Buscar

Exercício de Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e da Geografia - Exercício de Fixação 3- Tentativa 1

Prévia do material em texto

1-O que se entende por consciência histórica? O autor alemão Jorn Rüsen (1992) explica a aprendizagem da história como sendo um processo de mudança estrutural na consciência histórica, que opera como um modo específico de orientação em situações reais da vida presente. Essa orientação só é possível mediante a compreensão das experiências passadas, mas não significa permanecer no passado. A compreensão do passado deve “iluminar” a realidade e os movimentos de mudança do presente. Os movimentos e mudanças do presente também sofrem as influências das expectativas de futuro, que por sua vez são balizadas e sinalizadas pelas mudanças e permanências da vida prática diária, dotando o presente de uma marca e matriz temporal. O historiador alemão afirma, ainda, que é possível observar a mudança estrutural da consciência histórica, observando o desenvolvimento de suas competências narrativas, sendo estas: as competências da experiência, de interpretação e de orientação. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. A competência narrativa da experiência se manifesta pela habilidade com que a pessoa resgata a qualidade e a importância das experiências vividas no passado e as diferencia do presente. PORQUE Nesta competência, uma pessoa desenvolveu em diferenciar os tempos: passado, presente e futuro, suas dimensões e mudanças, sem perder a perspectiva de totalidade da temporalidade. 
A - A primeira é uma alternativa falsa e, a segunda, verdadeira. 
B - A primeira é uma alternativa verdadeira e, a segunda, falsa. 
C - As duas alternativas são falsas. 
D - As duas são alternativas verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira. 
E - As duas são alternativas verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. check_circle Resposta correta 
2- Thompson (1981) nos auxilia a compreender a criança, o jovem e o adulto como pessoas que vivenciam experiências cotidianas, em suas famílias, na rua, no bairro, no trabalho, na escola, na igreja, na internet e nos mais diversos grupos sociais de que participam. Todas as experiências são “tratadas”, elaboradas, na consciência e na cultura. Portanto, a experiência das crianças, jovens e adultos na escola também é elaborada em sua consciência, seja essa experiência boa, ruim, de sucesso, de fracasso, individual ou grupal, de aceitação ou de rejeição, prazerosa ou sofrida. Os estudos de Thompson definem também que, tal experiência em que homens e mulheres são sujeitos que experimentam suas situações e relações produtivas determinadas como necessidades e interesses e como antagonismos, e em seguida “tratam” essa experiência em sua consciência e sua cultura das mais complexas maneiras e em seguida agem, por sua vez, sobre a sua situação determinada. Diante dessa temática, marque a alternativa que melhor apresenta a experiência conforme o exposto acima apresenta. 
A - Experiência da ação; 
B - Experiência da realização; 
C - Experiência de escolarização. 
D - Experiência de relação com o saber; 
E - Experiência humana no tempo; check_circle Resposta correta 
3- O que caracteriza as narrativas como relatos é a ênfase na cronologia, ou seja, a ordenação dos acontecimentos no tempo, sendo necessários ao menos dois eventos seguidos para que seja possível descrever e estruturar um relato.
PORQUE
O que caracteriza a narrativa como quadro é a definição de uma temática central, de uma época, de atores e de episódios, para construção de uma narrativa particular dentro de uma narrativa maior, a história.
Escolha uma:
A - A primeira é uma alternativa verdadeira e a segunda falsa.check_circle Resposta correta 
B - A primeira é uma alternativa falsa e, a segunda, verdadeira.
C - As duas são alternativas verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
D - As duas são alternativas falsas.
E - As duas são verdadeiras e, a primeira, não é uma justificativa correta da primeira.
4- O Currículo Nacional de História de Portugal, em seus pressupostos, refere-se ao aluno como sujeito ativo que deve ser auxiliado pela escola no processo de desenvolvimento de sua relação com o saber histórico: [...] a partir das vivências dentro e fora da escola: o meio familiar e os media fornecem aos alunos ideias mais ou menos adequadas, mais ou menos fragmentadas, sobre a história. Compete à escola explorar estas ideias tácitas e ajudar o aluno a desenvolvê-las numa perspectiva de conhecimento histórico (PORTUGAL, 2001, p. 87). Dessa forma, outro pressuposto do currículo português refere-se: 
A - A compreensão de que a aprendizagem ocorre em uma progressão nem linear nem invariante, fundamentada na teoria dos constructos. check_circle Resposta correta 
B - A estruturação da intervenção educativa é fundamental distinguir o nível de desenvolvimento real do potencial. 
