Buscar

Prova de Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e da Geografia

Prévia do material em texto

Prova de Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e da Geografia - Objetiva - Tentativa 1 de 1
Questão 1 de 10
Para o planejamento de perguntas para investigar os conhecimentos prévios dos alunos, uma vez definida a temática, é necessário criar um instrumento para que os alunos expressem suas ideias históricas prévias. Esse instrumento pode ser em forma de questões que devem estar relacionadas à importância dos objetivos do ensino, possibilitando ao professor conhecer as ideias prévias dos alunos, relacionadas com a temática a ser trabalhada. Se essas perguntas não estiverem relacionadas aos objetivos específicos do ensino, permitirão respostas divagantes, dificultando o trabalho do professor, bem como podem tornar-se contraproducentes. Conforme texto acima, a investigação dos conhecimentos prévios também pode dispor de outros instrumentos, como: _____________________________________________ Tendo como parâmetro as descrições apresentadas, observe as alternativas abaixo e assinale aquela que melhor completa a ideia acima.
A - Os desenhos, análise de uma estória em quadrinhos ou de pequenos textos.
check_circle
B - As diretrizes curriculares estaduais, municipais ou locais.
C - A continuação do processo de ensino de história e dos resultados.
D - As ideias históricas, prévias, o planejamento normal de aulas, a forma e a qualidade da intervenção pedagógica, à avaliação.
E - A diversidade de experiências curriculares que a disciplina de história fornece na educação básica.
Questão 2 de 10
A categorização dos conhecimentos prévios abre um leque de possibilidades de intervenção pedagógica, cabendo ao professor, diante da análise da categorização, tomar a decisão sobre o que lhe parece mais necessário para a aprendizagem e definir os instrumentos e fontes históricas que utilizará para alcançar os objetivos, agora reorientados pela análise dos conhecimentos históricos prévios dos alunos. Diante dessa temática, assinale a alternativa correta sobre a importância dessa categorização dos conhecimentos.
A - Está relacionada aos objetivos específicos do ensino, que não permitirão respostas divagantes, dificultando o trabalho do professor, bem como podem tornar-se contraproducentes.
B - É diagnóstica e processual, mas torna-se mais completa quando problematizada junto aos alunos, ou seja, seus resultados são apresentados aos alunos para que possam reconhecer suas respostas como fragmentos no todo.
check_circle
C - Investiga as ideias históricas prévias ao compor o planejamento normal e mensal de aulas, mas muda a forma e a qualidade da intervenção pedagógica.
D - Busca entender a informação histórica ainda muito nova, por meio de toda fonte de informação que chega até elas, não precisamos conhecer a sua compreensão.
E - A categorização dos conhecimentos prévios possibilita aos alunos descreverem suas histórias pessoais, independente do conteúdo programático e do nível de desenvolvimento de cada um, pois, o ensino de história é individual, e não compartilhado.
Questão 3 de 10
O _____________________ em seus pressupostos, refere-se ao aluno como sujeito ativo que deve ser auxiliado pela escola no processo de desenvolvimento de sua relação com o saber histórico, ou seja, a partir das vivências dentro e fora da escola, o meio familiar e os media fornecem aos alunos ideias mais ou menos adequadas, mais ou menos fragmentadas, sobre a história. Compete à escola explorar estas ideias tácitas e ajudar o aluno a desenvolvê-las numa perspectiva de conhecimento histórico. Tendo como parâmetro as descrições apresentadas, observe as alternativas abaixo e assinale aquela que melhor completa a lacuna acima.
A - Estatuto da Criança e do Adolescente;
B - Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN;
C - Organização das Nações Unidas – ONU;
D - Currículo Nacional de História de Portugal.
check_circle
E - Temas Transversais.
Questão 4 de 10
O trabalho com determinados conceitos geográficos, a representação de suas características reais torna-se fundamental, o que pode ser viabilizado por meio da utilização das fotografias. As diferenças nas paisagens de um determinado lugar, por exemplo, são evidenciadas por meio de uma sequência de fotografias. A fotografia constitui um estímulo visual imediato, por isso é importante que seja uma novidade para que incite no educando a curiosidade. Dessa forma, a fotografia apresenta uma contribuição significativa para:
A - O desenvolvimento de habilidades de observação, descrição e análise dos elementos nelas representados.
check_circle
B - Aproximar de sua forma real e constituir recursos que podem ser utilizados em todas as disciplinas escolares.
C - Aproximar mais dos contornos e das formas da Terra, como acontece com o planisfério ou mapa-múndi.
D - Desenvolver no educando a habilidade de localizar municípios, estados, países, continentes, oceanos e mares.
E - Permite a combinação de dados representados em duas ou mais representações cartográficas.
