Buscar

Atividade 4-METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PNA (ON)UNIFACS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade 4- METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PNA (ON)
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Essa imagem idílica da infância origina paradoxos e contradições, que tensionam as relações das professoras com as crianças, oscilando entre a “verdadeira” ideia de criança e infância e sua “subversão”, ou seja, entre uma criança idealizada, romanceada e mitificada, cuja imagem fundante e simbólica é a da pureza, da inocência, da ingenuidade e da verdade, e a das crianças em sua concretude, em suas múltiplas e diversas faces, condições e produções.
TOSATTO, Carla; PORTILHO, Evelise Maria Labatut. A Criança e a infância sob o olhar da professora de educação infantil. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 30, n. 3, p. 153-172, Sept. 2014 .
 
Entender o que é concreto para os alunos é algo fundamental para poder pesar a prática de ensin, pois com isso pode-se aprofundar algumas coisas e simplificar outras. Com base no texto e no e-book da unidade podemos afirmar que:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A concretude para a criança pode ir muito além daquilo que ela vivencia no seu dia a dia, pois além do mundo daquilo que ela vê e que está próximo em seu cotidiano, com a televisão e a Internet ela também pode conhecer coisas e lugares que não necessariamente estão próximos dela.
	Resposta Correta:
	 
A concretude para a criança pode ir muito além daquilo que ela vivencia no seu dia a dia, pois além do mundo daquilo que ela vê e que está próximo em seu cotidiano, com a televisão e a Internet ela também pode conhecer coisas e lugares que não necessariamente estão próximos dela.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta, a cretude da criança se dá pela sua vivência e por aquilo que ela observa, ou seja que ela sabe que existe, portanto o professor pode observar o capital cultural de seus alunos ao pensar em como montar a atividade.
	
	
	
Pergunta 2
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	As noções de "ofício de criança" e "ofício de aluno" têm, portanto, uma complexa existência no cruzamento da Sociologia da Educação com a Sociologia da Infância (e, naturalmente, com a teoria sociológica) que acarreta uma discussão teórica nem sempre possível de deslindar, pois nestes conceitos podemos encontrar tanto as concepções clássicas de socialização (que evidenciam os efeitos da interiorização de normas e valores pelas crianças), quanto às concepções contemporâneas (que enfatizam o caráter "negociado" e de "construção" da identidade pelo indivíduo). Neste sentido, Sarmento (2000) faz notar que, no primeiro caso, temos a "significação explícita" da expressão "ofício de criança" e onde se vislumbra sua raiz funcionalista: as crianças são construídas como seres sociais pelas atividades e funções que lhes são socialmente atribuídas. Ser criança é desempenhar ou exercer o papel social que é atribuído a todos os que estão na infância. Neste caso, o "ofício da criança" tem como sua principal expressão o "ofício de aluno".
MARCHI, Rita de Cássia. O ofício de aluno e o ofício de criança: articulações entre a sociologia da educação e a sociologia da infância. Rev. Port. de Educação [online]. 2010, vol.23, n.1, pp.183-202.
 
A questão que envolve o fator criança e o fator aluno é algo fundamental quando vamos pensar a educação infantil. Sobre essas questões, com base no texto e no e-book da unidade podemos afirmar que:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A descaracterização da criança tem feito o Brasil obter resultados ruins no seu processo educacional, isso se dando porque essa descaracterização não é acompanhada de uma conscientização do ofício do aluno, de forma que as crianças não compreendem o processo escolar.
 
	Resposta Correta:
	 
A antecipação da escolarização básica pode ser benéfica desde que não tire da criança seu papel e comportamentos da criança, sendo que o processo de escolarização, onde a criança se torna aluno deve vir com o decorrer da sua vida escolar.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta, a descaracterização da criança sempre acaba prejudicando o processo de aprendizagem dos alunos, de forma que isso tem feito o Brasil obtido péssimos resultados no PISA por conta dessa estrutura escolar.
 
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As metodologias ativas são modelos de ensino que visam a desenvolver a autonomia e a participação dos alunos de forma integral. Com isso, as práticas pedagógicas são beneficiadas e todo o processo educativo é melhorado.
VIEGAS, Amanda. Metodologias Ativas: como essa tendência pode beneficiar as práticas pedagógicas? Par, 7 de fev de 2019. Disponível em < https://www.somospar.com.br/metodologias-ativas-como-essa-tendencia-pode-beneficiar-as-praticas-pedagogicas/> Acesso em 09/09/2019
 
Podemos entender que as metodologias ativas são práticas que beneficiam as aulas dos professores, e que ajudam a educação a se atualizar. A respeito das metodologias ativas considere as afirmações a seguir.
 