C - A problematização pelas relações com professores e colegas, que se reflete em repetências crônicas, fracasso escolar e evasão. 
D - Ao nível de desenvolvimento potencial é determinado pelo que o aluno pode fazer ou aprender mediante a interação com outras pessoas. 
E - Ao nível do pensamento histórico que vai evoluindo conforme à faixa etária do educando. 
5- O filme precisa ser utilizado na sala de aula com o objetivo de provocar uma situação de aprendizagem para alunos e professores. Segundo Barbosa (2006, p. 112), “a imagem cinematográfica precisa estar a serviço da investigação e da crítica a respeito da sociedade em que vivemos”. O trabalho com filme requer um planejamento prévio de tempo e a aplicação de uma metodologia. Dentro desse contexto, o que o professor também deve considerar quanto ao filme?
A - Que um filme não servirá de apoio para seu planejamento, pois o filme contribui para a mudança da rotina escolar. 
B - Que um filme não é uma aula, ou seja, a produção cinematográfica não tem maiores compromissos com as atividades educativas e nem sempre mostra a realidade dos fatos e acontecimentos. check_circle Resposta correta 
C - Que o filme tem interação com problemas políticos mediante a dinamização de processos de ação coletiva, de ensino
e difusão cultural.
D - Que o filme não desenvolve a capacidade de leitura crítica do tipo de mensagem. 
E - Que o filme não contribui para o alcance dos objetivos que o aluno deseja atingir, o filme pode ser utilizado como forma de relaxar e sair da rotina escolar. 
6- O pesquisador alemão Jorn Rüsen (1992a, p. 28-29) explica a aprendizagem da história como sendo um processo de mudança estrutural na consciência histórica, que opera como um modo específico de orientação em situações reais da vida presente. Essa orientação só é possível mediante a compreensão das experiências passadas, mas não significa permanecer no passado. A compreensão do passado deve “iluminar” a realidade e os movimentos de mudança do presente. Os movimentos e mudanças do presente também sofrem as influências das expectativas de futuro, que por sua vez são balizadas e sinalizadas pelas mudanças e permanências da vida prática diária, dotando o presente de uma marca e matriz temporal. As ideias do autor Jorn Rüsen, reproduzidas acima, propõem uma reflexão destacando que é possível observar a mudança estrutural da consciência histórica. Essa mudança acontece de que maneira? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada, no enunciado. 
A - Analisando as ocorrências que primam pelas atrocidades humanas. 
B - Encaminhando o ensino a partir daquilo que é significativo para sua vida em sociedade. 
C - Observando o desenvolvimento de suas competências narrativas: as competências da experiência, de interpretação e de orientação. check_circle Resposta correta 
D - Pensando historicamente em contribuir para o aprimoramento de sua consciência histórica. 
E - Possibilitando entender que o ensino de história deve considerar o aluno como sujeito da própria história. 
7- O Currículo Nacional de História de Portugal (2001, p. 87) propõe objetivos fundamentados em pesquisas sobre cognição histórica situada,ou seja, pesquisas alicerçadas na natureza da ciência histórica, acerca das ideias sobre história de crianças e jovens e como se relacionam com elas; sobre a relação entre as ideias históricas, sua complexidade e a idade de crianças e jovens; sobre a relação que crianças e jovens estabelecem com as múltiplas narrativas históricas e como produzem narrativas e comunicam o que aprenderam. Os objetivos do currículo português são de natureza palpável, ou seja, visam incorporar a história ao pensamento e à prática cotidiana. Diante dessa temática, analise as afirmações a seguir:
I. Estabelecer referenciais históricos fundamentais que possibilitem a tomada de consciência social das crianças e dos jovens. 
II. Estimular a construção do saber histórico por meio da expressão de “ideias históricas” em sua linguagem, desde os primeiros anos de escolaridade. 
III. Construir um pensamento histórico progressivo e gradual contextualizado e relacionado com as experiências vividas. 
É correto apenas o que se afirma em:
A - I e II; 
B - I e III 
C - I, II e III; check_circle Resposta correta 
D - II e III; 
E - Nenhuma das alternativas está correta. 
