Buscar

408_ExtraClasse_AdmIntegrada_ProfaAline

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituto de Ciências Sociais e Comunicação
Campus Paraíso
	CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Período: Noturno
Disciplina: Administração Integrada
Professor: Aline
	ATIVIDADE
EXTRA-CLASSE
	1º Bimestre – data de envio aos alunos: 18/06/2020 – Data da entrega: 01/04/20
	Sala:
	408
	Turma(s):
	
	AD6P68
	
	AD7P68
	
	AD7Q68
	
	
	
	NOME DO ALUNO (COMPLETO)
	Nº RA
	
	
	INSTRUÇÕES DE ENTREGA – LEIA COM ATENÇÃO!
	· Este trabalho é divido em10 questões dissertativas.
· A entrega será presencial no retorno das aulas. Deve ser feita diretamente ao professor da disciplina durante a aula.
· Cite a fonte / referência das pesquisas no final do trabalho.
· O trabalho pode ser digitado ou manuscrito.
	DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
	A atividade consiste em ler os e-books* do FNQ, disponíveis no link abaixo e após isso aluno deverá responder as questões abaixo.
*E-books: Novo modelo de excelência de gestão MEG e Desenvolvimento sustentável e o modelo de excelência da gestão.
	LINKS DE VÍDEOS E/OU ARTIGOS
	https://prod.fnq.org.br/comunidade/wp-content/uploads/2018/12/n_25_desenvolvimento_sustentavel_e_o_modelo_de_excelencia_da_gestao.pdf
	https://prod.fnq.org.br/comunidade/wp-content/uploads/2018/12/n_24_novo_modelo_de_excelencia_da_gestao_meg.pdf
	
	QUESTÕES
	
1) Dissertativa – A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) compreende o relevante papel do desenvolvimento sustentável para as organizações. Tanto que um dos oito Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão no modelo da 21ª edição do MEG de 2016 é justamente o Desenvolvimento Sustentável. Explique como é o entendimento da FNQ sobre a gestão sustentável.
2) Dissertativa – O Modelo de Excelência da Gestão® - MEG é o carro-chefe da FNQ para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para as partes interessadas. Como a FNQ compreende o que é a busca pela excelência?
3) Dissertativa – As organizações que pretendem exercer impactos positivos em seus respectivos
setores e ampliar os benefícios obtidos para governos e sociedade devem enfatizar no centro dos desafios socioambientais em seus processos, buscando sempre oferecer iniciativas coerentes com o centro de seus
negócios, agregando todos os stakeholders. Quais são os possíveis ganhos das empresas, obtidos com a adoção desse tipo de posicionamento?
4) Dissertativa – O desafio das organizações é algo constante. De acordo com o pensamento do filósofo pré-socrático Heráclito de Éfeso que disse “Nada é permanente, exceto a mudança”. Essa frase foi dita por um filósofo que viveu aproximadamente 500 a.C. - 450 a.C., porém a frase parece ser mais atual que nunca. A partir dessa afirmação explique qual a relação dessa frase com as mudanças ocorridas nos últimos dias onde as empresas precisaram se adaptar frente a essa pandemia.
5) Dissertativa – Os ODS representam, hoje, a melhor tradução do conceito de sustentabilidade, afinal eles atingem na prática, uma agenda de ações a serem implementadas até o ano de 2030. Dos 17 objetivos que compõem os ODS são, cite 05 objetivos que são mais importantes na sua visão e explique porquê.
6) Dissertativa – o MEG mostra-se como uma das opções de modelo de gestão, que leva em consideração conceitos práticos do desenvolvimento sustentável. Explique como todos os Fundamentos do MEG estão intimamente relacionados aos ODS, em especial, o Desenvolvimento Sustentável.
7) Dissertativa – Conforme já foi explicado em sala de aula o triplé da sustentabilidade é amparado por três pilares: econômico, social e ambiental. Seu objetivo é manter a harmonia entre os componentes para garantir a integridade do planeta, da natureza e da sociedade no decorrer das gerações. De acordo com o e-book o tripé da sustentabilidade, também pode ser chamado de “Triple Bottom Line” ou “People, Planet, Profit”, refere-se aos resultados de uma organização medidos em termos sociais, ambientais e econômicos. Explique esses três termos.
8) Dissertativa – Os Fundamentos da Gestão para Excelência são um conjunto de valores e princípios que revelam padrões culturais internalizados nas organizações. O novo MEG está formatado em oito Fundamentos da Gestão para a Excelência, que se desdobram em Temas, os quais, por sua vez, são concretizados em Processos. Um desses fundamentos é o Pensamento Sistêmico. Explique a relação do pensamento sistêmico com a tomada de decisão.
9) Dissertativa – De acordo com o material da disciplina capítulo 1 Modelos de Excelência de Gestão, foi estudado a evolução da administração. De acordo com a administração desde seus primórdios pela visão de Chiavenato, estamos no momento na fase da incerteza. Explique qual a relação disso com o pensamento do filósofo pré-socrático Heráclito de Éfeso que disse “Nada é permanente, exceto a mudança”.
10) Dissertativa – A principal característica dos Modelos de Excelência da Gestão, caso do nosso MEG, é a INTEGRAÇÃO, principalmente por sua característica sistêmica. Os modelos congêneres são chamados de “Business Excellence Models”, mas a FNQ preferiu denominá-lo MEG para não reforçar que só serve para “business” ou “negócios”. Para conhecer o novo Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), é necessário
introduzir alguns conceitos importantes. Explique os conceitos de Excelência com foco na gestão e modelos e referência à gestão. 
Página 2 de 2

Outros materiais