I. As metodologias ativas existem conceitualmente há muito tempo, porém só foram colocadas em prática no século XXI.
II. As metodologias ativas já estão resolvendo as questões educacionais do século XXI, pois a maioria das escolas já estão à implementando e melhorando seus resultados.
III. A metodologias ativas buscam criar aulas com base em problemas da realidade dos alunos para que estes consigam conectar o que estão aprendendo com a sua realidade.
IV. As metodologias ativas se preocupam com a forma como os alunos aprendem, e para isso recebe a ajuda de outras ciências como a psicologia.
 
É correto o que se afirma em
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta, as metodologias ativas na busca de tornar o ensino mais significativo procura relacioná-lo com a realidade, tendo esta recebido o apoio da psicologia e da neurociências para entender como funciona o processo de aprendizagem dos alunos.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Embora não tenha sido essa a intenção do ciclo – muito pelo contrário – realmente a sua idéia pode levar a tal concepção. A imagem do ciclo sugere repetição, periodicidade, uma certa ordem de fechamento, com pontos de início e fim coincidentes. Com isso, o conhecimento não poderia crescer e estaria sendo repetido, em círculo, fechado. No entanto, as definições de cada uma das ações apontavam para a possibilidade de abertura, de melhoria. A cada ciclo completado, as idéias do aprendiz deveriam estar em um patamar superior do ponto de vista conceitual. Mesmo errando e não atingindo um resultado de sucesso, o aprendiz deveria estar obtendo informações que são úteis na construção de conhecimento. Na verdade, terminado um ciclo, o pensamento não deveria ser exatamente igual ao que se encontrava no início da realização desse ciclo. Assim, a idéia mais adequada para explicar o processo mental dessa aprendizagem, era a de uma espiral. Como afirma Morin, “O circuito espiral do remoinho é, de facto, o circuito que se fecha abrindo-se e, assim, se forma e se reforma” (1997, p. 197).
VALENTE, José Armando. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. Campinas, SP: 2005.
 
O ensino por espiral é algo que vem sendo adotado pelos professores por mostrar sua eficiência, pois este permite fazer com que os alunos revejam os conteúdos. Com base no texto e no e-book da unidade, podemos afirmar que:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Nos anos iniciais do ensino fundamental os conceitos mais simples, mas importantes como natureza, cultura e espaço, tendem a ser trabalhados dentro do formato de espiral dessa forma os alunos podem revisar os conceitos até consolidá-los.
 
	Resposta Correta:
	 
Nos anos iniciais do ensino fundamental os conceitos mais simples, mas importantes como natureza,
cultura e espaço, tendem a ser trabalhados dentro do formato de espiral dessa forma os alunos podem revisar os conceitos até consolidá-los.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta, nos anos iniciais do ensino fundamental se tem usado o modelo espiral para poder ampliar o nível de conhecimento dos alunos, buscando aprofundá-los. Dessa forma esses conceitos podem ir sendo trabalhados de tempos em tempos.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As metodologias ativas consistem na mudança do paradigma do aprendizado e da relação entre o aluno e o professor. O aluno passa então a ser o protagonista e transformador do processo de ensino, enquanto o educador assume o papel de um orientador, abrindo espaço para a interação e participação dos estudantes na construção do conhecimento.
VIEGAS, Amanda. Metodologias Ativas: como essa tendência pode beneficiar as práticas pedagógicas? Par, 7 de fev de 2019. Disponível em < https://www.somospar.com.br/metodologias-ativas-como-essa-tendencia-pode-beneficiar-as-praticas-pedagogicas/> Acesso em 09/09/2019
 
Sabemos que as metodologias ativas se propõem a fazer mudanças significativas na forma de se organizar a aula, e que isso se faz cada vez mais necessário para a melhor aprendizagem dos alunos. Com base no texto e no e-book da unidade podemos afirmar que:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As metodologias ativas buscam fazer com que os alunos sejam as figuras centrais do aprendizado, com o professor se tornando apenas o mediador do conhecimento, com isso busca-se construir aulas problematizando a realidade, trabalhando em equipe, e desenvolvendo a autonomia dos alunos.
	Resposta Correta:
	 
