Buscar

Química Farmacêutica - Questionário.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Química Farmacêutica 
1º Os fármacos antipsicóticos apresentam classes diferentes, sendo a classe dos derivados da butirofenona os que apresentam melhores resultados. Destes destacam-se o haloperidol e o decanoato de haloperidol. É bom lembrar que na forma de pró-fármacos a liberação é mais lenta para esta classe de fármacos. Representamos em cada uma das alternativas as estruturas de alguns destes fármacos. Analisando apenas os grupos substituintes presentes nas estruturas indicadas qual o antipsicótico apresenta maior duração de ação?
D) 
Justificativa: Haloperidol é um derivado da butirofenona, que produz ação antipsicótica, bloqueio seletivo sobre o SNC por competitividade dos receptores dopaminérgicos pós-sinápticos, no sistema dopaminérgico mesolímbico, e um aumento do intercâmbio de dopaminas no nível cerebral. O decanoato, que é a forma de ação prolongada, atua como pró-fármaco, liberando de forma lenta e estável haloperidol do veículo. 
2ºAbaixo representamos a estrutura química do enalapril um importante fármaco utilizado no tratamento da hipertensão arterial e na insuficiência cardíaca. Depois de absorvido este fármaco sofre hidrólise liberando uma outra forma deste composto, para poder agir corretamente no organismo. Sobre as afirmações do fármaco representado, qual item está correto? 
I. É um pró-fármaco. 
II. É um inibidor da enzima conversora de angiotensina (IECA)
III. É um inibidor de receptores da angiotensina II.
C)  I e II são verdadeiras.
Justificativa: O enalapril é um pró fármaco, que ao ser absolvido pelo trato gastrointestinal é convertido em outro composto, ou seja, sua forma ativa, gerando seu efeito; atuando como inibidor da enzima conversora de angiotensina - IECA.
3º Conforme os componentes na estrutura química dos antipsicóticos fenotiazínicos, podemos observar efeitos diferenciados (REA).  Abaixo representamos a estrutura geral dos fenotiazínicos. Portanto os antipsicóticos fenotiazínicos são mais efetivos quando: 
C) Possuem um grupo elétron-aceptor na posição C2. 
Justificativa: Grupos eletronegativos ou elétron-receptores aumentam a potência antipsicótica dos fenotiazínicos. 
4º Quando se estuda a relação entre a estrutura química e atividade biológica (REA) de um fármaco, o grupo farmacofórico deve ser preservado de maneira que ele não perca sua atividade. Uma das estratégias no planejamento de fármacos é a busca de um alvo (receptor, enzima...). A estrutura abaixo representa o fármaco imipramina. Assinale a alternativa que contenha: a classe terapêutica, relação estrutura-atividade (REA) e o mecanismo de ação resumido da imipramina.
D) Antidepressivo; anel tricíclico, cadeia alquílica com 3 carbonos e amina secundária; inibição da recaptura de norepinefrina.
Justificativa: A estrutura representa um AD tricíclico com amina secundária se dá sua seletividade quanto ao neurotransmissor. 
5º As penicilinas são antibióticos que conforme os grupos ligados na estrutura do anel beta-lactâmico (cadeia lateral amídica) apresentam propriedades específicas. Desta forma a estrutura abaixo representa a penicilina que é uma penicilina:
B) Resistente a betalactamases devido a presença de grupo volumoso na cadeia lateral.
Justificativa: A presença do anel substituído pelas metoxilas tornam a substituição de um grupo volumoso que protegerá o anel beta-lactâmico da ação das betalactamases, impedindo que essas promovam a abertura do anel. 
6º As penicilinas Inibem a enzima transpeptidase envolvida na ligação de peptideoglicanos integrantes da parede celular. São ativas contra bactérias Gram +. Baseado no fármaco abaixo analise cada frase como verdadeira ou falsa e assinale o item correto: 
( ) possui estrutura betalactêmica condensada com anel tiazolidínico de 6 membros
( ) grupo acilamino fundamental para a atividade
( ) grupo R define as propriedades farmacológicas
( ) se R= benzil substituído com metoxilas trata-se de um fármaco resistente a betalactamases
D) F, F, V, V, V
Justificativa: A estrutura betalactêmica possui 5 membros em sua estrutura; o grupo carboxílico livre não é fundamental para sua atividade; mas sendo como fundamental o acilamino. O grupo R é quem define suas atividades farmacológicas; quanto maior a cadeia betalactêmica maior sua eficácia contra as betalactamases (ação-farmacológica). 
7º Representamos abaixo a estrutura da tetraciclina, um antibiótico que apresenta características estruturais bem específicas. Sobre as afirmações do fármaco abaixo, escolha a alternativa que apresenta somente afirmações corretas.
