Buscar

Estudo dirigido, processos psicologicos I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quais são as principais partes do cérebro segundo o desenvolvimento embrionário.
Flexuras,Encefálicas,Telencéfalo,Diencéfalo,Mesencéfalo, Metencéfalo,Cerebelo,Ponte,Mielencéfalo e Bulbo 
Quais são as quatro principais divisões do cérebro (lobos) e suas respectivas funções? 
O Lobo Frontal que fica na parte da frente do crânio, é responsável pelo planejamento de ações, bem como o pensamento abstrato. 
Lobo Occipitais, ficam localizados na parte inferior do cérebro e processa estímulos visuais que decodificam e classificam em cores, tamanhos, formas etc.
Lobos Temporais se localizam próximo as orelhas e é responsável por processar estímulos auditivos que permite reconhecer diferentes sons e sua origem.
Lobos Parietais estão na parte superior do cérebro, possibilitam a percepção de sensações como tato, dor e calor. 
Quais as principais estruturas e funções neuronais?
Um neurônio tem quatro regiões morfológicas bem definidas: dendritos, corpo celular, axônio e terminais pré-sinápticos.
O corpo celular contém núcleo, retículo endoplasmático, aparelho de golgi e mitocôndrias. Sintetiza moléculas essenciais para manutenção do neurônio.
Os dendritos são uma extensão do citoplasma ou ramificações do corpo celular. É o principal mecanismo receptivo do neurônio e de emissão de impulsos a neurônio vizinhos.
O axônio é um processo tubular longo, com mais de um metro em grandes mamíferos, e transmite um impulso elétrico (potencial de ação) do corpo celular até as terminações do axônio (terminais pré-sinápticos).
Os terminais pré-sinápticos são o ponto de contato com a célula adjacente, que pode ser outro neurônio ou uma célula muscular. 
A partir da leitura do artigo "Atuação dos Neurotransmissores na Depressão", enumere e descreva a função de cada neurotransmissor relacionado no texto.
 Acetilcolina
 A acetilcolina estimula o impulso a ser transmitido. Ajuda no controle do tônus muscular, no aprendizado, e nas emoções. Também controla a liberação do hormônio da pituitária, a qual está envolvida no aprendizado e na regulação da produção de urina. 
Endorfina
Atua como calmante natural: alivia a sensação de dor. A endorfina é responsável pelo sentimento de euforia, êxtase. 
Dopamina 
È um inibidor e, dependendo do local onde atua, apresenta diferentes
funções.
Com por exemplo, a dopamina no gânglio basal (no interior do cérebro) é essencial para execução de movimentos suaves e controlados - a falta de dopamina é a causa da doença de Parkinson, a qual faz a pessoa perder a habilidade de controlar seus movimentos.
Noradrenalina 
Conhecida também como norepinefrina, é definida por algumas bibliografias como o hormônio precursor da adrenalina - com efeito estimulante na lipolase, o faz com que aumenta o nível de algumas gorduras no sangue - e por outras como o neurotransmissor que eleva a pressão sanguínea através da vasoconstrição periférica generalizada. 
Serotonina 
A serotonina, também conhecida como 5-hydroxytryptamine (5HT), é o
hormônio e o neurotransmissor envolvido principalmente na excitação de órgãos e
constrição de vasos sanguíneos. 
Algumas funções da serotonina incluem o estímulo dos batimentos cardíacos, o início do sono e a luta contra a depressão (as drogas que tratam de depressão preocupam-se em elevar os níveis de serotonina no cérebro).
 
Explique de forma os neurônios transmitem informações.
 A comunicação entre eles ocorre entre o terminal do axônio e as espinhas dendríticas.
A informação elétrica de um neurônio é transmitida para outro por meio de liberação de pequenas moléculas, chamadas neurotransmissores, em um espaço muito pequeno entre as membranas dos neurônios conhecido como fenda sináptica. 
Estes neurotransmissores liberados pelo terminal do axônio são capazes de se ligar a receptores presentes nas espinhas dendríticas do outro neurônio, fazendo com que eles fiquem permeáveis a íons sódio (Na+). O aumento de cargas positivas dentro do neurônio promove a propagação da informação elétrica.
Os receptores presentes nas espinhas dendríticas são capazes de controlar a entrada de íons sódio (Na+) no neurônio quando se ligam aos neurotransmissores presentes na fenda sináptica e tornam-se permeáveis a Na+, mas em seguida se fecham até que uma nova molécula neurotransmissora se ligue a ele.
 
A membrana do neurônio, que é naturalmente mais negativa no ambiente intracelular, torna-se mais positiva com a entrada de Na+, gerando uma atividade elétrica que se propaga ao longo do seu axônio até outra sinapse. Assim ocorre a comunicação entre os cerca de 100 bilhões de neurônios existentes em nosso encéfalo
Quais são os principais métodos neuropsicológicos de estudo do funcionamento cerebral? 
 
A Neuropsicologia Cognitiva busca compreender o funcionamento do cérebro normal e de suas disfunções por meio de modelos ou arquiteturas funcionais de tratamento da informação. Procura extrair conclusões sobre os processos cognitivos normais a partir dos padrões de processos alterados ou intactos e das estratégias utilizadas, observados em pacientes com lesões/disfunções cerebrais.

Continue navegando