As metodologias ativas buscam fazer com que os alunos sejam as figuras centrais do aprendizado, com o professor se tornando apenas o mediador do conhecimento, com isso busca-se construir aulas problematizando a realidade, trabalhando em equipe, e desenvolvendo a autonomia dos alunos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta, centralizar a aula nos alunos é algo fundamental dentro do processo de montagem de aulas usando metodologias ativas, pois com isso se busca desenvolver o aluno da melhor forma possível, e para isso se utiliza de várias estratégias.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Também dentro de uma óptica contemporânea, é importante que a aprendizagem significativa seja também crítica, subversiva, antropológica. Quer dizer, na sociedade contemporânea não basta adquirir novos conhecimentos de maneira significativa, é preciso adquiri-los criticamente. Ao mesmo tempo que é preciso viver nessa sociedade, integrar-se a ela, é necessário também ser crítico dela, distanciar-se dela e de seus conhecimentos quando ela está perdendo rumo.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: da visão clássica à visão crítica. In: I Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2005, Campo Grande. Anais do I Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2005. v. 1.
Uma aprendizagem crítica é fundamental na atualidade, porém para que assim se dê a aprendizagem é necessário saber trabalhar os conceitos em sintonia com a criticidade. A respeito do como trabalhar os conceitos, com base no texto e no e-book da unidade podemos afirmar que:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O conceito deve ser construído não como algo pronto e acabado, mas como algo que está em constante construção, colocando em xeque as certezas e sempre levando em conta os saberes dos alunos. Sendo as aulas com debates, análises, registros entre outros elementos.
	Resposta Correta:
	 
O conceito deve ser construído não como algo pronto e acabado, mas como algo que está em constante construção, colocando em xeque as certezas e sempre levando em conta os saberes dos alunos. Sendo as aulas com debates, análises, registros entre outros elementos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta, o professor deve trabalhar os conceitos de maneira ampla, sendo que dessa forma ele nunca esteja acabado, que ele possa sempre ser refutado, partindo das diferentes visões e compreensões do mundo por parte dos alunos.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Por isso, a aprendizagem baseada em projetos tem sido adotada em escolas e, até mesmo, em empresas, não apenas como forma de melhorar a capacitação da equipe, mas em função das inúmeras vantagens que este método apresenta, como:
Estimula características de lideranças
Maior engajamento e participação do grupo
Melhoria contínua do raciocínio lógico dos alunos
Reforça o conceito de colaboração e sinergia dentro do grupo
Estimula o gerenciamento de recursos na resolução do problema
Fortalece a visão crítica diante de problemas práticos do dia a dia
Estimula o fortalecimento de uma boa relação dentro da equipe com foco na empatia
 
UNIVERSIA. Como construir uma aprendizagem baseada em projetos. Universia Brasil, 02 de Julho de 2019. Disponível em < https://noticias.universia.com.br/educacao/noticia/2019/07/02/1165435/construir-aprendizagem-baseada-projetos.html> Acesso em 09/09/2019
 
A adoção da aprendizagem baseada em projetos pode ser extremamente benéfica dentro do processo de aprendizagem dos alunos e seu desenvolvimento. Com base no texto e no e-book da unidade, podemos afirmar que:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A aprendizagem por projetos permite explorar sempre as experiências que os alunos possuem e as que vão criando ao decorrer de sua vida, podendo também o professor privilegiar determinados conceitos. Além de proporcionar vivências onde os alunos serão bem preparados para os anos seguintes.
	Resposta Correta:
	 
A aprendizagem por projetos permite explorar sempre as experiências que os alunos possuem e as que vão criando ao decorrer de sua vida, podendo também o professor privilegiar determinados conceitos. Além de proporcionar vivências onde os alunos serão bem preparados para os anos seguintes.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta, os alunos podem ser acompanhados dentro de seus respectivos desenvolvimentos dentro da aprendizagem por projetos, de forma que também possam aprender alguns conceitos da série mais velha, para chegarem melhor preparados quando chegarem nela.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	No processo de alfabetização, os anos iniciais de escolarização são cruciais, e responsáveis pelas experiências de aquisição da leitura e escrita, participando diretamente da formação da auto-imagem do aprendiz(1). Este momento deve ser rico em experiências positivas e funcionais relativas aos atos de ler e escrever, para que o processo de alfabetização e letramento sejam favorecidos(1-2).
BRITO, C. L. R.; UZÊDA, C. P. Q.; VIEIRA, J. G.; CAVALHEIRO, L. G. Habilidades de letramento após intervenção fonoaudiológica em crianças do 1º ano do ensino fundamental Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010;15(1):88-95
 
A alfabetização é importantíssima nos anos iniciais do ensino fundamental. Com base no texto e no e-book da unidade, a respeito da alfabetização podemos afirmar que:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O objetivo do primeiro ano do ensino fundamental é mais do que alfabetizar, sendo também de fundamental importância desenhar e dramatizar além saber ler e escrever. Sendo portanto fundamental que se explore as diferentes linguagens por meio de aulas lúdicas e motivantes para os alunos.
 