I. É um inibidor da síntese proteica bacteriana.
II. Pode ser administrado por via oral.
III. Possui anel beta-lactâmico em sua estrutura.
C) I e II
Justificativa: As tetraciclinas são inibidores específicos do ribossomos procariótico (bacteriano). Elas bloqueiam o receptor da subunidade 30S que se liga ao t-RNA durante a tradução gênica, inibindo a síntese proteica o que impede a replicação e leva à morte celular. 
8º Na antibioticoterapia, é comum a associação racional de fármacos. O sinergismo proveniente da associação do sulfametoxazol com a trimetoprima é resultante da(o)
E) Inibição sequencial na via de síntese do ácido fólico.
Justificativa: O sinergismo das sulfas com trimetoprima vem do fato que, embora ambos atuem na mesma via de síntese do ácido fólico, um inibe uma enzima enquanto o outro inibe outra enzima. 
9º O fármaco representado abaixo, moxifloxacino (Avalox). É efetivo contra os microrganismos gram negativos e positivos.  Usado contra bacilos entéricos Gram-negativos (família Enterobacteriaceae). Também em casos de infecção por Neisseria, Haemophilus, Campylobacter e Pseudômona. Sobre as afirmações abaixo apresentadas deste fármaco, escolha a alternativa que apresenta somente afirmações corretas.
I. É um antibiótico da família das quinolonas.
II. Trata-se de um antibiótico fluorquinolônico.
III. Atuam impedindo a replicação, reparação e transcrição do DNA bacteriano.
E) I, II e III 
Justificativa: As fluorquinolonas são inibidores da transcrição e replicação de ácidos nucleicos, inibindo a DNA girasse ou a topo isomerase IV, dependendo do tipo de bactéria mais ou menos. 
10º A partir do final da década de 40 os antibióticos tenderam a substituir as sulfas na quimioterapia devido à sua menor toxidez e maior espectro de ação, após a observação de que certas bactérias adquiriam resistência causada pelos antibióticos, renasceu o interesse pelas sulfas e a pesquisa de novos derivados sulfonamídicos, estimulados pela facilidade de obtenção e baixo custo. Abaixo representamos a estrutura geral das sulfonamidas. Sobre a relação-estrutura (REA) das sulfonamidas, foram feitas as afirmações abaixo. Qual das alternativas abaixo contém somente afirmações corretas?
I. Estrutura semelhante ao ácido p-aminobenzóico (PABA).
II. Anel benzênico com substituintes orientados em posição para (p) é essencial para a atividade antibacteriana.
III. O grupo sulfonamida (-SO2) é também essencial para a atividade antibacteriana.
E) I, II e III
Justificativa: As sulfas podem ser consideradas antimetabólitos, pois se ligam no lugar do PABA, na via de síntese do DNA bacteriano, impedindo sua formação. Sua ação está em inibir a enzima diidropteroatosintas. 
11º O número de fármacos disponíveis para o tratamento de infecções fúngicas sistêmicas é limitado. Nos últimos anos os antifúngicos voriconazol, posaconazol, flunarizina e naftifina tem se destacado.  Abaixo representamos as estruturas destes quatro fármacos em sequência:
Voriconazol  
Posaconazol 
Flunarizina                                     naftifina
C) Voriconazol e posaconazol.
Justificativa: 3 são as principais classes de antifúngicos: os inibidores da esqualenoepoxidase, os azóis e os poliênicos, estes dois últimos estão relacionados diretamente a síntese de ergosterol. 
12º Os fármacos metoprolol e atenolol são bloqueadores seletivos de receptores b1 adrenérgicos, sendo, por isso, utilizados como anti-hipertensivos. Explique a razão do metoprolol ser contraindicadopara pacientes com distúrbio no SNC e do atenolol ser contraindicado para pacientes com distúrbios renais, levando em conta os valores de coefiente de partição e pKa destes fármacos:
Atenolol: coeficiente de partição (P) 0,16 e pKa= 9,6
Metoprolol: coeficiente de partição (P) 1,88 e pKa= 9,7
A) O fármaco metoprolol é mais lipofílico devido ao maior coeficiente de partição portanto contraindicado para pacientes com distúrbios no SNC, enquanto o atenolol é mais hidrofílico por possuir menos coeficiente de partição e indicado para estes pacientes.
Justificativa: Coeficiente de partição maior do que 1 indica fármacos lipofílicos, portanto atravessam a BHE, não sendo aconselhável para portadores de distúrbios do SNC, menores do que 1 indicam fármacos hidrofílicos contraindicados para pacientes com distúrbios renais. 
