Buscar

Atividade FERRAMENTAS DA QUALIDADE Aula 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Um caixa automático (24h) fora de um banco foi fechado nos seguintes horários, durante um período de sete dias, para realização de reparos:
· 11h segunda-feira– 14h segunda-feira
· 1h terça-feira– 10h30 terça-feira
· 16h terça-feira– 10h quarta-feira
· 15h sexta-feira– 10h sábado
A partir destes dados, calcule a taxa de falhas do caixa em horas, o tempo médio entre falhas e a disponibilidade.
Taxa de falhas em horas= 0,03/h
MTBF= 29,62h
Disponibilidade= 70,53%
2. (CESGRANRIO- 2011- Petrobras- Engenheiro de Produção Júnior). Uma boa estratégia de manutenção e de confiabilidade garante o desempenho da empresa e seus investimentos. Nessa perspectiva, confiabilidade é a(o):
d) Probabilidade de que um componente, máquina ou produto funcionará adequadamente por um certo tempo e sob as condições estabelecidas.
3. (Adaptado de CS- UFG- 2018- UFG- Engenheiro- Área: Produção). O pensamento “enxuto” considera que devem ser reduzidos os desperdícios de todos os níveis do processo de produção. O gerente de produção de uma determinada empresa participa de um projeto de desenvolvimento de produto, que objetiva obter uma nova plataforma de um modelo já existente na empresa. Levando em consideração o pensamento enxuto, o gerente de produção propõe para a equipe de desenvolvimento o uso da técnica Failure Mode and Effect Analysis (FMEA), tanto no desenvolvimento de produto como no novo processo de produção. Considerando as suas especificidades, assinale a alternativa correta:
c) O índice de risco no FMEA resulta da multiplicação entre os índices de severidade (S), ocorrência (O) e detecção (D).
4. (CESGRANRIO- 2017- Petrobras- Técnico de Segurança Júnior). A técnica de Análise de Riscos indicada para identificar os perigos e os problemas de operabilidade de uma instalação de processo é a:
b) HazOp
5. Calcule o Overall Equipment Effectiveness- OEE (eficiência global de equipamento) para a seguinte situação de um determinado equipamento:
· A empresa trabalha em dois turnos de 480 minutos e durante o mês passado trabalhou 22 dias.
· A equipe de produção para 75 minutos, em cada turno, entre refeição e cafezinho. E durante o mês, a linha ficou parada um total de 8 horas por falta de pedido.
· Segundo apontamento realizado pelo operador do equipamento, este ficou parado 18 horas para preparação de equipamentos, 35 horas por quebra do equipamento, 15 horas para reabastecimento, 8 horas aguardando liberação pela qualidade.
· A linha produziu 2 produtos durante o período:
· Produto 1: Tempo de ciclo= 30 segundos.
· Produto 2: Tempo de ciclo= 15 segundos.
· Tempo Produzindo Produto 1= 10.000 minutos.
· Tempo Produzindo Produto 2= 2.780 minutos.
· Durante o mês passado, foram produzidos 21.450 produtos classificados como bons na primeira vez.
· Durante o mês passado, 2.560 produtos não foram classificados como bons na primeira vez.
OEE (%)= Disponibilidade (%) * Performance (%) * Qualidade (%)
OEE (%)= 73,7% * 77,1% * 89,3%
OEE (%)= 50,7%
6. (CESGRANRIO- 2014- Petrobras– Engenheiro(a) de Segurança Júnior). Há uma técnica de gerenciamento de risco que possibilita uma identificação da lógica de associação dos eventos intermediários que pode resultar na ocorrência do evento de topo. Isso é possível através da utilização de “portões lógicos”, que condicionam o tipo de associação que deve existir entre os eventos intermediários, para que ocorra o evento de topo. As associações lógicas utilizadas são a adição dos eventos ou a sua alternância. No primeiro caso, é necessário que todos os eventos intermediários de uma mesma linha se realizem, para que o evento subsequente ocorra. No segundo caso, basta que um dos eventos identificados na linha se realize, para determinar a ocorrência do evento subsequente. Essa técnica é conhecida como:
e) FTA
1
2

Continue navegando