	Resposta Correta:
	 
O objetivo do primeiro ano do ensino fundamental é mais do que alfabetizar, sendo também de fundamental importância desenhar e dramatizar além saber ler e escrever. Sendo portanto fundamental que se explore as diferentes linguagens por meio de aulas lúdicas e motivantes para os alunos.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta, é de extrema importância trabalhar as diferentes linguagens nos primeiros anos do ensino fundamental, pois a escrita e a leitura não são as únicas formas de se expressar, devendo o aluno saber compreender as
várias linguagens.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A ideia do cuidar está atrelada à postura de cuidado do professor, que pode se manifestar em diferentes situações da rotina. “Quando ele organiza as produções das crianças em uma exposição, por exemplo, está adotando um cuidado estético”, explica Débora Rana, formadora de professores e coordenadores pedagógicos na etapa de Educação Infantil e séries iniciais, do Instituto Avisa Lá e Somos Educação.
TREVISAN, Rita. Conheça os Conceitos de Aprendizagem Essenciais para a BNCC de Educação Infantil. Nova Escola. Disponível em < https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/54/conheca-os-conceitos-de-aprendizagem-essenciais-para-a-bncc-de-educacao-infantil> Acesso em 10/09/2019
 
O professor ao montar situações de aprendizagem nos iniciais do ensino fundamental deve se atentar a alguns elementos para facilitar a compreensão das crianças. Com base no texto e no e-book da unidade considere as afirmativas a seguir.
 
I. O professor deve buscar lidar com conceitos que estejam ligados à fenômenos concretos, de forma que estes façam parte da realidade dos alunos
II. Ter o aluno em sua concretude, sendo este ativo no seu próprio processo de aprendizagem, pois isso pode ajudar a tornar a aprendizagem mais significativa.
III. Usar os conceitos científicos dentro da realidade dos alunos, de forma que eles possam compreender aquilo que é passado.
IV. Fazer a transposição didática para que os alunos possam compreender a essência dos conceitos em si, sem precisar de simplificações conceituais.
 
É correto o que se afirma em
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta, o professor deve buscar compreender o aluno como um todo, fazendo com que os conceitos se liguem a realidade dos alunos, fazendo com que este também seja o protagonista de seu conhecimento, mas também simplificando os conceitos para a linguagem dos alunos.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A teoria contextual de Häggerstrand (que remete para Kant) parte do tempo-geografia, vê o tempo e o espaço como elementos intrinsecamente unidos (em contraste com a teoria composicional); os eventos desenvolvem-se em situações definidas pelo tempo-espaço, tomam visibilidade através de processos de difusão e das análises sobre o campo médio da informação.
Maria Júlia Ferreira. O Espaço-Tempo e a Geohistória. Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, n.° 12, Lisboa, Edições Colibri, 1998, pp. 215-227
 
O tempo e o espaço são conceitos fundamentais para serem trabalhados, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Com base no texto e no e-book da unidade podemos afirmar que:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O tempo e o espaço são conceitos que não devem ficar apenas nas matérias de ciências sociais e naturais, devendo passar por todos os conteúdos. Estes conceitos devem mostrar para os alunos as mudanças que se dão, de forma que os próprios alunos também se entendam como sujeitos históricos.
	Resposta Correta:
	 
O tempo e o espaço são conceitos que não devem ficar apenas nas matérias de ciências sociais e naturais, devendo passar por todos os conteúdos. Estes conceitos devem mostrar para os alunos as mudanças que se dão, de forma que os próprios alunos também se entendam como sujeitos históricos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta, os conceitos de tempo e espaço podem ser trabalhados por todas a matérias, de forma a poder criar um eixo comum de interdisciplinaridade. Devendo ser trabalhados de forma simples no começo, para que os alunos entendam as mudanças temporais e se vejam como sujeitos históricos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais