Buscar

CULTURA CORPORAL

Prévia do material em texto

Estética-Matemática 
 (A beleza como proporção e harmonia)
3. Corpo Humano
Corpo humano e a matemática 
O primeiro filósofo a tratar das relações entre a beleza e os números foi Pitágoras, e sua influência se estendeu, através de Platão e dos neoplatônicos, por longos séculos. Santo Agostinho e Boécio foram os transmissores dessa concepção numérica de beleza, nos primeiros tempos da Idade Média.
Ou seja, com Pitágoras nasce uma visão estético-matemática do universo: todas as coisa existem porque refletem uma ORDEM e são ordenadas porque nelas se realizam leia matemáticas que são ao mesmo tempo condição de existência e de beleza.
Na antiguidade clássica, entre os gregos, talvez tenha sido presenciado a primeira tentativa de padronização e idealização da forma humana.  A beleza humana era tema de reflexão de filósofos como Pitágoras, para quem o modelo de beleza ideal deveria seguir um padrão matemático, um corpo perfeitamente simétrico e proporcional, assim como nas "justas regras artesanais" preconizadas por Platão. 
A matemática também tem suas belezas, nas formas, figuras e sólidos geométricos, nas equações simples e precisas; no entanto, não estamos habituados a admirá-las , porque não temos consciência ou conhecimento de tal beleza, e este texto pretende provocar o espanto e a curiosidade pela beleza nesta ciência ou a beleza vista através desta ciência
A beleza é algo que nos dá prazer, ficamos emocionados ao ouvir uma música que julgamos bela, mudamos nosso estado emocional com uma simples poesia, passamos horas no computador – na internet- escrevendo (esperando ou lendo) um e-mail da pessoa amada, perdemos tempo admirando uma flor ou uma simples abelha colhendo o pólen. 
.  Assim, as belas esculturas produzidas pelos artistas helenos tinham como meta a perseguição da beleza idealizada, em nada relacionada com as imperfeições dos corpos do mundo real.
Sabe porque a matemática é eficaz para a beleza?
A matemática é tão eficaz para algumas coisas como: na cirurgia plástica, onde explora essa ciência na busca dos melhores resultados e da perfeita harmonia.
 Simetria, Harmonia e Proporção !!
Simetria  Ex: Conformidade de tamanho,forma e posição entre as partes de um todo;harmonia resultante de certas combinações e proporções regulares.
Proporção  relação entre as partes de um todo que provoca um sentimento estético de equilíbrio, de harmonia.Ex: braços proporcionais ao tamanho do corpo.
A beleza representa uma harmonia proporcional nas relações numéricas e geométricas aplicada em quase todos os desenhos industriais e concepção de novos produtos e padrões proposto à sociedade.
Exemplo: Cirurgias plásticas;
 Ou ate mesmo, o que pode ser belo pra mim, para a sociedade não é  
Reflita: 
“Nem sempre um belo corpo físico esta relacionado a um espírito bom ou oculto”
 A beleza não é tudo para aqueles que procuram felicidade 
 
 Obrigada !!

Continue navegando