Buscar

Documento Abel 00

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO
 
01) Qual principal pensamento para os pré-socráticos sobre a justiça?
Não se pode despreza a riqueza deste de período na Grécia antiga, sob pena de perderam genuínas contribuições para a reconstrução do desenvolvimento da sapiência acerca das coisas, isso especialmente importante no que tange a discussões de um valor fundamental para a organização do viver humano ,o saber, a questão da justiça. No estado fênico a justiça é esta como uma expressão da vontade da, e na justiça um ato fruto que seria chamado de (justiça arfmética) na qual cada individuo deveria receber uma munição a quantidade igual ao ato contido.
02)Quais as escolas pré-socrates. 
Escola jônica
Escola pitagórica
Escola eleata
Escola da pluralidade
03)Explica a justiça na tradição homérica.
Na tradição homérica o conceito de justiça se mostra fragmentada usando hora o termo (dike) , o termo (themos), pois logo, o termo justiça na tradição homérica considere-se um termo não recorrente na tradição e nem real. conservação e permanência, já diké possui dois sentidos, o de costume e regra, e outro dekitiça em seu caráter mais humano, carnal e vivido.
04)caracterize os fragmentos da justiça doxógrafia do pré-socrates.
A doxògrafia é o um relato das ideias de um autor quando interpretadas por outro ator ao contrário do que é uma citação literal das palavras de um autor por outro. O termo vai cunhando pelo helenista alemão Hermann Diels, em sua obra doxographi graeci.
No texto fragmentado do sec VI. a. C há uma atualização quanto as noções relativa a justiça , pois o ser humano passa a se configurar não como antes, passivo a vontade divina, más agora é responsável pelo seu destino.
5) Explique cada escola pré-socrática.
 Escola jônica: surgida na região da Jônia, atual Turquia, foi palco para o primeiro filósofo, Tales de Mileto. Também a compuseram os pensadores Anaximandro, Anaxímenes, ambos de Mileto, e o filósofo Heráclito, da cidade de Éfeso. Todos esses pensadores formularam hipóteses parecidas para o surgimento do universo, sendo que o arché (princípio ou origem) seria algum elemento específico ou indeterminável. Para Tales, o arché seria a água; e, para Anaximandro, o ápeiron – elemento infinito e indeterminado presente em tudo. Anaxímenes indicava o ar como o princípio, e Heráclito, o fogo, que a tudo deu origem e a tudo afetou com seu movimento e inconstância.
Escola pitagórica: surgida na região da Magna Grécia, hoje sul da Itália, foi fundada por Pitágoras de Samos. Pitágoras, importante matemático e filósofo grego, atribuiu aos números, mais especificamente ao algarismo um e ao ponto na geometria, a origem de todo o universo. Os pitagóricos fundaram uma espécie de mística universal que atribuía a origem, a ordenação da matéria e das almas e organização universal à matemática.
Escola eleata: surgida na cidade grega de Eleia, onde hoje também se situa parte do sul da Itália, teve como principais representantes Parmênides e seu discípulo, Zenão de Eleia. Esses dois filósofos se esforçaram por apresentar que o mundo não seria composto por movimento, como queria Heráclito, mas por uma imutabilidade que constitui as essências. A matéria, segundo Parmênides, enganava ao aparentar mudanças, e as essências dos objetos materiais permaneceriam idênticas.
Filósofos pluralistas: defendiam que o universo foi originado pela composição de diversos princípios. São considerados pluralistas:
Empédocles: para quem a origem de tudo estaria nos quatro elementos primordiais (terra, fogo, água e ar);
Anaxágoras: para quem a origem estaria em um agregado de partes infinitas, distribuídas de maneiras diferentes em cada ser. A esse processo ele chamou de nous;
Leucipo e Demócrito: os fundadores da teoria atomista, a qual atribuía a origem à junção de partículas invisíveis e indivisíveis, chamadas de átomos. Todas as escolas pré-socráticas apresentadas compartilharam e condensaram o início da filosofia grega e da busca por um pensamento racional no ocidente.
6) Justifique cada uma das escolas pré-socráticas.
De fato não é, lícito recolher uma idéia de justiça unificada, ou uma unidade de justiça entre os pré-socráticos, pois são diversas escolas, as tendências, as concepções , ussumem como variados pontos de partida e os pensamentos.

Continue navegando