8- A categorização dos conhecimentos prévios abre um leque de possibilidades de intervenção pedagógica, cabendo ao professor, diante da análise da categorização, tomar a decisão sobre o que lhe parece mais necessário para a aprendizagem e definir os instrumentos e fontes históricas que utilizará para alcançar os objetivos, agora reorientados pela análise dos conhecimentos históricos prévios dos alunos. Diante dessa temática, assinale a alternativa correta sobre a importância dessa categorização dos conhecimentos. 
A - A categorização dos conhecimentos prévios possibilita aos alunos descreverem suas histórias pessoais, independente do conteúdo programático e do nível de desenvolvimento de cada um, pois, o ensino de história é individual, e não compartilhado. 
B - Busca entender a informação histórica ainda muito nova, por meio de toda fonte de informação que chega até elas, não precisamos conhecer a sua compreensão. 
C - É diagnóstica e processual, mas torna-se mais completa quando problematizada junto aos alunos, ou seja, seus resultados são apresentados aos alunos para que possam reconhecer suas respostas como fragmentos no todo. check_circle Resposta correta 
D - Está relacionada aos objetivos específicos do ensino, que não permitirão respostas divagantes, dificultando o trabalho do professor, bem como podem tornar-se contraproducentes. 
E - Investiga as ideias históricas prévias ao compor o planejamento normal e mensal de aulas, mas muda a forma e a qualidade da intervenção pedagógica. 
9- Os PCN estabelecem objetivos gerais e objetivos específicos para o ensino de história no Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são organizados a partir de verbos, característicos da taxionomia de Bloom, esses objetivos acompanham a vertente de fundamentação psicológica dos PCN, destacando-se as contribuições da psicologia do desenvolvimento de Piaget, da teoria da atividade de Vygotsky, Luria e Leontiev, da psicologia da cultura e da teoria da aprendizagem verbal significativa de Ausubel. Incorporando esses pressupostos, os PCN utilizam, ainda, as referências da psicologia construtivista, que estavam em voga na última década do século XX (SCHMIDT, 2009). Sobre os fundamentos apresentados, analise cada alternativa e assinale (V) para as que julgar verdadeiras e (F) para as falsas, no que diz respeito aos objetivos gerais para o ensino de história no Ensino Fundamental. 
(__) Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia; 
(__) Utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros; 
(__) Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles; 
(__)Organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado. 
Assinale a alternativa correta: 
A - F, F, V, F 
B - F, F, V, V 
C - V, F, V, F 
D - V, V, F, F 
E - V, V, V, V check_circle Resposta correta 
10- Nos processos de ensino e aprendizagem de geografia na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é importante criar condições de aprendizagem que envolvam a observação, descrição, interpretação, análise, formulação de hipóteses, síntese, comparação e reflexão sobre aspectos geográficos ligados ao cotidiano do educando e ao seu espaço de vivência. As crianças, normalmente,  deparam-se com um volume considerável de informações, disponibilizado por meio de recursos tecnológicos, como a televisão, o rádio, o computador, o cinema, o jornal, as revistas e os games, recursos esses característicos da sociedade tecnológica em que vivemos. Diante dessa temática, relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, identificando os diversos recursos tecnológicos que podem ser aplicados nos processo de ensino e aprendizagem de geografia na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental:
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
I. Trabalho com ilustrações.
II. Fotografias aéreas e imagens de satélite. 
III. Mapa mural e atlas.
IV. Livros didáticos de geografia.
(   )Caracteriza-se como um material impresso que, baseado nas áreas do currículo, contém um roteiro básico de conteúdos de uma ou várias áreas do conhecimento e é específico para cada nível de ensino. Normalmente, apresenta os conceitos de forma sistemática e propõe atividades para que, passo a passo, o educando possa desenvolver habilidades cognitivas.
(   )São recursos importantes para desenvolver no educando a habilidade de localizar municípios, estados, países, continentes, oceanos, mares, etc. No entanto, para localizá-los é necessário interpretar os signos e as convenções neles representados.
(   )Ação recursos essenciais. É imprescindível que o educando visualize as características e aspectos do conceito em questão, de forma a criar suas representações.
(   )Esses recursos, normalmente, chamam a atenção das crianças, pois as imagens permitem que elas visualizem seu espaço de vivência: sua casa, sua escola, seu bairro, sua cidade.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
A - IV, III, II, I 
B - IV, III, I, II check_circle Resposta correta 
C - III, IV, II, I 
D - II, I, IV, III 
E - I, II, III, IV