Questão 5 de 10
Ao analisar as relações de interdisciplinaridade entre a geografia e as demais ciências, Santos (2008, p. 104) afirma que esse processo vai além da mera colaboração entre disciplinas, ele precisa ser o resultado da integração entre elas, o que é possível somente por meio de uma superposição parcial dos olhares de cada uma delas sobre o que está sendo estudado. Na perspectiva do texto acima, avalie as seguintes asserções: O autor em seu entendimento diz que significa utilizar as contribuições de cada uma das disciplinas envolvidas no processo para entender, em uma perspectiva de totalidade, o que está sendo estudado. Porque Assim, são utilizadas as possíveis contribuições de cada disciplina para a resolução ou análise de um determinado problema ou fenômeno.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A - As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
B - A primeira asserção é uma proposição falsa e, a segunda, uma proposição verdadeira.
C - A primeira asserção é uma proposição verdadeira e, a segunda, uma proposição falsa.
D - As duas asserções são proposições verdadeiras e, a segunda é uma justificativa correta da primeira.
check_circle
E - As duas asserções são proposições falsas.
Questão 6 de 10
O que é fracasso escolar? O fracasso escolar é uma noção-encruzilhada que permite muitos debates: sobre o aprendizado, sobre a eficácia dos docentes, sobre o serviço público, sobre a igualdade das oportunidades sociais, sobre os modos de vida, sobre o trabalho na sociedade de amanhã e sobre as formas de cidadania. Segundo Charlot, (2000), existem alunos que não conseguem acompanhar o ensino que lhes é dispensado, que não adquirem os saberes que supostamente deveriam adquirir, que não constroem certas competências, que não são orientados para a habilitação que desejariam, alunos que naufragam e reagem com condutas de retração, desordem e agressão. Charlot (2000) aponta algumas sugestões para superar o fracasso escolar. Sobre os fundamentos apresentados, analise cada alternativa e assinale (V) para as que julgar verdadeiras e (F) para as falsas, no que diz respeito a necessidade de superar as investigações sociológicas do fracasso escolar propostas por Charlot.
(__) A criança é sujeito na construção de sua posição social ao longo de sua história, que é singular. Essa posição é “objetiva” e “subjetiva”, em que a primeira é a posição social efetivamente ocupada pelos pais e pela própria criança, e a segunda é a posição social assumida, adotada no espaço social, que pode ter lugar no pensamento e manifestar-se no comportamento. Assim, não basta saber a posição social dos pais e dos filhos; deve-se também interrogar sobre o significado que eles conferem a essa posição;
(__) A posição social dos filhos não é “herdada”, à maneira de um bem que passa de uma geração a outra por uma vontade testamental; a posição social é produzida por um conjunto de práticas familiares que vão desde o acompanhamento e a atenção que os pais dispensam às tarefas e atividades culturais e educacionais,ao próprio esforço e trabalho como atividade prática, dispensado pelos filhos aos estudos e às atividades culturais e educativas;
(__) A posição escolar é uma posição específica, regida por regras específicas, e desenvolve-se em condições específicas de apropriação de um saber.
(__) É também uma experiência que o aluno não vive, apenas interpreta e que pode constituir-se em objeto de estudo, designa: as situações nas quais os alunos se encontram em um momento de sua história familiar, as atividades e condutas desses alunos, seus discursos que traz a marca da diferença e da falta: ele encontra dificuldades em certas situações, ou orientações que lhe são impostas, ele constrói uma imagem desvalorizada de si ou, ao contrário, consegue acalmar esse sofrimento narcísico.
Assinale a alternativa correta:
A - V, V, V, F.
check_circle
B - V, V, V, V.
C - V, F, V, F.
D - F, V, F, V.
E - F, F, V, V.
Questão 7 de 10
Os PCN estabelecem objetivos gerais e objetivos específicos para o ensino de história no Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são organizados a partir de verbos, característicos da taxionomia de Bloom, esses objetivos acompanham a vertente de fundamentação psicológica dos PCN, destacando-se as contribuições da psicologia do desenvolvimento de Piaget, da teoria da atividade de Vygotsky, Luria e Leontiev, da psicologia da cultura e da teoria da aprendizagem verbal significativa de Ausubel. Incorporando esses pressupostos, os PCN utilizam, ainda, as referências da psicologia construtivista, que estavam em voga na última década do século XX (SCHMIDT, 2009). Sobre os fundamentos apresentados, analise cada alternativa e assinale (V) para as que julgar verdadeiras e (F) para as falsas, no que diz respeito aos objetivos gerais para o ensino de história no Ensino Fundamental.
(__) Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia;
(__) Utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros;
(__) Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;
(__)Organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado.
