de março de 2004, "assinalou que os espanhóis encheram as ruas em sinal de dor e solidariedade e dois dias depois encheram as urnas, mostrando assim o único caminho para derrotar o terrorismo: a democracia. Também proclamou que não existe álibi para o assassinato indiscriminado. Zapatero afirmou que não há política, nem ideologia, resistência ou luta no terror, só há o vazio da futilidade, a infâmia e a barbárie. Também defendeu a comunidade islâmica, lembrando que não se deve vincular esse fenômeno com nenhuma civilização, cultura ou religião. Por esse motivo apostou na criação pelas Nações Unidas de uma aliança de civilizações para que não se continue ignorando a pobreza extrema, a exclusão social ou os Estados falidos, que constituem, segundo ele, um terreno fértil para o terrorismo"
MANCEBO, Isabel. Madri fecha conferência sobre terrorismo e relembra os mortos de 11-M.  (Adaptado).  Disponível em: <http://www2.rnw.nl/rnw/pt/atualidade/europa/at050311_onzedemarco>. Acesso em set. 2005.
A principal razão, indicada pelo governante espanhol, para que haja tais iniciativas do terror está explicitada na seguinte afirmação:
	 a)
	A desigualdade social existente em alguns países alimenta o terrorismo.
	 b)
	A intolerância gera medo e insegurança criando condições para o terrorismo.
	 c)
	A democracia permite que as organizações terroristas se desenvolvam.
	 d)
	O choque de civilizações aprofunda os abismos culturais entre os países.
	12.
	(ENADE, 2014) Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, a partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência. Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz de experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio. A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se que, no Brasil do século XX,
	 a)
	Tanto o espaço urbano quanto o rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias à atividades industriais e agrícolas.
	 b)
	Homens e mulheres advindos do campo deixaram sua cultura e se adaptaram a outra, citadina, totalmente diferente e oposta aos seus valores.
	 c)
	A industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
	 d)
	O êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem meio rural, porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando