Buscar

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Considerando que uma estratégia de cadeias de suprimentos determina o conjunto de operações necessárias para prover a distribuição do produto até o consumidor e eventualmente prestar serviços pós-venda, qual das atividades abaixo não está relacionada com essa definição?
	
	a.
	Aquisição de matérias-primas.
	
	b.
	Desenvolvimento de fornecedores.
	
	c.
	Divulgação de produtos e de pontos de vendas.
	
	d.
	Distribuição de produtos.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. O grande ganho na implantação dos processos de CRM e SRM geralmente acontece quando se tornam possíveis os desenvolvimentos de processos inovadores e de forma compartilhada, tais como a estruturação da modulação de abastecimento e dos processos de postponement.
O ganho a que se refere o texto acima está relacionado com:
	
	a.
	Melhoria nos salários dos funcionários envolvidos com o processo de CRM.
	
	b.
	Aumento nas possibilidades de redução de custos e aumento dos lucros.
	
	c.
	Redução das possibilidades de desenvolvimento de concorrentes internos na cadeia de suprimentos.
	
	d.
	Ganhos na redução do pagamento de impostos.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. Direcionadores de custos (cost drivers) são fatores que determinam a carga de trabalho e o esforço requerido para realizar uma atividade, sendo divididos em dois estágios.
I — Considera-se direcionador de custo o fator determinante do custo de uma atividade.
II — Direcionadores de custos de recursos identificam de que modo os recursos são consumidos pelas atividades, estabelecendo uma relação entre os recursos gastos e as atividades a que correspondem.
III — Direcionadores de custos de atividades ou direcionadores de segundo estágio indicam como as atividades são “consumidas” pelos produtos, estabelecendo a relação entre as atividades e os produtos.
IV — Um exemplo de direcionador de recursos pode ser a atividade “comprar insumos”. Essa atividade consome materiais de escritório e o direcionador de recurso indica a quantidade necessária de material de escritório adquirido para a realização da atividade de compra de insumos.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	a.
	I.
	
	b.
	I e II.
	
	c.
	II e III.
	
	d.
	I, II, III e IV.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. Para uso do método ABC torna-se importante conhecer as denominações de seus conceitos. Alguns dos significados das denominações são:
I — Recurso é um elemento econômico que é aplicado ou utilizado no desempenho de atividades, tais como salários, materiais, viagens, aluguéis, depreciação e seguros. Atividades/Processos.
II — Processos compõem o conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas).
III — Os processos podem ser divididos em subprocessos e atividades.
IV — O rateio é definido como um processo que permite atribuir custos para quaisquer subprocessos na cadeia de suprimentos.
	
	a.
	I.
	
	b.
	I e II.
	
	c.
	I, II e III.
	
	d.
	II e III.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Tendo-se como certo que o objetivo central do transportador seja maximizar o retorno sobre o capital investido no negócio, suas decisões e políticas devem sempre levar em conta os seguintes custos:
	
	a.
	Custos fixos da frota, fixos operacionais, custos relacionados com a quantidade transportada e custos relacionados com a qualidade do serviço.
	
	b.
	Custos fixos da frota, custos dos estoques em trânsito e custos relacionados com a quantidade movimentada.
	
	c.
	Custos variáveis da frota, fixos operacionais, custos relacionados com a quantidade transportada e custos dos estoques.
	
	d.
	Custos variáveis da frota, variáveis operacionais, custos relacionados com a quantidade transportada e custos relacionados com a qualidade do serviço.
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. “Entregar o produto ou serviço ao cliente final, a um custo adequado ou eficiente, é o objetivo central da cadeia de suprimentos. O dilema reside no estabelecimento do nível de serviço que equilibre o custo e a agilidade de resposta. Quando uma empresa atinge o limite eficiente de custo-responsividade, ela pode aumentar sua capacidade de resposta, apenas aumentando seus custos, e ela somente pode reduzir seus custos, reduzindo sua capacidade de resposta” (BERTAGLIA, 2003).
O conceito de responsividade de uma cadeia de suprimentos está associado a quais das atividades abaixo?
	
	a.
	Atender aos pedidos dos clientes segundo a quantidade prevista.
	
	b.
	Atender aos pedidos dos fornecedores com custos cada vez menores.
	
	c.
	Atender pedidos com amplos escopos de quantidades exigidas.
	
	d.
	Atender níveis de serviço muito baixos.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. O processo de consolidação de vários volumes pequenos em outros maiores, de tipos e formatos padronizados, que facilitam a movimentação mecânica ao longo da cadeia de abastecimento, se chama:
	
	a.
	Build to order. 
	
	b.
	Unitização.
	
	c.
	Horizontalização.
	
	d.
	Sincronização mecânica.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. O uso do método ABC possibilita ao gestor da logística e da cadeia de suprimentos que, diante dos resultados obtidos em cada período, sejam realizadas ações corretivas para melhorar os serviços e minimizar os custos. Por esse processo, o gestor deve analisar os possíveis trade-offs de custos dentro de seu processo, para redução dos custos ou melhoramento do serviço, tornando a empresa mais competitiva.
Com base no texto acima, indique a alternativa que não é coerente com os benefícios da análise a partir do ABC.
	
	a.
	Identificar mudanças em potencial para tornar os custos mais eficientes.
	
	b.
	Auxiliar na determinação da rentabilidade por cliente.
	
	c.
	Identificar o volume de “vendas perdidas”.
	
	d.
	Fornecer dados de apoio à decisão.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. “Os sistemas de informações que permitem o funcionamento harmônico de uma cadeia de suprimentos são elos que interligam processos dentro das empresas e entre as empresas [...] Integração se dá em quatro distintos níveis de funcionalidades: sistemas de transação, sistemas de controle, análise de decisões e planejamento estratégico” (BOWERSOX, et al., 2006).
Assinale abaixo a alternativa que não está coerente com o conceito de funcionamento harmônico de uma cadeia de suprimentos.
	
	a.
	No nível transacional as operações são processadas uma a uma. São operações de negócios, tais como o recebimento de pedidos dos clientes, emissão de ordem de separação e empacotamento de mercadorias.
	
	b.
	Em cadeias de suprimentos, os processos de negócios podem ocorrer dentro dos limites da empresa ou no espaço entre empresas.
	
	c.
	No nível gerencial, os sistemas de gestão da cadeia de suprimentos permitem o monitoramento das transações através de avaliações de desempenho e de relatórios.
	
	d.
	No nível estratégico, as decisões são tomadas com base em um minucioso processo de análise de cada operação ou transação.
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. “... embora os investimentos realizados para melhorar o desempenho, muitas cadeias de suprimentos ainda sofrem com o excesso ou a falta de produtos pela incapacidade de prever demanda. Por isso, o planejamento da cadeia de suprimentos deve ter como ponto de partida a natureza da demanda do produto que depende tanto do estágio do ciclo de vida em que o produto se encontra, quanto da previsibilidade e da variabilidade da demanda e dos padrões de mercado para lead time e serviços”(FISHER, 1997).
Com base no texto acima, considere as seguintes afirmativas:
I — As empresas devem desenvolver processos de previsão da demanda que sejam de acordo com os padrões de mercado para lead time e serviços e que sejam à prova de erros.
II — A demanda por produtos que estão no fim de seu ciclo de vida é imprevisível.
III — O planejamento da oferta de produtos depende da elaboração de previsões fortemente relacionadas com o estágio do ciclo de vida dos produtos, entre outros fatores.
Estão corretas as seguintes afirmativas:
	
	a.
	I.
	
	b.
	I e II.
	
	c.
	III.
	
	d.
	I, II e III.

Continue navegando