Assinale a alternativa correta:
A - F, F, V, V
B - V, V, F, F
C - V, F, V, F
D - F, F, V, F
E - V, V, V, V
check_circle
Questão 8 de 10
O que se entende por consciência histórica? O autor alemão Jorn Rüsen (1992) explica a aprendizagem da história como sendo um processo de mudança estrutural na consciência histórica, que opera como um modo específico de orientação em situações reais da vida presente. Essa orientação só é possível mediante a compreensão das experiências passadas, mas não significa permanecer no passado. A compreensão do passado deve “iluminar” a realidade e os movimentos de mudança do presente. Os movimentos e mudanças do presente também sofrem as influências das expectativas de futuro, que por sua vez são balizadas e sinalizadas pelas mudanças e permanências da vida prática diária, dotando o presente de uma marca e matriz temporal. O historiador alemão afirma, ainda, que é possível observar a mudança estrutural da consciência histórica, observando o desenvolvimento de suas competências narrativas, sendo estas: as competências da experiência, de interpretação e de orientação. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. A competência narrativa da experiência se manifesta pela habilidade com que a pessoa resgata a qualidade e a importância das experiências vividas no passado e as diferencia do presente. PORQUE Nesta competência, uma pessoa desenvolveu em diferenciar os tempos: passado, presente e futuro, suas dimensões e mudanças, sem perder a perspectiva de totalidade da temporalidade.
A - As duas são alternativas verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
check_circle
B - As duas são alternativas verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
C - A primeira é uma alternativa verdadeira e, a segunda, falsa.
D - A primeira é uma alternativa falsa e, a segunda, verdadeira.
E - As duas alternativas são falsas.
Questão 9 de 10
O potencial de contribuição do computador para os processos de ensino e aprendizagem de geografia consiste na sua interatividade. Em um mesmo equipamento temos recursos de cores, sons, imagens estáticas e em movimento, ou seja, ele é multissensorial, interativo e intuitivo. Esse potencial decorre, também, da sua característica de meio de comunicação. Na escola, o computador permite a interatividade entre os educandos e o professor e, também, intercâmbios com alunos de outras escolas. Ao se referirem ao uso do computador no ensino. Oliveira et al (2001) afirmam que “se adequadamente usado, torna-se um instrumento capaz de favorecer a reflexão do aluno, viabilizando a sua interação ativa com determinado conteúdo de uma disciplina”. Os autores destacam, ainda, o potencial de contribuição do computador para o ensino de geografia por meio da utilização de softwares educacionais, por exemplo, os softwares educacionais podem ser aplicados no trabalho com fenômenos geográficos difíceis de serem observados diretamente, como um terremoto, uma erupção vulcânica ou no desenvolvimento de conceitos complexos, como o ciclo hidrológico, ciclo das rochas, alfabetização cartográfica, etc. Sobre os fundamentos apresentados, assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F em que Oliveira et al. (2001) destacam alguns parâmetros que podem servir de orientação do professor na escolha de um software educacional.
( ) O software precisa apresentar uma clara definição de uma Proposta pedagógica que embasa o trabalho;
( ) Apresentar como finalidade didática a construção de conhecimentos relacionados ao currículo escolar;
( ) interação entre educando (ou educandos) e software, mediada pelo professor;
( ) facilidade de uso, ou seja, o software não pode exigir do educando conhecimentos técnicos. Precisa permitir que qualquer usuário seja capaz de desenvolver suas atividades.
Assinale a alternativa correta:
A - V, F, V, F.
B - V, V, V, V.
check_circle
C - V, V, F, F.
D - F, V, F, V.
E - F, F, F, V.
Questão 10 de 10
O pesquisador alemão Jorn Rüsen (1992a, p. 28-29) explica a aprendizagem da história como sendo um processo de mudança estrutural na consciência histórica, que opera como um modo específico de orientação em situações reais da vida presente. Essa orientação só é possível mediante a compreensão das experiências passadas, mas não significa permanecer no passado. A compreensão do passado deve “iluminar” a realidade e os movimentos de mudança do presente. Os movimentos e mudanças do presente também sofrem as influências das expectativas de futuro, que por sua vez são balizadas e sinalizadas pelas mudanças e permanências da vida prática diária, dotando o presente de uma marca e matriz temporal. As ideias do autor Jorn Rüsen, reproduzidas acima, propõem uma reflexão destacando que é possível observar a mudança estrutural da consciência histórica. Essa mudança acontece de que maneira? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada, no enunciado.
A - Pensando historicamente em contribuir para o aprimoramento de sua consciência histórica.
B - Encaminhando o ensino a partir daquilo que é significativo para sua vida em sociedade.
C - Analisando as ocorrências que primam pelas atrocidades humanas.
D - Possibilitando entender que o ensino de história deve considerar o aluno como sujeito da própria história.
E - Observando o desenvolvimento de suas competências narrativas: as competências da experiência, de interpretação e de orientação.
check_circle

Continue navegando