A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
apol sociologia do esporte

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “A sociologia se destaca pela reflexividade fundamentada na incorporação de referenciais teóricos-metodológicos próprios, o que a qualifica como ciência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 25.
 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a especificidade da sociologia, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	É uma disciplina de mão única: centra-se no seu objeto.
	
	B
	É altamente dogmática, calcada na tradição.
	
	C
	É uma disciplina bastante reflexiva, que aprimora a leitura da realidade
Você acertou!
"A especificidade da sociologia — e, mais amplamente, das ciências sociais — é ser uma ciência que continuamente se pensa ao mesmo tempo que se faz. Trata-se de uma área altamente reflexiva, que qualifica a leitura da realidade. Essa leitura qualificada requer, no entanto, uma incorporação de referenciais próprios. Essa, inclusive, é uma das primeiras condições metodológicas inerentes à constituição de cientificidade para uma ciência das relações humanas e sociais." (Livro-base, p. 25). 
	
	D
	O social é o seu objeto, mas o sociólogo e a sociologia estão fora do social.
	
	E
	É uma disciplina moldada na sujeição do objeto pelo cientista neutro e imparcial.
Questão 2/10 - Sociologia do Esporte
Atente para a citação:
“[...] a pesquisa em sociologia do esporte tem uma série de preceitos que visam garantir melhor qualidade na produção científica da área”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.99.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Introdução à sociologia do esporte, para evitar equívocos durante a realização de uma pesquisa, o pesquisador deve:
Nota: 10.0
	
	A
	Ter uma escrita elaborada para disseminar noções do senso comum.
	
	B
	Conhecer concretamente os encaminhamentos teórico-metodológicos da pesquisa sociológica.
Você acertou!
“Nesse sentido, para não esbarrar nesses tipos de problemas apontados, ter um conhecimento concreto sobre os encaminhamentos teórico-metodológicos que orientam a pesquisa sociológica é fundamental para amenizar equívocos durante a realização de uma pesquisa...” (livro-base Introdução à sociologia do esporte, capítulo 3, p. 102).
	
	C
	Selecionar um modelo analítico aleatoriamente ou em razão de sua visibilidade.
	
	D
	Escolher a teoria que melhor responde às generalidades do objeto de estudo da pesquisa.
	
	E
	Desconhecer os referenciais teóricos selecionados para a apreensão e análise dos objetos de pesquisa.
Questão 3/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] há também áreas das ciências humanas [...] que [...] dialogam e contribuem mutuamente para a construção do conhecimento.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 25.
 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o campo das Ciências Humanas, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Envolve a Anatomia e a Fisiologia etc.
	
	B
	Abrange a Anatomia e a Biomedicina etc.
	
	C
	Abrange a História, o Direito etc.
Você acertou!
“[...] há também áreas das ciências humanas, como história, psicologia, direito, letras, artes e administração [...]” (Livro-base, p. 25).
	
	D
	Abrange a Biomecânica e a Genética etc..
	
	E
	Envolve a Pedagogia e a Cinesiologia etc.
Questão 4/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “Por meio das relações de interdependência entre diversos grupos sociais, [...] começou a se estabelecer um controle estatal que regulamentava e monopolizava um sistema de coerção e monitoramento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 114.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte que consequências trouxe para a sociedade o avanço do processo civilizador? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Um forte sistema de controle e autocontrole dos indivíduos.
Você acertou!
“[...] com o avanço do processo civilizador, foi instituído na sociedade um forte sistema de controle e autocontrole dos indivíduos que repercutiu na proibição de manifestações da esfera emocional nas rotinas de seriedade”. (Livro-base - Introdução a Sociologia do Esporte, p. 114).
	
	B
	Um sistema mais ameno de controle dos indivíduos.
	
	C
	Um sistema com forte liberdade de expressão.
	
	D
	Obrigatoriedade de práticas de esporte e lazer.
	
	E
	Um sistema que exaltava os momentos de lazer dos cidadãos.
Questão 5/10 - Sociologia do Esporte
Leia o seguinte extrato de texto:
 “O esforço de apropriação de modelos interpretativos [...] não deve se reduzir somente a uma mera aplicabilidade mecânica para interpretação da realidade social [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 44.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre ecletismo, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	É a dissolução dos raciocínios.
	
	B
	É a reunião de pontos de vista iguais.
	
	C
	É a divisão de diferentes teorias.
	
	D
	É a combinação de diferentes teorias.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “Ecletismo:. combinação de diferentes teorias que, por vezes, pode agregar um conjunto de referenciais que são incompatíveis entre si.” (Livro-base, p. 44).
	
	E
	É a a\divisão de teorias similares.
Questão 6/10 - Sociologia do Esporte
Leia o texto:
O desenvolvimento histórico do esporte na sociedade brasileira deriva de interpretações e modelos teóricos que visam satisfazer as especificidades de formação social local, embora atenda às demandas regulares e universais.
Fonte: texto elaborado pelo autor dessa questão.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre as possibilidades para se analisar o desenvolvimento da sociologia do esporte no Brasil, relacione a forma de análise à descrição adequada do processo:
1. Lógica institucional
2. Análise exploratória do campo
3. Produção acadêmica da área
(  ) Na maioria das vezes é feita mediante mapeamento e revisão da literatura.
(  ) Identifica as tendências teóricas e impulsos de desenvolvimento da área no Brasil, e com maior amplitude, na América Latina.
(  ) As análises geralmente transcendem os cercos disciplinares, considerando que a sociologia do esporte é proposta por uma via interdisciplinar.
 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	1-2-3.
	
	B
	3-2-1.
“[...] a produção acadêmica da área, na maior parte das vezes é feita mediante realização do mapeamento e revisão de literatura”. [...] lógica institucional, é o papel das instituições, dos grupos de pesquisa e das pessoas”. [...] nessa possibilidade, as análises geralmente transcendem os cercos disciplinares, uma vez que a sociologia do esporte é interdisciplinar. (Livro base, p. 73). “[...] na análise exploratória do campo, busca-se identificar tendências teóricas e impulsos de desenvolvimento no Brasil e América”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 74).
	
	C
	2-3-1.
	
	D
	3-1-2.
	
	E
	2-1-3.
Questão 7/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
 
“[...] o que está em jogo é o tratamento teórico que será atribuído ao conjunto de dados referentes à determinada realidade, no intuito de explicá-la melhor.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.