13º Anestésicos locais (AL) são substâncias capazes de causar diminuição da sensibilidade, motricidade e função autonômica, através do bloqueio da geração e propagação do potencial de ação em tecidos eletricamente excitáveis. A modificação da estrutura química produz efeitos farmacológicos. Por exemplo, se aumentarmos o número de átomos de carbono na amina terciária ou no anel aromático, há alteração na lipossolubilidade, potência, taxa de metabolismo e duração de ação. Analisando as estruturas abaixo, assinale a alternativa correta:
A) O AL com maior duração de ação é (A) por possuir na cadeia intermediária um grupo amídico e por ter caráter mais lipofílico que (B), seu mecanismo de ação está diretamente relacionado ao pKa x pH e a sua ligação direta nos canais de sódio.
Justificativa: O AL da esquerda é o de maior duração por ser um derivado amídico, enquanto o da direito um derivado éster, o que o torna com menor tempo de duração é o fato deste último sofrer ação das esterases, enzima em maior quantidade no organismo. Sua ação ainda está relacionada ao canal de sódio, e vai interagir com este canal, através de duas vias: uma hidrofílica e outra via lipofílica, que comanda qual via será preferencial, será o pH do meio e o pKa do AL. 
14º A heroína é o produto da diacetilação das hidroxilas livres da morfina. Portanto este potente narcótico é:
C) Uma molécula semi-sintética, que é um éster, e pode ser preparada pela reação da morfina com um anidrido ou um ácido carboxílico.
Justificativa: A heroína é obtida através da morfina que é um derivado natura do ópio, sendo feita uma eterificação (modificação molecular), portanto é um composto semissintético. 
15º A clorpromazina, um antipsicótico, é uma base fraca que possui, na sua estrutura química, um nitrogênio com par de elétrons livre. Portanto:
D) Fazendo-se a clorpromazina reagir com ácido clorídrico obtém-se um sal mais solúvel em água do que a base. 
Justificativa: Todos os fármacos que possuem nitrogênio terciário podem ser protonados e tornar o fármaco mais hidrossolúvel, no caso da clorpromazina a reação com HCl, faz com que seja formado um cloridrato que é um sal mais solúvel do que o próprio fármaco. Esta é uma estratégia para melhorar a administração por via oral. 
16º Representamos abaixo as estruturas de dois compostos químicos:
Pelo esquema apresentado acima podemos concluir que se trata de uma representação de quais tipos de compostos?
E) Enantiômeros. 
Justificativa: Enantiômeros são moléculas orgânicas que são chamadas assim em razão da sua forma, pois para cada enantiômero existe uma forma idêntica, porém invertida, como se esta estivesse em frente ao espelho. 
17º A estereoisomeria CIS/TRANS ocorre em fármacos que apresentam características estruturais características. Baseado nesta informação inicial, representamos abaixo as estruturas de três fármacos: o fármaco I, fármaco II e o fármaco III.
Observando somente as estruturas químicas apresentadas, qual dos fármacos apresenta isomeria CIS/TRANS?
E) Nenhum dos fármacos.
Justificativa: As isomerias CIS ocorrem quando os grupos semelhantes ligados ao carbono da dupla ligação estão do mesmo lado da cadeia; enquanto que na TRANS ocorrem em lados opostos, portanto nenhuma das moléculas citadas apresentam esse tipo de isomeria. 
18º Representamos abaixo um esquema sobre o mecanismo de ação dos fármacos:
Quando um fármaco é projetado para ligar ao receptor e produzir uma resposta biológica como se fosse a substância endógena natural é chamado de:
E) Agonista.
Justificativa: Os medicamentos agonistas são aqueles capazes de se ligar no receptor e desencadear uma resposta biológica semelhante a de substância endógenas natural. 
19º A substância química de estrutura definida, que apresenta efeitos biológicos comprovados e na sua forma farmacêutica manipulada é conhecida por?
C) Medicamento. 
Justificativa: Medicamento é todo produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. É uma forma farmacêutica terminada que contém o fármaco geralmente em associação com adjuvantes farmacotécnicos. 
20º A Sibutramina® possui pKa= 5,0 e caráter ácido, levando em consideração seu potencial de ionização no estômago (pH=1), no plasma (pH= 7,4) e no intestino (pH=8) pode-se dizer que ela estará em maior concentração na forma ionizada:
A) No intestino.
Justificativa: O estômago apresenta pH de caráter ácido e a sibutramina é um medicamento que possui o pH de caráter básico com PKa=5,0 apresentando sua maior concentração na forma ionizada, ou seja, com carga e menor absorção pelo trato.

Continue navegando