Buscar

atividade 3 mecanismo basicos de agreção e defesa

Prévia do material em texto

Com caráter inflamatóroa, a meningite é causada por uma inflamação das meninges, membranas responsáveis por revestirem a medula espinha e o sistema nervoso central. Causada por diversos agentes infecciosos (bactérias, fungos ou vírus) ou por processos não infecciosos como medicamentos. Classificada como grave a meningite pneumocócica é causada pela bactéria Gram-positiva Streptococcus Pneumoniae, a mesma que provoca a pneumonia, podendo levar a infecções graves, muito graves, podendo levar a internação hospitalar e a óbito. Podendo ser disseminadas através da saliva, muco ou intoxicação alimentar decorrente de alimentos contaminados. 
A bactéria Streptococus Pneumoniae secreta uma Enzima Protease IgA inativando os anticorpos do hospedeiro, aderindo-se a mucosa. Na figura, a etapa (A) na Nasofaringe, ocorre a colonização dessas bactérias.. 
(B) a bactéria entra em contato com a corrente sanguínea em direção ao SNC (sistema nervoso central), nesse momento ocorre a ativação de c3b, oponização, fagocitose e depuração intravascular do microorganismo, devido à ações de defesa que atacam os efeitos da cápsula pneumocócica. 
 (C) o pneumococo entra em contato com o líquido cerebrospinal através dos receptores na superfície endotelial da barreira hematencefálica. Antibioticos produtos produtos bacterianos subscapulares são responsáveis pelo tratamento.

Continue navegando