Buscar

1º QUESTIONÁRIO de nutriçao animal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1º QUESTIONÁRIO - ESTUDO DIRIGIDO NUTRIÇÃO ANIMAL
1) O que são alimentos volumosos e o que são alimentos concentrados? Dê exemplos.
Alimentos volumosos são aqueles que contém teor de fibra bruta superior a 18%. Podendo ser dividido em forragens secas e forragens aquosas. Forragens secas: fenos, palhadas, cascas de grãos, etc.
Os alimentos concentrados são aqueles que apresentam menos de 18% de fibra bruta em sua composição, porém contêm alto teor energético. São mais concentrados em nutrientes quando comparados aos volumosos. Dentre os alimentos que podem ser utilizados como concentrados, podemos destacar o milho e a soja.
2) Explique o que é coeficiente de digestibilidade e como ele é determinado.
Coeficiente de digestibilidade consiste na percentagem dos alimentos ingeridos, que foram digeridos pelos animais. É medido pela taxa de recuperação do nutriente nas fezes. Pode ser determinado:		 "In vivo": com o uso de gaiolas de metabolismo ou baterias com bandejas para coleta de fezes e urina;					 "In vitro": válido para ruminantes, sendo a porção de alimento que não é transformada pelos microorganismos do rúmen cultivados em laboratório. Requer o uso de saliva artificial, líquido ruminal conservado de 39 a 41ºC, e enzimas sintéticas (pepsina).						 "In situ" ou "In sacco": determinado pela digestão de alimentos colocados em sacos de náilon introduzidos no rúmen e medidos em diferentes tempos de permanência (de 24 a 48 horas).
3) O que é conversão alimentar e o que é eficiência alimentar? Para que são utilizados esses parâmetros na nutrição animal?
Conversão alimentar é a relação da quantidade consumida de ração pela quantidade de quilogramas de carne, litros de leite ou número de ovos produzida em um determinado período.
Eficiência alimentar é expressada em porcentagem e refere-se à relação da quantidade de quilogramas de carne, litros de leite ou número de ovos produzida pela quantidade de ração consumida em um determinado período de tempo. 
4) Se uma ração estivesse com odor de mofo e gosto alterado pelo mofo, ao ser oferecida aos suínos, haveria ingestão? Por que?
Não haveria digestão. Os suínos possuem o olfato e o paladar sensíveis e por isso eles não aceitariam uma ração mofada. Além de que os fungos podem produzir micotoxinas (aflatoxina, zearalenonas, tricotecenos e ocratoxinas) que podem ser tóxicas aos suínos.
5) Sobre aditivos, explique qual a importância do uso de caulim no processo de peletização de uma ração.
O uso do caulim auxilia e aumenta a capacidade de peletização dos ingredientes, melhora a qualidade do pelete, aumenta a durabilidade e permite a adição de óleos e gorduras em produtos prensados.
6) Sobre aditivos, explique qual o efeito do uso de Cloridrato de zilpaterol para bovinos e quando ele deve ser utilizado. 
É uma substância que altera o funcionamento do metabolismo inibindo ou estimulando outras substâncias com função de transporte e mobilização de nutrientes.
Deve ser usado na fase de terminação dos bovinos, pois o Cloridrato de zilpaterol melhora a relação gordura/proteína. Aumenta a síntese de proteína do animal e diminui o teor de gordura da carcaça, assim promovendo um aumento da massa corporal magra do animal.
7) Sobre aditivos, explique qual o efeito do uso de leveduras para vacas em lactação.
A adição de levedura viva ou cultura de levedura nas dietas aumenta a produção de leite, a concentração de gordura no leite, estabiliza o pH ruminal e melhora a digestão de fibra no rúmen. Em animais jovens, a adição de leveduras é capaz de alterar a flora microbiana intestinal e reduzir a incidência de diarreias, podendo ainda aumentar a ingestão de concentrados e o ganho de peso.
8) Qual a importância do uso de ácidos orgânicos no pós desmame de leitões?
O uso dos ácidos orgânicos possui a função de acidificar o meio intestinal e assim controlar a proliferação dos microorganismos nocivos aos animais. Pois após o desmame o meio intestinal dos leitões estão fisiologicamente imaturos e possuem baixa produção de HCl e com isso um pH intestinal elevado. Com o pH gastrointestinal elevado as condições estão ideais para a proliferação de bactérias patogênicas e os ácidos orgânicos tem a função de impedir essa proliferação.
9) Há vantagens no uso de probióticos para aves? Qual o efeito desses produtos nesses animais? Por que a tendência atual é a substituição de antibióticos pelo uso de probióticos?
Sim, há vantagens. Tais como: determinando melhores índices zootécnicos; 
produtividade; ganho de peso e melhor conversão alimentar; redução da colonização intestinal por alguns patógenos, como salmonelas.
Os efeitos dos probióticos são competição por sítios de ligação (exclusão competitiva); produção de substâncias antibacterianas (bacteriocinas, ácidos orgânicos); competição por nutrientes; estímulo ao sistema imunitário.
A tendência é a substituição pois ao aplicar os probióticos estamos aplicando bactérias benéficas ao animal e estas bactérias vão se instalar e proliferar no trato intestinal do animal. Essas bactérias vão iniciar uma ação inibitória no crescimento de bactérias patogênicas e assim não haverá a necessidade do uso de antibióticos. As bactérias dos probióticos serão suficientes para inibir as bactérias patogênicas e ainda servirá como um estímulo ao sistema imunitário do animal.
10) Por que os probióticos devem ser fornecidos aos animais o mais precocemente possível para aves comerciais e no pós desmame para mamíferos?
Os probióticos devam ser utilizados o mais precocemente possível a fim de que as bactérias presentes no produto, colonizem e multipliquem no trato intestinal, iniciando suas atividades benéficas ao hospedeiro antes deste ser contaminado por algum patógeno. Pois nas fases iniciais da vida dos animais estes tem uma menor resistência aos patógenos, uma menor quantidade de anticorpos e se forem contaminados o risco de morte é bem maior.

Outros materiais